Descontos no Licenciamento 2022: Pagamento Parcelado ou à Vista?

Muitos contribuintes querem saber como realizar pagamento com descontos no licenciamento 2022. É importante mencionar que para o recebimento do CRLV, os débitos anteriores precisam ser pagos com antecedência. Para mais dicas sobre quitação da dívida e como conseguir descontos no licenciamento 2022, continue lendo a seguir!

Descontos no Licenciamento 2022
Descontos no Licenciamento 2022

O que é licenciamento?

O licenciamento é uma taxa que deve ser paga anualmente por todos os condutores sobre severas consequências caso não seja realizada a quitação do débito.

As pessoas que foram pegas trafegando em vias públicas com documento vencido podem sofrer multas equivalentes a R$ 293.

Além de perder 7 pontos na carteira e apreensão veicular. As modalidades são: à vista e parcelado. Porém, a escolha depende das condições e da necessidade de cada condutor.

O Detran é o órgão responsável pela liberação do valor, condições de pagamento, tarifas empregadas, taxas, multas e a tabela com os prazos determinados para a realização do pagamento.

Depois da quitação do débito, o motorista é liberado para fazer o download do CRLV, Certificado de Registro e Licenciamento Veicular.

Atualmente, o documento está sendo liberado em formato de CRLV digital 2022 em aparelhos celulares, tablets, computadores e similares. Porém, as pessoas que desejam  ter em mãos o documento físico, estão liberadas para realizar a impressão se assim desejarem.

Outro meio de acessar o certificado é a Carteira Digital de Trânsito. O aplicativo possibilita o acesso do certificado, de outras informações a respeito da CNH e sobre o cadastro do motorista.

Veja a seguir como consultar o débito e como conquistar descontos no licenciamento 2022.


Como consultar o licenciamento?

Os portais do Detran são os responsáveis pela liberação das informações referentes ao licenciamento e IPVA, seguro DPVAT 2022, multa, taxa tarifa e afins.

A consulta acontece de forma completa, pois a partir do momento que o motorista vai acessar as informações do seu cadastro no portal do Departamento Estadual de Trânsito é disponibilizado as possibilidades de pagamento assim como facilidades e boleto para quitação do débito.

 Veja a seguir as instruções  de acesso ao licenciamento:

  •  Acessar o portal oficial do DETRAN do seu estado como no exemplo abaixo;

  •  Clicar em serviços e vai para consultar veículo;
  •  Insira os dados pedidos e siga.

O processo de consulta simples e os dados pedidos são referentes ao número de RENAVAM e número da placa veicular. O acesso é simples e não exige burocracias extras. Acompanhe o texto e saiba como encontrar descontos no licenciamento 2022.


Quais são os descontos no licenciamento 2022?

Os descontos liberados têm a principal função de incentivar o motorista a pagar o valor na sua totalidade e não manter débitos com o Departamento. Apesar da liberação do percentual de descontos ser de responsabilidade do Detran, sabe-se que os  incentivos estão em torno de 5% até 20%.

Esses índices de desconto são direcionados à modalidade cota única, isto é aqueles que realizam o pagamento à vista e segue a tabela disponibilizada pelo Detran.

Valor do licenciamento 2022

Entretanto, o calendário do licenciamento 2022 também informa sobre os motoristas que desejam realizar o pagamento de forma parcelada.  Geralmente, o valor é dividido em até 3 vezes sem acréscimo.

Em alguns casos, o desconto também é liberado nas primeiras parcelas de quitação do débito.

Os motoristas que desejam quitar o valor em maiores parcelas precisam realizar o procedimento utilizando o cartão de crédito.

O Detran informa que há a possibilidade de parcelamento em até 12 vezes com juros e acrescido as tarifas referentes a empresa do cartão.

✓ Veja alguns dos artigos mais buscados no site:

Para mais informações sobre os descontos do licenciamento 2022 e tudo a respeito das taxas, tarifas e impostos veiculares, continue acompanhando o Portal. 

 

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Descontos no Licenciamento 2022: Pagamento Parcelado ou à Vista?

Carolina Silva
Especialista em produção de conteúdo para Web desde 2015, atua como redatora do site Licenciamento 2022 trazendo para o portal, informações atualizadas sobre todos os assuntos que são de interesse para o pagamento de impostos veiculares no país.