20 melhores ideias de adições e coberturas para massa fermentada

  • Compartilhar Isso
Irina Ross

Farinha, água, fermento, sal. É tudo o que tem de fazer precisa de t E, embora eu goste muito de um pão clássico e simples, também adoramos variar e acrescentar várias guloseimas ao pão caseiro. A natureza flexível e criativa de fazer a sua própria massa fermentada é uma das melhores coisas que tem, se me perguntarem! (Isso, para além de reduzir as embalagens de plástico e consumir mais pão saudável, saudável e fresco, claro!)

Leia para obter muitas ideias de complementos e coberturas de massa fermentada dignas de baba - incluindo aquelas que pode misturar na massa para pão ou bolachas, ou mesmo em cima da focaccia de massa fermentada antes de a cozer.

Se precisar de um iniciador, sinta-se à vontade para comprar um fermento biológico para massa fermentada Depois, por favor, desfrute de algumas das nossas receitas favoritas de pão de massa fermentada - prontas e à espera de misturas e coberturas.

  • Receita de pão de massa lêveda simples sem amassar
  • Crackers de trigo integral e ervas (versão sem glúten aqui)
  • Receita de Focaccia de massa fermentada simples
  • Crosta de pizza de massa fermentada de ferro fundido

Quando é que devo misturar aditivos na minha massa de fermento?

Normalmente, incorporamos os nossos suplementos de massa fermentada no primeiro "esticar e dobrar" - Desta forma, se estiver a seguir a nossa receita simples de pão de massa lêveda sem amassar, terá mais 3 rodadas de esticar e dobrar para misturar completamente e distribuir uniformemente os suplementos na massa.

Eu acho que a adição de ingredientes no início do processo também dá um pouco mais de energia à levedura! Isto é provavelmente causado pela introdução de outra fonte de "alimento" para as bactérias e leveduras se alimentarem durante a fermentação em massa. Isto é, a menos que os seus ingredientes de massa fermentada estejam demasiado húmidos, o que pode levar a uma menor levedura.

Alguns complementos da massa lêveda também podem ser incorporados muito mais tarde, como revestir a superfície da massa com sementes de sésamo - o que pode ser feito depois de formar o pão (adicionadas dentro do banneton durante a fermentação a frio) ou imediatamente antes de o cozer.

É preciso adorar ervas frescas! Misturar a salva, o alecrim, o queijo cheddar picante e as sementes de abóbora durante o primeiro estiramento e dobrar.

Dicas para adicionar coberturas à focaccia de massa fermentada

A focaccia de massa lêveda é talvez o meu pão favorito de todos os tempos. É tão leve, fofo, saboroso e, honestamente, ainda mais fácil de fazer do que um pão tradicional de massa lêveda! Na maioria das vezes, as pessoas adicionam coberturas à focaccia logo antes de assar (como uma pizza), em vez de misturá-las na massa - no entanto, você pode fazê-lo de qualquer maneira. Alguns padeiros inteligentes adornam sua focaccia com desenhos extravagantes, como a criação deMurais florais com coberturas comestíveis. Se quiser misturar guloseimas na massa, siga as mesmas dicas descritas acima (incorpore os complementos durante o processo de esticar e dobrar).

Dependendo do seu forno, as coberturas da focaccia podem ficar um pouco estaladiças ou mesmo queimadas. Por isso, sugiro que coza a focaccia de massa lêveda no forno terço inferior do seu forno Por vezes, também colocamos um tabuleiro vazio na grelha do forno diretamente sobre a forma de focaccia para desviar algum calor da parte superior da mesma. covinhas na massa também ajuda a evitar que as coberturas se queimem!

Encontre aqui a nossa popular receita de pão focaccia de massa fermentada simples!

Azeitonas Kalamata, alecrim e focaccia de sal marinho

Escolher os melhores complementos e combinações de massa fermentada

Os melhores complementos para a massa fermentada são aqueles que são cheio de sabor, e são bastante seco Por isso, se optar por utilizar suplementos com um teor de água mais elevado (coisas como courgette ralada, tomate cru, cenoura ralada ou puré de abóbora), deve reduzir ligeiramente a água adicionada à receita.Experimente e tente fazer com que a massa se assemelhe à consistência com que está habituado a trabalhar. Independentemente do que acontecer, tenho a certeza de que ficará deliciosa!

Para manter uma boa textura e crescimento, os ingredientes da massa fermentada devem ser não mais de 20% Se eu tivesse de fazer uma estimativa, sugeriria umas duas colheres de sopa de ervas secas, cerca de um quarto de chávena de ervas frescas picadas e talvez meia chávena de nozes ou queijo para um pão médio de massa fermentada.

