Como fazer uma pomada caseira de lavanda para acalmar a pele e os nervos

  • Compartilhar Isso
Irina Ross

O bálsamo de lavanda é um pequeno milagreiro numa lata. Cura e hidrata a pele, alivia a irritação, as queimaduras e a comichão, e pode até ajudar a curar o acne, os arranhões e o eczema. Não nos esqueçamos de como cheira maravilhosamente bem, carregado de óleos essenciais e de um aroma que está cientificamente provado que alivia a ansiedade, o stress e as noites de insónia. A melhor notícia é que é muito fácil fazer bálsamo de lavandaNão é necessário ser um herborista experiente ou um boticário regular para fazer isto.

Para aprender a fazer pomada de alfazema em casa, vou contar-lhe todos os "segredos" da nossa receita de pomada de alfazema caseira muito apreciada e guiá-lo através do simples processo passo a passo. Fazer pomada de alfazema requer apenas alguns passos, materiais e ingredientes. Também vamos explorar os benefícios para a saúde da pomada de alfazema e as várias formas de a utilizar.

Se tem acompanhado a nossa atividade caseira bálsamo de calêndula ou bricolage bálsamo de canábis No entanto, a lavanda tem os seus próprios benefícios únicos e dignos de nota!

O que é a pomada de lavanda?

Não está familiarizado com a pomada em geral? "Pomada" é simplesmente o termo para uma solução de cura que se coloca na pele, incluindo cremes, pomadas ou bálsamos Geralmente, as pomadas são bastante espessas, podem ser conservadas em prateleiras e incluem óleos nutritivos como o óleo de coco, o azeite, o óleo de amêndoas doces ou outros. Juntamente com um óleo de base (ou vários), as pomadas também contêm normalmente ceras ou manteigas naturais para ligar os ingredientes e torná-los semi-sólidos à temperatura ambiente.

Cera de abelha é um agente aglutinante popular porque está prontamente disponível, é fácil de trabalhar (especialmente quando comprado em pastilhas) e cria resultados perfeitamente suaves. Não gosta de cera de abelha? Consulte a lista de ingredientes abaixo para obter as substituições veganas recomendadas. Quando o óleo com infusão de lavanda (ou óleo essencial de lavanda) é usado em uma receita de pomada ... voila! Você cria uma adorável pomada de lavanda, aprimorada com todos osbenefícios medicinais da alfazema.

Óleo com infusão de alfazema vs. óleos essenciais de alfazema

Ao navegar pela lista de ingredientes curta e doce abaixo, notará que preferimos usar uma combinação de óleo de infusão de lavanda caseiro juntamente com um pouco de óleos essenciais de lavanda ao fazer o nosso bálsamo de lavanda caseiro.

Qual é a diferença? Bem, o óleo com infusão de lavanda é criado por maceração de flores de alfazema secas num óleo de base À medida que as flores secas são infundidas no óleo (mais tarde coado), os óleos essenciais naturais da alfazema são extraídos para o óleo de base. Por outro lado, o óleos essenciais de alfazema Os óleos essenciais são altamente concentrados e não são fáceis de fazer em casa. Embora existam alguns "alambiques" caseiros e de passatempo disponíveis, a destilação é mais frequentemente feita em grande escala industrial.

Gostamos de utilizar óleo com infusão de alfazema porque é uma óptima utilização para a alfazema do nosso jardim! (Obtenha dicas sobre como colher e secar a alfazema para obter o máximo valor terapêutico aqui.) Acrescenta um elemento caseiro agradável e uma dose extra de alfazema natural ao bálsamo. No entanto, também é possível criar um bálsamo de alfazema caseiro apenas com óleo simples e óleos essenciais. Se quiser utilizar óleo com infusão de alfazema emesta receita de bálsamo, ver a instruções para fazer óleo de lavanda caseiro aqui e depois voltar quando estiver pronto!

Divulgação: Este post pode conter links de afiliados para produtos para sua conveniência, como itens na Amazon. Homestead and Chill ganha uma pequena comissão de compras feitas através desses links, sem nenhum custo adicional para você.

Os benefícios da alfazema para a saúde

  • O aroma suave e alegre da lavanda é ao mesmo tempo calmante e edificante Está provado que ajuda a reduzir a ansiedade, o stress, a depressão e as insónias.

