Mulching 101: Quando, Porquê & Como aplicar mulch no seu jardim

  • Compartilhar Isso
Irina Ross

Nós, os jardineiros biológicos, adoramos falar sobre a cobertura vegetal, e por uma boa razão! A utilização consciente da cobertura vegetal tem um impacto benéfico direto sobre saúde do solo e, por sua vez, a vitalidade das suas plantas. Também pode poupar-lhe água , tempo, dinheiro e esforço Além disso, a cobertura vegetal é uma excelente forma de utilizar materiais que tem no seu quintal e que, de outra forma, poderiam acabar no aterro. Se ainda não utiliza cobertura vegetal no seu jardim, está na altura de o fazer!

Este artigo abordará o que é o mulch, os benefícios que pode proporcionar, a melhor altura do ano para adicionar mulch ao jardim e como aplicá-lo. Também exploraremos várias opções de mulch natural, como composto, casca de árvore ou palha, bem como materiais sintéticos, como o tecido paisagístico.

Divulgação: Este post pode conter links de afiliados para produtos para sua conveniência, como itens na Amazon. Homestead and Chill ganha uma pequena comissão de compras feitas através desses links, sem nenhum custo adicional para você.

Uma paisagem acabada de cobrir com cobertura vegetal - uma visão muito satisfatória!

O que é o Mulch?

Mulch é um termo geral para qualquer material colocado à superfície do solo Na maioria das vezes, são utilizados materiais orgânicos naturais para a cobertura vegetal, como palha, folhas, composto ou aparas de madeira. No entanto, também é comum utilizar produtos de cobertura vegetal sintéticos, como folhas de plástico ou tecido de tapete de ervas daninhas. Ou, por vezes, uma combinação de ambos!

Alguns materiais de cobertura vegetal são espessos e volumosos, enquanto outros são mais finos; muitos são de natureza temporária, enquanto outros são mais permanentes. A cobertura vegetal de jardim pode ser utilizada por uma ou várias razões, como para reduzir a evaporação ou para suprimir as ervas daninhas.

Porquê aplicar mulch no seu jardim?

O solo estéril e exposto é propenso à erosão e ao escoamento de água e/ou nutrientes. É também um alvo fácil para a evaporação rápida. Em contraste, a aplicação de uma boa camada de cobertura vegetal sobre o solo nu aumentará simultaneamente a capacidade do solo de reter a humidade, proteger as plantas e nutrir a teia alimentar viva do solo abaixo.

Benefícios da cobertura vegetal:

  • Um jardim bem tratado precisará de menos água Isso poupa tempo e dinheiro!

  • Os materiais naturais de cobertura vegetal, como o composto, a palha ou a casca fina, decompõem-se lentamente e acabam por ser incorporados no solo, o que proporciona matéria orgânica fresca e nutrientes.

  • Esta ciclagem de nutrientes, combinada com um teor de humidade melhorado, contribui diretamente para melhorar atividade dos microrganismos benéficos e dos vermes Isto leva a uma melhoria global da fertilidade do solo!

  • A cobertura vegetal pode suprimir o crescimento de ervas daninhas - Além disso, reduz a poeira e a erosão.

  • A cobertura vegetal fresca dá-lhe um toque de arrumação, aspeto apelativo para um espaço de jardim.

  • Palha isola As plantas sofrem menos stress quando têm temperaturas estáveis e níveis de humidade uniformes, o que as ajuda a crescer mais vigorosamente.

  • A reutilização de materiais orgânicos naturais encontrados no seu jardim como cobertura vegetal pode reduzir os resíduos Se tem uma grande propriedade com muitas árvores para podar, um triturador de madeira seria um investimento fantástico! Mesmo alguns produtos feitos pelo homem podem ser reciclados em cobertura vegetal, como a utilização de cartão para abafar as ervas daninhas nos caminhos do jardim.

