Receita de rabanetes fermentados com aneto e alho

  • Compartilhar Isso
Irina Ross

Os alimentos fermentados são assim ótimo para si, melhorar a saúde intestinal, a inflamação, a digestão, a imunidade geral e muito mais Os alimentos fermentados orgânicos, verdadeiramente "vivos", podem custar um bom dinheiro na mercearia! Assim que tiver alguns dos utensílios básicos à mão, podem custar-lhe literalmente nada para fazer - se estiver a utilizar produtos cultivados em casa - ou pode ser muito Não é caro se for buscar produtos biológicos ao mercado do agricultor ou à mercearia local. Então, que tal fazermos rabanetes fermentados em casa?

Aqui está um dos receitas de fermento mais simples Não só é super fácil de fazer, como também é uma das nossas receitas favoritas! Não precisa de ser fã de rabanetes para apreciar esta receita! O seu perfil de sabor muda completamente, passando de picante a muito suave, picante e picante, uma vez fermentado. Mesmo as pessoas que desprezam rabanetes gostam de os comer desta forma! Um bónus adicional é que os rabanetes são uma cultura fácil de cultivar em casa e amadurecem muito rapidamente, tornando-os um companheiro perfeito para esta receita rápida e simples. (Saiba como cultivar rabanetes aqui)

Uma mão-cheia de rabanetes cultivados em casa, prontos para serem consumidos frescos ~ ou para fermentar!

SUPRIMENTOS

  • Um recipiente de fermentação - Para pequenos lotes de rabanetes fermentados, como este, pode usar um frasco de litro ou de litro - um frasco de litro é o que é mostrado aqui, por isso é a receita que vamos seguir hoje. Normalmente, usamos estes frascos de meio galão. Se estivermos a fazer um lote grande de algo, podemos até encher dois de cada veztempo e acabamos com um galão de produto fermentado no total!
  • Tampa de fermentação ou dispositivo de fecho de ar - A utilização de uma tampa feita para o processo de fermentação é ideal, o que torna o trabalho muito mais fácil e bastante infalível, embora uma tampa de frasco normal possa ser utilizada com alguns ajustes. Exemplos de tampas de fermentação incluem um dispositivo tudo-em-um como uma tampa Kraut Source, ou a utilização de uma combinação de itens como um peso de vidro ou cerâmica juntamente com outro tipo de tampa de fecho de ar.O raciocínio e a utilização são apresentados na secção de instruções abaixo.
  • Rabanetes biológicos - aproximadamente 1 molho para um frasco de 1 litro
  • Sal -não iodado, de preferência sal marinho
  • Água filtrada
  • Endro fresco - 1 molho
  • Alho - 2 a 4 dentes de alho
  • Opcional: grãos de pimenta, malaguetas ou flocos de malagueta vermelha

DIRECÇÕES

1) Limpe os seus materiais

Não, não é necessário que estejam extremamente limpos ou "esterilizados" - na verdade, é necessário nunca usar lixívia ou mesmo sabão nos seus utensílios de fermentação! O resíduo pode ficar e tornar as coisas realmente "estranhas". Pulverizamos os nossos com vinagre branco simples Depois enxaguo bem com água quente e pronto, faço o mesmo com as minhas mãos.

2) Preparar os rabanetes

Retirar as verduras e lavar bem os rabanetes . Podes comer essas verduras, sabias? Refogar as ervilhas faz com que não fiquem com espinhos, ou pelo menos compostá-las, ou dá-las às galinhas.

Corte os rabanetes em tamanhos de mordida. Para rabanetes menores, alguns podem ser deixados em fatias redondas inteiras. Para rabanetes maiores, eu os corto em metades ou até mesmo em fatias de um quarto. Nós atiramos para fatias de cerca de ⅛ polegadas de espessura. Acho que esse tamanho mantém os rabanetes fermentados ainda bastante estaladiço, Pode fazer as suas mais finas ou mais grossas, como preferir, mas elas vão fermentar bem na mesma!