  • Estudos científicos demonstram que a alfazema tem poderosos propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas, antifúngicas e antioxidantes .

  • Também é conhecido por impedir a entrada de insectos nocivos Isto faz com que a lavanda seja um ingrediente popular em muitos repelentes naturais de insectos.

  • A alfazema tem a capacidade de aliviar a dor e a comichão, promover o crescimento de novas células e, por conseguinte, ajudar reparar a pele danificada tecidos e cicatrização de feridas.

  • No seu livro "Medicinal Herbs, A Beginner's Guide", Rosemary Gladstar explica que a alfazema é útil no tratamento de uma série de infecções, A capacidade de aliviar dores de cabeça ou enxaquecas também é notada.

Em que é que a pomada de alfazema pode ser utilizada?

Embora a alfazema seja por vezes utilizada na culinária e na medicina interna, parece que a Mãe Natureza a concebeu divinamente para curar a nossa pele e os nossos nervos. Já reparou que a alfazema está incorporada em muitos produtos naturais para o cuidado da pele? É mais do que apenas um aroma bonito! Topicamente, a alfazema pode aliviar, curar ou tratar uma enorme variedade de problemas de pele. Entre: bálsamo caseiro de lavanda!

  • Aplicar bálsamo de alfazema na pele irritada para reduzir o inchaço, a vermelhidão e a irritação. Isto inclui erupções cutâneas, picadas de insectos, queimaduras, acne, arranhões, eczema, picadas, cicatrizes, Também considero a pomada de alfazema muito calmante depois de fazer a barba, para prevenir ou tratar as queimaduras da lâmina de barbear. Também ajuda as pequenas erupções cutâneas que tenho frequentemente nos braços devido à fricção com certas plantas no jardim.

  • Para além das doenças, a pomada caseira de alfazema é a solução perfeita para os lábios gretados do dia a dia, para os cotovelos e pés ásperos ou para as mãos secas humidade geral Adoro usar pomada de alfazema nas minhas cutículas secas e gretadas depois de um longo dia a cavar no solo do jardim!

  • Necessita de um calmante - Não quer tomar o comprimido? Coloque um pouco de pomada de lavanda nas têmporas, pescoço, pulsos e debaixo do nariz e respire fundo. aromaterapia As propriedades da alfazema ajudam-no a relaxar, a entrar na sua prática de meditação ou de ioga, ou a preparar-se para um sono mais repousante. Tenho uma lata na minha mesa de cabeceira e, muitas vezes, pego nela a meio da noite quando os meus pensamentos não me deixam dormir.

  • O óleo de lavanda é geralmente seguro para crianças e bebés Um estudo até demonstrou que o óleo de lavanda pode ajudar a tratar cólicas! Nunca utilize óleos essenciais não diluídos na pele. Verifique novamente os outros ingredientes do seu bálsamo para saber se é seguro utilizá-lo também em bebés.

  • Por último, mas não menos importante, a pomada de alfazema também pode reduzir as úlceras cutâneas, suavizar o aspeto das cicatrizes e diminuir o inchaço e o desconforto das veias varicosas.

Uau... tudo isto parece demasiado bom para ser verdade, certo?

Se você não acredita em mim (ou em todos os estudos que eu vinculei 😉), verifique esses depoimentos de clientes que usaram nossa pomada de lavanda orgânica Homestead and Chill. Ajudou as pessoas a curar tudo, desde acne cística a erupções cutâneas grandes e persistentes que não responderam a outro tratamento. Estou MUITO feliz e humilde em ouvir resultados e comentários tão positivos. Verdadeiramente. Afinal, o desejo de ajudarAs pessoas levarem a sua vida mais naturalmente saudável é a razão pela qual estou aqui.

Por isso, sem mais demoras, vamos ensinar-lhe a fazer também o seu próprio bálsamo de alfazema!

O nosso bálsamo de lavanda biológico, disponível na loja Homestead and Chill.

RECEITA DE BÁLSAMO CASEIRO DE ALFAZEMA

Ingredientes

  • 1 chávena de óleo com infusão de alfazema (8 onças) OU 1 chávena do seu óleo de base preferido, com óleos essenciais de alfazema extra adicionados conforme descrito abaixo. As opções de óleo mais populares para fazer bálsamo incluem óleo de jojoba, azeite, óleo de amêndoas doces, óleo de girassol, óleo de coco, entre outros. Para o ajudar a decidir que tipo de óleo utilizar, consulte o nosso artigo sobre o óleo de alfazema, que aborda os benefícios únicos de uma dúzia de opções diferentes de óleos de base.

