SeedSaving 101: Como guardar sementes de flores anuais

  • Compartilhar Isso
Irina Ross

O nosso jardim está repleto de dezenas de flores anuais coloridas: calêndula, cosmos, zínia... tudo! As abelhas e as borboletas enchem o ar, voando de uma fonte de alimento apreciada para outra. Ao contrário de alguns jardins de flores meticulosamente tratados, o nosso está do lado selvagem, com flores castanhas brilhantes e desbotadas para onde quer que se olhe. No entanto, é um pouco desleixado de propósito, e por uma boa razão: para podermos salvar as sementes! (Já para não falar que a vida selvagem também gosta de ser selvagem).

Este artigo abordará exatamente quando e como recolher sementes de flores para guardar, as melhores práticas de armazenamento de sementes e os tipos mais fáceis de flores anuais para guardar sementes.

Porquê guardar sementes de flores anuais?

Guardar sementes de flores é divertido, fácil e gratificante. É uma excelente forma de selecionar e reproduzir as flores mais bonitas e bem sucedidas Em vez de deixar as sementes caírem e se espalharem ao acaso (o que também fazemos muito!), recolher e guardar sementes de flores anuais facilita a sua replantação em mais locais. locais deliberados na próxima época.

A maioria das flores anuais são prolíficas na produção de sementes. Dado o seu curto período de vida (apenas um ano!), o seu instinto natural é criar e dispersar o máximo de sementes possível para continuar o seu legado no ano seguinte. Por conseguinte, pode normalmente recolher uma quantidade substancial de sementes de flores anuais. E que jardineiro não gosta de sementes gratuitas Mesmo que não pretenda plantá-las todas, as sementes guardadas são uma prenda querida e atenciosa para outros jardineiros. Melhor ainda, troque-as numa troca de sementes!

Divulgação: Este post pode conter links de afiliados para produtos para sua conveniência, como itens na Amazon. Homestead and Chill ganha uma pequena comissão de compras feitas através desses links, sem nenhum custo adicional para você.

História engraçada: um amigo deu-nos as sementes destas grandes zínias cor-de-rosa durante uma troca de sementes há muitos anos, e temos guardado sementes delas todos os anos! Por isso, a variedade exacta é desconhecida - embora se assemelhem às zínias gigantes de Benary.

A melhor altura para guardar sementes de flores anuais

A chave para guardar com sucesso sementes de flores anuais é deixar as flores amadurecerem completamente e secarem enquanto ainda estão na planta Quando as flores velhas murcham e morrem, estão a abrir caminho para uma nova vida, desenvolvendo sementes no seu interior. O mesmo se aplica a muitas sementes de vegetais, leguminosas e cereais. Quanto mais tempo se deixarem desenvolver e secar na planta-mãe, melhor.

Isto significa que as flores de corte (as utilizadas em ramos de flores) não são ideais para guardar sementes. Isto não quer dizer que não deva desfrutar de algumas flores de corte em sua casa também! Basta ter em mente que quando uma flor é colhida jovem ou no pico da floração, provavelmente ainda não foi polinizada - e, portanto, não tem sementes viáveis. As sementes não continuarão a desenvolver-se se as flores frescas forem retiradas e secas da planta Mesmo as flores que parecem meio mortas precisam de mais tempo na planta!

Uma flor de calêndula a desvanecer-se, pronta a ser colhida para semente. Para além de as pétalas estarem a secar, repare como a base, outrora verde, também se tornou castanha. Dentro dessa base castanha estão dezenas de sementes de calêndula pretas e compridas. Uma grande pitada cheia de sementes de calêndula.

Como recolher e guardar sementes de flores anuais

  • Escolha as flores mais viçosas, robustas e de aspeto saudável para guardar as sementes. Os bons genes transmitem-se!

  • Deixar que a flor escolhida se desvaneça e seque na planta. O ideal é que até a base verde da flor (pedicelo) e o caule individual se tornem castanho e seco Recolha as sementes antes que a cabeça se desfaça e as sementes caiam (embora algumas flores anuais se mantenham bem juntas durante muito tempo, como a zínia). As sementes grandes de capuchinha são fáceis de recolher quando caem no chão.

  • Em vez de cortar apenas a cabeça da flor, siga o seu caule único para baixo até chegar a uma junção de ramos laterais ou folhas, e apare aí. Este método de corte de cabeças mortas ajuda a promover mais flores e também tem um aspeto mais limpo do que cortar apenas as cabeças. Se ainda não estiver pronto para trabalhar com as cabeças de flores secas cortadas (ou se elas não estiverem 100%secos) armazená-los num saco de papel castanho durante uma ou duas semanas.

