Consultar Licenciamento 2022: Valor, Pagamento e Tabela Atualizada

Consultar licenciamento 2022 tem se tornado um dos acessos mais frequentes pelos contribuintes veiculares. Isso porque o imposto é de pagamento obrigatório e a falta de pagamento acrescida com a circulação veicular pode trazer prejuízos ao motorista, já que é considerada uma infração gravíssima. Veja a seguir mais detalhes sobre os valores, pagamentos e como consultar licenciamento 2022!

Consultar licenciamento 2022
Consultar licenciamento 2022

Como consultar licenciamento 2022?

A consulta do licenciamento pode ser feita através do portal do Detran de cada estado. Este é um imposto obrigatório e que se caracteriza como um controle sobre os tributos pagos ou em débito daquele indivíduo.

Isso porque como o pagamento tem data seguindo os prazos do IPVA 2022, as pessoas que estão com saldo devedor não podem circular em vias públicas.

Além disso, para quitar os boletos referentes ao licenciamento 2022 não pode ter outros débitos pendentes. Para consultar a dívida, basta seguir os passos abaixo:

  • Acessar a página oficial do Detran do estado;
  • Clicar em serviços e seguir para a consulta de veículos;
  • Informar os dados pedidos e consultar.

Essa é uma forma de consultar licenciamento 2022 que garante acesso amplo e libera a informação de todas as pendências no sistema.

Após o valor quitado, é liberado um certificado que comprova que as pendências foram quitadas.

O documento era liberado em formato físico. Atualmente, é liberado na categoria licenciamento digital 2022 por meio do site. Os contribuintes podem ter o documento através do download em aparelhos celulares ou tablets.

Contudo, o motorista que desejar ter o Certificado em formato físico pode realizar a impressão por meio do mesmo portal.

Outra forma é fazer o download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito. Por meio dessa ferramenta, o motorista pode ter acesso ao documento e também serviços relacionados à CNH.


Qual o valor do licenciamento

O valor pode variar a depender dos débitos, da categoria veicular e do estado.

Uma explicação para isso é o fato de que no momento do pagamento da taxa de licenciamento 2022, todos os débitos são reunidos no acesso, sendo assim, os juros, débitos com IPVA ou seguro DPVAT, por exemplo, são inseridos no débito final.

É importante lembrar que o IPVA pode ser parcelado. No calendário liberado pelos estados, o valor pode ser quitado na modalidade cota única ou parcelado de 3 até 5x.

Quem tem pendências maiores pode parcelar em mais vezes através do cartão de crédito. As parcelas contêm juros.

O site da SEFAZ também possibilita o acesso aos débitos e o parcelamento de forma organizada.

Muitas pessoas que após consultar licenciamento 2022 e ter o conhecimento que o documento está sendo liberado em formato eletrônico não entendem o motivo da mudança.

De acordo com especialistas, a digitalização do certificado antes na modalidade física segue com 4 pressupostos.

O documento eletrônico garante mais segurança, mais praticidade, já que o documento pode ser levado de forma mais fácil, pode ser enviado para outros sistemas, caso haja necessidade.

Além disso, uma maior economia para o estado e a pessoa física, já que na modalidade eletrônica tem a mesma veracidade e pode contribuir para o envio de forma mais rápida para outros órgãos, se preciso.


Como pagar a taxa veicular

O valor pode ser pago de forma online por meio do Internet Banking ou presencial através da impressão do boleto. Esta última forma pode ser paga nas agências conveniadas do estado, como BB, Santander e Itaú, ou nas agências lotéricas.

Ao veículo licenciado, de acordo com o art. 131 do CTB, é expedido um CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos), documento de porte obrigatório para fins de fiscalização.

Estar com o CRLV atrasado, portanto, significa circular em situação irregular. Essa prática é infração gravíssima, punível com 7 pontos na CNH, multa de R$ 293,47 e remoção do veículo para regularização, conforme art. 230, V do CTB.

Fonte: Portal UOL

Para mais detalhes sobre como  consultar licenciamento 2022, continue acompanhando o portal.

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Consultar Licenciamento 2022: Valor, Pagamento e Tabela Atualizada

Carolina Silva
Especialista em produção de conteúdo para Web desde 2015, atua como redatora do site Licenciamento 2022 trazendo para o portal, informações atualizadas sobre todos os assuntos que são de interesse para o pagamento de impostos veiculares no país.