  • 3 a 4 colheres de sopa* de pastilhas de cera de abelha, Se optar por adicionar também manteiga de karité, pode utilizar apenas 3 colheres de sopa rasas de pastilhas de cera de abelha. No entanto, se não adicionar a manteiga de karité, utilize 4 colheres de sopa de cera de abelha. Vegan opções: cera de soja ou cera de candelilha.

  • Óleos essenciais de lavanda (EOs) . Quando utilizamos uma base de óleo com infusão de alfazema, descobri que só precisamos de adicionar cerca de 20 a 25 gotas de óleo essencial de alfazema biológico por chávena de óleo para obter um aroma agradável (e não demasiado forte). No entanto, se não utilizar o óleo com infusão e depender apenas dos OEs, pode adicionar até 12 gotas de OEs por onça fluida de óleo de base - ou até 96 gotas por chávena de óleo.A quantidade recomendada (de acordo com o rácio de diluição seguro para óleos essenciais de 2%) e resultará num bálsamo com um cheiro muito forte. Comece com metade dessa quantidade e ajuste com base na preferência pessoal.

  • Opcional: 2 colheres de sopa de manteiga de karité Adoramos utilizar manteiga de karité, uma vez que é altamente hidratante e rica em vitaminas, minerais, ácidos gordos essenciais e antioxidantes.

  • Opcional: outros óleos essenciais à escolha. Pode adicionar algumas gotas de outros óleos essenciais que combinem bem com a alfazema. Por exemplo, camomila, rosa, toranja rosa, limão, alecrim, laranja doce, ylang ylang, bergamota, gerânio ou sândalo. Divirta-se a fazer a sua própria mistura personalizada. Cada um destes óleos tem também os seus próprios benefícios!

Outros materiais necessários

  • A caldeira dupla (Por exemplo, uma panela dentro de uma panela, ou uma taça de vidro pirex ou uma taça de aço inoxidável em cima de uma panela com água por baixo. A utilização de uma caldeira dupla é importante para evitar o sobreaquecimento dos óleos essenciais voláteis de alfazema, reduzindo assim a sua potência curativa!

  • Pequenos frascos de vidro ou latas de pomada, para armazenamento Utilizamos frequentemente frascos de vidro âmbar de 2 onças ou frascos maiores de 4 onças para uso pessoal ou presentes, e estas latas de 2 onças para facilitar o envio na loja.

Rendimento da receita

As quantidades acima indicadas resultarão em pouco mais de 1 chávena de bálsamo acabado ( cerca de 10 onças, ou cinco latas de 2 onças A regra geral para a pomada é usar cerca de 1 parte de cera de abelha/manteiga para aproximadamente 4-7 partes de óleo. Uma proporção maior de cera de abelha para óleo resultará numa pomada mais firme, enquanto que uma proporção menor de cera de abelha criará uma pomada mais suave.

Uma nota sobre a utilização de ingredientes de qualidade e/ou biológicos

Sempre que estamos a fazer bálsamos, óleos de ervas ou outros produtos caseiros para o corpo, optamos por utilizar ingredientes da melhor qualidade possível. Os orgânicos certificados são ainda melhores. O objetivo é criar um produto final medicinal e curativo! Por exemplo, sugiro vivamente a utilização de óleos virgens, não refinados, prensados a frio Alguns óleos de menor qualidade utilizam a extração por solventes, o que os contamina com hexano - uma toxina neurológica. Também desconfio dos óleos essenciais não orgânicos. Tal como os óleos naturais da planta se tornam altamente concentrados nos OEs, o mesmo acontece com tudo o que se encontra na planta!

Instruções

  1. Tenha as suas latas de pomada, frascos de vidro ou outros recipientes de armazenamento de pomada de alfazema à sua escolha prontos e à espera.

  2. Na parte de cima de uma caldeira dupla (ou caldeira dupla improvisada), adicione 1 chávena de óleo com infusão de alfazema (ou outro óleo de base) e 3 a 4 colheres de sopa rasas de cera de abelha (notas da escala deslizante acima). Adicione também as 2 colheres de sopa opcionais de manteiga de karité, se optar por utilizá-la.

