Glossário de jardinagem: Termos e definições que todos os jardineiros devem saber

  • Compartilhar Isso
Irina Ross

Índice

Propagação, germinação, rotação de culturas... hugel-quem? O que é que tudo isto significa? Quer seja novo na jardinagem ou queira simplesmente aperfeiçoar o seu vocabulário de jardinagem, leia para aprender o que significam os termos de jardinagem mais comuns. Depois poderá deslumbrar os seus amigos na próxima festa de jardinagem, ou melhor, acompanhar todos os fantásticos tutoriais de jardinagem que partilhamos aqui!

Para além de uma definição básica, este glossário não é um glossário de jardinagem comum, pois permite-lhe obter algumas informações divertidas ou úteis sobre cada termo de jardinagem.

Saltar para : A-C, D-H, I-P, R-Z

Aeração

Pode referir-se ao ato de lavrar, virar ou arejar fisicamente o solo (incluindo pilhas de composto), ou utilizado em referência ao estado do solo existente, como: "este solo tem um grande arejamento!". Adicionamos pequenas rochas vulcânicas (⅜") à nossa mistura de solo de cama de jardim elevada para aumentar o arejamento, de modo a não precisarmos de cultivar rotineiramente o solo a partir daí.A perlite, a pedra-pomes, a areia e a atividade das minhocas também aumentam o arejamento do solo.

Anual

Planta que completa todo o seu ciclo de vida (rebentos, frutos e/ou flores e produção de sementes) num ano ou menos. As plantas anuais devem ser replantadas todos os anos. A maior parte das culturas hortícolas são anuais. Se for permitido, muitas flores anuais auto-semeam-se e voltam como voluntárias no ano seguinte.

Raízes

Uma planta que é vendida num estado dormente com as suas raízes expostas (normalmente embrulhadas em serapilheira) em vez de num vaso com terra. As árvores de fruto de raiz nua são uma visão comum nos viveiros no final do outono ou no início da primavera.

Insectos benéficos

Insectos que desempenham um papel útil na horta, como polinizadores ou comedores de insectos nocivos. Exemplos comuns incluem abelhas, joaninhas, vespas parasitas, crisopídeos verdes e louva-a-deus. Incentivar ou libertar insectos benéficos é uma prática comum na jardinagem biológica ou parte de uma estratégia de gestão integrada de pragas.

A joaninha é um excelente exemplo de um inseto benéfico. As joaninhas adultas podem comer 20 a 25 pulgões por dia, e até 10 vezes mais na sua fase larvar!

Biodegradável

Um material que eventualmente se decompõe ou se decompõe naturalmente sob as condições certas - como com a ajuda de bactérias, fungos e oxigénio. A matéria orgânica é biodegradável. Não confundir com "compostável", porque nem todos os materiais biodegradáveis são ideais para uma pilha de compostagem doméstica - como restos de madeira tratada, ervas daninhas nocivas, carcaças de animais ou dejectos de animais domésticos.

Parafuso

Quando uma planta começa a florescer e, eventualmente, a desenvolver sementes. Isto acontece normalmente no final da estação, mas o stress ambiental (como calor extremo, luz solar inadequada) pode fazer com que as plantas se tornem precoces. Quando isso acontece, a qualidade alimentar, o sabor, a textura e o tempo de vida diminuem rapidamente.

Bokashi

Ao contrário de uma receita clássica de compostagem que envolve castanhos, verduras, oxigénio e tempo, o método Bokashi fermenta rapidamente os resíduos alimentares num recipiente hermético com a ajuda de um inoculante especializado.

Chás Botânicos

Um tipo de fertilizante líquido natural caseiro que é feito através da "infusão" ou imersão de correctivos do solo, tais como farinha de alfafa, farinha de algas e/ou farinha de neem em água. O resultado é uma solução rica em nutrientes utilizada para regar e alimentar as plantas. Os chás botânicos podem ser passivamente imersos ou ativamente arejados (borbulhados) para aumentar a atividade enzimática e a potência.chá de sementes".

Bienal

Uma planta que vive durante dois anos. Normalmente, as plantas bienais concentram-se no estabelecimento de um sistema radicular forte e no crescimento de folhas no primeiro ano de vida, seguido de frutificação/floração e sementeira no segundo ano.

Brássicas

A família das plantas de couve, também conhecida como "culturas de repolho", inclui a couve, os brócolos, a couve-flor, o bok choy, a mostarda, a couve-rábano, a couve-de-bruxelas, o rabanete, o nabo, entre outras. As brássicas são geralmente cultivadas como culturas de estação fria, embora muitas variedades sejam tolerantes ao calor e possam ser cultivadas no verão nas condições adequadas.

