Sexo da abóbora: Como polinizar manualmente a abóbora para evitar a podridão final e aumentar os rendimentos

  • Compartilhar Isso
Irina Ross

Já alguma vez tentou cultivar abóbora, mas, para seu desânimo, a promissora abóbora apodrece e cai em vez de crescer? Bem... isso deve-se muito provavelmente à falta de polinização! Mas não se preocupe! Há uma solução muito fácil. Tem a ver com "os pássaros e as abelhas" ~ ou a falta deles!

Vamos explorar a diferença entre flores masculinas e femininas, e exatamente porquê, quando e como polinizar manualmente as suas plantas de abóbora. Veja o vídeo no final deste post para me ver a polinizar as nossas. Depois, passe pelo nosso Guia de Cultivo de Abobrinhas e Abóboras de verão para obter ainda mais dicas.

Muitas pessoas interrogam-se sobre o padrão nas folhas. Não, não se trata de míldio ou doença, embora tenha um aspeto semelhante! Muitas variedades de abóbora e melão têm um padrão natural de folhas variegadas. Esta abobrinha Dunja é, de facto, naturalmente resistente ao oídio! O míldio tem normalmente um aspeto um pouco menos uniforme, mais saliente e felpudo, e começa primeiro na parte inferior das folhas.

Porquê polinizar manualmente a abóbora?

Quando uma flor de abóbora fêmea não é polinizada, o pequeno fruto anexado não consegue prosperar e desenvolver-se. Ficará atrofiado, começará a apodrecer a partir da extremidade da flor e acabará por morrer e cair. Por conseguinte, se quiser garantir que as suas plantas produzem frutos comestíveis para que possa desfrutar, a polinização manual pode aumentar consideravelmente o seu sucesso - e os seus rendimentos!

Esta ideia aplica-se às abóboras de verão, como as abobrinhas ou as abóboras de pescoço torto, bem como às abóboras de inverno, como as butternut, as abóboras ou as abóboras de bolota. Também pode utilizar o mesmo método para polinizar manualmente pepinos e melões.

Se vive num local com uma estrutura robusta, população de abelhas saudável Mesmo aqui no nosso jardim, que está repleto de plantas amigas dos polinizadores e cheio de abelhas, verificamos que algumas abóboras ainda caem devido à falta de polinização! Por isso, continuo a polinizar à mão regularmente. Quer dizer, porque não garantir o sucesso?

Para uma lista de plantas que ajudam a atrair polinizadores para o seu jardim consulte o nosso artigo "As 23 melhores plantas para polinizadores"!

Flores de abóbora macho vs fêmea

A primeira coisa que precisa de saber se quiser polinizar abóboras à mão é como distinguir as flores masculinas das femininas e o papel de cada uma delas na polinização e no desenvolvimento dos frutos! Tal como acontece com muitas coisas neste mundo, são necessários um macho e uma fêmea para criar uma nova vida.

A feminino A flor de abóbora é mais facilmente identificada pela pequena fruto de abóbora imaturo Além disso, se espreitarmos para o interior da flor, as partes interiores são mais arredondadas e curvilíneas. A isto chama-se a sua estigma .

Pelo contrário, um masculino A flor de abóbora não tem qualquer tipo de fruto, mas sim uma haste lisa e reta na extremidade da flor. Dentro está o seu antera - um apêndice com uma ponta coberta de pólen. Ver as imagens abaixo.

Como fazer a polinização manual da abóbora

Para fazer a polinização manual da abóbora, basta transferir algum pólen da antera da flor masculina para o estigma da flor feminina Mas vamos ver algumas dicas.

Pode utilizar alguns métodos diferentes para transferir o pólen da flor masculina para a feminina. Algumas pessoas arrancam completamente a flor masculina, retiram as pétalas e esfregam a antera diretamente no estigma feminino. Pessoalmente, não gosto muito deste método... Prefiro deixar a flor no sítio para as abelhas , ou para utilização posterior! Outros usam um cotonete. Na minha experiência, muito do pólen adere ao cotonete, o que faz com que haja menos transferência de pólen de flor para flor.

Isto leva-nos ao meu método preferido: utilizar uma pincel! Basta recolher um pouco de pólen do macho, espalhar um pouco no estigma da fêmea (ou de muitas senhoras) e está feito! A utilização de um pincel é realmente eficaz, mas também é divertida e elegante! Note que normalmente utilizo um pincel mais pequeno para polinizar à mão do que o que é mostrado no vídeo e nas fotografias.

Recolher o pólen do macho e depositá-lo na fêmea. Bum! Feito.

Uma vez que o pólen tenha sido transferido para a flor da dama, ela ficará feliz. A abóbora imatura agora cresce grande e forte! Lembrar, Maior nem sempre é melhor - especialmente no mundo das abobrinhas! Preferimos colher as nossas abóboras num tamanho médio, pois quando se deixa as abóboras crescerem demasiado, elas tornam-se mais duras, espinhosas e sem sementes.

Quando fazer a polinização manual da abóbora

Dê-lhes um pouco de amor assim que abrirem! E por amor, quero dizer pólen, claro.

