Como cultivar manjericão espesso para colher durante todo o verão

  • Compartilhar Isso
Irina Ross

O manjericão é uma erva anual fácil de cultivar, versátil, deliciosa e de clima quente que deve ser incluída em todos os jardins de verão! Continue a ler para aprender a cultivar manjericão, incluindo dicas de colheita que criarão plantas de manjericão cheias e prolíficas para desfrutar durante toda a estação.

No entanto, se tenciona abastecer o congelador com pesto caseiro ou secar o seu próprio tempero de manjericão como nós fazemos, é melhor ter uma mão cheia de plantas, ou mais!

Não deixe de consultar o vídeos Uma delas mostra rapidamente como podar pequenas mudas de manjericão para as preparar para o sucesso. A outra mostra uma demonstração da colheita de uma grande planta de manjericão em pleno verão.

COMO CULTIVAR MANJERICÃO

Começando com o manjericão

O manjericão é fácil de cultivar a partir de sementes, ou você pode pegar mudas iniciadas em seu centro de jardinagem local. Pegue algumas variedades diferentes! Alguns de nossos favoritos são um clássico manjericão italiano ou genovês (como Prospera Italian Large Leaf e Rutgers Devotion), manjericão Opal (roxo), manjericão limão, manjericão tailandês doce e até canela! Aqui está um incrível pacote de variedades mistas de sementes de manjericão orgânico certificado, ouVeja estes 12 locais onde pode comprar sementes de qualidade biológicas, hereditárias ou sem OGM.

Quando se começa a semear, o manjericão gosta do mesmo tratamento que a maioria das sementes de vegetais de jardim, o que inclui a utilização de uma mistura leve e fofa para o arranque das sementes, a manutenção de um solo uniformemente húmido (especialmente antes de germinar), o fornecimento de calor para ajudar na germinação e a disponibilização de luz ampla assim que os rebentos aparecem.

Quase sempre começamos o nosso manjericão a partir de sementes dentro de casa. Para ler mais pormenores sobre melhores práticas para o arranque de sementes em interior Antes de transplantar as plantas de interior para o exterior, certifique-se de que as endurece corretamente!

Por outro lado, a forma mais rápida e fácil de cultivar o manjericão é a partir de mudas de viveiro - Muitas vezes vêm superlotadas, por isso pode separar cuidadosamente as plântulas e as raízes para obter ainda mais plantas. Também é incrivelmente fácil criar mais plantas de manjericão livres enraizando estacas em água!

Plantação do manjericão & Cuidados a ter

Depois de qualquer perigo de geada já passou, plantar manjericão em solo rico e bem drenado t que foi alterado com composto . O espaçamento recomendado é de cerca de 8 a 12 polegadas entre plantas. Gostamos de plantar o nosso manjericão em grupos de três As plantas crescem em conjunto, formando um grande arbusto, o que me parece atraente e permite também que as plantas se apoiem e façam sombra umas às outras.

O manjericão precisa de pelo menos 6 a 8 horas de luz solar . Em climas com verões quentes, beneficiam de alguma sombra à tarde Uma forma de o conseguir é plantar o manjericão como companheiro entre outras plantas mais altas que lhe darão alguma proteção e sombra à medida que crescem, como os pimentos ou os tomates. O manjericão também cresce bem em recipientes Por isso, pode simplesmente plantá-las num vaso, num local parcialmente sombreado.

Veja só estes arbustos de manjericão! Isto foi no final do verão, depois de já termos retirado os tomates que estavam a crescer nos canteiros ao longo da parede atrás do manjericão. Cada um destes arbustos começou com um grupo de três mudas de manjericão.

Água O manjericão começa a secar quando o solo começa a secar. Não precisa de estar encharcado, mas prefere uma humidade consistente. O manjericão murcha um pouco quando está seco, o que é um bom sinal de que já passou a hora de regar! Não se preocupe - ele recupera facilmente. Tenha em mente que as plantas em vasos geralmente secam mais rapidamente e, portanto, precisam de água com mais frequência do que as plantas em canteiros elevados ou no solo.

Palha Ao longo da estação, alimente as plantas de manjericão de dois em dois meses com extrato diluído de algas marinhas ou chá de composto.

Poda das plântulas de manjericão para favorecer a ramificação

Quando as plântulas de manjericão tiverem pelo menos 5 a 10 cm de altura e vários conjuntos de folhas, faça o seu primeiro corte de cabelo. Com uma tesoura de podar fina (ou um beliscão cuidadoso com as pontas dos dedos), corte a parte superior do caule e algumas folhas superiores. Faça isto logo acima de um "nó" - no local onde duas folhas maiores estão a crescer a partir do caule. Na curva entre as folhas e o caule, deve ver pequenas folhas a crescer. Apare mesmo por cima delas. Depois, essas pequenas folhas vão crescer em dois novos ramos grandes!

