Como congelar abobrinhas de duas maneiras

  • Compartilhar Isso
Irina Ross

Já todos passámos por isso: esperámos ansiosamente pela época das abobrinhas, talvez polinizando pacientemente as suas flores, os frutos começam a aparecer e, de repente... BAM! Temos montanhas de abóbora nas mãos! Já nos estamos a fartar e a época de cultivo ainda agora começou. Estou a perceber. Ou talvez não cultive a sua própria abóbora, mas de repente tem uma abundância de abóbora para usar. De qualquer forma, não deixe que os extras sejam desperdiçados! Em vez disso, vamos falar sobre como congelar abobrinha e abóbora - para que possa guardá-las para um dia chuvoso.

Neste post, vou dar algumas dicas para obter os melhores resultados possíveis, reduzir o desperdício e como usar abobrinha congelada mais tarde. Por mais que nos cansemos de abóbora durante o verão, estamos sempre felizes em ter o freezerabastecido para a época baixa!

Não perca estas receitas deliciosas para utilizar as abobrinhas frescas:

  • Como fazer Zoodles (macarrão de abobrinha) perfeitos com molho pesto
  • Bolinhos de abobrinha com parmesão e molho saudável de iogurte e alho e endro
  • Pão de massa fermentada rústica de abobrinha e nozes
  • Arroz selvagem ao estilo Fiesta & Abóbora recheada com vegetais (Zucchini Boats)

Uma das nossas formas preferidas de utilizar as curgetes frescas (e em grande quantidade!) é fazer zoodles. Adoramos juntar aos nossos zoodles um "besto pesto" caseiro, tomates de verão frescos da horta, feijão preto ou grão-de-bico para dar um toque de proteína, e uma fatia de pão caseiro ou focaccia com ervas para absorver os sumos picantes.

A melhor maneira de congelar abobrinhas: raladas, em fatias ou em pedaços?

Depende! Antes de congelar, é melhor preparar a curgete como tenciona utilizá-la mais tarde Por isso, não é aconselhável congelar as curgetes inteiras, pois quando saem do congelador são demasiado duras para serem cortadas e não é aconselhável esperar que descongelem completamente, pois nessa altura já estão bastante moles.

Quer congelar as abobrinhas para sopa Depois, corte-a e congele-a em pedaços ou fatias pequenas. Para congelar abobrinhas para usar em pão, muffins ou outros produtos de pastelaria Para utilizar a curgete congelada em batidos ou em molhos, pode optar por qualquer uma das opções. Guardamos sempre um pouco de ambas!

Neste post em particular, mostro exemplos de congelamento de abobrinhas raladas ou desfiadas, bem como em pedaços, embora também possa cortá-las em fatias redondas. Pode até congelar zoodles Como ficam moles e aquosos depois de descongelados, os zoodles congelados não são ideais para substituir a massa fresca - embora sejam um ótimo complemento para sopa, chili ou guisado!

Tenho de escaldar as curgetes antes de as congelar?

Não! Nós não escaldamos as abobrinhas antes de as congelar, e você também não "tem de" fazê-lo. O objetivo de escaldar os alimentos, ou o ato de os submergir rapidamente em água a ferver e depois em água gelada, é parar a atividade de certas enzimas dentro dos alimentos. Por sua vez, pode ajudar os alimentos a reterem uma cor, textura e qualidade ligeiramente melhores ao longo do tempo. Por isso, não é um coisa má No entanto, não achamos que o passo extra de branqueamento valha a pena para a abóbora. De qualquer forma, ela amolecerá depois de ser congelada... o que nos leva à nossa próxima pergunta:

A curgete congelada mantém a sua textura?

A curgete tem um teor de água muito elevado, pelo que não mantém uma textura fresca e estaladiça depois de congelada. À medida que a curgete congelada descongela, torna-se macia e aguada (quer a escalde primeiro ou não). No entanto, não acho que seja desagradável! Especialmente se for apenas para sopa, chili, guisado, pão ou um batido.