Agora, divirta-se a sonhar com combinações deliciosas de massa fermentada a partir da lista abaixo. Raramente adicionamos apenas uma coisa. Na maioria das vezes, combinamos um ou dois tipos de ervas frescas, uma pitada de algum tipo de tempero seco (como cebola em pó ou "tudo menos o pão") e, em seguida, azeitonas, queijo, nozes ou sementes. Mesmo entre essa combinação básica de ingredientes, as opções são infinitas: trocar entreparmesão ou cheddar, azeitonas pretas ou verdes, nozes ou sementes de abóbora... a lista continua!

Este pão foi temperado com curcuma em pó, nozes, alecrim, tomilho, pimenta preta e queijo cheddar.

20 Ideias para adicionar massa fermentada e coberturas

1) Ervas frescas (ou secas)

Com o nosso jardim de ervas aromáticas mesmo à porta da frente, as ervas frescas são um complemento indispensável para a massa fermentada. Sálvia, tomilho, orégãos e alecrim O manjericão também é excelente na massa fermentada, juntamente com o endro, a manjerona ou o estragão. As ervas aromáticas combinam excecionalmente bem com queijo e alho. Adicionamos entre duas colheres de sopa e um quarto de chávena de ervas frescas por pão (picadas). Se optar por ervas secas, pode usar menos, uma vez que as ervas secas têm maisA regra geral é usar cerca de um terço a menos de ervas secas do que a quantidade que usaria frescas.

2) Temperos secos

Cebola em pó, alho em pó, pimenta de limão, curcuma em pó, alho francês em pó, pimenta preta... e até mesmo um pouco de chili em pó, se for o seu caso! (Cultivamos e fazemos uma tonelada dos nossos próprios temperos - clique em qualquer um dos destacados para obter um tutorial). Utilize 1 colher de chá a 1 colher de sopa de temperos secos, dependendo do tempero, da sua intensidade e do resultado pretendido. E não vamosEssa coisa é ridiculamente boa por si só, mas juntar um pouco de ervas, queijo, alho ou azeitonas a essa coisa pecaminosa? Foda-se.

3) Azeitonas

Verdes, pretas, kalamata, inteiras, fatiadas... à escolha do padeiro! Não sei que mais posso dizer aqui. As azeitonas são o máximo! Estamos sempre a cozinhar com elas. Não se esqueça de comer algumas das pontas dos dedos por mim, enquanto o faz!

Focaccia de massa fermentada com azeitonas verdes, queijo brie e ervas frescas do jardim. Um pão de forma com nozes, sementes de papoila e azeitonas verdes.

4) Queijo

Veganos, olhem para o lado - ou passem para a próxima ideia de adição de massa fermentada abaixo! Todos os outros: enlouqueçam aqui. Brinque com a adição de vários tipos de queijo ao seu pão: parmesão, cheddar, brie, feta, gouda, havarti, queijo azul, queijo de cabra, o que lhe apetecer. Adicione queijo ralado para uma distribuição subtil e uniforme, ou deixe-o em pedaços ou cubos para uma boa mordida.

5) Levedura nutricional

Se está à procura de um toque de queijo, mas sem lacticínios, é isso mesmo! Adicione uma ou duas colheres de sopa de levedura nutricional vegan à sua massa fermentada para imitar notas de sabor cremoso e de queijo.

6) Alho

A melhor maneira de adicionar alho à sua massa fermentada é em fatias finas ou em cubos (cru), em pó, ou adicionando dentes inteiros torrados (torrados com antecedência e depois adicionados à massa). realmente Adoro alho, mas acho que adicionar dentes de alho crus inteiros à massa não permite que cozinhem tanto quanto eu gostaria.

7) Corações de alcachofra

Os corações de alcachofra são normalmente apresentados de duas formas: marinados em óleo ou simples em água. Ambos são fantásticos, IMHO! No entanto, de qualquer forma, são um pouco húmidos como complemento da massa fermentada, especialmente se os deixar inteiros. Por isso, sugiro que os deixe repousar num coador ou numa toalha de papel para escorrer e reduzir o excesso de líquido Normalmente utilizamos os corações de alcachofra em cima da focaccia e não dentro da massa de pão. Também os corto em pedaços mais pequenos do que os que vêm no frasco.

