Licenciamento Atrasado 2022: Como Pagar? Multa e Vencimento

O licenciamento atrasado 2022 pode ser um dos principais fatores que impedem o livre tráfego dos veículos nas vias públicas. Desse modo, a única forma de resolver esse problema é quitar o débito e evitar maiores complicações com o Detran do seu estado. Acompanhe e veja como regularizar o seu licenciamento atrasado 2022!

licenciamento atrasado 2022
Licenciamento atrasado 2022

Licenciamento atrasado; o que fazer?

O licenciamento 2022 é um documento obrigatório que precisa ser pago anualmente a fim de possibilitar a livre circulação veicular.

No entanto, é importante informar que caso o condutor apresente outras pendências ou multas junto ao Detran de sua região é preciso que antes seja regularizado o débito.

Caso o condutor seja pego trafegando com o documento vencido, além de pagar multa, pode perder 7 pontos na carteira e ter o veículo apreendido.

Alguns estados são mais burocráticos e além do valor pago anualmente, o condutor precisa levar o veículo para vistoria por questão de segurança, somente depois da análise que o documento é liberado. Antigamente o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) era distribuída em modelo impresso.

Contudo, essa modalidade mudou. Após a regularização do pagamento da taxa de licenciamento 2022 obrigatória anual, o Detran libera o certificado na forma digital.

Essa é uma facilidade, pois permite com o que o condutor porte sempre o documento, sem precisar de conexão com a Internet.

Inicialmente, a conexão se torna necessária para o processo de download do licenciamento digital 2022, depois deste momento, o indivíduo pode permanecer com o documento no aparelho eletrônico e apresentar sempre que necessário.

Veja a seguir como regularizar o licenciamento atrasado 2022.


Licenciamento atrasado 2022

Como mencionado, por ser um débito obrigatório aos proprietários veiculares, caso não haja o pagamento devidamente quitado, as consequências são:

  • Multa de R$ 293,47;
  • Perda de 7 pontos na carteira de habilitação;
  • Apreensão do veículo.

O pagamento do licenciamento atrasado 2022 só será permitido após quitar todos os débitos anteriores como DPVAT ou IPVA, por exemplo.

Desde que não haja outros registros de débitos relativos ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), às multas de trânsito e/ou ao seguro obrigatório (DPVAT), o novo documento é enviado ao proprietário logo após a quitação da taxa.

Fonte: Autopapo Uol


Como pagar o licenciamento atrasado 2022?

Existem três formas de regularização da pendência. O indivíduo que deseja quitar com este débito pode realizar presencialmente por meio das agências dos bancos conveniados em seu estado, pelo caixa eletrônico ou pela Internet.

A modalidade da Internet será liberado em forma de boleto através do portal oficial do Detran ou da Secretaria da Fazenda do seu estado.

Para acessar, basta seguir o passo a passo abaixo:

  • Acessar o site oficial do Detran da sua região;
  • Clicar na aba licenciamento;
  • Inserir os dados pedidos;
  • Preencher o código;
  • Clicar em enviar.

No momento da busca, é preciso informar o número do Renavam. É importante levar em consideração que o valor é de responsabilidade estadual, desse modo, varia de estado para estado. Saiba mais sobre as possíveis multas e o vencimento do licenciamento atrasado 2022.

licenciamento atrasado 2022


Vencimento do licenciamento (CRLV)

As multas acontecem caso não haja o pagamento no período estabelecido elo Detran estadual. Muitas pessoas têm dúvida a respeito de quando podem realizar o pagamento do licenciamento 2022.

No entanto, o que se sabe é que o melhor momento de regularização do débito é junto com o valor do IPVA.

Para isso, basta acessar o portal oficial do Detran do seu estado. Porém, o boleto separado só poderá ser disponibilizado se não houver pendências anteriores.

licenciamento atrasado 2022

Caso o portal do Detran da sua região não tenha informações sobre pagamento antecipado, é necessário que a informação seja conseguida de forma presencial.

Como mencionado, o licenciamento atrasado 2022 pode gerar multas, dessa forma, quanto mais rápido a regularização do débito, melhor será para o contribuinte.

Para mais informações sobre o licenciamento atrasado 2022, continue acompanhando a nossa página.

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Licenciamento Atrasado 2022: Como Pagar? Multa e Vencimento

Carolina Silva
Especialista em produção de conteúdo para Web desde 2015, atua como redatora do site Licenciamento 2022 trazendo para o portal, informações atualizadas sobre todos os assuntos que são de interesse para o pagamento de impostos veiculares no país.