Os 18 melhores sabores sazonais de Kombucha caseira para a segunda fermentação

  • Compartilhar Isso
Irina Ross

Se você fabrica kombucha, está procurando um pouco de inspiração e alguns novos sabores de kombucha para experimentar na sua segunda fermentação? Então não procure mais! Aqui está um resumo dos nossos sabores favoritos de kombucha caseira sazonal. A maioria das ideias nesta lista são várias combinações de frutas frescas, mas algumas são um pouco diferentes também! Por exemplo, usando especiarias, vegetais ou criando simplesxaropes aromatizados com infusão de ervas ou flores.

Nos últimos cinco anos de fabrico regular de cerveja, engarrafámos muita kombucha! Embora tenhamos experimentado dezenas de combinações de sabores, há algumas extra especiais que nos vêm à cabeça, juntamente com uma mão-cheia de receitas a que voltamos sempre. Se precisar de instruções sobre os princípios básicos da preparação de kombucha, consulte este artigo - e depois volte aqui!

Antes de nos debruçarmos sobre as nossas escolhas favoritas, temos de abordar alguns pontos importantes: o estado da fruta que está a adicionar e a forma como a está a adicionar. Estes factores podem fazer ou desfazer os seus esforços de aromatização da kombucha!

Escolha fruta madura

Tenho um pequeno segredo para vos contar... Não importa o quão apetitoso um fruto ou sabor possa parecer, a sua kombucha só vai ser tão boa quanto os ingredientes crus que colocar nela! Isso significa que se usar fruta pouco madura, fora de época e sem brilho, o sabor da sua kombucha acabará por ser... bem, sem brilho também!

Além disso, aromatizar a kombucha é uma óptima forma de utilizar frutos demasiado maduros ou danificados As maçãs pisadas, os pêssegos demasiado moles ou a fruta em condições menos que ideais para comer são perfeitos para a kombucha! Desde que não estejam bolorentos e podres, isto é. A fruta demasiado madura pode ser a mais doce!

Beber na época

Quando nos preparamos para engarrafar kombucha, decidindo o sabor da semana, fazemos algumas perguntas a nós próprios. Uma dessas perguntas NÃO é "Que fruta faz a kombucha com o melhor sabor de sempre?" Em vez disso, pensamos no que está na época e no que está prontamente disponível localmente - seja no mercado do agricultor, na mercearia ou na nossa horta.

Comer (e beber) com as estações do ano é a opção mais sustentável e também a mais saborosa! Não há nada pior do que morangos duros, brancos e sem sabor, não é verdade? Para uma doçura e um sabor óptimos e o valor nutricional mais elevado, escolha produtos que sejam agora na estação Se possível, local e biológico é ainda melhor!

Não se esqueça de que o facto de um produto estar em stock na mercearia não significa que esteja na época! Verifique os autocolantes dos produtos para ver a origem da fruta ou do legume. Se não vier dos EUA, é provável que não esteja na época aqui. Use o seu produto local mercado de agricultores para ideias e inspiração! Explore e escolha o que estão a oferecer. Poderá encontrar alguns dos seus sabores preferidos - completamente diferentes dos que temos aqui no local!

Que fruta é "da época"?

Abaixo está um guia geral de quando as frutas comuns estão na época nos EUA. Para restringir sua pesquisa por estado e mês, confira este incrível Guia de Alimentos Sazonais!

  • primavera: alguns citrinos, início de morangos & amp; mirtilos

  • verão: Cerejas, frutos de caroço, morangos, framboesas, amoras, mirtilos, melão, uvas

  • outono: Maçãs, pêras, maracujás, uvas

  • inverno: Maçãs, dióspiros, citrinos, kiwis, pêras, maracujás

  • Durante todo o ano: Beterraba e cenoura... não são frutos, mas são óptimos para beber!

Como adicionar sabor ou fruta à sua Kombucha

Para além de o que acrescenta, como Se você leu nosso artigo "Dicas de Carbonatação de Kombuchá: Como Engarrafar, Aromatizar & Segunda Fermentação", você já deve estar familiarizado com algumas dessas dicas. Se você ainda não leu, eu sugiro que o faça! Ele estabelece a base para como para adicionar os sabores que verá a seguir.

Frutos inteiros vs. misturados ou sumos

Em geral, a melhor maneira de infundir verdadeiramente a sua kombucha caseira com o máximo de sabor é adicionar puré (misturado) de fruta, ou sumo de fruta. Dessa forma, o fruto torna-se um só com a bebida! Por outro lado, quando pedaços de fruta inteira são mergulhados numa infusão de kombuchá, muito menos sabor é transferido da fruta para a bebida.