  • Finalmente, as camadas de cobertura vegetal criam um habitat para insectos benéficos Por exemplo, as joaninhas, predadoras de pulgões, gostam de passar o inverno em montes de folhas ou em detritos semelhantes. No entanto, os insectos nocivos também se podem esconder na cobertura vegetal. Portanto, isto é tanto uma vantagem como uma potencial desvantagem.
A cobertura morta ajuda a proteger e a melhorar a teia alimentar do solo - a rede de seres vivos que mantém as plantas saudáveis! Imagem cortesia de Heidelberg Farms via Pinterest

Como aplicar a cobertura vegetal: Melhores práticas

A regra geral é espalhar a cobertura vegetal cerca de dois a quatro centímetros de espessura Quando o mulch é demasiado espesso, pode ser contraproducente e impedir que a água chegue ao solo. Por outro lado, uma camada demasiado fina de mulch pode não impedir adequadamente o crescimento de ervas daninhas ou evitar a evaporação, como pretendido. Depois de aplicar o mulch, pode regá-lo para o ajudar a assentar no lugar (embora não seja necessário).

Nos nossos canteiros elevados, o nosso objetivo é fornecer cerca de 5 cm de cobertura morta de composto. Noutros locais, a nossa cobertura morta de cascalho e casca de árvore tem 3 a 4 cm de profundidade. Tenha em atenção que a recomendação de profundidade pode variar ligeiramente - dependendo do tipo de cobertura morta utilizada, da área em que está a ser aplicada e do tipo de plantas que aí crescem. Por exemplo, algumas pessoas utilizam camadas ainda mais profundas de cobertura morta de palha, uma vez queé muito leve, começa por ser bastante fofo e compacta-se com o tempo.

Preparação da superfície

Poderá ser necessário efetuar algumas trabalho de base antes da cobertura morta (Se o seu objetivo for a supressão de ervas daninhas e estas já estiverem presentes, o melhor é mondar bem a área antes de aplicar o mulch. Ou, se estiver a lidar com ervas daninhas incrivelmente invasivas e persistentes em áreas abertas, como caminhos, considere colocar primeiro uma camada de cartão ou de material sintético mais duradouro, como o tecido geotêxtil de barreira contra ervas daninhas.e um material de cobertura vegetal de aspeto atraente no topo.

Quando evitar a cobertura vegetal (ou não a utilizar)

O contacto constante com a cobertura vegetal húmida pode provocar o apodrecimento dos caules das plantas tenras. Pode também tornar as plantas mais susceptíveis ao ataque de lesmas ou outras pragas escondidas na cobertura vegetal. Isto é especialmente verdade para as plantas recém-plantadas mudas jovens Por isso, normalmente mantemos a nossa cobertura vegetal de jardim recuada pelo menos alguns centímetros à volta da base das plantas nos nossos canteiros elevados (ou pelo menos até estas amadurecerem e se tornarem mais resistentes). árvores Se o tronco da árvore não for bem cuidado, é melhor manter um anel de espaço aberto de cerca de 1 pé à volta do tronco, ou 4 a 6 polegadas de cada lado.

Se está a crescer bolbos ou plantas perenes que morrem no inverno, puxe ligeiramente para trás quaisquer camadas profundas de cobertura vegetal na primavera para promover um crescimento mais rápido. Além disso, tal como a cobertura vegetal faz um excelente trabalho ao sufocar as ervas daninhas emergentes, tenha em mente que pode fazer o mesmo às suas sementes germinadas Por isso, não é aconselhável semear diretamente um monte de sementes de legumes num canteiro e depois aplicar uma cobertura vegetal pesada por cima. Espere para aplicar uma cobertura vegetal espessa até que tudo tenha tido a oportunidade de germinar e crescer alguns centímetros de altura.

Comparado com a foto abaixo (que foi coberta com cobertura morta depois que as mudas estabelecidas foram transplantadas), você pode ver que muito menos cobertura morta foi usada neste canteiro para não sufocar as sementes que foram semeadas diretamente. Uma camada rica de 2 centímetros de composto e casca fina triturada nos nossos canteiros elevados, aplicada após o transplante das plântulas que foram criadas na nossa estufa.

Quando aplicar a cobertura vegetal

A melhor altura do ano para aplicar a cobertura vegetal é entre o início e meados da primavera, e novamente no outono.