Tantas brássicas bonitas (menos as tangerinas e os maracujás)

Horas de frio

O número de horas que uma planta ou semente precisa de ser exposta a temperaturas entre 32F e 45°F para quebrar a dormência e brotar, florescer ou dar frutos. Por exemplo, certas árvores de fruto precisam de um intervalo de 200-400 horas de frio (mais ou menos dependendo da variedade) em cada inverno para darem frutos com sucesso no ano seguinte. Também conhecido como Vernalização.

Clorose

A clorose pode ser causada por uma série de problemas, incluindo doenças, raízes danificadas ou presas, solo altamente alcalino, drenagem inadequada e/ou deficiências de nutrientes.

Armação de frio

Tal como as estufas, as armações frias têm tectos transparentes para permitir a entrada da luz solar (por exemplo, vidro ou plástico), mas são construídas a uma altura baixa do solo, cobrindo melhor as plantas.

Plantação companheira

A prática de utilizar combinações específicas de plantas que crescem perto umas das outras para proporcionar vários benefícios, incluindo, mas não se limitando a, atrair polinizadores, dissuadir pragas, incentivar um crescimento saudável ou proporcionar sombra/suporte umas às outras.

Composto

Em termos mais simples, o composto é matéria orgânica decomposta. É considerado um corretivo orgânico de primeira qualidade para o solo e oferece inúmeros benefícios para a saúde do solo e das plantas. Os jardineiros domésticos podem comprar composto ou criar composto caseiro a partir de coisas como folhas recolhidas, palha, restos de cozinha e resíduos de jardim. Com o equilíbrio certo de materiais biodegradáveis, um pouco de tempo e a ajuda deOs decompositores (microrganismos, fungos, minhocas, insectos, etc.) transformam as matérias-primas num material rico em nutrientes, semelhante ao solo - o composto acabado.

Chá de composto

O resultado é uma solução suave, mas rica em nutrientes, utilizada para regar e alimentar as plantas. O chá de composto pode ser mergulhado passivamente ou ativamente arejado (borbulhado) para aumentar a atividade microbiana.

Estou muito entusiasmado com a ideia de alimentar o nosso jardim com um lote de chá de composto ativamente aerado acabado de fazer.

Culturas de estação fria

Culturas hortícolas que preferem temperaturas do solo e do ar mais frias para se desenvolverem, entre 40 e 75 graus Fahrenheit. A maioria é muito resistente ao frio e tolerante às geadas. As culturas de estação fria incluem a família das brássicas (couve, brócolos, couve-flor), folhas verdes e raízes (rabanetes, cenouras, beterrabas, nabos). Estas são mais adequadas para o início da primavera ou para a horta de outono. Algumas culturas de estação fria podem tolerarEm locais com invernos amenos, as culturas de estação fria plantadas no outono podem continuar a crescer durante o inverno e a primavera.

Culturas de cobertura

Plantas que são cultivadas com o objetivo principal de proteger ou rejuvenescer o solo entre estações ou outras culturas comestíveis. As culturas de cobertura podem alimentar o solo através da fixação de azoto e atuar como uma cobertura vegetal viva, reduzindo a erosão, a compactação e o escoamento. O azevém, a fava, a aveia, o trevo, a cevada, a luzerna e outras leguminosas ou cereais são culturas de cobertura comuns.

Rotação de culturas

Uma boa rotação de culturas pode melhorar a saúde do solo e a biodiversidade, reduzir a procura de fertilizantes e diminuir a pressão de doenças e pragas, evitando o cultivo das mesmas culturas no mesmo local ano após ano.

Cortar e voltar

Um método utilizado para colher continuamente de uma única planta durante um longo período de tempo, em vez de colher toda a planta de uma só vez (o que mata a planta). Mais aplicável a folhas verdes, como a couve, a alface romana ou a acelga. Colher algumas das folhas mais velhas e exteriores todas as semanas em vez de cortar toda a cabeça.aqui.

Cultivar

Outro nome para uma "variedade" específica de planta, selecionada ou cultivada por humanos para características particulares. Por exemplo, Dazzling Blue, Madeley e Curly Scotch são todas cultivares (variedades) diferentes de couve.

Voltar ao início

Amortecimento desligado

O amortecimento pode ser atribuído a uma série de doenças fúngicas diferentes, e é mais comum quando as plântulas são regadas em excesso, têm um fluxo de ar inadequado, ou quando se utiliza solo de jardim velho e doente para iniciar novas sementes.

Dias até ao vencimento

A descrição da planta ou o pacote de sementes indica geralmente o período de crescimento previsto para cada variedade (incluindo também os dias para germinar/brotar), embora os diferentes cuidados e condições de crescimento possam levar a algumas variações.

Erva-moura

A prática de remover as flores gastas ou moribundas das plantas depois de as flores terem passado o seu auge. A monda regular cria uma aparência limpa, reduz a dispersão das sementes e também incentiva a floração de mais flores novas. No entanto, se pretender guardar sementes de flores anuais, é melhor deixar a flor ficar completamente castanha e seca enquanto ainda está na planta antes de a murchar.