Cultivamos sempre muitas variedades de rabanetes na horta, incluindo alguns tipos mais tradicionais, alguns daikon, e alguns muito originais com cores variadas. Pode usar qualquer tipo!

3) Adicionar o tempero

No fundo do recipiente de fermentação escolhido, adicionar alguns ramos de endro acabados de lavar e um ou dois dentes de alho Se não gostar de endro ou de alho, pode não usar nenhum dos dois e manter a receita super simples! Ou se adorar alho, pode adicionar mais. Encontramos cerca de 1-2 dentes de alho num frasco de 1 litro, e 3-4 dentes por frasco de meio galão é o nosso ponto ideal .

Para o montante de aneto Se comprar as embalagens de plástico mais pequenas, diria que deve usar metade para um frasco de um litro e a totalidade para um frasco de meio galão. Se conseguir obter um ramo de endro maior e mais solto, geralmente usamos cerca de um quarto para um frasco de um litro e metade do ramo para um frasco de meio galão (embora muitas vezes façamos dois meios galões de cada vez, utilizando assim o ramo inteiroNão precisa de ser exato.

Também pode ser criativo aqui e ir além do que esta receita básica está a pedir. Por exemplo, adicionar uma pitada de grãos de pimenta, um pedaço de gengibre fresco ou curcuma, uma pitada de flocos de malagueta vermelha ou mesmo uma malagueta inteira - É essa a beleza da fermentação. As opções de criatividade são infinitas. Não se esqueça de que os sabores normalmente também se suavizam quando fermentados, como é o caso das pimentas picantes que se tornam muito menos picantes do que quando são consumidos crus ou mesmo cozinhados depois de fermentados.

Passo 3 e 4 - Adicione alguns temperos e comece a encher o frasco de rabanetes!

4) Embalar o frasco

Comece a adicionar os rabanetes cortados ao frasco. Ao fermentar, é melhor tentar colocar o mesmo número de rabanetes no frasco Se está a passar por este processo, mais vale maximizar a quantidade de alimentos cultivados que obtém no final! Isto também reduzirá a quantidade de salmoura necessária e a quantidade de ar que pode ficar retido no interior. Por isso, quando estiver a colocar os rabanetes no frasco, não atire apenas punhados ao acaso.

Tentamos colocá-los pouco a pouco, de modo a que fiquem todos encostados uns aos outros, reduzir as bolsas de ar Normalmente, encho metade do frasco com os rabanetes cortados às rodelas, depois acrescento outra pequena camada de endro e um dente de alho a meio, e continuo a colocar mais legumes até o frasco estar totalmente cheio.

5) Fazer uma salmoura

O rácio normal de salmoura para legumes fermentados é 1 colher de sopa de sal marinho ou sal kosher por 2 chávenas de água filtrada Não utilize sal de mesa normal ou sal que tenha sido iodado de outra forma. Se o tiver sido, a embalagem indicará que o foi. Isto prejudica o processo de fermentação.

O objetivo é mexer e dissolver o sal na água filtrada, pelo que esta terá de estar à temperatura ambiente ou ligeiramente mais quente. Normalmente, fazemos a salmoura numa panela no fogão, mas em lume muito brando, apenas até o sal se dissolver. Não se deve adicionar salmoura quente ao fermento, mas quente não faz mal.

Normalmente, pomos isto no fogão enquanto estamos a preparar os rabanetes. Desta forma, se acidentalmente ficar um pouco quente demais, tem tempo de arrefecer antes de o adicionar. Com um frasco de legumes completamente cheio, descobrimos que 2 chávenas de salmoura são suficientes para cada frasco de 1 litro - duplique tudo se utilizar frascos de meio galão.

6) Deitar

Deite lentamente a salmoura no frasco, até que os rabanetes estejam completamente cobertos. É provável que haja bolsas de ar presas no frasco, por isso bata um pouco e agite-o para tentar fazê-las subir. Também pode utilizar um martelo de madeira para kraut ou um tamper para pressionar os rabanetes para baixo e libertar algum ar.