Cobertura do jardim em primavera A aplicação de um adubo granulado de libertação lenta na sua horta na primavera é ideal para evitar que as ervas daninhas apareçam à medida que o solo aquece. Se também gosta de adicionar adubo granulado de libertação lenta à sua horta na primavera, sugiro que o polvilhe primeiro sobre a superfície do solo. Em seguida, espalhe o seu novo adubo e regue tudo. Numa hortaNo entanto, uma camada fina de cobertura morta pode ajudar a evitar que a camada superior do solo seque e ajudar na germinação das sementes.

No queda Uma camada fresca de cobertura morta prepara a sua paisagem para os meses frios de inverno que se avizinham. Um cobertor espesso, quente e felpudo de cobertura morta isolará o solo e protegerá as raízes das plantas do frio gelado e da neve. Também evitará que o solo seja lavado com a chuva excessiva. À medida que os materiais orgânicos da cobertura morta se assentam, amadurecem e se decompõem durante o inverno, libertam nutrientes e alimentam a teia alimentar do solo em preparaçãopara a primavera.

Devo mencionar que nem todo o mulch precisa de ser renovado com tanta frequência. O mulch que se decompõe mais lentamente pode precisar de ser renovado apenas uma vez por ano, ou menos. Ou, se estiver ligeiramente compactado ou apenas parcialmente decomposto, considere adicionar apenas uma camada ligeira de 1 polegada em vez de uma nova camada de 2 ou 3 polegadas.

Refrescando a pequena casca e o pau-brasil triturado que usamos na área de jardim do quintal (área de liberdade das galinhas). No primeiro plano da foto, você pode ver a casca mais velha e desbotada em contraste com a nova camada fresca que acabou de ser espalhada além.

Tipos de cobertura vegetal para jardim

Quando se olha para o nosso jardim, não se encontra praticamente nenhum solo exposto. Todas as áreas "abertas" estão cobertas com cobertura vegetal - seja cascalho, casca de árvore, composto ou até mesmo cobertura vegetal viva fornecida por plantas em crescimento. A cobertura vegetal pode (e deve!) ser aplicada a uma vasta variedade de espaços ajardinados Por exemplo, em canteiros de legumes, em zonas de plantas perenes, em canteiros de ervas ou de flores, em caminhos, à volta de arbustos ou debaixo de árvores e até mesmo em vasos de plantas. No entanto, pode querer utilizar diferentes tipos de cobertura morta para áreas distintas!

Veja abaixo uma lista de opções populares de cobertura vegetal para jardim.

Cobertura morta de casca de árvore fresca nos canteiros perenes, cobertura morta de composto fresco nos canteiros vegetativos elevados e cobertura morta de gravilha no meio. O mesmo espaço da fotografia acima, alguns anos mais tarde. Já não se vê a cobertura de casca de árvore na maior parte dos sítios, uma vez que foi tomada por plantas que se espalham e que largam a sua própria folhagem e se cobrem constantemente de cobertura vegetal.

Materiais comuns utilizados para a cobertura vegetal:

  • Palha ou feno Opte por palha ou feno sem sementes. Caso contrário, pode germinar e criar ainda mais "ervas daninhas" no seu jardim. Note que alguma palha ou feno pode ser pulverizada com herbicidas. Informe-se junto do seu fornecedor local sobre as suas práticas de cultivo, ou compre palha orgânica.

  • Casca Pode comprar produtos de casca ensacados ou encomendar casca a granel a uma empresa de produtos paisagísticos. Outra opção é telefonar ao seu podador de árvores local para ver se ele tem alguma aparas de madeira Aconselho vivamente a utilização de casca de árvore natural e não de produtos de casca de árvore tratados ou tingidos. Nota: Há um equívoco comum de que a casca de árvore ou outros produtos de madeira "roubam" azoto do solo. Embora seja verdade que retira algum azoto, é pouco e temporário. Pessoalmente, não me preocupo com isso. Desde que reponha regularmente o solo com fertilizantes suaves e composto (especialmente para canteiros de hortas famintas), o mulch acaba por se decompor para alimentar o solo de qualquer forma.