Flores de zínia sem cabeça, bonitas e secas para guardar as sementes com sucesso.

Decídua

Plantas que perdem as folhas durante os meses de outono e inverno e que voltam a crescer na primavera, termo de jardinagem oposto a "perene".

Determinado

Determinado significa "de tempo limitado" e também um hábito de crescimento em que o caule principal e os ramos de uma planta abrandam ou interrompem o seu crescimento quando começam a florescer e a dar frutos. Um termo de jardim que é mais frequentemente utilizado para distinguir entre tipos de tomates (determinados versus indeterminados), mas também utilizado para descrever os hábitos de crescimento de plantas de feijão e outras.Os tomates indeterminados e os feijões de vara continuam a crescer e a dar frutos em plantas maiores durante um período de tempo prolongado.

Semeadura direta

Plantar as sementes diretamente no solo, ao ar livre, no seu local de crescimento definitivo, em vez de as colocar em pequenos recipientes (no interior ou numa estufa) e transplantá-las mais tarde como plântulas.

Sujidade

Não chame "sujidade" ao solo do seu jardim, pois não é a mesma coisa! A sujidade é desprovida dos organismos vivos, dos nutrientes e da composição equilibrada presentes num solo saudável; os elementos necessários para que as plantas cresçam com sucesso.

Acumuladores dinâmicos

Um conceito de permacultura para certas plantas que têm uma capacidade excecional para extrair nutrientes do solo e armazená-los nos seus tecidos. Popularmente utilizadas como cobertura vegetal, em composto, chá de composto, fertilizantes caseiros, medicina natural ou produtos naturais para o cuidado do corpo.Por vezes também designados por "acumuladores biodinâmicos".

Espaldeira

Uma técnica de poda e formação de plantas que cria uma estrutura larga e plana, normalmente utilizada em árvores de fruto. Ideal para espaços pequenos e contra estruturas, vedações ou muros para um impacto visual único.

Alimentação foliar (pulverização foliar)

O processo de pulverização de plantas, árvores ou arbustos com uma fina névoa de fertilizante líquido (ou outro corretor líquido) a partir de um pulverizador. As plantas têm a capacidade de absorver nutrientes mais rapidamente através das suas folhas e sistema vascular do que através das suas raízes no solo. Os pesticidas também podem ser aplicados através de uma pulverização foliar.

Data da geada

Um termo de jardinagem utilizado para descrever a primeira data (outono) ou a última data (primavera) em que a sua área recebe geadas. Os dias entre estas datas constituem a sua estação de crescimento mais robusta. As instruções de plantação referem-se normalmente a estas datas, tais como "semeie sementes ao ar livre 2 semanas antes da data da última geada da primavera" ou "transplante mudas 6 semanas antes da data da primeira geada do outono".

As linhas verticais azuis e vermelhas representam a data média da última e da primeira geada do ano, indicada para a Zona 7 neste exemplo. Este calendário de plantação é da Kit de ferramentas gratuito de planeamento de jardins Homestead and Chill O calendário de cada zona, que inclui calendários para cada zona, pode ser adquirido aqui!

Sol pleno

Geralmente refere-se a um mínimo de 6 horas ou mais de luz solar direta

Germinação

Quando uma semente quebra a dormência e dá o seu primeiro crescimento; o aparecimento de uma nova plântula a partir de uma semente.

OGM

Significa "organismo geneticamente modificado". Algumas plantas e sementes são geneticamente modificadas por seres humanos em laboratório para obter qualidades seleccionadas, como a resistência a pesticidas. O milho e a soja transgénicos "Roundup ready" são exemplos principais. Geralmente desaprovados (e considerados perigosos) nas comunidades de agricultura biológica e de saúde natural. Pode encontrar uma lista completa dos locais onde compramos sementes de jardim aqui- todos eles subscreveram o Compromisso Sementes Seguras contra os OGM.

Enxerto ou Enxertado

Uma técnica de horticultura em que uma porção cortada de uma planta é unida ou fundida com outra - para crescerem juntas como uma planta. Uma prática comum em que uma porção inferior forte, resistente a doenças, ou de outra forma ideal (o porta-enxerto) é fundida com várias porções superiores (o enxerto). Por exemplo, para enxertar uma variedade específica de maçã num porta-enxerto de maçã diferente e resistente. A planta resultante produzirá frutosfiel ao rebento utilizado.

Adubo verde

Refere-se a certas plantas ou culturas que são cultivadas exclusivamente para serem transformadas no solo ou deixadas a decompor-se na superfície do solo como cobertura vegetal para enriquecer o solo com nutrientes. Algumas plantas frequentemente cultivadas como adubo verde incluem o trevo, a aveia, o trigo mourisco, o trigo de inverno, o feijão e as ervilhas. Benefícios e utilizações semelhantes aos dos acumuladores dinâmicos e das culturas de cobertura.

