Como solicitar e pagar licenciamento separado do IPVA 2022? Veja aqui!

Muitas pessoas desejam saber como solicitar e pagar licenciamento separado do IPVA 2022. Para sanar as suas dúvidas, separamos algumas instruções abaixo a fim de que você possa realizar o procedimento sem maiores problemas, para mais detalhes sobre como solicitar e pagar licenciamento separado do IPVA 2022, continue acompanhando o texto a seguir!

Como solicitar e pagar licenciamento separado do IPVA 2022
Como solicitar e pagar licenciamento separado do IPVA 2022

O que é licenciamento?

O licenciamento veicular é uma taxa obrigatória que tem a principal função possibilitar com que os motoristas trafeguem em vias públicas. O pagamento deve ser feito de forma anual e é de suma responsabilidade do Detran de cada estado. 

Por meio desse Órgão são estabelecidas tabelas, forma de pagamento, parcelamento e consulta que pode ser realizada por meio do site oficial do Departamento Estadual de Trânsito.

É importante lembrar que as pessoas que foram pegas trafegando em vias públicas com documento vencido podem sofrer penalidades. Entre os motivos pelos quais há consequência na ação é o fato de que o procedimento é considerado infração gravíssima.

Dessa forma, entre as possíveis consequências que podem ser estabelecidas como punição são multa em torno de R$ 293, perda de 7 pontos na carteira e possível apreensão veicular.

Mesmo com todas as consequências que podem ser atribuídas às pessoas que têm débito com o Detran, principalmente no que se refere ao licenciamento, é válido destacar que os motoristas podem sim realizar o pagamento dos débitos de acordo com as suas próprias condições.

✓ Veja mais informações sobre o licenciamento:

A tabela estabelece não apenas as datas relacionadas à modalidade cota única e parcelada como também os percentuais de desconto direcionados aos pagantes.  Essa é uma forma de incentivar o pagamento e fazer com que não haja débitos e pendências posteriores com o Detran.

Apesar de que o percentual de desconto varia de acordo com cada região,  o órgão geralmente oferece descontos que variam de 5% até 20% para os pagamentos à vista. 

Os condutores que desejam realizar o pagamento de forma parcelada, podem seguir o calendário do licenciamento 2022 do Detran sem que haja taxas e juros extras.

Entretanto, os motoristas que desejam um parcelamento ainda maior sobre as suas dívidas podem realizar o procedimento utilizando o cartão de crédito. 

Porém, serão acrescidos juros, tarifas e todo o procedimento é de responsabilidade da empresa do cartão. Veja a seguir mais detalhes e saiba como solicitar e pagar licenciamento separado do IPVA 2022.


Como realizar o pagamento do IPVA?

A forma para quitação do IPVA depende de cada motorista, assim como no licenciamento, no IPVA 2022 também existem prazos determinados e formas de pagamento.

A consulta pode ser feita por meio do portal e para que haja o pagamento do licenciamento, não podem haver débitos anteriores no cadastro, ou seja, o motorista paga todas as pendências antes do licenciamento ou todo o procedimento de pagamento dos débitos pode ser realizado no mesmo dia. 

Veja a seguir como consultar a dívida do IPVA.

  •  Acesse o portal oficial do DETRAN do seu estado;
  •  Clique em serviços;
  •  Procure por consulta de veículos;
  •  Insira os dados pedidos e consulte.

Como solicitar e pagar licenciamento separado do IPVA 2022?

As pessoas que desejam solicitar o licenciamento de forma separada com IPVA devem saber que ação não é possível. 

Isso porque o pagamento do licenciamento serve justamente para identificar pendências e sinalizar que o condutor não tem nenhuma dívida junto ao Governo do Estado.

Outro motivo é pelo fato de que a CRLV o certificado de registro e licenciamento veicular atualmente liberado de forma de CRLV digital 2022 só é disponibilizado após o pagamento de todas as pendências.

Apesar de que há um projeto de lei que tramita no Congresso sobre a possibilidade de pagamento separado, a ação ainda não pode ser efetuada. A liberação da CRLV pode ser feita no portal oficial do Detran, assim como no aplicativo da Carteira Digital. 

Para mais detalhes sobre como solicitar e pagar licenciamento separado do IPVA 2022, continue acompanhando o portal.

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Como solicitar e pagar licenciamento separado do IPVA 2022? Veja aqui!

Carolina Silva
Especialista em produção de conteúdo para Web desde 2015, atua como redatora do site Licenciamento 2022 trazendo para o portal, informações atualizadas sobre todos os assuntos que são de interesse para o pagamento de impostos veiculares no país.