Agora pode comer os topos cortados ou enraizar os caules mais compridos em água para cultivar ainda mais plantas de manjericão - rápido e grátis! Aprenda como aqui.

Antes e durante a primeira poda das plântulas de manjericão. No caule mostrado, eu tinha três opções de onde aparar. Eu poderia ter feito a ponta, o nó do meio acima dos meus cortes, ou para baixo onde eu fiz. Eu escolhi trazer tudo para baixo para incentivar a ramificação baixa e reduzir o peso do topo. As plântulas de manjericão, depois de terem sido cortadas. Parecem um pouco tristes agora, mas vão recuperar e ficar muito mais cheias! Todas essas aparas podem ir para uma tigela de água para armazenamento (como descrito abaixo), ou usadas imediatamente.

Veja o vídeo abaixo para uma rápida demonstração de como podamos as jovens plântulas de manjericão, conduzindo a um crescimento ramificado e arbustivo!

Colheita do manjericão

O segredo para ter um manjericão grande e cheio de arbustos é usá-lo! Ao aparar regularmente as partes para usar e desfrutar, está a encorajar cada vez mais o crescimento de novas folhas. O manjericão não se destina a ser cultivado até ao tamanho máximo e depois colhido na sua totalidade. Arrancar folhas individuais também não é o ideal. É entediante e não dá o mesmo benefício de promover o crescimento de novas folhas.

À medida que as plantas crescem ao longo da estação, continue com as mesmas práticas de poda descritas anteriormente para as plântulas - mas numa escala maior! Os cortes podem ser feitos ao longo de um caule central, ou a partir de um novo rebento lateral, desde que esteja a cortar logo acima de um nó que prometa um novo crescimento de cada vez Evite cortar o caule lenhoso principal de uma planta de manjericão já estabelecida, pois essa parte pode não se recuperar.

Se a sua planta for muito alta, pode cortar um pouco mais fundo, removendo vários conjuntos de nós e ramos superiores. Não aconselho a aparar as pontas apenas O objetivo é encorajar a ramificação nas secções inferior e média da planta - fazendo com que ela se enraíze, em vez de ficar alta e esguia. Quando estou a colher manjericão, normalmente retirar um pouco de várias zonas a diferentes alturas.

Sugere-se que se arranquem as flores para incentivar o crescimento de mais folhas. Arrancamos as flores do manjericão no início do verão, mas à medida que a estação avança, deixamos o manjericão florescer durante mais tempo. abelhas Se deixar que essas flores continuem a florescer e depois sequem, pode guardar sementes : colher a semente do interior para cultivar futuros manjericões!

Visite o nosso canal do YouTube para ver mais vídeos, clicando aqui!

Conservação do manjericão

Se colher manjericão e não o for utilizar imediatamente, descobrimos que a melhor forma de o armazenar é colocá-lo numa tigela ou num frasco com um pouco de água Coloque os caules cortados num pouco de água e deixe as folhas por cima. Depois, basta mantê-lo no balcão. O manjericão manteve-se fresco e alegre desta forma durante mais de uma semana!

Para colheitas maiores, o manjericão pode ser transformado em deliciosos pesto Outra opção de armazenamento a longo prazo é desidratar completamente as folhas e esmagá-las em forma de tempero de manjericão seco Veja o nosso tutorial sobre como desidratar e armazenar manjericão seco aqui.

Agora que está munido de dicas, vá para a rua e cultive o seu próprio manjericão!

Espero que tenham gostado deste post e que tenham aprendido algo de novo. Não hesitem em colocar questões e em espalhar o amor, passando-o adiante!

Irina Ross é uma entusiasta apaixonada por comida e a mente criativa por trás do popular blog Blog about Food. Com um profundo apreço pelas artes culinárias, o blog de Irina se tornou um recurso obrigatório para os amantes da gastronomia que procuram receitas deliciosas, dicas culinárias e avaliações de restaurantes. Seu amor pela comida começou desde muito jovem, quando ela contribuía com entusiasmo na cozinha ao lado da mãe e da avó, cultivando o paladar e desenvolvendo um olhar apurado para sabores e apresentação. À medida que foi crescendo, a curiosidade de Irina levou-a numa viagem culinária pelo mundo, explorando diversas cozinhas e incorporando diversos ingredientes nas suas receitas únicas. Seu blog serve como uma plataforma para compartilhar suas incríveis aventuras culinárias, simplificando pratos complexos para cozinheiros domésticos e, ao mesmo tempo, incentivando-os a explorar novos sabores e técnicas. O estilo de escrita caloroso e compreensível de Irina atrai os leitores, tornando seu blog um destino encantador e esclarecedor para quem busca inspiração, receitas deliciosas e uma compreensão mais profunda do mundo da comida.