  • Podem ser colhidas sementes extrafinas, grandes ou visíveis, como as da calêndula diretamente Caso contrário, junte as cabeças de flores secas e cortadas numa folha de papel ou numa folha de papelão. superfície de trabalho limpa como uma mesa ou um tabuleiro - onde as pode separar para guardar facilmente as sementes, em vez de as perder!

  • Ao partir suavemente as cabeças de flores secas, peneire-as e procure sementes desenvolvidas Cada variedade de flor terá diferentes tamanhos e formas de sementes no seu interior, juntamente com algumas cascas/caroços e outras matérias secas da flor. As sementes maduras serão mais espesso e firme (Também se localizam na parte mais central da cabeça da flor, possivelmente presas na base.

  • Uma vez que as pétalas das flores são concebidas para ajudar a espalhar as sementes ao vento depois de secas, a quantidade de pétalas de uma flor está frequentemente relacionada com a quantidade de sementes presentes na cabeça seca! Por exemplo, uma simples flor de cosmos pode fornecer apenas uma mão-cheia de sementes, enquanto uma grande e fofa zínia dupla pode fornecer dezenas ou mais.
As sementes de calêndula são grandes e em forma de C, concentradas à volta do exterior da cabeça da flor seca. Basta esmagá-las na sua mão. Sementes de cosmos guardadas de várias flores secas. Já separei e removi muita da palha fofa que as acompanhava. Variedades simples de cosmos com apenas um punhado de pétalas produzirão apenas algumas sementes por cabeça. As sementes de zínia parecem pequenas pontas de seta. Se puxar as pétalas secas, as sementes ainda estarão normalmente presas na base. As zínias esparsas com um grande centro em forma de "colmeia" produzirão menos sementes do que as cabeças mais cheias e fofas mostradas abaixo. Estas zínias extra-fofas fornecem dezenas de sementes por cabeça (ideal para guardar sementes!) em comparação com a menor quantidade encontrada na flor de zínia mostrada na foto acima. Sabe-se que as sementes de papoila estão prontas para serem colhidas quando as vagens secam e a sua pequena "cartola" se levanta para expor um anel de orifícios abertos à volta da parte superior da vagem. As vagens de papoila verdes estão totalmente fechadas e começarão lentamente a expor esses orifícios à medida que secam. Quando estiverem completamente secas, basta colocar a vagem de papoila numa tigela ou num frasco e rodá-la ligeiramente para que as sementes saiam dos orifícios.As papoilas são uma das flores anuais mais fáceis (e mais divertidas) de colher sementes!

Dicas para armazenar sementes de flores guardadas

  • O melhor que puderes, resolve o a palha da semente Quando estamos a guardar sementes de flores para uso pessoal, não me importo que as sementes tenham alguma penugem extra, mas se estivermos a planear trocar sementes ou oferecê-las como presente, é bom guardar as sementes o mais "limpas" possível.

  • Se a cabeça da flor ainda estiver um pouco verde, ou se as sementes estiverem húmidas, não as embale imediatamente. Em vez disso, espalhe as sementes recolhidas num recipiente aberto, pouco profundo e arejado, num local escuro, durante alguns dias (até duas semanas) para completamente seco.

  • Uma vez secas, transfira as sementes para pequenas embalagens para armazenamento a longo prazo. Gostamos de utilizar estes pequenos envelopes de papel moeda, que existem em dois tamanhos e são perfeitos para escrever etiquetas. Os sacos Ziplock também funcionam, mas certifique-se de que as sementes estão totalmente secas primeiro, uma vez que o plástico retém a humidade. Se tiver uma grande quantidade de sementes, utilize um frasco de vidro ou outro recipiente do tipo Tupperware.

  • Guarde as sementes de flores guardadas num recipiente seco, É preferível guardá-los num local temperado e protegido. longe da luz direta. A utilização de pacotes de papel opaco também ajuda a bloquear a luz. Consulte este artigo para obter mais dicas de armazenamento de sementes e para saber mais sobre como organizamos todas as nossas sementes de jardim nestes fantásticos recipientes de armazenamento.

  • As sementes guardadas das flores anuais são melhor utilizadas no ano seguinte. No entanto, é possível plantar e cultivar flores com sucesso durante muitos anos No entanto, a taxa de germinação (brotamento) diminui lentamente com o tempo, por isso basta plantar algumas sementes a mais para compensar com o passar dos anos.