Polinização manual

Quando os seres humanos ajudam no processo de polinização, transferindo fisicamente o pólen de uma flor ou planta para outra, o que pode ser feito com uma pequena ferramenta (pincel, cotonete) ou com a própria flor. Polinizamos ativamente à mão as abobrinhas e outras abóboras para garantir o desenvolvimento dos frutos e evitar o apodrecimento final.

Utilizo um pequeno pincel para polinizar manualmente as nossas abobrinhas e outras plantas de abóbora. Se não o fizer, muitas vezes não se desenvolvem e apodrecem a partir da extremidade da flor - apesar de haver muitas abelhas por perto! Saiba mais sobre a polinização manual da abóbora aqui.

Endurecimento

O processo geralmente envolve a exposição gradual das plântulas a condições como o vento, o frio e/ou o sol direto, durante uma semana ou mais, para que se tornem cada vez mais fortes e resistentes. Ver instruções passo a passo sobre o endurecimento aqui.

Zona de robustez (USDA Hardiness Zones)

Sistema criado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. As áreas dos Estados Unidos são agrupadas e designadas em zonas específicas de plantação ou de resistência (3a a 11b) com base em condições climáticas semelhantes. As zonas são utilizadas para definir quais as plantas que crescem melhor em que áreas, bem como para fornecer orientações sobre quando plantar o quê. O sistema pode ser um pouco enganador porque se baseia principalmenteA zona de plantação de plantas é definida em torno das datas de geada e das temperaturas frias, mas não tem em conta outras variáveis entre locais, como as temperaturas médias elevadas, a humidade ou a precipitação. Encontre a sua zona aqui e obtenha gratuitamente um calendário de plantação Homestead and Chill para a sua zona!

Herança

Refere-se a uma planta ou variedade de vegetal com pelo menos 50 anos de idade. Além disso, as sementes devem ser de polinização aberta ou autopolinizadas para serem consideradas de herança, e não híbridas. Uma variedade de herança tem normalmente uma história significativa por detrás, tal como uma história de transmissão dentro de uma comunidade, cultura, quinta ou família - tal como uma "herança" familiar.

Hugelkultur

Pronuncia-se Hoo-gul-culture e significa cultura de colina ou monte de colina. Um tipo de estilo de canteiro de jardim que utiliza materiais naturais recolhidos, tais como troncos, ramos, folhas, pinhas ou outra matéria orgânica, para fornecer volume sob uma camada de solo. À medida que os materiais volumosos se decompõem, libertam nutrientes e tornam-se também parte do solo.Aprenda as melhores práticas de hugelkultur e como fazer um canteiro de hugelkultur aqui.

Húmus

Uma vez que os materiais orgânicos naturais, tais como folhas, restos de comida ou outros resíduos de jardim, estão completamente decompostos, são considerados húmus. O húmus é escuro, rico em nutrientes e melhora a retenção de humidade e o estado geral do solo.

Híbrido

Sementes que são criadas através da polinização cruzada entre duas variedades ou espécies diferentes de plantas. O cruzamento pode ocorrer naturalmente, mas é muitas vezes feito num ambiente controlado ou intencionalmente por seres humanos com o objetivo de combinar atributos benéficos de cada planta. Por exemplo, para resistência natural a doenças ou maior rendimento. As sementes híbridas são geralmente indicadas como F1 ou F2, o que significaOs híbridos não são OGM e também são diferentes das sementes de polinização aberta. As sementes produzidas a partir de plantas híbridas não são susceptíveis de "reproduzir-se verdadeiramente" e, portanto, não são boas para guardar sementes.

Voltar ao início

Indeterminado

Termo de jardinagem utilizado para descrever uma planta que continua a crescer em tamanho e a dar frutos durante um longo período de tempo, ao contrário de uma planta determinada que tem uma vida mais curta com um período de frutificação mais concentrado.

Gestão integrada das pragas

Uma abordagem para gerir as pragas de jardim de uma forma orgânica e sustentável que se concentra na minimização dos riscos para a saúde, económicos e ambientais. Envolve uma hierarquia de decisões e acções, incluindo a identificação da praga, a avaliação da gravidade do problema e a utilização de uma variedade de medidas preventivas, biológicas, culturais e físicas de controlo de pragas antes de recorrer à intervenção química.

A hierarquia de ação na Gestão Integrada das Pragas é a que seguimos na nossa horta ("químico" também pode significar produtos orgânicos fabricados pelo homem)

Agricultura Natural Coreana (KNF)

Uma prática agrícola natural alternativa que surgiu na década de 1960 na Coreia do Sul. A KNF centra-se na construção da vitalidade do solo e das plantas através da promoção do crescimento de microrganismos indígenas (bactérias, fungos, nemátodos e protozoários), utilizando chás fermentados (sumo de plantas fermentado ou FPJ) e outras misturas naturais, e evitando fertilizantes químicos ou pesticidas.