  • Composto (A textura fina e a densidade de nutrientes do composto fazem dele uma excelente opção de cobertura vegetal para canteiros de hortas, embora não seja tão duradouro para áreas mais amplas. Tenha em mente que o estrume animal fresco não é o mesmo que o estrume compostado bem envelhecido. O estrume fresco pode ser demasiado rico em azoto e potencialmente prejudicarplantas.

  • Folhas ou folhas trituradas (No entanto, as folhas de tamanho grande podem criar um tapete sobre o solo que não permite a troca de água e ar suficientes para o solo. Por isso, é melhor usar folhas trituradas como cobertura vegetal. Uma maneira fácil de triturar folhas é passar por cima delas com o cortador de relva. Depois, tudo é recolhido e cortado em pequenos pedaços perfeitos para a cobertura vegetal.

  • Pedra ou cascalho Cascalho de ervilha, pedra de rio, granito triturado... Há muitas escolhas quando se trata de paisagismo com pedra. A pedra não é uma boa opção dentro de canteiros de jardim. No entanto, é fantástica para outros espaços abertos, caminhos, entre canteiros de jardim, ou em xeriscaping! É durável e tem um aspeto elegante.

Fresco.
  • Outras matérias vegetais verdes ou secas. A matéria vegetal, como as culturas de cobertura cortadas, as agulhas de pinheiro ou as aparas de relva secas, também é excelente para a cobertura do jardim. Não temos acesso a agulhas de pinheiro ou a relva, mas adoramos recolher vários materiais vegetais de todo o jardim para a cobertura. Especialmente plantas ricas em nutrientes, como o consolda, o mil-folhas, as folhas de borragem e os caules ou folhas de fava. Corte-os em pedaços mais pequenos antes de os espalhar sobre o solosuperfície.

  • Produtos de papel O papelão e o jornal podem criar uma camada eficaz de "cobertura morta", espalhados na superfície do solo sozinhos ou com outros materiais naturais de cobertura morta empilhados por cima. O papelão é ideal para grandes espaços, debaixo de novos canteiros elevados ou em caminhos. Pode utilizar o jornal diretamente nos canteiros de jardim à volta das plantas - idealmente coberto por uma camada de solo ou outro material para o manter húmido e evitar que se espalhe.

  • Cobertura sintética do solo. Existem vários tipos de produtos de cobertura vegetal fabricados pelo homem, tais como folhas de plástico preto ou tecido geotêxtil de barreira contra ervas daninhas. Embora não se decomponham e contribuam para a fertilidade do solo como a cobertura vegetal orgânica, os produtos sintéticos são mais duráveis e, por vezes, mais eficazes. Isto é, se escolher produtos de alta qualidade que não se rasguem facilmente, como alguns fazem! Procure tambémmateriais que são facilmente permeável Utilizamos um tecido de barreira contra ervas daninhas para uso comercial por baixo dos nossos canteiros elevados e áreas de caminhos de cascalho. Faz um excelente trabalho ao impedir a invasão da erva daninha e das ervas daninhas nocivas que estavam presentes.
Revestir por baixo e à volta de alguns dos novos canteiros elevados com tecido de barreira contra as ervas daninhas, incluindo por baixo da área central onde foram instaladas pedras de pavimentação. (A rede de galinheiro à volta do perímetro é literalmente para as galinhas - para que as nossas meninas não possam escavar e causar buracos nesta área de tráfego intenso onde também andam à solta.) Vários materiais vegetais (milefólio, talos de fava, cavalinha, borragem, consolda e palha) utilizados como cobertura vegetal para a nossa canábis cultivada em casa, cobrindo a superfície do solo em grandes sacos de cultivo de tecido.

Que tipo de cobertura vegetal de jardim devo utilizar?

O tipo de material de cobertura vegetal que escolher depende Além disso, cada tipo de cobertura vegetal tem um conjunto único de características que podem ser melhoradas. prós e contras Veja "Os prós e contras de 8 tipos de cobertura vegetal para jardim" para aprofundar os benefícios únicos e também os potenciais inconvenientes que cada um oferece.

