Licenciamento 2022 AC: Tabela, Valor, Consulta e Pagamento (Detran)

O licenciamento 2022 AC é uma taxa de qualidade obrigatória e que deve ser quitada anualmente. O Detran de cada estado estabelece o calendário e as formas de pagamento. Contudo, por ser um pagamento necessário, é preciso esclarecer todas as dúvidas e pendências do licenciamento 2022 AC com o órgão. Para mais detalhes veja a seguir!

Licenciamento 2022 AC
Licenciamento 2022 AC

Onde encontrar a tabela do licenciamento 2022 AC

Cada estado apresenta um calendário diferenciado e que na maioria das vezes é separado de acordo com o final da placa veicular de cada veículo.

É essencial estar ciente do valor e da data, principalmente pelo fato de que um atraso na quitação do débito pode gerar multas e possíveis consequências aos motoristas.

Como mencionado, a taxa de licenciamento 2022 é obrigatória. Desse modo, para a realização do débito, não pode haver qualquer tipo de dívida anterior junto ao Detran.

Sendo assim, pendências com IPVA, DPVAT ou similares, precisam ser levados em consideração no momento do pagamento do licenciamento 2022 AC.

O calendário estabelecido pode ser encontrado no portal do Detran ou no portal da Secretaria da Fazenda.

Isso porque os prazos são os mesmos do pagamento do IPVA. Segundo o portal do Departamento de Trânsito, a tabela do licenciamento é a mesma da data do vencimento da 3ª cota do IPVA. Veja abaixo:

  • 1 e 2: 31 de março;
  • 3 e 4: 30 de abril;
  • 5: 31 de maio;
  • 6: 30 de junho;
  • 7: 30 de agosto;
  • 8: 31 de setembro; 
  • 9: 30 de outubro;
  • 0: 29 de novembro.

Como consultar o débito do licenciamento no Acre

O débito pode ser consultado no portal do Detran do Acre. E o melhor de tudo isso, é que o motorista pode acessar também todos os débitos anteriores e pendências com o sistema.

Para saber quais são as pendências, basta seguir o passo a passo abaixo:

  • Acessar o site oficial do Detran-AC aqui;

  • Clicar em veículos;
  • Ir para consultar;
  • Informar os dados pedidos.
  • Avançar.

Para ter o veículo licenciado, os proprietários devem pagar as taxas de licenciamento, Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT).

Além de quitar os débitos de multas já vencidas, se houver.

Somente após a quitação das três taxas e das multas vencidas, é emitido um novo Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), documento de porte obrigatório que atesta que o automóvel encontra-se em conformidade com a legislação e apto a circular.

Fonte: Portal Agência Acre

O valor do licenciamento está em torno de R$ 200. No entanto, depende dos débitos e outras pendências no sistema.


Onde realizar o pagamento do licenciamento no AC?

Após o pagamento do licenciamento 2022 AC, o Detran libera o Certificado para download. Este é um documento que comprova que o condutor não tem pendências no portal.

Antes, a documentação era impressa e entregue às residências dos condutores.

Contudo, o acesso ao documento mudou. Atualmente a CRLV encontra-se na modalidade de licenciamento digital 2022 pelo qual o condutor pode realizar o download no próprio aplicativo do celular.

✓ Veja mais informações sobre o Licenciamento em demais estados:

Entretanto, as pessoas que desejarem imprimir e ter o documento na modalidade física, podem acessar o Detran do estado com o documento de Renavam e mãos.

O pagamento pode ser quitado nas agências lotéricas, Banco do Brasil, Santander, Itaú, Caixa Econômica. Além disso, os contribuintes que desejarem quitar o débito na modalidade online, podem utilizar o Internet Banking.

É válido mencionar que caso o veículo seja pego trafegando em vias públicas e com o documento vencido pode pegar multa em torno de R$ 200, perder 7 pontos na carteira e ter o veículo apreendido. Para mais informações, continue acompanhando o portal.

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Licenciamento 2022 AC: Tabela, Valor, Consulta e Pagamento (Detran)

Carolina Silva
Especialista em produção de conteúdo para Web desde 2015, atua como redatora do site Licenciamento 2022 trazendo para o portal, informações atualizadas sobre todos os assuntos que são de interesse para o pagamento de impostos veiculares no país.