Perna de pau

As plântulas pernaltas não são ideais, uma vez que são geralmente mais fracas e propensas a tombar. Evite as plântulas pernaltas fornecendo luz brilhante suficiente. As plântulas esticam-se e tornam-se altas quando procuram melhor luz e inclinam-se para a luz mais forte que lhes é fornecida. Os caules da maioria das plântulas pernaltas podem ser parcialmente enterrados,Veja este artigo sobre os 9 principais erros a evitar no arranque de sementes - e como corrigi-los!

Argila

Considerado o tipo de solo ideal para o cultivo de alimentos e plantas, o solo argiloso é uma mistura bem equilibrada de areia, silte e argila, pelo que também possui boas propriedades de retenção de humidade e drenagem. O solo que contém demasiada argila ou silte é muitas vezes misturado com outros solos ou componentes do solo (por exemplo, areia) para obter uma consistência mais parecida com a do solo argiloso.

Macronutrientes

Os elementos nitrogénio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio e enxofre são macronutrientes essenciais para a saúde e o crescimento das plantas, normalmente adicionados ao solo através de correctivos e/ou culturas de cobertura (ver "NPK" abaixo).

Micronutrientes

Os elementos boro, cloro, cobre, ferro, manganês, molibdénio e zinco são os sete micronutrientes essenciais para o crescimento saudável das plantas. Estes podem ser adicionados ao solo através de composto, matéria orgânica e pó de rocha.

Palha

A cobertura morta reduz a erosão e o escoamento, suprime as ervas daninhas, aumenta a retenção de humidade e protege o solo e as raízes das plantas. Consulte este artigo para saber mais sobre as práticas de cobertura morta ou este guia que explora os prós e os contras de 8 materiais de cobertura morta diferentes, como folhas, cartão, composto, palha e muito mais.

Micorrizas

Myco" significa fungo e "rhizae" significa raiz. As micorrizas são fungos especializados que colonizam o sistema radicular das plantas para formar uma relação mutuamente benéfica ou simbiótica. Actuam como extensões do sistema radicular, aumentando a área de superfície e a troca de nutrientes e água entre o solo e as raízes da planta.polvilhar ligeiramente o torrão ou regar com uma solução de micorrizas após a transplantação de plântulas jovens.

Nightshades

A família de plantas Solanaceae que inclui os tomates, as batatas, os pimentos e as beringelas. As folhas da erva-moura são consideradas ligeiramente tóxicas, pelo que as folhas não são seguras para comer, enquanto a maioria das outras plantas comuns de jardim (brássicas, cenouras, beterrabas, rabanetes, nabos) têm folhas comestíveis.

Fixação de nitrogénio

O processo é facilitado por bactérias especializadas (rizóbios) que colonizam as raízes das plantas. As leguminosas e outras culturas são particularmente eficazes na fixação de azoto, incluindo ervilhas, trevo, alfafa, ervilhaca, fava, linho, lentilhas, azevém esoja.

Nódulos de nitrogénio formados nas raízes de uma planta de fava, graças a rizóbios fixadores de nitrogénio! Normalmente deixamos as raízes no solo para se decomporem (estilo de plantio direto), mas arrancámos esta para demonstração.

Jardinagem sem solo

Uma filosofia ou estilo de jardinagem em que o solo é perturbado o menos possível e não é intencionalmente lavrado ou revolvido em cada estação, como na agricultura tradicional. Lavrar o solo leva a uma perda de estrutura do solo, compactação, aumento do escoamento superficial e erosão. Em contraste, deixar o solo intacto preserva a teia alimentar viva do solo e pode aumentar a fertilidade do solo, a saúde das plantas eprodutividade. também conhecida como jardinagem "sem escavação". praticamos ativamente a jardinagem de plantio direto e cortamos as plantas no final da estação (em vez de arrancar as raízes). saiba mais aqui!

N-P-K

O rácio "NPK" é indicado nas embalagens de fertilizantes, como 8-2-1 (um fertilizante com elevado teor de azoto) ou 4-4-4 (um fertilizante equilibrado). Em geral, o azoto promove um crescimento robusto das folhas verdes, o fósforo é essencial para o desenvolvimento das flores e dos frutos e o potássiodesempenha um papel na resistência geral das plantas, na utilização de nutrientes, no crescimento das raízes e na fotossíntese.

