Uma das principais dúvidas dos condutores é se é possível fazer licenciamento de carro com multa. Apesar da necessidade de estar regular com o DETRAN do Estado, é necessário ter conhecimento sobre as regras estabelecidas pelo órgão. Para mais detalhes e saber se é possível fazer licenciamento de carro com multa, continue acompanhando o texto a seguir!

GUIA DE CONTEÚDO
O que é licenciamento?
O licenciamento veicular é uma taxa que deve ser paga anualmente e tem a principal função de organizar, administrar e avaliar se o condutor está apto para direção e o veículo regular para circulação em vias públicas.
O pagamento do licenciamento deve seguir um calendário estabelecido por cada estado.
A tabela do licenciamento 2022 conta com informações sobre as datas em que a taxa precisa ser paga, as formas de pagamento e o percentual de desconto atribuído para aquelas pessoas que desejam realizar o pagamento na modalidade cota única.
Os condutores que desejam parcelar os seus débitos podem seguir o calendário estabelecido pelo Detran, ou se assim desejarem, podem parcelar a dívida acessando a aba de quitação de débitos no portal.
Nesses casos, podem ser inseridos taxas, juros e tarifas extras, já que a empresa do cartão de crédito é quem será responsável pela cobrança.
Pagamento do licenciamento de carro com multa
Os descontos para quem deseja realizar o pagamento na modalidade cota única varia entre 10% e 20% e tem a principal intenção de incentivar os condutores a regularizar os débitos e não ter nenhuma pendência com o órgão.
Após o pagamento da taxa de licenciamento 2022, o Departamento Estadual de Trânsito libera o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo, a chamada CRLV. O documento atualmente é liberado na modalidade digital o que facilita o acesso e retira a necessidade de busca pelo certificado de forma presencial.
A CRLV pode ser encontrada nos portais oficiais e impressa se assim desejar. Entretanto, os condutores podem ter o documento nos aparelhos celulares, tablets e apresentar durante as fiscalizações se for necessário.
Continue acompanhando mais informações e veja se é possível fazer licenciamento de carro com multa.
Por que o licenciamento é obrigatório?
O licenciamento precisa ser feito uma vez ao ano e é de categoria altamente obrigatória. Os condutores que não realizarem a atualização do licenciamento e forem pegos trafegando livremente em vias públicas devem sofrer consequências.
Entre as penalidades existentes estão: multa em torno de R$ 293, perda de pontos na carteira e apreensão veicular em casos mais graves.
E vale destacar que as pessoas que realizaram o pagamento, precisam portar a CRLV. O acesso às multas, pendências e dívidas com o órgão pode ser feito através do site oficial do Detran por meio do passo-a-passo abaixo:
- Acessar o Portal do Detran do seu estado;
- Clicar em serviços;
- Ir para consulta;
- Inserir os dados pedidos e enviar.
✓ Veja mais informações sobre o licenciamento para 2022:
Apesar das formas de acesso poderem divergir entre os portais do Detran, o passo-a-passo acima serve como guia para aquelas pessoas que têm dificuldade de navegar pelo Portal.
Os dados pedidos no momento da consulta dos débitos das taxas ou tarifas normalmente são: número da placa veicular e Renavam. Afinal, é possível fazer licenciamento de carro com multa? Veja no tópico abaixo.
É possível fazer licenciamento de carro com multa?
Para aquelas pessoas que têm dúvida sobre o procedimento, a resposta é não. Se o condutor deseja realizar o licenciamento veicular deve pagar previamente todos os débitos e pendências que tiver com o Detran.
E esse é o motivo de que o calendário do licenciamento 2022 geralmente é baseado na tabela de pagamento do IPVA. Caso o condutor tenha pendências e precise realizar o licenciamento pode pagar todos os boletos juntamente com a taxa de licenciamento.
Para mais informações e saber se é possível fazer licenciamento de carro com multa, continue acompanhando o Portal.