Galinhas que perdem as penas: como cuidar das galinhas com muda?

  • Compartilhar Isso
Irina Ross

Aquele momento em que entra no seu quintal e parece que houve uma explosão de penas - ou pior, que houve um ataque de falcão. Deve ser a época da muda! Algumas galinhas fazem a muda com força e rapidez, outras lentamente e com menos intensidade, mas todas o fazem! A muda é um processo totalmente natural e normal pelo qual as galinhas passam cerca de uma vez por ano. Enquanto estão a fazer a muda, vão apreciar alguns mimos extra, guloseimas ecuidados especiais.

Continue a ler para saber mais sobre o processo de muda e como pode ajudar o seu rebanho de quintal a passar por este processo algo estranho - da forma mais confortável e saudável possível! Embora a muda seja natural, pode ser bastante desgastante para as suas reservas de nutrientes - e também um pouco stressante.penas!

Quando & Porque é que as galinhas mudam?

As galinhas fazem a muda para "virar" naturalmente as suas penas, expulsando as velhas e abrindo espaço para as novas. Algumas galinhas podem perder quase todas as suas penas de uma só vez, enquanto outras podem fazer a muda em manchas. O tempo pode variar de galinha para galinha, mas a muda está mais frequentemente associada à estação do outono. A diminuição das horas de luz do dia desencadeia o processo de muda. Algumas das nossas raparigas esperam até perto do inverno. As frangas mais jovens, com menos de um ano de idade, podem não efetuar a muda durante o seu primeiro outono ou inverno. A duração da muda também varia consoante a ave, podendo ir de várias semanas a alguns meses.

Não se esqueça de que pode haver alguns outras causas de perda de penas Se a sua galinha estiver a perder penas numa altura estranha do ano, exclua outras causas observando o seu comportamento e inspeccionando cuidadosamente as suas penas em busca de parasitas.

A Ginger muda um pouco aqui e ali, mas nunca parece tão nua como algumas raparigas conseguem!

A muda prejudica as galinhas?

Embora as galinhas não consigam dizer-nos exatamente qual é a sensação da muda, pensa-se que é desconfortável para elas. Quer dizer, parece mesmo doloroso, não é?!? Pode dizer-se que as aves não estão no seu estado normal, pois a sua atividade diminui normalmente. As aves mais irritadiças ficarão ainda mais irritadiças. As galinhas em muda também podem ser vistas sentadas de forma diferente do habitual, evitando a pressão nas áreas quePor isso, tenha o cuidado de dar às suas filhas o espaço que elas desejam durante este período sensível. Tentar não os apanhar ou manipulá-los de outra forma, a menos que seja necessário. evitar criar stress - como a apresentação de novos membros do rebanho durante este período.

Para além de uma diminuição da atividade, a galinha em muda pode comer e defecar menos, uma vez que o seu metabolismo geralmente abranda. os pentes e os barbilhos também encolherão e tornam-se menos coloridos - um sinal que também coincide com os padrões de postura dos ovos.

A Hennifer faz a muda com força e rapidez. Não gozem com o raggamuffin! Ou gozem. É demasiado difícil não o fazer!

Muda & postura de ovos

As galinhas normalmente fazer uma pausa na postura dos ovos Uma diminuição súbita na produção de ovos pode ser um sinal de que a muda está prestes a começar, semanas antes de se observar qualquer perda de penas! Preste sempre atenção aos comportamentos de postura das suas galinhas, uma vez que uma paragem na postura pode também ser um sinal de potenciais problemas de saúde - como a falta de ovos. No caso da muda, no entanto, não pôr ovos é totalmente normal e faz parte do seuautodefesa natural para conservar os nutrientes e manter-se saudável durante a muda.

Uma vez que não estão a pôr ovos, as galinhas em muda também ingerem menos cálcio da sua escolha livre durante este período. A escolha livre deve continuar a ser oferecida às galinhas que ainda estão ativamente a pôr ovos. Se tiver alguma dúvida sobre o fornecimento de cálcio às galinhas poedeiras, não deixe de ler este artigo. É essencial para a sua saúde!

Adoramos ter esta porta automática fiável no nosso galinheiro, que permite que as raparigas entrem e saiam da sua área protegida todas as manhãs e noites.

Como cuidar de uma galinha com muda: Proteína extra

Sabia que as penas são feitas do mesmo material que forma as nossas unhas e o nosso cabelo? Sim! Queratina. As penas são feitas deste tipo de proteína muito leve, mas muito forte. Isto significa que, quando estão a passar pela difícil tarefa de fazer crescer novas penas, as galinhas em muda precisam de mais proteínas do que precisariam. Uma ração normal para poedeiras consiste em cerca de 16% de proteínas, enquanto as galinhas em mudabeneficiam de uma dieta com um máximo de 20% de proteínas.

Eis algumas maneiras de aumentar a ingestão de proteínas pelas galinhas em muda:

  • Fornecer guloseimas ricas em proteínas Não, não é mau dar ovos às galinhas! Na natureza, as galinhas selvagens comem normalmente os seus próprios ovos como fonte de alimento. Sugiro, no entanto, que lhes dê ovos cozinhados, para evitar que desenvolvam um gosto pelo sabor dos ovos crus.