Descobri que a maior parte das nossas abóboras abrem de manhã, No entanto, por vezes, podem abrir a várias horas do dia, pelo que a manhã não é necessariamente uma garantia constante. Se perder a floração inicial - não se preocupe! Normalmente, é possível abrir cuidadosamente as flores que já se abriram e fecharam para aceder ao seu interior durante alguns dias. Isto aplica-se tanto às flores masculinas como às femininas, o que é mais uma razão para não apanhar os machos!

Por falar em homens e mulheres... Ouço muitas vezes falar de pessoas que experimentam frustração No início da estação, algumas plantas de abóbora produzem mais intensamente uma ou outra, mas vão-se igualando à medida que a planta amadurece, normalmente em poucas semanas! Aguenta firme.

Quatro dias após a polinização manual, a abóbora está a crescer rapidamente!

Para ajudar a garantir que haverá uma boa mistura de flores masculinas e femininas abertas na mesma altura, temos sempre cultivar várias plantas de abóbora Sabias que podes usar o pólen de uma planta de abóbora para polinizar a fêmea de outra planta, mesmo que seja de uma variedade diferente? Sim, podes!

Polinização cruzada de abóbora

A sua planta de abóbora está a dar frutos, com falta de flores masculinas ou femininas? A boa notícia é que: qualquer abóbora macho pode ser utilizada para polinizar uma flor fêmea de uma variedade diferente da família das abóboras de verão Por exemplo, pode utilizar um macho de abóbora amarela para polinizar uma fêmea de abobrinha verde. Além disso, isto também é válido para a família das abóboras de inverno ou duras! As abóboras, as abóboras-manteiga, as abóboras de bolota, as abóboras de esparguete ou semelhantes podem ser utilizadas para se polinizarem mutuamente.

Verdade seja dita, num aperto - qualquer abóbora pode tecnicamente polinizar qualquer outra abóbora, independentemente de se tratar de uma variedade de verão ou de inverno. No entanto, ouvi dizer que se obtém um melhor desenvolvimento dos frutos utilizando os tipos de verão para os tipos de verão e os tipos de inverno para os tipos de inverno.

Após a polinização cruzada, os frutos de abóbora resultantes continuarão a desenvolver-se na variedade designada da planta-mãe. No entanto, irá provável tem problemas se tentar guardar semente desse fruto para crescer mais no futuro. A geração seguinte não se reproduzirá corretamente devido à polinização cruzada que ocorreu. O fruto que cresce a partir dessas sementes guardadas resultará em algo diferente de qualquer uma das plantas-mãe.

No entanto, não se esqueça de que as abelhas efectuam naturalmente a polinização cruzada das abóboras no seu jardim A única maneira de evitar isso é cultivar apenas uma variedade de abóbora num ambiente controlado. A maioria dos jardineiros que conheço gosta de plantar mais do que uma variedade de abóbora!

Em vez de tentarmos guardar as abóboras, simplesmente compramos mais sementes novas de tempos a tempos. Sim, é possível cultivar plantas com sucesso a partir de sementes que já passaram da data de validade! Além disso, obter sementes frescas permite-nos experimentar novas variedades. É aí que reside a beleza da jardinagem - experimentar coisas novas!

Então, está pronto para experimentar a polinização da abóbora?

Aqui está um vídeo do processo muito rápido e fácil. Não liguem ao meu sentido de humor.

Visite o nosso canal do YouTube para ver mais vídeos, clicando aqui!

É realmente assim tão simples.

E agora está pronto! Vá à caça de algumas flores de abóbora e ajude-as a ter sexo. Que seja abençoado com muitas abobrinhas saudáveis este verão. Se tiver algumas abóboras grandes e crescidas demais, experimente o nosso Receita de abóbora recheada ao estilo Fiesta! Carregado com arroz selvagem, feijão preto, vegetais, sabor e proteínas... não há como errar.

Espero que tenha sido útil! Não hesite em colocar questões e espalhar o amor sexual pela abóbora ao partilhar este post!

Irina Ross é uma entusiasta apaixonada por comida e a mente criativa por trás do popular blog Blog about Food. Com um profundo apreço pelas artes culinárias, o blog de Irina se tornou um recurso obrigatório para os amantes da gastronomia que procuram receitas deliciosas, dicas culinárias e avaliações de restaurantes. Seu amor pela comida começou desde muito jovem, quando ela contribuía com entusiasmo na cozinha ao lado da mãe e da avó, cultivando o paladar e desenvolvendo um olhar apurado para sabores e apresentação. À medida que foi crescendo, a curiosidade de Irina levou-a numa viagem culinária pelo mundo, explorando diversas cozinhas e incorporando diversos ingredientes nas suas receitas únicas. Seu blog serve como uma plataforma para compartilhar suas incríveis aventuras culinárias, simplificando pratos complexos para cozinheiros domésticos e, ao mesmo tempo, incentivando-os a explorar novos sabores e técnicas. O estilo de escrita caloroso e compreensível de Irina atrai os leitores, tornando seu blog um destino encantador e esclarecedor para quem busca inspiração, receitas deliciosas e uma compreensão mais profunda do mundo da comida.