7) Adicionar um peso

Alguns rabanetes tentarão flutuar à superfície, mas têm de ficar submersos abaixo do nível da salmoura. Se ficarem a flutuar e em contacto com o ar, pode desenvolver-se bolor! As tampas de aço inoxidável da Fonte Kraut que utilizamos têm uma placa plana e uma mola no interior que ajudam a conseguir isto facilmente, actuando como um peso para manter tudo no chão. Outra opção é utilizar um peso de cerâmica ou de vidroAlgumas pessoas são engenhosas e utilizam outros objectos limpos que cabem dentro do seu recipiente, como uma pedra cozida ou um frasco de vidro mais pequeno.

Dica útil: Mesmo que utilize um peso ou um dispositivo Kraut Source, por vezes os pedaços de rabanetes fermentados picados podem escorregar à volta deles. Para manter os flutuadores afastados, utilizamos frequentemente um uma folha grande de couve, de couve-galega ou de outra verdura forte para fazer uma "tampa". O Kraut Source faz um ótimo trabalho ao manter os vegetais a flutuar nos frascos de meio litro, mas normalmente adicionamos uma "tampa de couve" aos frascos maiores de meio galão.

8) Cobertura

Em seguida, o frasco ou recipiente onde está a fermentar deve ser coberto com uma tampa bem apertada. é preferível utilizar uma tampa de fecho hermético concebida para a fermentação. Estas permitem a libertação de qualquer excesso de ar e dióxido de carbono que é produzido durante a fermentação, sem permitir a entrada de ar novo ou de qualquer outra coisa. Esta é uma das razões pelas quais nós realmente adoramos as tampas Kraut Source! Elas não só têm a mola e a placa que mantém tudo submerso, mas também têm um pequeno fosso no topo que se enche com água, criando assim um bloqueio de ar.

Há muitas outras tampas de fermentação para frascos de pedreiro por aí também! Aqui estão alguns tipos de bocal de silicone. Estes teriam de ser usados em conjunto com um peso de algum tipo, como estes de vidro. Se não estiver a usar uma câmara de ar, pode apertar firmemente uma tampa normal, mas depois certifique-se de que "arrota" rapidamente os seus frascos de poucos em poucos dias para libertar o dióxido de carbono acumulado.

Etapas 6, 7 e 8: Verter a salmoura, pressionar e bater para retirar o ar retido e, em seguida, cobrir com uma tampa de fermentação com fecho de ar!

9) Fermentar os rabanetes!

Depois de tudo pronto, deixe os rabanetes fermentados repousar no r temperatura ambiente durante 7-14 dias O tempo depende da sua preferência pessoal de sabor e da temperatura da sua casa. Nós deixamos a maioria dos nossos fermentos fermentar durante cerca de 10-14 dias. Condições mais quentes fermentam as coisas mais rapidamente, e as mais frias fazem exatamente o oposto. A temperatura ideal de fermentação é de cerca de 70-75 graus Fahrenheit. Se for verão e a sua casa estiver mais quente do que isso, tente encontrar uma temperatura ligeiramentelocal mais fresco para a sua embarcação.

Notas durante a fermentação:

Durante a fermentação, notará que os rabanetes fermentados começam a sofrer alterações. Os lactobacilos estão a trabalhar para converter os amidos dos alimentos em ácido lático, que os conserva. No processo, forma-se dióxido de carbono, pelo que provavelmente verá alguns atividade de borbulhar Os rabanetes fermentados também começarão a mudar de cor Se utilizar os tradicionais rabanetes vermelhos e brancos, a cor da sua pele começará a sangrar e a tingir tudo de uma cor-de-rosa bonito A salmoura recebe nublado e isso é perfeitamente normal!