Polinização aberta

Sementes que geralmente "reproduzem" (produzem descendentes mais ou menos idênticos à planta-mãe) quando as plantas são polinizadas por outra planta da mesma variedade. É bom para guardar sementes e para manter a consistência. No entanto, se as plantas de polinização aberta forem polinizadas por uma planta semelhante de uma variedade diferente (por exemplo, dois tipos diferentes de abóbora), as sementes guardadas podem não reproduzir.

Jardinagem biológica

Um estilo de jardinagem que se concentra no cultivo de plantas saudáveis da forma mais natural e segura possível. Os jardineiros e agricultores biológicos evitam a utilização de fertilizantes e pesticidas tóxicos, químicos ou sintéticos. Em vez disso, a saúde do solo e das plantas é apoiada por elementos como composto, estrume, gestão integrada de pragas, insectos benéficos e correctivos naturais do solo.

OMRI

O Instituto de Revisão de Materiais Orgânicos é uma organização sem fins lucrativos que certifica se determinados insumos agrícolas são seguros para utilização na agricultura biológica. Se vir "certificado OMRI" num produto, isso significa que é considerado aceitável para utilização numa horta biológica. No entanto, existem muitas vezes outras soluções naturais para experimentar antes de utilizar produtos artificiais!

pH

Em química, a escala de pH é utilizada para determinar o grau de acidez ou alcalinidade de algo. O número 7 representa um pH neutro. Quanto mais baixo o pH, mais ácido. Quanto mais alto o número de pH, mais alcalino. Em jardinagem, o pH do solo é frequentemente considerado (incluindo testado ou ajustado) para satisfazer as condições ideais de crescimento de determinadas plantas. As culturas mais comuns preferem um solo ligeiramente ácido de 6,0para 7.0.

Perene

O termo de jardinagem para as plantas que podem crescer ou viver durante mais de dois anos. Em climas gelados, as plantas perenes podem parecer morrer no inverno, mas voltam a crescer na primavera.

Permacultura

A permacultura é um princípio que se centra na conceção intencional e cuidadosa e na manutenção de ecossistemas agrícolas produtivos (incluindo espaços ajardinados), de modo a imitarem a diversidade, a estabilidade e a resiliência dos ecossistemas naturais. Exemplos de princípios de permacultura incluem a recolha de água, a reflorestação de espaços, a compostagem, a agricultura regenerativa e a resiliência da comunidade.

Polinizadores

Qualquer coisa que ajude na transferência de pólen entre plantas ou flores, incluindo, mas não se limitando a, abelhas, borboletas, pássaros, morcegos, insectos, o vento, humanos ou outros animais. A grande maioria das plantas depende dos polinizadores para se reproduzir com sucesso - e produzir colheitas comestíveis!

Uma abelha a ajudar a polinizar a nossa macieira Anna. Vejam só estas pantalonas de pólen!

Policultura

O cultivo de uma grande variedade de plantas cria biodiversidade no seu jardim, atrai insectos benéficos e reduz as probabilidades de devastação generalizada por pragas ou doenças que normalmente afectam a mesma cultura. Também ajuda a equilibrar a procura nutricional colocada no solo.A policultura contrasta com a monocultura (cultivo de uma grande área de apenas uma cultura, como o milho) comum nas operações agrícolas convencionais ou comerciais.

Envasamento

O ato de mover uma planta de um recipiente mais pequeno para um maior. Normalmente feito com plântulas à medida que crescem, para evitar que as raízes fiquem presas e atrofiadas. Também se aplica a plantas de interior ou outras plantas em vasos.

Propagação

O processo de crescimento (criação) de novas plantas através de uma variedade de métodos, incluindo a partir de sementes, estacas, enxertos ou outras partes de plantas.

Voltar ao início

Raiz ligada

Um termo de jardinagem utilizado para descrever uma planta, arbusto ou árvore que está a crescer num recipiente demasiado pequeno que, por sua vez, restringe as raízes e atrasa o crescimento da planta. Algumas plantas com raízes podem recuperar se forem colocadas num recipiente maior ou no solo. No entanto, alguns casos graves podem deixar a planta permanentemente atrofiada.

Rizoma

Um caule subterrâneo que cresce horizontalmente a partir de nós e não verticalmente como a maioria das outras plantas. O gengibre e a curcuma são exemplos de rizomas comestíveis. A hortelã é uma planta notoriamente invasiva porque se espalha através de rizomas subterrâneos vigorosos, também por vezes chamados "corredores".

Extensor de estação

Termo utilizado em jardinagem para designar qualquer estrutura ou ferramenta utilizada para proteger as plantas de condições adversas, prolongando assim a estação de crescimento. Mais frequentemente utilizado para designar o abrigo contra as geadas, mas também pode ser aplicado a objectos que desviam o calor e o sol extremos, como as telas de sombra.cobertores.

É certo que não temos muitas geadas no nosso clima, mas utilizamos os nossos arcos para suportar telas de sombra para proteger as culturas de estação fria em dias quentes aleatórios, e também para redes contra insectos/aves para bloquear as pragas.

