Como fermentar a ração das galinhas para melhorar a saúde das galinhas e os ovos

  • Compartilhar Isso
Irina Ross

Não é segredo que as nossas galinhas são muito mimadas. Como animais de estimação queridos que também nos fornecem ovos biológicos frescos para comer, dar-lhes uma nutrição e cuidados de primeira qualidade está no topo da nossa lista de prioridades! Uma das muitas coisas especiais que fazemos por elas é fermentar a sua ração de galinha. Se nos conhece, isso também não deve ser uma surpresa! Aqui na Homestead and Chill, cantamos louvores aos alimentos fermentados.Chucrute, kombucha, massa fermentada... é só escolher! Tal como os alimentos para humanos, os alimentos fermentados para galinhas têm uma longa lista de benefícios para a saúde.

É fácil de fazer, demora apenas alguns minutos a preparar, alguns dias a demolhar e pode ajudar a poupar dinheiro em ração! Já para não falar que elas adoram! Ainda não conheci nenhuma galinha que não preferisse ração fermentada a grãos secos. Além disso, irá colher os frutos em maisovos ricos em nutrientes.

Mas antes, que tal uma rápida introdução à fermentação...

O que é a lacto-fermentação?

A lacto-fermentação ocorre quando bactérias benéficas (lactobacillus) que se encontra naturalmente no ambiente (como no solo, nos vegetais ou nos grãos de ração para galinhas) interage com os alimentos num ambiente controlado adequado. Para fermentar a ração para galinhas, esse ambiente controlado é tão simples como um frasco de pedreiro, um balde ou uma tigela de vidro grande com água. O lactobacillus converte o amido e o açúcar dos alimentos em bactérias do ácido lático (LAB).As leveduras saudáveis também estão presentes nas misturas de cereais "wet mash", tais como os alimentos fermentados para frangos.

Porquê fermentar os alimentos para galinhas?

Há uma série de razões para alimentar o seu bando com ração fermentada para galinhas, seja regularmente ou pelo menos de vez em quando. Em poucas palavras (uh... quero dizer casca de ovo) pode ajudar a melhorar a digestão, a absorção de nutrientes e a saúde em geral, adicionando probióticos à sua dieta. Além disso, é uma forma muito eficiente de alimentar o seu bando! A ração fermentada para galinhas pode reduzir a quantidade de grãos necessários para manterPor último, mas não menos importante, pode até levar a uma melhor qualidade dos ovos!

As nossas galinhas felizes e saudáveis

BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE DOS ALIMENTOS FERMENTADOS PARA FRANGOS

1) Aumento da digestão e da absorção de nutrientes

O processo de demolhar os grãos da ração das galinhas torna-os mais fáceis de digerir. Da forma mais óbvia, a ração amolecida é mais suave para o estômago - ou, no caso de uma galinha, para o seu papo e moela. No entanto, há mais do que isso! Todos os grãos, sementes, nozes, feijões e outras leguminosas contêm algo chamado ácido fítico e outros inibidores enzimáticos. O ácido fítico pode prejudicar a absorção de certosnutrientes e minerais, pelo que é frequentemente referido como um "anti-nutriente" .

No entanto, o processo de demolhar, germinar e/ou fermentar grãos e leguminosas reduz enormemente o teor de ácido fítico - tornando assim mais fácil para as galinhas utilizarem todos os bons nutrientes que estão a consumir! Esta é uma das razões pelas quais também adoramos germinar sementes e grãos para as nossas galinhas, incluindo alfafa, cevada, milho, sementes de girassol e muito mais. Por último, mas não menos importante, a fermentação também demonstrouaumentar o teor de certas vitaminas dos alimentos, como a vitamina B.

A ração biológica de grão inteiro preferida do nosso rebanho, da Scratch and Peck, a fermentar e a borbulhar!

2) Probióticos e saúde imunitária adicionados

Como as bactérias lácticas trabalham para fermentar a ração de galinha, as populações de bactérias benéficas florescem! Os probióticos resultantes são estelares para a digestão, imunidade e melhoria da saúde intestinal. Como explorado no nosso artigo "Benefícios para a Saúde dos Alimentos Fermentados Explicados", a saúde intestinal está diretamente relacionada com a saúde total do corpo.

Estudos mostram que os animais que recebem uma ingestão constante de probióticos através de alimentos fermentados têm uma sistema imunitário mais robusto Mais ainda, este estudo descobriu que os níveis de bactérias de ácido lático nos alimentos fermentados para frangos baixam o pH dos intestinos das galinhas o suficiente para afastar bactérias sensíveis ao ácido, como a E.Coli e a Salmonella. Ou seja, as galinhas que consomem alimentos fermentados têm menos probabilidades de desenvolver infecções e outras doenças, e vivem vidas mais longas e menos complicadas. Para si, issosignifica menos stress, menos despesas veterinárias e também ovos mais saudáveis!