  • Sementes de girassol com óleo preto (Além disso, contêm metionina, que é um aminoácido importante para as aves e ajuda no crescimento das penas.
  • Enquanto as nossas galinhas estão a fazer a muda, damos-lhes também uma dose de sementes germinadas Ainda mais do que as sementes inteiras, os nutrientes, enzimas e proteínas das sementes germinadas são melhorados e são facilmente digeríveis. Veja este artigo para ver como é fácil germinar sementes para galinhas ou humanos!
    • Se optar por confiar apenas nas "guloseimas" para aumentar as suas proteínas, procure fornecer-lhes pelo menos algumas vezes por semana - As larvas de farinha secas e o BOSS são as opções mais rápidas e fáceis para os dias de trabalho atarefados. E acredite em mim, não vai ouvir as raparigas a queixarem-se!

  • O iogurte é uma sugestão de guloseima muito popular nos círculos de galinhas, mas descobrimos recentemente que as galinhas não têm as enzimas adequadas para digerir corretamente os lacticínios Por isso, para um pequeno reforço de probióticos, damos às nossas filhas um pouco de fermento de massa fermentada descartado uma vez por semana.
    • Alguns criadores de galinhas mudar a sua alimentação Se optar por esta via, evite fazer uma mudança repentina de rações. Em vez disso, misture lentamente as rações ao longo de uma semana - aumentando gradualmente a proporção da nova ração em relação à ração atual. Siga a mesma transição quando voltar a mudar.

  • Não se assuste se vir as suas galinhas a devorar as suas próprias penas caídas. Afinal de contas, elas são uma excelente fonte de proteínas! No entanto, entenda isso como um sinal de que elas podem não estar a receber o suficiente noutros sítios.
  • A Zoey, que não está a fazer a muda, apenas gosta de ser mimada!

    E se a minha galinha estiver a fazer a muda durante o inverno?

    O ideal seria que as suas galinhas fizessem a muda durante o outono, quando as temperaturas ainda são moderadamente confortáveis. No entanto, nem sempre é esse o caso! Se vive num clima com Invernos rigorosos e gelados e também tem galinhas a fazer a muda, pode ser um pouco mais stressante - para todos os envolvidos! Afinal, elas acabaram de perder parte do seu casaco de penas natural.

    Continue a alimentá-los com as suas proteínas suplementares para estimular um crescimento mais rápido das penas. Não vestir uma camisola a uma galinha com muda! Lembre-se que eles já estão desconfortáveis e não querem ser tocados. Uma camisola só vai piorar a situação. Dentro do galinheiro, providencie isolamento adicional Em situações extremas, pode considerar aquecer o seu galinheiro ou fornecer uma lâmpada de aquecimento - mas siga sempre as precauções de segurança! Outra dica é aconchegar as raparigas em muda entre aves maiores e com penas completas durante a noite. Não há nada como um abraço em grupo para se manterem quentes.

    O que fazer com as penas de galinha com muda?

    Quando vejo penas de galinha, vejo uma coisa: fertilizante! Para além de serem ricas em proteínas, as penas têm um teor de azoto muito elevado. Afinal de contas, existe um fertilizante chamado "farinha de penas"! Por isso, não queremos que sejam desperdiçadas. Uma boa parte das penas perdidas do nosso rebanho ficará espalhada pelo quintal, para se decompor no local e alimentar as árvores de fruto. Por outro lado, gosto de apanhar as enormes quantidades de penas quee juntamo-los à nossa coleção de pilha de compostagem! Do mesmo modo, recolho os grandes montes que se formam no quintal, como os que são soprados para um canto.

    Uma boa pilha de azoto a ser adicionada ao monte de composto.

    E esta é a informação sobre a muda.

    Não se preocupe! Com o tempo e uma pequena ajuda sua, as suas galinhas voltarão ao normal num instante. Na verdade, ficarão ainda mais fofas, mais cheias e mais bonitas do que antes - melhor que novo! Por vezes, a cor das penas até muda um pouco depois de cada muda. E sim, os ovos também voltarão em breve, mas é preciso ter paciência, pois pode levar várias semanas depois de terem as penas completas para começarem a pôr novamente.

    Irina Ross é uma entusiasta apaixonada por comida e a mente criativa por trás do popular blog Blog about Food. Com um profundo apreço pelas artes culinárias, o blog de Irina se tornou um recurso obrigatório para os amantes da gastronomia que procuram receitas deliciosas, dicas culinárias e avaliações de restaurantes. Seu amor pela comida começou desde muito jovem, quando ela contribuía com entusiasmo na cozinha ao lado da mãe e da avó, cultivando o paladar e desenvolvendo um olhar apurado para sabores e apresentação. À medida que foi crescendo, a curiosidade de Irina levou-a numa viagem culinária pelo mundo, explorando diversas cozinhas e incorporando diversos ingredientes nas suas receitas únicas. Seu blog serve como uma plataforma para compartilhar suas incríveis aventuras culinárias, simplificando pratos complexos para cozinheiros domésticos e, ao mesmo tempo, incentivando-os a explorar novos sabores e técnicas. O estilo de escrita caloroso e compreensível de Irina atrai os leitores, tornando seu blog um destino encantador e esclarecedor para quem busca inspiração, receitas deliciosas e uma compreensão mais profunda do mundo da comida.