Se estiver a usar uma tampa Kraut Source, fique atento ao seu pequeno fosso cheio de água, certificando-se de que tem sempre um pouco de água limpa lá dentro. No entanto, não seca facilmente. Por outro lado, os nossos recipientes normalmente transbordam da tampa durante os primeiros dias de fermentação. Esteja avisado de que o seu pode fazer o mesmo! Por isso, nós sempre colocar os frascos num prato ou numa tigela para apanhar o excesso de água Quando a atividade inicial diminuir (cerca de 5 dias depois), o fosso pode secar e será necessário adicionar mais água.

Outra coisa que se pode notar durante a fermentação é uma ligeira odor. É perfeitamente normal! Para ser sincero, alguns fermentos podem cheirar mal bem peidorreiro . prometo que sabem melhor do que cheiram!

Aqui pode ver que a cor começa a sangrar e a salmoura começa a ficar turva. O peso do dispositivo Kraut Source também está a comprimir os rabanetes.

10) Refrigerar

Quando terminar o tempo, retire a "tampa da couve" e a tampa de fecho hermético, substitua-a por uma tampa normal e coloque o fermento pronto no frigorífico A maioria dos alimentos fermentados são bons para vários meses Já desfrutámos de kraut quase um ano depois de ter sido feito - embora normalmente o comamos mais depressa do que isso!

11) Desfrutar!

Agora é altura de alimentar a sua barriga com alimentos fermentados em casa ricos em probióticos! Adoramos usar estes rabanetes fermentados como cobertura de salada, ou em cima de vegetais salteados com lentilhas. Também podem ser utilizados em salada de ovo, como um pickle num prato de hor d'oeuvre com queijo e bolachas, ou simplesmente petiscar simples!

Uma salada de jardim com alface romana, rúcula, espinafres, ervilhas, rabanetes daikon crus e rabanetes fermentados. 100% cultivada em casa, exceto os frutos secos e as sementes, claro!

Não deite fora a salmoura O líquido também está repleto de probióticos e enzimas benéficas, à espera de fazer a sua barriga feliz. Sabia que se vendem restos de salmoura de fermentação, comercializados como "tiros no estômago" Gostamos de regar as saladas com azeite como tempero, ou até mesmo tomar pequenos goles de azeite puro!

Agora, já podes ir!

Vai fazer os teus próprios rabanetes fermentados insanamente saudáveis. Não fiques nervoso! Se seguir estes passos, é realmente muito difícil "fazer asneira". Em todos os nossos anos de fermentação, NUNCA se formou bolor num recipiente de fermentação. É certo que já fizemos algumas misturas estranhas de que não gostámos tanto como outras, mas nunca ficámos doentes. Esteja à vontade para me fazer qualquer pergunta!

Curioso para saber mais sobre porque é que os alimentos fermentados são tão bons para a sua saúde? Veja este post que fala tudo sobre o assunto!

É um aprendiz visual? Clique nas setas à direita para ver os slides.

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Deanna Talerico

Gostou? Partilhe! Obrigado por estar aqui.

Irina Ross é uma entusiasta apaixonada por comida e a mente criativa por trás do popular blog Blog about Food. Com um profundo apreço pelas artes culinárias, o blog de Irina se tornou um recurso obrigatório para os amantes da gastronomia que procuram receitas deliciosas, dicas culinárias e avaliações de restaurantes. Seu amor pela comida começou desde muito jovem, quando ela contribuía com entusiasmo na cozinha ao lado da mãe e da avó, cultivando o paladar e desenvolvendo um olhar apurado para sabores e apresentação. À medida que foi crescendo, a curiosidade de Irina levou-a numa viagem culinária pelo mundo, explorando diversas cozinhas e incorporando diversos ingredientes nas suas receitas únicas. Seu blog serve como uma plataforma para compartilhar suas incríveis aventuras culinárias, simplificando pratos complexos para cozinheiros domésticos e, ao mesmo tempo, incentivando-os a explorar novos sabores e técnicas. O estilo de escrita caloroso e compreensível de Irina atrai os leitores, tornando seu blog um destino encantador e esclarecedor para quem busca inspiração, receitas deliciosas e uma compreensão mais profunda do mundo da comida.