8) Pimentos vermelhos assados

Um punhado de pimentões vermelhos assados (ou até mesmo pimentões frescos cortados em fatias finas) é especialmente bem-vindo em cima da focaccia. Yum! Ainda nem estamos a meio desta lista, mas já estou pronto para parar de escrever e ir fazer pão para mim...

9) Cebolas

Há muitas maneiras de adicionar cebolas à massa fermentada! Uma maneira especialmente saborosa é caramelizar as cebolas numa frigideira (mantemos as nossas al dente) no fogão e depois incorporá-las. Vale a pena o passo extra, prometo! Usamos cebola em pó caseira com bastante frequência. Também pode picar cebolinho ou cebolinha para misturar na massa, polvilhar sobre a focaccia ou usar cebolinhas compridas para criar "caules" emAs cebolas cruas, doces, vermelhas ou amarelas cortadas em fatias finas também são óptimas coberturas para a focaccia, embora eu pessoalmente não goste de adicionar cebolas cruas a um pão de massa normal.

10) Tomates: secos ao sol ou frescos

Dado o seu baixo teor de humidade, os tomates secos ao sol são a melhor escolha para misturar na massa de pão ou nas bolachas de massa fermentada. (Por vezes, gostamos de re-hidratar os nossos tomates secos ao sol caseiros, mergulhando-os em óleo ou água durante algum tempo antes de os adicionar à massa.) Por outro lado, os tomates cereja frescos ou as fatias grandes de tomate fresco são maravilhosos em cima da focaccia de massa fermentada.Os tomates, as ervas aromáticas, as azeitonas e o queijo transformam rapidamente a focaccia de massa fermentada num pão tipo pizza de fazer crescer água na boca! Outra opção é incorporar tomate em pó na massa.

Chamo a esta pizza focaccia: tomates frescos cortados às rodelas, azeitonas pretas, tomilho e pedaços de queijo por cima. Tomates secos ao sol vermelhos e amarelos da horta e alecrim

11) Frutos secos e sementes

Olá, crocante e proteico! Escolha entre nozes, nozes-pecã cruas ou torradas, pistácios, pinhões, amêndoas cortadas, sementes de abóbora sem casca, sementes de girassol, sementes de sésamo, sementes de papoila ou sementes de cânhamo - não há como errar! As nozes e as sementes combinam particularmente bem com frutos secos, queijo ou ervas.

12) Pesto

Provavelmente já pensou em colocar um pouco de pesto em cima do seu pão acabado, mas que tal mesmo na massa? O pesto é um complemento absolutamente delicioso para a massa fermentada, regado por cima da focaccia antes de a cozer ou como molho da sua pizza caseira de massa fermentada. Recentemente, fizemos focaccia com o nosso "besto pesto" (veja a receita aqui), cebolas caramelizadas e sementes de sésamo preto - uma massa fermentada deliciosaUma vez que é um pouco húmida, pode querer reter apenas um pouco de água da sua receita se misturar algumas colheres de pesto na sua massa. Veja o meu Instagram Reel de vestir focaccia de pesto.

Pesto, cebolas caramelizadas e sementes de sésamo pretas em focaccia.

13) Mel

Para utilizar o mel, adicione-o à sua massa fermentada logo no início - quando estiver a misturar o seu fermento com o resto da massa. Utilizar algumas colheres de sopa de mel como complemento da massa fermentada dará ao seu pão uma nota de doçura e combina perfeitamente com nozes, cebolas caramelizadas, alho ou frutos secos. A nossa receita de pão de milho fermentado também pede mel!

14) Cogumelos

Os cogumelos são fantásticos, mas libertam muita água durante a cozedura. Por isso, é melhor cozinhar os cogumelos numa frigideira no fogão para os deixar secar e murchar um pouco antes de os adicionar à massa de pão. No entanto, se estiver a trabalhar com focaccia, basta cortá-los em fatias finas e colocá-los por cima - tal como se faz com uma pizza. Os cogumelos brancos e castanhos (crimini) são os mais fáceis de encontrar, mas euPessoalmente, gosto mais de cantarelos selvagens ou shiitakes salteados!

15) Abobrinha

Nada como colocar alguns vegetais extras em uma refeição, estou certo? Como a abobrinha ralada também contém uma tonelada de umidade, é preciso um pouco mais de ajustes em sua receita padrão do que a maioria dos suplementos de massa fermentada. Antes de misturá-lo na massa, ralamos, salgamos levemente, torcemos e escorremos a abobrinha ralada - da mesma forma que você faria ao assar outros tipos de pão de abobrinha. Confira nossa abobrinha ereceita de massa fermentada com nozes aqui para obter instruções mais detalhadas.

