O licenciamento 2022 MG é de categoria obrigatória já que por meio deste documento o condutor está liberado para trafegar em vias públicas. O valor varia de acordo com cada estado. Portanto, acompanhe a seguir e veja informações sobre a tabela, como consultar e valor do licenciamento 2022 MG!

GUIA DE CONTEÚDO
Licenciamento 2022 MG
É importante mencionar que o Certificado de Registro de Licenciamento só será liberado após o pagamento da taxa de licenciamento 2022 que deve ser feita anualmente.
Portanto, a taxa é de pagamento obrigatório e a não quitação pode ocasionar além de multas, perda de pontos na carteira e apreensão do veículo, caso seja pego trafegando em vias públicas com o documento vencido.
O novo documento poderá ser acessado por meio do aplicativo CDT, do Portal de Serviços do Denatran ou do site do Detran-MG, desde que não haja registro de débitos relativos ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e a Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV) nos últimos cinco anos, multas de trânsito e seguro obrigatório (DPVAT).
Fonte: Portal Detran-MG
Tabela do licenciamento 2022 MG
O calendário ou tabela serve para orientar os pagantes quanto ao prazo de quitação do débito e evitar pendências junto ao órgão.
De acordo com o Detran do estado de Minas Gerais, para que o contribuinte não sofra nenhum tipo de multa ou juros, o prazo máximo para pagamento do licenciamento é 31 de março.
✓ Veja mais informações sobre o licenciamento de cidades próximas:
O documento necessário para pagamento é o número do Renavam. Continue acompanhando e veja como pode ser consultado o débito e de que forma pode realizar o pagamento do licenciamento 2022 MG.
Valor do licenciamento 2022 MG
É importante mencionar que o documento que permite o pagamento da taxa de licenciamento 2022 MG pode ser emitido juntamente com a guia do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
O valor atualizado do licenciamento 2022 MG é de:
- R$ 112,40.
Consultar licenciamento pelo Detran Minas Gerais
A consulta da pendência pode ser realizada através do portal do Detran do estado. Para isso, basta seguir o passo a passo abaixo:
- Acessar o site oficial do órgão;
- Clicar em veículos;

- Ir para situação do veículo;
- Ir para consultar situação do veículo;
- Preencher a placa e o chassi;
- Clicar em enviar.
De acordo com o artigo 133 do Código de Trânsito Brasileiro é obrigatório o porte do documento de licenciamento 2022. Já o pagamento pode ser realizado de duas formas:
- Por meio dos bancos conveniados nos terminais de autoatendimento;
- Através da conhecida guia de arrecadação.
Na primeira opção, o condutor precisa estar portando o número do Renavam. Para o guia de arrecadação, o documento se encontra no site oficial do Detran do estado de Minas Gerais. Entre os bancos credenciados estão:
- Banco do Brasil;
- Itaú;
- Correios;
- Bradesco;
- Caixa Econômica Federal;
- Mercantil;
- Santander.
Ainda tendo a possibilidade de emitir o licenciamento digital 2022 para ter maior praticidade sobre o seu documento.
A guia de arrecadação pode ser acessada também pelo site do Detran. Contudo, para disponibilizar o documento, é preciso que o condutor informe dados como o Renavam e o ano pelo qual deseja realizar o pagamento do débito.
Além disso, é preciso preencher a veracidade da identidade de quem busca, assinalar ‘não sou um robô’ e continuar com o acesso.
Caso o pagamento não esteja cumprindo o calendário pré-estabelecido pelo estado, o contribuinte pode receber multa de 0,15% por dia. Este percentual segue até o 30º dia de pendência.
O percentual sobre para 9% até o 60º dia da falta de pagamento e depois vai para 12% até o dia em que for realizada a quitação do débito.
Para mais informações e novidades sobre o licenciamento 2022 MG, continue acompanhando a página.