Como escaldar as abobrinhas

Se fazer se optar por escaldar as abobrinhas antes de as congelar (mais uma vez, isto é totalmente opcional!), siga estas instruções simples: enquanto prepara as abobrinhas, leve uma panela de água a ferver. Prepare também uma tigela grande com água gelada. Assim que a água ferver, junte as abobrinhas e deixe-as cozinhar durante um minuto. Em seguida, escorra (ou retire) imediatamente a abobrinha usando um coador ou uma escumadeira e transfira-a para o banho de gelo. Finalmente, seque a abobrinha antes de congelá-la - seguindo as instruções abaixo.

Muito bem, vamos lá congelar estes palermas!

Como congelar abobrinhas e abóboras raladas

  • Se tiver abóboras grandes, recomendo que as rale (ou que as recheie!), uma vez que tendem a ser mais duras, e que guarde as abóboras de tamanho médio para as saborear frescas ou para as congelar em pedaços cortados - embora, claro, também possa ralar as mais pequenas!

  • Use um ralador de queijo para transformar a abobrinha em pedaços finos. Um processador de alimentos também funciona.

  • Seguinte, remover um pouco do excesso de humidade Há duas formas de o fazer: 1) Colocar as curgetes cortadas num coador de malha fina sobre uma tigela e depois pressionar as curgetes repetidamente com uma colher grande ou uma espátula para forçar algum do líquido a sair para a tigela.)Algumas pessoas recomendam o uso de toalhas de papel, mas eu acho que elas se desfazem, grudam na abobrinha e geralmente fazem uma bagunça quente (desperdício).

  • Por fim, coloque a abóbora cortada em pedaços em recipientes próprios para congelação Quando se congela a curgete desta forma, esta fica sem dúvida aglomerada, pelo que recomendo que a guarde facilmente porções utilizáveis - Gostamos de congelar as abobrinhas raladas nestes recipientes reutilizáveis sem BPA, que vêm em meias canecas (uma caneca), canecas e quartos - que usamos rotineiramente para congelar sopa, chili, molho e muito mais!
  • Para evitar queimaduras no congelador, encha os recipientes completamente - deixando o mínimo de ar possível no interior do recipiente. Também pode utilizar sacos ziplock, sacos de conservação de alimentos selados a vácuo ou frascos de vidro de boca larga. Tenha em atenção que os frascos de vidro têm de ter os lados direitos para congelar em segurança!

  • Coloque a abobrinha ralada no congelador e saboreie mais tarde! Veja mais dicas sobre como armazenar e usar abobrinha congelada abaixo.
Esqueça os sacos de utilização única e opte por algo reutilizável, como estes recipientes de armazenamento duradouros, sem BPA e seguros para o congelador.

A melhor maneira de congelar abobrinhas em fatias ou pedaços

  • Primeiro, lave a abobrinha ou a abóbora e corte as extremidades. Depois, corte a abóbora na forma e no tamanho desejados. Para congelar abobrinhas para a sopa, gosto de cortá-las em quartos no sentido do comprimento e, em seguida, cortá-las ainda mais para criar os pequenos pedaços mostrados na foto abaixo.

  • Em seguida, espalhe os pedaços de abobrinha cortados numa assadeira grande ou noutra tabuleiro de congelação Guardá-los num camada única Em seguida, coloque o tabuleiro inteiro (ou vários, conforme necessário) no congelador durante pelo menos 2 horas ou até durante a noite. Os pedaços de courgette congelarão individualmente e, por conseguinte, evitarão que se colem uns aos outros quando os juntar no seu recipiente de armazenamento final. Desta forma, pode retirar apenas uma pequena porção da courgette congelada conforme necessário (em vez dedo que utilizar a massa inteira colada, como é necessário para as curgetes congeladas raladas).

  • Depois de congeladas, transfira os pedaços de curgete congelados para o recipiente que escolher para armazenamento a longo prazo. Adoramos estes sacos de silicone reutilizáveis para armazenamento de alimentos, embora também possa utilizar sacos ziplock, sacos selados a vácuo, tupperware com tampa ou outros recipientes seguros para o congelador (como os recipientes sem BPA que mencionei anteriormente). Transfira-as da frigideira para os recipientes como o mais rapidamente possível Se a abóbora congelada começar a descongelar e a "suar", é mais provável que fique colada.
  • Para evitar queimaduras do congelador, encha os recipientes completamente - deixando o mínimo de ar possível dentro do recipiente.