  • Pode plantar sementes de flores anuais guardadas diretamente no exterior ou começar a plantar sementes dentro de casa e transplantá-las para o exterior como plântulas. Normalmente, começamos a época e fazemos a última opção. Se precisar de dicas sobre como cultivar a partir de sementes, visite o nosso artigo Seed Starting 101, um guia passo-a-passo.
Uma coleção de calêndulas, zínias e algumas sementes de girassol. Nos nossos contentores de armazenamento de sementes, há pelo menos 5 caixas individuais dedicadas apenas a sementes de flores!

As melhores flores anuais para guardar sementes

  • Malmequeres

  • Girassóis

  • Calêndula

  • Chagas

  • Cosmos

  • Zínia

  • Papoilas

  • Botões de solteiro (também conhecido como cornflower)

  • Larkspur

  • Snapdragon

  • Rudbeckia

  • As flores de cone (também conhecidas como equináceas) são, na verdade, plantas perenes, mas cheias de sementes!

As flores anuais acima listadas são algumas das nossas favoritas! Não só são flores fáceis de guardar sementes, como também estão entre as flores companheiras mais fáceis de cultivar em geral - e altamente atractivas para os polinizadores! Para uma lista ainda maior das nossas flores favoritas para os polinizadores (incluindo plantas perenes não listadas aqui), não hesite em visitar: "As 23 melhores plantas para polinizadores: AtrairAbelhas, borboletas e beija-flores".

Por falar em polinizadores, eles são outra excelente razão para deixar algumas flores gastas no jardim - em vez de as cortar escrupulosamente. As flores anuais secas cheias de sementes são uma excelente fonte de alimento para aves canoras selvagens No nosso jardim, verificamos que os pássaros ficam especialmente gratos pelos restos de girassóis e de flores de cone.

Flores de cone que brilham no jardim do nosso jardim da frente. Algumas sementes para nós e muitas para as galinhas.

Vês? É muito fácil guardar sementes de flores.

Em suma, espero que tenha gostado deste artigo e que tenha aprendido algo novo! Talvez agora também passe a olhar para as flores castanhas "feias" de uma forma um pouco diferente. É evidente que não podemos salvar as sementes de todas as flores do mundo - nem quereríamos fazê-lo! Na verdade, colheríamos muito mais ramos de flores cortadas frescas para admirar se o nosso gato Dalai não destruísse todas as que trazemos para dentro de casa! Por isso, desfrute dessas lindasflores como acharem melhor.

Se procura novas variedades de sementes para experimentar, consulte as secções de flores da nossa Os 12 melhores locais para comprar sementes de jardim orgânicas, hereditárias e sem OGM Não hesite em fazer perguntas e espalhe o poder das flores partilhando ou colocando um pin neste artigo. Obrigado por sintonizar!

Não perca estes artigos relacionados:

  • Como transformar o seu quintal ou jardim num habitat certificado para a vida selvagem
  • As 23 melhores plantas para polinizadores: atrair abelhas, borboletas e beija-flores
  • 7 melhores flores anuais de companhia fáceis de cultivar a partir de sementes
  • Plantação companheira 101 (com gráfico de plantação companheira imprimível)
  • 9 Erros comuns a evitar no arranque de sementes
  • All About Monarchs: How to Attract, Raise & Release Monarch Butterflies

Irina Ross é uma entusiasta apaixonada por comida e a mente criativa por trás do popular blog Blog about Food. Com um profundo apreço pelas artes culinárias, o blog de Irina se tornou um recurso obrigatório para os amantes da gastronomia que procuram receitas deliciosas, dicas culinárias e avaliações de restaurantes. Seu amor pela comida começou desde muito jovem, quando ela contribuía com entusiasmo na cozinha ao lado da mãe e da avó, cultivando o paladar e desenvolvendo um olhar apurado para sabores e apresentação. À medida que foi crescendo, a curiosidade de Irina levou-a numa viagem culinária pelo mundo, explorando diversas cozinhas e incorporando diversos ingredientes nas suas receitas únicas. Seu blog serve como uma plataforma para compartilhar suas incríveis aventuras culinárias, simplificando pratos complexos para cozinheiros domésticos e, ao mesmo tempo, incentivando-os a explorar novos sabores e técnicas. O estilo de escrita caloroso e compreensível de Irina atrai os leitores, tornando seu blog um destino encantador e esclarecedor para quem busca inspiração, receitas deliciosas e uma compreensão mais profunda do mundo da comida.