Se achar que a fruta que está a utilizar não é naturalmente tão doce como gostaria, pode sempre adicionar uma pitada de açúcar ou um pouco de mel no liquidificador juntamente com a fruta.

Como adicionamos sabor a fruta à kombucha: misture a fruta escolhida com algumas onças de kombucha simples e deite algumas onças do puré em garrafas quase cheias de kombucha que tenham terminado a fermentação primária.

O seu processo

Acho que devo dizer desde já que não vou incluir quantidades exactas ou instruções detalhadas para cada sabor desta lista - mas é claro que vou dar algumas dicas. Ao ler as seguintes ideias de sabores, deixe-as servir de guia - mas sinta-se à vontade para experiência As quantidades variam consoante a quantidade de kombucha que está a engarrafar. Tenha também em conta o tipo de método ou máquina que está a utilizar e lembre-se de que poderá ter de fazer algumas modificações.

Por exemplo, utilizamos um Vitamix O Vitamix é uma besta, e pode facilmente misturar beterrabas cruas inteiras, pedaços de raiz de gengibre com casca, cenouras duras, ou qualquer outra coisa que nós colocamos lá! Torna tudo mais suave e sedoso. Se estiver a utilizar um liquidificador diferente, poderá ser necessário fazer um pouco mais de preparação prévia. Por exemplo, cozer ligeiramente a vapor beterrabas cruas antes de as misturar, ou remover a pele dura de um dióspiro.

Tem polpa? Pessoalmente, não nos importamos com uma kombucha ligeiramente polposa. No entanto, se quiser uma bebida mais limpa, pode querer usar um espremedor em vez de uma liquidificadora. Ou então, coe o seu puré misturado antes de o adicionar à garrafa - especialmente no caso de bagas com sementes! Finalmente, também pode verter o produto final através de um coador de funil após a segunda fermentação, mesmo antes de o consumir.

Sem mais delongas, e sem nenhuma ordem em particular, aqui estão os Homestead and Chill...

18 MELHORES SABORES SAZONAIS DE KOMBUCHA

1) Qualquer coisa com gengibre

A raiz de gengibre fresca é uma adição fantástica e picante à kombucha. Também ajuda a aumentar a carbonatação! Enquanto continua a ler, praticamente todos os sabores de kombucha desta lista combinam maravilhosamente com gengibre! Em vez de misturar, também pode ralar ou cortar pequenos pedaços de gengibre e colocá-los na garrafa durante a segunda fermentação. O gengibre em infusão infunde o seu sabor muito melhor do que os pedaços de fruta em infusão!

2) Beterraba & amp; Amigos

Tal como o gengibre, a beterraba vermelha combina bem com uma grande variedade de outras frutas amigas! Gostamos especialmente de morango-beterraba , beterraba misturada com sumo de laranja fresco e beterraba e gengibre A adição de beterraba na segunda fermentação da kombucha também leva a uma carbonatação séria - por isso, cuidado com as "bombas de beterraba"! Com a sua efervescência frisante e a sua cor intensa (que mancha), podem ser particularmente confusas. No entanto, não deixe que isso o dissuada de fazer sabores de beterraba!

Mais uma vez, basta colocar pedaços de beterraba crua na Vitamix e misturá-los com algumas onças de kombucha simples (ou sumo de laranja/limão) até ficarem homogéneos. Antes de termos uma Vitamix, descascava-as e cozinhava-as ao vapor no fogão até ficarem tenras para o garfo e depois misturava-as.

3) Limonada de morango

Quem não gosta de limonada de morango? A kombucha de morango também é uma coisa divina! Este sabor surgiu da nossa "necessidade" de encontrar mais formas de utilizar os nossos limões Meyer do quintal. Em vez de adicionarmos as habituais poucas onças de kombucha simples aos morangos maduros na liquidificadora, substituímo-los por sumo de limão espremido na hora. Esta combinação doce e azeda é fantástica. Também descobrimos que ao adicionarcítrico, a kombucha fica um pouco menos carbonatada - o que pode ser uma coisa boa, uma vez que o morango pode, por vezes, ficar demasiado efervescente por si só.

4) Canela de maçã

Este é um dos nossos sabores de kombucha preferidos, especialmente quando a macieira do nosso quintal está a dar frutos, ou quando as quintas locais aumentam no outono! Ao misturar maçãs frescas e algumas pitadas de canela em pó, a kombucha acabada sabe a uma combinação vencedora de sumo de maçã com especiarias e vinagre de cidra de maçã.