3) Ovos de melhor qualidade

De acordo com um estudo publicado no Journal of British Poultry science, os frangos que foram alimentados com ração fermentada apresentaram aumento do peso do ovo, da espessura da casca e da rigidez da casca Quando as galinhas têm cascas de ovos bem firmes, é muito menos provável que tenham problemas com a postura de ovos de casca mole ou que fiquem presos aos ovos; ambas as situações podem ser fatais!

Além disso, não se esqueça de que o que entra nas suas galinhas também entra nos seus ovos. Se elas receberem uma alimentação superior (incluindo a ingestão de alimentos fermentados), os ovos postos para si serão extremamente nutritivos em troca. É por isso que as gemas dos ovos das galinhas criadas em regime de pastagem e de quintal são tão profundamente douradas em comparação com as das galinhas criadas em explorações industriais.

4) Mais vantagens para o seu dinheiro

Ok, isto não é exatamente um "benefício para a saúde" por si só... mas não deixa de ser valioso! À medida que os grãos de ração para galinhas se embebem em água para fermentar, também aumentam de volume - pelo que as suas aves ficarão cheias mais rapidamente. No entanto, não estão a ser enganadas em nada no processo, como se estivessem a encher-se de comida de plástico. Por outro lado, estão a receber mais nutrientes do que nunca! Dito isto, a fermentação da ração para galinhas é uma forma barata deforma de melhorar o valor nutricional dos alimentos secos de base, consumindo-os em menor quantidade.

Quando e quanto alimentar as galinhas com alimentos fermentados

A frequência com que decide alimentar o seu bando com ração fermentada para galinhas é uma decisão totalmente sua! Não há "exagero" - quanto mais vezes, melhor! Conheço alguns criadores de galinhas que lhes dão exclusivamente ração fermentada, enquanto outros o fazem apenas como um tratamento periódico. Embora seja muito fácil de fazer, a fermentação da ração requer, reconhecidamente, alguns passos adicionais do que simplesmente deixar um grande comedouro de grãos secos durante a semana.

Dependendo dos nossos horários, tentamos fazer uma fornada pelo menos uma ou duas vezes por semana. Para nós, uma "fornada" equivale a dois dias de ração fermentada - o que significa que as nossas meninas a recebem cerca de quatro dias por semana. Outras vezes, deixamos de fazer e fazemos menos. No entanto, quando as nossas galinhas estão em muda, stressados ou com mau aspeto Os animais precisam de todo o apoio nutricional extra que possam obter durante esses períodos.

Ofereça aproximadamente a mesma quantidade de ração fermentada para frangos que a sua alimentação normal. recomendação de dose Por exemplo, a nossa ração orgânica preferida para galinhas poedeiras Scratch and Peck sugere ¼ de chávena de ração por ave, o que significa que o nosso bando de quatro aves come cerca de uma chávena por dia (medida antes da fermentação). Mais uma vez, como a ração fermentada para galinhas pode mantê-las mais saciadas e também aumenta ligeiramente de volume após a imersão, elas podem comer um pouco menos do que o habitual. Veja o que o seu bando irá consumire ajustar conforme necessário.

COMO FAZER RAÇÃO FERMENTADA PARA GALINHAS

Passo 1: Misturar ração & amp; Água

Encontre um recipiente adequado para fermentar a ração. Alguns bons exemplos são um frasco de vidro grande, uma tigela ou um balde. Como a fermentação torna a ração ligeiramente ácida, é melhor escolher vidro, cerâmica ou plástico sem BPA. Deve ser suficientemente grande para conter um ou dois dias de ração para o seu bando, mais espaço extra para água, agitação e expansão.

Primeiro, coloque no recipiente ração para galinhas suficiente para uma ou duas doses diárias para o seu bando. Normalmente fermentamos cerca de duas chávenas de ração, o suficiente para dois dias.

Em seguida, deitar água desclorada ou filtrada por cima da ração. Adicionar o suficiente para que a ração fique totalmente submerso A água com cloro pode inibir uma fermentação saudável. Se necessário, basta deixar um copo de água da torneira à temperatura ambiente durante a noite para permitir que o cloro se dissipe.

P: Que tipo de alimentos para galinhas posso fermentar?

R: Pode fermentar granulado, pellets ou cereais integrais Descobrimos que a ração de cereais integrais é a que se aguenta melhor, uma vez que as outras se expandem mais e ficam um pouco moles. Usamos a nossa ração favorita de longa data ração orgânica para poedeiras da Scratch and Peck Pode até fermentar a raspadinha como guloseima, embora não deva substituir a ração das camadas.

Passo 2: Deixar fermentar

Cubra a parte de cima do recipiente com uma tampa solta, um prato ou outra tampa improvisada. Não precisa de ser hermética! A ideia é evitar que os esporos de bolor flutuem, mas também permitir que os gases de fermentação saiam.