Acrescentar a curgete ralada (que já foi demolhada, coada e escorrida) juntamente com o fermento de massa fermentada, sal rosa, cebola e alho em pó. O pão de massa fermentada de abobrinha e nozes pronto

16) Jalapeños

Já foi dito o suficiente. Utilize jalapeños frescos cortados em fatias finas ou os que pode obter num frasco.

17) Frutos secos

Se quiser adicionar passas, arandos, cerejas secas, pedaços de alperce ou maçã secos ou frutos secos semelhantes ao seu pão de massa fermentada, não se esqueça de adicionar uma pitada de canela e talvez também um toque de mel!

18) Molho de arando

Pode parecer um complemento estranho para o sourdough, mas não o deixe de lado até o experimentar! Na época das férias de inverno, fazemos sempre vários lotes grandes de molho caseiro de arandos frescos. É fantástico com iogurte natural e granola, com gelado de coco e baunilha, com queijo e bolachas, e muito mais.Não só estava delicioso, como também tinha um aspeto absolutamente deslumbrante! Veja a nossa receita de molho de arandos frescos aqui. É fácil de congelar e também é ótimo para colocar em cima de panquecas de massa fermentada.

Não podia ser mais festivo?! Molho de arando caseiro, alecrim e queijo fromager d'affinois.

19) Chocolate

O chocolate é uma adição perfeitamente aceitável à massa fermentada. Incorpore pedaços ou lascas de chocolate juntamente com nozes, canela e até mesmo frutos secos para criar um pão doce e salgado, semelhante a uma sobremesa. É claro que o seu pão final não vai acompanhar tantas refeições como outras combinações de sabores, mas é divinal tostado com um pouco de manteiga ou queijo cremeTambém pode adicionar uma mão-cheia de pepitas de chocolate à nossa receita de pão de massa fermentada de abobrinha com nozes!

20) Um toque de cor

Por último, mas não menos importante, pense em formas divertidas de dar cor à sua massa! Por exemplo, cultivamos cenouras 'Black Nebula' que podem tornar a massa azeda roxa escura! Para o fazer, ralámos algumas cenouras, reservámos e adicionámos uma parte da água pedida na receita numa tigela com as cenouras para as deixar "sangrar" no líquido e, em seguida, adicionámos essa combinação húmida à nossa massa ligeiramente mais seca do que o habitualPode experimentar fazer o mesmo com beterraba, embora a cor da beterraba se desvaneça mais durante a cozedura. Sei que outros padeiros usam pó de ervilha borboleta azul para tingir naturalmente a sua massa azeda com tons de azul e roxo. A curcuma em pó dará ao seu pão um amarelo a laranja ensolarado.

As cenouras Black Nebula fazem coisas incríveis com a massa fermentada! Veja um vídeo do Instagram (bobina) desta criação aqui.

Que tal isto para ideias de complementos para a massa fermentada?

Se não estiver com muita fome nesta altura, não sei se podemos continuar amigos. Espero que tenha recolhido muitas ideias divertidas e saborosas para elevar a sua cozedura com massa lêveda a um nível totalmente novo! Perdi alguma das suas guloseimas ou combinações para suplementos de massa lêveda? Por favor, informe-nos nos comentários abaixo. Sinta-se também à vontade para partilhar ou fixar este artigo se gostou dele. Boa cozedura e obrigadopor estar a sintonizar!

Irina Ross é uma entusiasta apaixonada por comida e a mente criativa por trás do popular blog Blog about Food. Com um profundo apreço pelas artes culinárias, o blog de Irina se tornou um recurso obrigatório para os amantes da gastronomia que procuram receitas deliciosas, dicas culinárias e avaliações de restaurantes. Seu amor pela comida começou desde muito jovem, quando ela contribuía com entusiasmo na cozinha ao lado da mãe e da avó, cultivando o paladar e desenvolvendo um olhar apurado para sabores e apresentação. À medida que foi crescendo, a curiosidade de Irina levou-a numa viagem culinária pelo mundo, explorando diversas cozinhas e incorporando diversos ingredientes nas suas receitas únicas. Seu blog serve como uma plataforma para compartilhar suas incríveis aventuras culinárias, simplificando pratos complexos para cozinheiros domésticos e, ao mesmo tempo, incentivando-os a explorar novos sabores e técnicas. O estilo de escrita caloroso e compreensível de Irina atrai os leitores, tornando seu blog um destino encantador e esclarecedor para quem busca inspiração, receitas deliciosas e uma compreensão mais profunda do mundo da comida.