Auto-Semeadura ou Auto-Sementeira

Quando uma planta cresce ou se espalha naturalmente a partir de sementes que foram dispersas ou deixadas cair por uma planta-mãe sem intervenção humana. Se for deixada a germinar no jardim, a maioria das flores anuais deixará cair sementes à sua volta e, no ano seguinte, produzirá prontamente novas flores na mesma vizinhança.

Folha de cobertura vegetal

O processo de cobertura vegetal de uma área com "folhas" largas e bastante sólidas de material, como cartão, serapilheira, jornal, rolos de papel de pintor ou materiais sintéticos como plástico ou tecido paisagístico. Proporciona benefícios semelhantes aos da cobertura vegetal clássica, mas pode ser mais duradouro e ainda mais eficaz a sufocar as ervas daninhas,cobrir um solo durante o inverno, ou abafar a relva.

Fertilizante de libertação lenta

Fertilizante que se degrada lentamente no solo para disponibilizar nutrientes frescos às plantas ao longo do tempo, em vez de um forte aumento de nutrientes de uma só vez. Os fertilizantes granulados ou secos do tipo "farinha" são geralmente de libertação lenta, muitas vezes aplicados como cobertura e depois regados. Estes tipos de fertilizantes apresentam geralmente menos risco de "queimar" ou chocar as plantas em comparação com os fertilizantes líquidos.

Correcções do solo

Materiais que são adicionados ao solo para aumentar a saúde, o teor de nutrientes, a retenção de humidade e/ou a estrutura do solo. Os correctivos naturais do solo incluem coisas como plantas secas ou material animal (por exemplo, farinha de alfafa, farinha de algas, farinha de neem, farinha de ossos ou farinha de crustáceos), composto, minhocas, rocha de lava ou perlite, turfa, areia verde, fertilizantes granulados e pó de rocha.

Teia alimentar do solo

A relação importante e simbiótica entre o solo e a rede de seres vivos que o constituem. Os membros da teia alimentar do solo incluem microrganismos benéficos, fungos, protozoários, nemátodos, minhocas, micorrizas e outros artrópodes e criaturas. Trabalham em conjunto para decompor a matéria orgânica, introduzir nutrientes e melhorar o arejamento, a drenagem e a retenção de humidade do solo. Também conhecido como"solo vivo orgânico".

Virado para sul

Para os jardineiros do hemisfério norte, um jardim virado a sul é a escolha ideal para maximizar a exposição solar em todas as estações do ano e ao longo do dia. "Virado a sul" significa que o espaço do jardim está localizado numa área que pode receber sol sem obstruções do sul (a direção de onde emana a maior parte da luz solar).de frente.

Semeadura em sucessão (Plantio em sucessão)

O objetivo da plantação em sucessão é normalmente compensar as datas de colheita para proporcionar uma colheita mais lenta e contínua ao longo de muitos meses, em vez de grandes quantidades de culturas que amadurecem de uma só vez.verduras para bebé.

Hormona de enraizamento

Substâncias que ajudam a estimular o crescimento de raízes em estacas frescas durante o processo de propagação, ao mesmo tempo que protegem as novas estacas de doenças. Os produtos de hormonas de enraizamento podem ser comprados em pó ou em gel. O aloé vera e a canela em pó também são eficazes para estimular o crescimento de raízes em estacas.

Broto terminal

Se o botão terminal for cortado, muitas vezes faz com que a planta pare ou abrande o crescimento ascendente e pode encorajar a ramificação. Ao colher folhas verdes utilizando o método "cortar e voltar a cortar" (definido acima), deve evitar cortar o botão terminal.

Desbaste

Um termo de jardinagem para separar ou reduzir o número de plantas num espaço ou recipiente. Por exemplo, cortando ou separando suavemente as plântulas extra que estão demasiado cheias. Boas práticas de desbaste e espaçamento promovem um crescimento rápido e saudável.

Normalmente, prefiro cortar as plântulas vegetarianas extra na linha do solo, para evitar perturbar as raízes da "guardiã". Outras vezes, separo cuidadosamente as plântulas pequenas para as plantar em recipientes separados, como se vê acima.

Transplantação

O processo de mudar as plantas de um local para outro. Mais frequentemente usado para descrever quando as mudas jovens são retiradas dos seus recipientes iniciais e plantadas no exterior. Também se pode referir à plantação de uma árvore ou ao envasamento de uma planta de um recipiente pequeno para um maior.

Molho de cobertura

Termo de jardinagem utilizado para descrever o ato de aplicar correctivos ou fertilizantes na parte superior do solo, em vez de o lavrar.

