Licenciamento Vencido 2022: O que fazer? Como pagar?

Muitos contribuintes querem saber como resolver o licenciamento vencido 2022. Este é um documento de categoria obrigatória e que deve ser pago anualmente a fim de evitar problemas com o contribuinte. O Detran de cada estado é o responsável pelo pagamento e administração do valor. Veja a seguir detalhes de como regularizar a pendência e saiba o que fazer para quitar o licenciamento vencido 2022!

Licenciamento vencido 2022
Licenciamento vencido 2022

Como funciona o pagamento do licenciamento?

O licenciamento 2022 é um documento que permite a circulação veicular. Como o pagamento é obrigatório, o contribuinte precisa quitar os valores de outras taxas. A forma de consultar a pendência e regularizar o sistema é por meio do acesso ao portal do Detran do estado. Para acessar, basta seguir os passos abaixo:

  • Acessar o portal do Detran;
  • Clicar em serviços;
  • Ir para veículos;
  • Seguir para consulta;
  • Inserir os dados e clicar em acessar.

Por meio dessa consulta, é possível não apenas ter acesso aos débitos relacionados ao licenciamento, mas tudo que refere ao IPVA 2022, seguro, multas e taxas.

Após a consulta, o Detran libera as possibilidades de pagamento e boletos a fim de quitar os débitos pendentes.

A falta de quitação do débito pode acarretar problemas ao contribuinte, principalmente se for pego em fiscalização com o licenciamento atrasado 2022 e em circulação em vias públicas.

Como infração gravíssima, o motorista pode perder cerca de 7 pontos na carteira, receber uma multa em torno de R$ 297 e apreensão veicular em casos mais graves.

licenciamento vencido 2022

Cada Detran estipula um calendário responsável para pagamento. Os prazos usados como base são relacionados às datas do IPVA e separados de acordo com o final da placa veicular.

Após o pagamento é liberado um Certificado. Este funciona como uma forma de comprovar a veracidade da quitação do débito. O acesso pode ser feito por meio de um QR Code inserido no documento de categoria licenciamento digital 2022

O documento pode ser encontrado no portal do Detran após 48 horas do pagamento. O download é permitido em aparelhos celulares e tablets.

A impressão é permitida de forma individual. O portal não entrega mais o Certificado em modalidade física.


Como pagar o licenciamento vencido 2022?

A principal forma de quitar o licenciamento vencido 2022 é verificar o processo de débito. Ter acesso às multas é o primeiro passo. O portal do Detran de cada estado estabelece as formas de pagamento.

licenciamento vencido 2022

Contudo, o parcelamento é o jeito mais simples de sanar o problema, principalmente em casos de que o pagamento à vista não for possível.

Quando o contribuinte chega a essa situação de ter o carro apreendido, a dívida vira uma bola de neve, pois o proprietário é multado por estar com a documentação irregular e ainda deve arcar com a diária do pátio, que pode chegar a R$ 300.

Segundo o Comitê Nacional de Secretários da Fazenda, as unidades da federação perderam ao menos 20% do total de arrecadação no segundo trimestre de 2020, considerado o auge da pandemia.

Fonte: Portal Quatro Rodas

O parcelamento geralmente é feito através do cartão de crédito em até 12 vezes.  O pagamento pode ser realizado no formato digital por meio do Internet Banking ou através do boleto impresso no portal do Detran e pago em qualquer agência lotérica.

As formas de acesso ao licenciamento vencido 2022 continuam as mesmas. Sendo assim, é necessário informar o número do Renavam tanto para consulta quanto para impressão dos boletos fruto do parcelamento veicular.

Para mais esclarecimentos e informações sobre o licenciamento vencido 2022, continue acompanhando o portal.

 

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Licenciamento Vencido 2022: O que fazer? Como pagar?

Carolina Silva
Especialista em produção de conteúdo para Web desde 2015, atua como redatora do site Licenciamento 2022 trazendo para o portal, informações atualizadas sobre todos os assuntos que são de interesse para o pagamento de impostos veiculares no país.