Colocar o recipiente num local com temperaturas moderadas para três a quatro dias Deixamos os nossos em cima do balcão. Verificar e agitar Acrescente mais água se a ração tiver absorvido toda a água.

Ao fim de um ou dois ou três dias, devem ver-se pequenas bolhas à superfície e/ou no interior da mistura de ração, o que é um sinal de que o lactobacilo está a trabalhar arduamente! Deve cheirar ligeiramente a picante, azedo e doce - semelhante ao iogurte ou à levedura. O nosso também cheira um pouco a peixe, apenas porque a ração tem farinha de algas. O líquido também vai ficar cada vez mais turvo. Se os alimentos fermentados para galinhas desenvolverem bolor ou odores pútridos, não os dê a elas!

Embora a ração fermentada para galinhas seja eficazmente preservada (devido ao pH baixo) e seja segura para consumir depois do terceiro ou quarto dia, fica mais azeda quanto mais tempo fica parada. Por conseguinte, pode tornar-se menos palatável para as papilas gustativas das suas galinhas estragadas. Fizemos um inquérito aos nossos residentes no quintal e descobrimos que o nosso bando prefere a ração fermentada durante três dias.

Adoramos ter esta porta automática fiável no nosso galinheiro, que permite que as raparigas entrem e saiam da sua área protegida todas as manhãs e noites.

Etapa 3: Drenagem e alimentação

Se a ração fermentada para galinhas não tiver absorvido toda a água, pode escorrê-la para os arbustos ou reservar o líquido para iniciar uma nova fornada! As bactérias do ácido lático na "salmoura" ficarão felizes por se alimentarem de mais grãos frescos e podem mesmo adiantar a próxima fornada cerca de um dia.

Por falar em horários, vai precisar de arranjar o seu próprio ritmo para a ração fermentada. Como demora alguns dias a fermentar, algumas pessoas iniciar lotes escalonados Pode também começar um lote após o outro e não fornecer alimentos fermentados todos os dias.

Tenha em atenção que a ração se estraga mais rapidamente quando deixa de estar submersa no seu "banho" líquido. Por isso, se fermentar uma grande quantidade para alimentar um bando maior ao longo de dois dias, basta retirar metade no terceiro dia e depois escorrer/utilizar o resto no quarto dia. Se eles a devorarem em ambos os dias, isso é ótimo! Porque fazemos um fornecimento para dois dias de cada vez, MAS as nossas filhas não a comem tão prontamente depois de maisApós três dias de fermentação, refrigeramos a parte não alimentada para parar a fermentação até utilizarmos o resto no dia seguinte.

Do princípio ao fim, um fermento de 3 dias

Simples, eficaz e útil!

Resumindo, fazer ração fermentada para galinhas é uma maneira fácil e barata de dar um impulso às suas meninas! Pode levar a galinhas mais saudáveis, ovos de melhor qualidade e custos de alimentação potencialmente mais baixos. O que há para não gostar em tudo isso? Espero que tenha achado este artigo útil e interessante. Se sim, por favor, espalhe o amor compartilhando este post! Acima de tudo, espero que as suas galinhas gostem da nova ração!

Pode gostar destes artigos relacionados:

  • Sementes germinadas: um prazer para a saúde das galinhas do quintal
  • 10 maneiras de manter as galinhas frescas durante o tempo quente de verão ou as ondas de calor
  • Conselhos para cuidar das galinhas durante o tempo frio de inverno
  • Alimentar as galinhas com cascas de ovo ou conchas de ostra para obter o cálcio essencial
  • Melhores práticas para armazenar e lavar ovos frescos de galinha do quintal
  • Quando é que as galinhas começam a pôr ovos? 5 sinais reveladores de que é em breve!
  • As 18 melhores raças de galinhas para o seu bando no quintal

Irina Ross é uma entusiasta apaixonada por comida e a mente criativa por trás do popular blog Blog about Food. Com um profundo apreço pelas artes culinárias, o blog de Irina se tornou um recurso obrigatório para os amantes da gastronomia que procuram receitas deliciosas, dicas culinárias e avaliações de restaurantes. Seu amor pela comida começou desde muito jovem, quando ela contribuía com entusiasmo na cozinha ao lado da mãe e da avó, cultivando o paladar e desenvolvendo um olhar apurado para sabores e apresentação. À medida que foi crescendo, a curiosidade de Irina levou-a numa viagem culinária pelo mundo, explorando diversas cozinhas e incorporando diversos ingredientes nas suas receitas únicas. Seu blog serve como uma plataforma para compartilhar suas incríveis aventuras culinárias, simplificando pratos complexos para cozinheiros domésticos e, ao mesmo tempo, incentivando-os a explorar novos sabores e técnicas. O estilo de escrita caloroso e compreensível de Irina atrai os leitores, tornando seu blog um destino encantador e esclarecedor para quem busca inspiração, receitas deliciosas e uma compreensão mais profunda do mundo da comida.