Vermicomposto (Vermicompostagem)

As minhocas são alimentadas regularmente com resíduos de jardim ou restos de cozinha, em tipos e quantidades adequadas para manter um minhocário saudável. Por sua vez, as minhocas comem os resíduos para produzir uma das formas mais maravilhosas de composto disponíveis - as minhocasSaiba como criar e manter um minhocário simples e barato aqui.

Variegado

Plantas que apresentam manchas ou estrias de cores variadas, na maioria das vezes brancas e verdes. Raramente ocorre na natureza; a maioria das plantas que contêm rotineiramente variegação foram criadas ou propagadas pelo homem para conter esta caraterística. Pensa-se que é causada por uma mutação genética aleatória e nem sempre se transmite a futuras sementes.

Vernalização

Processo que consiste em expor as sementes ou bolbos a um período prolongado de temperaturas frias. O objetivo é satisfazer a necessidade natural de arrefecimento da planta para quebrar a dormência e conseguir germinar, florescer e/ou dar frutos. Os seres humanos realizam artificialmente a vernalização armazenando sementes ou bolbos em frigoríficos ou congeladores para imitar as horas de arrefecimento sazonais.Muitas árvores de fruto e nozes, bem como algumas variedades de alho, serralha e bolbos de flores requerem vernalização, também conhecida como "horas de frio".

Voluntário

Termo utilizado em jardinagem para designar uma planta que germina e cresce com pouca ou nenhuma ajuda do jardineiro. Normalmente, cresce a partir de uma planta que já tinha semeado anteriormente na vizinhança geral. No entanto, os pássaros ou outros animais também podem espalhar as sementes.

Culturas de estação quente

Os legumes que necessitam de condições consistentemente quentes para crescerem, prosperam quando as temperaturas são iguais ou superiores a 75°F, e não toleram geadas ou condições frias, a menos que estejam protegidos. Plantar culturas de estação quente quando as temperaturas do solo e do ar são superiores a 50°F, e serão mais quentes durante vários meses à medida que as plantas amadurecem.abóbora (butternut, abóbora), feijão, pimentos, milho, batata-doce, pepino e beringela.

Fundição de minhocas

Quando os alimentos passam pelo corpo de uma minhoca (como os restos de cozinha num compostor de minhocas), são decompostos em nutrientes concentrados e altamente biodisponíveis e em micróbios benéficos para as plantas. Embora potente, a húmus de minhoca é muito suave, de libertação lenta, e não pode "queimar" as plantas como o estrume ou fertilizante de outros animais.também aumentam a capacidade de retenção de humidade do solo e melhoram a drenagem, sendo por vezes designados por "ouro negro".

Xerocaptura

A prática do design paisagístico que utiliza plantas nativas, tolerantes à seca, que consomem pouca ou nenhuma água para além da que o clima natural fornece. É mais popular no oeste dos EUA, onde o clima pode ser mais quente e seco. O Xeriscaping também incorpora rocha, pedra e outras características de hardscaping.

Minhocas do nosso minhocário, que criam maravilhosas vermicastanhas - o nosso tipo favorito de composto e fertilizante natural!

Está feito!

E que tal um curso intensivo de vocabulário de jardinagem? Está pronto para o seu teste pop agora? Estava a brincar. Mas espero que tenham aprendido um ou dois novos termos de jardinagem! Sou um nerd e tanto, por isso gostei muito de fazer esta lista para todos vós. Digam-me se me escapou algum termo bom e obrigado por estarem sintonizados!

Também pode gostar:

  • Como começar um jardim 101
  • Como construir uma cama de jardim elevada
  • Compostagem 101: O quê, porquê e como fazer compostagem em casa
  • Vermicompostagem 101: Como criar e manter um simples depósito de minhocas
  • Como iniciar uma herdade: 9 dicas imperdíveis para novos herdeiros

Irina Ross é uma entusiasta apaixonada por comida e a mente criativa por trás do popular blog Blog about Food. Com um profundo apreço pelas artes culinárias, o blog de Irina se tornou um recurso obrigatório para os amantes da gastronomia que procuram receitas deliciosas, dicas culinárias e avaliações de restaurantes. Seu amor pela comida começou desde muito jovem, quando ela contribuía com entusiasmo na cozinha ao lado da mãe e da avó, cultivando o paladar e desenvolvendo um olhar apurado para sabores e apresentação. À medida que foi crescendo, a curiosidade de Irina levou-a numa viagem culinária pelo mundo, explorando diversas cozinhas e incorporando diversos ingredientes nas suas receitas únicas. Seu blog serve como uma plataforma para compartilhar suas incríveis aventuras culinárias, simplificando pratos complexos para cozinheiros domésticos e, ao mesmo tempo, incentivando-os a explorar novos sabores e técnicas. O estilo de escrita caloroso e compreensível de Irina atrai os leitores, tornando seu blog um destino encantador e esclarecedor para quem busca inspiração, receitas deliciosas e uma compreensão mais profunda do mundo da comida.