É possível fazer licenciamento de carro com multa? Veja Regras do Detran

Uma das principais dúvidas dos condutores é se é possível fazer licenciamento de carro com multa. Apesar da necessidade de estar regular com o DETRAN do Estado, é necessário ter conhecimento sobre as regras estabelecidas pelo órgão.  Para mais detalhes e saber se é possível fazer licenciamento de carro com multa, continue acompanhando o texto a seguir!

É possível fazer licenciamento de carro com multa
É possível fazer licenciamento de carro com multa

O que é licenciamento?

O licenciamento veicular é uma taxa que deve ser paga anualmente e tem a principal função de organizar, administrar e avaliar se o condutor está apto para direção e o veículo regular para circulação em vias públicas.

O pagamento do licenciamento deve seguir um calendário estabelecido por cada estado.

tabela do licenciamento 2022 conta com informações sobre as datas em que a taxa precisa ser paga, as formas de pagamento e o percentual de desconto atribuído para aquelas pessoas que desejam realizar o pagamento na modalidade cota única.

Os condutores que desejam parcelar os seus débitos podem seguir o calendário estabelecido pelo Detran, ou se assim desejarem, podem parcelar a dívida  acessando a aba de quitação de débitos no portal. 

Nesses casos, podem ser inseridos taxas, juros e tarifas extras, já que a empresa do cartão de crédito é quem será responsável pela cobrança.


Pagamento do licenciamento de carro com multa

Os descontos para quem deseja realizar o pagamento na modalidade cota única varia entre 10% e 20% e tem a principal intenção de incentivar os condutores a regularizar os débitos e não ter nenhuma pendência com o órgão.

Após o pagamento da taxa de licenciamento 2022, o Departamento Estadual de Trânsito libera o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo, a chamada CRLV. O documento atualmente é liberado na modalidade digital o que facilita o acesso e retira a necessidade de busca pelo certificado de forma presencial.

A CRLV pode ser encontrada nos portais oficiais e impressa se assim desejar. Entretanto, os condutores podem ter o documento nos aparelhos celulares, tablets e apresentar durante as fiscalizações se for necessário.

Continue acompanhando mais informações e veja se é possível fazer licenciamento de carro com multa.


Por que o licenciamento é obrigatório?

O licenciamento precisa ser feito uma vez ao ano e é de categoria altamente obrigatória. Os condutores que não realizarem a atualização do licenciamento e forem pegos trafegando livremente em vias públicas devem sofrer consequências.

Entre as penalidades existentes estão: multa em torno de R$ 293,  perda de pontos na carteira e apreensão veicular em casos mais graves.

E vale destacar que as pessoas que realizaram o pagamento, precisam portar a CRLV.  O acesso às multas, pendências e dívidas com o órgão pode ser feito através do site oficial do Detran por meio do passo-a-passo abaixo:

  •  Acessar o Portal do Detran do seu estado;
  •  Clicar em serviços;
  •  Ir para consulta;
  •  Inserir os dados pedidos e enviar.

é possível fazer licenciamento de carro com multa

✓ Veja mais informações sobre o licenciamento para 2022:

 Apesar das formas de acesso poderem divergir entre os portais do Detran, o passo-a-passo acima serve como guia para aquelas pessoas que têm dificuldade de navegar pelo Portal.

Os dados pedidos no momento da consulta dos débitos das taxas ou tarifas normalmente são: número da placa veicular e Renavam. Afinal, é possível fazer licenciamento de carro com multa? Veja no tópico abaixo.


É possível fazer licenciamento de carro com multa?

Para aquelas pessoas que têm dúvida sobre o procedimento, a resposta é não.  Se o condutor deseja realizar o licenciamento veicular deve pagar previamente todos os débitos e pendências que tiver com o Detran.

é possível fazer licenciamento de carro com multa

E esse é o motivo de que o calendário do licenciamento 2022 geralmente é baseado na tabela de pagamento do IPVA. Caso o condutor  tenha pendências e precise realizar o licenciamento pode pagar todos os boletos juntamente com a taxa de licenciamento. 

Para mais informações e saber se é possível fazer licenciamento de carro com multa, continue acompanhando o Portal.

 

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

É possível fazer licenciamento de carro com multa? Veja Regras do Detran

Carolina Silva
Especialista em produção de conteúdo para Web desde 2015, atua como redatora do site Licenciamento 2022 trazendo para o portal, informações atualizadas sobre todos os assuntos que são de interesse para o pagamento de impostos veiculares no país.