  3. Em seguida, adicione água suficiente à parte inferior do seu banho-maria de modo a que a tigela ou panela superior esteja em contacto e repouse na água inferior.

  4. Aquecer o banho-maria em lume brando lume médio-baixo Lembre-se que não se deve aquecer o óleo de lavanda mais do que o necessário para derreter a cera de abelha!

  5. Monitorizar e agitar regularmente a mistura até que a cera de abelha (e a manteiga de karité) esteja completamente derrete Mexa para misturar bem e, em seguida retirar do lume imediatamente a seguir.

  6. Adicione os óleos essenciais depois de retirar a pomada líquida do lume, pois são muito voláteis e, por isso, dissipam-se rapidamente quando expostos a um calor elevado. Bata para combinar.

  7. Enquanto ainda está quente, cuidadosamente derramar Se começar a solidificar enquanto estiver a encher os recipientes, basta voltar a colocar em lume médio-baixo até voltar a liquidificar.

  8. Por fim, coloque os recipientes cheios de bálsamo de alfazema de lado (sem tampa) e deixe-os arrefecer completamente e endurecer.

  9. Desfrutar Utilize os dedos limpos ou uma colher de bálsamo para recolher uma pequena quantidade de bálsamo e aplique-a conforme necessário. Um pouco é suficiente!
Fazer uma grande quantidade de bálsamo de alfazema numa panela de banho-maria, com a cera de abelha e a manteiga de karité apenas parcialmente derretidas. Antes de termos esta legítima panela de banho-maria, improvisámos colocando uma pequena panela de aço inoxidável dentro de outra, como se mostra abaixo. Uma caldeira dupla improvisada, duas panelas juntas com água na mais baixa. Perfeita para fazer pequenas quantidades de bálsamo, como mostrado no nosso tutorial de bálsamo de calêndula.

E assim termina este tutorial sobre como fazer bálsamo de lavanda.

Com isto, espero que se sinta entusiasmado e capacitado para fazer também o seu próprio bálsamo de lavanda caseiro e curativo. É um dos nossos favoritos para usar pessoalmente, e também é o presente perfeito para os seus entes queridos em ocasiões especiais - ou simplesmente porque sim!

Guarde os seus recipientes de pomada numa local fresco e escuro A pomada de alfazema caseira pode "manter-se boa" durante vários anos! No entanto, a sua potência medicinal pode diminuir com o tempo e a idade.

Não hesite em colocar questões na secção de comentários abaixo. Além disso, volte para fazer uma avaliação quando o experimentar e espalhe o amor partilhando esta publicação.

Não perca estes artigos relacionados:

  • Como fazer óleo com infusão de rosa mosqueta e 12 maneiras de o utilizar
  • Colheita de alfazema fresca: Como colher, podar, secar e utilizar as flores de alfazema
  • Como fazer óleo de lavanda caseiro
  • Como fazer uma pomada caseira de calêndula para uma pele saudável
  • 10 melhores suplementos vegetarianos e veganos para melhorar a saúde

Irina Ross é uma entusiasta apaixonada por comida e a mente criativa por trás do popular blog Blog about Food. Com um profundo apreço pelas artes culinárias, o blog de Irina se tornou um recurso obrigatório para os amantes da gastronomia que procuram receitas deliciosas, dicas culinárias e avaliações de restaurantes. Seu amor pela comida começou desde muito jovem, quando ela contribuía com entusiasmo na cozinha ao lado da mãe e da avó, cultivando o paladar e desenvolvendo um olhar apurado para sabores e apresentação. À medida que foi crescendo, a curiosidade de Irina levou-a numa viagem culinária pelo mundo, explorando diversas cozinhas e incorporando diversos ingredientes nas suas receitas únicas. Seu blog serve como uma plataforma para compartilhar suas incríveis aventuras culinárias, simplificando pratos complexos para cozinheiros domésticos e, ao mesmo tempo, incentivando-os a explorar novos sabores e técnicas. O estilo de escrita caloroso e compreensível de Irina atrai os leitores, tornando seu blog um destino encantador e esclarecedor para quem busca inspiração, receitas deliciosas e uma compreensão mais profunda do mundo da comida.