Na verdade, normalmente também temos sumo de maçã biológico engarrafado em casa. É o que eu bebo quando o meu nível de açúcar no sangue baixa - diabético tipo 1 aqui! Por isso, se alguma vez tivermos falta de fruta fresca no dia de engarrafar a kombucha, usamos sumo de maçã engarrafado e canela como uma solução fácil e saborosa. A canela também ajuda a reduzir os picos de açúcar no sangue!

Sim! Isso é uma garrafa de cerveja inteira.

5) Manga e lima

Uma verdadeira festa tropical numa garrafa. Se ainda não descobriu este truque, saiba que tanto a manga como a papaia maduras são absolutamente de morrer quando comidas com sumo de lima fresco por cima! Por isso, implementámos a mesma noção com algumas mangas da Califórnia na nossa kombucha algumas vezes, e não desiludiu. Basta misturar pedaços de manga madura sem pele com sumo de lima fresco espremido e adicionarpara a sua kombucha acabada na segunda fermentação.

6) Sumo de laranja fresco

Não sei bem porquê, mas normalmente não comemos muitas laranjas. Demasiado confusas? Não sei. Mas quando os pais do Aaron nos deram uma caixa enorme das suas laranjas Valência caseiras e super doces, tivemos de lhes dar bom uso! E deixem-me dizer-vos... agora compramos laranjas quando estão na época, só para as adicionar à kombucha! Não podia ser mais simples nem mais delicioso. Esprema as suas próprias laranjas frescas e adicioneSumo para a tua bebida. Boom. Luz do sol numa garrafa! Como o truque do sumo de maçã, algumas onças de sumo de laranja orgânico engarrafado também são uma excelente adição à kombucha numa pitada .

7) Frutos de caroço

Pêssegos, ameixas, alperces, nectarinas, pluots - é só escolher! Todos os frutos de caroço criam sabores estelares de kombucha. Uma vez que também são tão deliciosos para comer, e não os cultivamos nós próprios, muitas vezes hesito em fazer um lote completo de kombucha usando apenas um tipo ou fruto de caroço precioso. Assim, fazemos muitas misturas divertidas com estes! Ameixa e melão, pêssego e morango, ou mesmo muitos tipos de caroçofruta misturada.

8) Lavanda de amora

Oooh, lavanda huh? Tenho a certeza que consegues descobrir como incluir amoras na kombucha, mas que tal lavanda, ou outras ervas aromáticas e flores? É muito fácil criar um "xarope" simples com infusão de flores para adicionar à sua kombucha! Eu uso o termo "xarope" de forma vaga porque não estou interessado em criar um xarope super doce e espesso. O que fazemos é mais como fazer uma chávena de chá!

Utilizando um infusor de chá de folhas soltas, um pano de algodão ou outro material de tecido apertado mas respirável, mergulhe uma mão-cheia de flores de alfazema frescas ou secas numa chávena de água quente. Adicione algumas colheres de sopa de açúcar para fazer um xarope ligeiramente doce. Em seguida, deite-o juntamente com as amoras (e a kombucha simples, se necessário) na liquidificadora. Escusado será dizer que este tipo de xarope de alfazema pode ser adicionado diretamente akombucha simples - ou misturada com outros frutos também! Uma vez fiz uma kombucha com sabor a lavanda e melada que era fantástica.

9) Aromas com infusão de ervas

Para além de criar um xarope de alfazema leve (descrito no ponto 7 acima), muitas outras ervas podem ser utilizadas e infundidas da mesma forma! Por exemplo, mergulhar ramos de alecrim para criar um alecrim e citrinos Outra opção deliciosa é usar a kombucha. hortelã com morango e lima - estilo mojito! A hortelã é suficientemente tenra para poder ser facilmente misturada com fruta em vez de ser mergulhada, se preferir. No entanto, como o alecrim e a alfazema são muito lenhosos, eu optaria por uma infusão.

10) Cenoura

Aqui está uma opção mais saborosa para si! No entanto, as cenouras também podem ser bastante doces! Durante a nossa época de cenouras caseiras, adoramos misturar cenouras cruas para dar sabor à kombucha. Um espremedor seria realmente ideal para este caso. Para um impulso nutricional adicional e um toque de sabor, experimente misturar ou ralar um pequeno pedaço de raiz de curcuma fresca Se isso lhe parecer demasiado saboroso e vegetal, as cenouras também combinam na perfeição com sumo de laranja, gengibre ou maçã.

11) Maracujá

Tem razão. Sinto-me um pouco culpada por ter o maracujá nesta lista, porque não é o fruto mais fácil de obter para a maioria das pessoas. Além disso, é necessária uma boa quantidade para fazer uma quantidade modesta de sumo. Mas se for magicamente abençoado com uma abundância de maracujá na sua vida, como nós somos, tem de o experimentar! O maracujá, também conhecido como lilikoi, é um dos melhores sabores de kombucha que existe.

