Licenciamento Final 7 2022: Valor, Consulta, Calendário e Pagamento

O licenciamento final 7 2022 é um pagamento que deve ser pago anualmente de acordo com o calendário determinado pelo Detran que administra o estado. Veja a seguir mais detalhes e saiba como consultar o licenciamento final 7 2022 e como acessar a guia de pagamento.

Licenciamento Final 7 2022
Licenciamento Final 7 2022

Por que é preciso pagar o licenciamento final 7 2022?

taxa de licenciamento 2022 veicular é cobrada anualmente. Sendo ela de categoria obrigatória, o documento em dia garante que o condutor possa trafegar livremente em vias públicas.

O motorista que for pego trafegando com o documento vencido pode sofrer algumas consequências.

Isso pode ser explicado pelo fato de que a ação é considerada infração gravíssima e a chance de receber multa, apreensão veicular e perda de pontos na carteira é grande.

A multa fica em torno de R$ 293. A apreensão veicular é uma penalidade administrativa e é determinada em casos mais graves.

Para que o pagamento seja quitado, o condutor não pode ter outras pendências junto ao Detran no estado. Veja a seguir como funciona as facilidades de pagamento e onde acessar o calendário do licenciamento final 7 2022.

Licenciamento final 7 2022

✓ Confira mais informações sobre o licenciamento 2022:


Onde acessar a guia de pagamento?

Os débitos podem ser acessados no portal do Detran e as modalidades de pagamento são duas: cota única ou débito parcelado.

A cota única estabelece descontos aos motoristas a fim de incentivar a quitação do débito na totalidade. Geralmente são disponibilizados descontos que variam de 10% até 15%.

Contudo, a modalidade parcelada obedecida de acordo com o calendário do licenciamento é dividida em 3 parcelas.

Em alguns estados, são fornecidos descontos na até a segunda parcela. Porém, o mais comum é que os parcelamentos ocorram sem descontos, mas também sem juros.

O condutor que precisar de um parcelamento extra pode realizar a renegociação no portal do Departamento de Trânsito. 

Com isso, o motorista tem maiores condições de quitar a dívida e pode dividir o valor em até 10x. É importante mencionar que nessa modalidade de pagamento são acrescidos juros ao valor final.


Calendário de licenciamento final 7 2022

A tabela do licenciamento 2022 é encontrada nos sites oficiais do Detran. É válido mencionar que nem todos os estados determinam calendário próprio para o licenciamento.

Sendo assim, a tabela utilizada como base para a quitação do débito dos motoristas são os prazos de pagamento do IPVA 2022.

O calendário é de responsabilidade de cada estado. Portanto, os valores podem modificar a depender de cada região, assim como as datas.

As tabelas são separadas levando em consideração o final da placa veicular. Contudo, pode acontecer que os prazos sejam únicos. Ou seja, é possível que o estado determine data única de pagamento para todos os veículos.

Para saber qual o dia de pagamento do seu licenciamento final 7 2022, acesse o portal do Detran do seu estado ou entre no site da Secretaria da Fazenda da sua região.


Como consultar o débito?

A consulta depende de cada Detran. Entretanto, as formas de consulta e acesso aos valores pendentes são similares nas regiões. Para acessar o valor devedor, siga os passos abaixo:

  • Acesse o site do Detran do seu estado;
  • Clique em serviços;
  • Vá para veículos;
  • Siga para consulta;
  • Insira os dados pedidos e clique em acessar.

Depois do débito quitado, cada Detran é responsável por liberar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo. É importante mencionar que o documento está sendo liberado em formato eletrônico nos portais ou no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito – CDT.

Caso o motorista queira imprimir e portar o documento físico, acesse o portal do Detran, insira o número do Renavam e da placa veicular.

Para mais detalhes sobre o licenciamento final 7 2022, continue acompanhando esta página.

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Licenciamento Final 7 2022: Valor, Consulta, Calendário e Pagamento

Carolina Silva
Especialista em produção de conteúdo para Web desde 2015, atua como redatora do site Licenciamento 2022 trazendo para o portal, informações atualizadas sobre todos os assuntos que são de interesse para o pagamento de impostos veiculares no país.