Por outro lado, os materiais orgânicos mais finos, como o composto, a palha, as folhas trituradas e a casca de árvore ou lascas de madeira, são ideais para a cobertura de canteiros de hortas.Se utilizar materiais de cobertura vegetal mais espessos em canteiros de vegetais, basta planear afastá-lo e ou contorná-la aquando da replantação dos canteiros.

O nosso estilo de mulching

Sei que deve estar curioso, por isso aqui fica um resumo rápido dos tipos de cobertura vegetal que utilizamos e onde. Nos nossos canteiros elevados, utilizamos uma combinação de composto caseiro, composto orgânico ensacado de qualidade e também um "condicionador de construção do solo" ensacado. Este último é como uma cobertura vegetal lenhosa muito fina que inclui ligeiros aditivos de libertação lenta.compostar para cobrir todos os 15 canteiros elevados duas vezes por ano! Encontramos os produtos ensacados nos nossos centros de jardinagem locais.

A rocha que vê à volta dos nossos canteiros e caminhos é uma rocha verde de 3/8" (outro produto local). Tem arestas recortadas e, por isso, compacta-se e fixa-se bem no lugar, em vez de se afundar e deslocar quando se pisa (como acontece com a gravilha). Cobrimos as nossas plantas perenes polinizadoras, árvores e outros arbustos com casca de pau-brasil ou de abeto de pequena a média dimensão.combinação de casca de pau-brasil triturada e casca pequena. (Atenção: o óleo natural encontrado no cedro é ligeiramente tóxico para as galinhas).

No jardim das traseiras, onde as galinhas andam à solta, usamos uma mistura de cobertura morta de casca de árvore pequena a média nos caminhos principais e depois passamos para madeira vermelha triturada à volta do perímetro e debaixo das árvores de fruto.

E é assim que se explica o que é a cobertura vegetal de jardim!

Em suma, a cobertura vegetal é uma forma fácil de poupar água, embelezar o seu espaço e manter o solo e as plantas saudáveis. Pessoalmente, acho que um espaço acabado de cobrir com cobertura vegetal é incrivelmente satisfatório. Se é novo na cobertura vegetal, espero que este artigo o tenha feito sentir-se entusiasmado para participar! Informe-me se tiver alguma dúvida e espalhar o amor da cobertura vegetal Não perca também de vista um próximo artigo que irá aprofundar os benefícios e as potenciais desvantagens dos vários tipos de cobertura vegetal. Obrigado pela leitura!

Não perca estes artigos relacionados:

  • Compostagem 101: O quê, porquê & Como fazer compostagem em casa (6 maneiras!)
  • Como encher uma cama de jardim elevada - Construir o solo orgânico perfeito
  • O que é a jardinagem sem solo? Os benefícios explicados
  • Como corrigir e fertilizar o solo do jardim entre as estações
  • Introdução à sementeira: Como semear sementes no interior
  • Como construir uma cama de jardim elevada
  • Como matar ou remover a relva e cultivar alimentos e não relvados!

Irina Ross é uma entusiasta apaixonada por comida e a mente criativa por trás do popular blog Blog about Food. Com um profundo apreço pelas artes culinárias, o blog de Irina se tornou um recurso obrigatório para os amantes da gastronomia que procuram receitas deliciosas, dicas culinárias e avaliações de restaurantes. Seu amor pela comida começou desde muito jovem, quando ela contribuía com entusiasmo na cozinha ao lado da mãe e da avó, cultivando o paladar e desenvolvendo um olhar apurado para sabores e apresentação. À medida que foi crescendo, a curiosidade de Irina levou-a numa viagem culinária pelo mundo, explorando diversas cozinhas e incorporando diversos ingredientes nas suas receitas únicas. Seu blog serve como uma plataforma para compartilhar suas incríveis aventuras culinárias, simplificando pratos complexos para cozinheiros domésticos e, ao mesmo tempo, incentivando-os a explorar novos sabores e técnicas. O estilo de escrita caloroso e compreensível de Irina atrai os leitores, tornando seu blog um destino encantador e esclarecedor para quem busca inspiração, receitas deliciosas e uma compreensão mais profunda do mundo da comida.