Para extrair o sumo do maracujá, colocamos as suas entranhas num coador de malha fina, pousado sobre uma tigela maior. Depois, com uma espátula de borracha, esmago e mexo as sementes polpudas uma e outra vez até o sumo se separar e escorrer por baixo.

12) Caqui

Alguém encomendou cair numa garrafa A kombucha de dióspiro é, para mim, o equivalente a um latte de abóbora com especiarias. Se embarcar nesta viagem, não se esqueça de comprar Fuyu Os diospiros - os mais atarracados que fazem lembrar uma mini abóbora - e não os diospiros hachiya! Os Fuyu são excelentes para comer frescos como uma maçã, enquanto os hachiya são amargos e deixam uma sensação de pele na boca, a não ser que estejam bem maduros ou cozidos.

Tanto pela decoração da lareira como pela fruta que estamos a usar, nota-se que estamos no inverno!

13) Gengibre com mirtilo

Uma dica que ouvi recentemente foi a de criar um molho de mirtilos fervendo mirtilos, um pouco de açúcar e gengibre ralado opcional no fogão antes de o adicionar à kombucha. Ótimo! (Deixe arrefecer antes de misturar!)

14) Limão Zinger

Quando quiser fazer uma pausa nos sabores mais doces da kombucha, esta é uma óptima opção. Temos a sorte de ter limões Meyer doces para fazer sumo, por isso, se estiver a usar limões normais, pode querer adicionar apenas uma pitada de açúcar ou um pouco de mel à garrafa. Para além de utilizar o limão e o gengibre como sabores isolados, também são excelentes em conjunto com a maioria dos outros sabores desta lista!

15) Melão

Devido ao seu alto teor natural de água, a melancia é especialmente fantástica para o sabor da kombucha. Outros melões também valem a pena... como o melão e o melão-de-são-caetano! Como o melão pode ter um sabor bastante subtil, é especialmente importante usar melões bem maduros para obter a melhor kombuchaMisturo frequentemente melão com outros frutos da época durante os meses de verão.

16) Manjericão de morango

Tenho de admitir que misturar manjericão e morangos nem sempre dá a kombucha mais bonita, pois as cores podem ficar um pouco confusas. Mas faça-o na mesma, porque tem um sabor maravilhoso! Basta misturar alguns folhas frescas e tenras de manjericão Depois, adicione algumas onças desse puré na garrafa com a sua kombucha acabada para segunda fermentação.

17) Lima-framboesa

Para evitar uma kombucha com sementes, é melhor fazer um molho no fogão e/ou coar antes de engarrafar. Ou, como nós, simplesmente abraçar as sementes!

18) Liso

Às vezes é bom deixar a kombucha brilhar por si só - especialmente se estiver a usar chás saborosos e de alta qualidade na sua preparação! Para não mencionar que esta opção é a menos complicada.

Já está a sentir sede?

Aqui estão as nossas melhores escolhas para sabores sazonais de kombucha. O que achas? Viste algumas combinações novas que mal podes esperar para experimentar? Não te esqueças de dizer se gostaste delas! Esqueci-me de algum dos sabores mais saborosos de kombucha que adora fazer em casa? Diga-nos nos comentários.

Obrigado por estarem sintonizados! Sintam-se à vontade para colocar questões e espalhem o amor pela boquinha partilhando este artigo. Saúde!

Irina Ross é uma entusiasta apaixonada por comida e a mente criativa por trás do popular blog Blog about Food. Com um profundo apreço pelas artes culinárias, o blog de Irina se tornou um recurso obrigatório para os amantes da gastronomia que procuram receitas deliciosas, dicas culinárias e avaliações de restaurantes. Seu amor pela comida começou desde muito jovem, quando ela contribuía com entusiasmo na cozinha ao lado da mãe e da avó, cultivando o paladar e desenvolvendo um olhar apurado para sabores e apresentação. À medida que foi crescendo, a curiosidade de Irina levou-a numa viagem culinária pelo mundo, explorando diversas cozinhas e incorporando diversos ingredientes nas suas receitas únicas. Seu blog serve como uma plataforma para compartilhar suas incríveis aventuras culinárias, simplificando pratos complexos para cozinheiros domésticos e, ao mesmo tempo, incentivando-os a explorar novos sabores e técnicas. O estilo de escrita caloroso e compreensível de Irina atrai os leitores, tornando seu blog um destino encantador e esclarecedor para quem busca inspiração, receitas deliciosas e uma compreensão mais profunda do mundo da comida.