Quanto tempo é que as curgetes congeladas duram ou "ficam boas"?

Para uma qualidade óptima, utilize curgetes congeladas dentro de 3 meses No entanto, não se estragará necessariamente depois disso! Simplesmente terá mais hipóteses de desenvolver queimaduras de congelação ou de se tornar cada vez mais empapada depois de descongelada. Mais uma vez, se o seu destino final for algo que perdoe, como sopa, guisado, molho, chili ou algo semelhante - prefiro usar courgette congelada ligeiramente "velha" do que desperdiçá-la.sopas que foram cultivadas no verão anterior - não há problema! Planeie utilizá-las dentro de um ano.

Como utilizar ou cozinhar abobrinhas congeladas

A curgete congelada é uma adição bem-vinda e um bom substituto para a abóbora fresca na maioria das receitas. exceto O sabor da curgete é tão suave que se mistura perfeitamente com o que quer que seja que lhe esteja a ser adicionado. É uma óptima opção para "introduzir" vegetais extra nas refeições - até mesmo nos batidos!

Existe não é necessário para completamente descongelar Quando a abobrinha congelada descongela, ela fica macia de qualquer maneira. Então, tudo o que você precisa fazer é deixá-la aquecer até o fim antes de consumi-la. Para sopas, molhos, chili e similares, recomendo adicionar a abóbora congelada perto do final do tempo de cozimento. Confira nossa sopa de macarrão sem frango ou torta de açúcar assada veganareceitas de chili de 3 feijões com abóbora para algumas ideias às quais pode adicionar abóbora congelada!

Para adicionar abobrinhas congeladas ao pão ou a outros produtos de pastelaria, pode ser necessário deixá-las descongelar parcialmente para desfazer os pedaços de abobrinha para facilitar a mistura. Uma vez que já removemos a maior parte da humidade extra da abóbora antes de a congelar, não é necessário coar novamente (a menos que pareça incrivelmente empapada). No entanto, se estiver a fazer lasanha, caçarola, quiche ou outra receita em que seja necessário adicionar líquidonão será bem-vindo, é melhor descongelar a abobrinha para drenar o excesso de líquido antes de usá-la.

Fácil, espremedor de abobrinhas!

Muito bem, pessoal... Como podem ver, não há necessidade de se sentirem sobrecarregados com as vossas abundantes colheitas de abóbora de verão! Espero que tenham gostado destas dicas simples sobre como congelar abobrinhas extra para que fiquem bem armazenadas, não se aglomerem e sejam fáceis de usar mais tarde. Se precisar de ajuda para cultivar as suas próprias abobrinhas, não se esqueça de consultar o nosso guia de cultivo de abobrinhas! Tem outras formas de conservar abobrinhas que adora? Deixe-nosMuito obrigado por terem estado em sintonia!

Irina Ross é uma entusiasta apaixonada por comida e a mente criativa por trás do popular blog Blog about Food. Com um profundo apreço pelas artes culinárias, o blog de Irina se tornou um recurso obrigatório para os amantes da gastronomia que procuram receitas deliciosas, dicas culinárias e avaliações de restaurantes. Seu amor pela comida começou desde muito jovem, quando ela contribuía com entusiasmo na cozinha ao lado da mãe e da avó, cultivando o paladar e desenvolvendo um olhar apurado para sabores e apresentação. À medida que foi crescendo, a curiosidade de Irina levou-a numa viagem culinária pelo mundo, explorando diversas cozinhas e incorporando diversos ingredientes nas suas receitas únicas. Seu blog serve como uma plataforma para compartilhar suas incríveis aventuras culinárias, simplificando pratos complexos para cozinheiros domésticos e, ao mesmo tempo, incentivando-os a explorar novos sabores e técnicas. O estilo de escrita caloroso e compreensível de Irina atrai os leitores, tornando seu blog um destino encantador e esclarecedor para quem busca inspiração, receitas deliciosas e uma compreensão mais profunda do mundo da comida.