Receita de Sopa cremosa de batata e alho francês (Vegan)

  • Compartilhar Isso
Irina Ross

No fim de semana passado, colhemos uma grande quantidade de alho-francês e batatas da horta. Fazer sopa de batata e alho-francês foi uma decisão óbvia! Esta receita de sopa de batata e alho-francês é uma das nossas favoritas de todos os tempos. É cremosa, saudável, absolutamente deliciosa e, por acaso, também é vegan. A sopa também pode ser congelada - o que significa que é a maneira perfeita de preservar parte da nossa colheita caseira, enquantoEspero que goste tanto da nossa receita de sopa cremosa de batata e alho francês como nós!

INGREDIENTES

  • 3 alhos franceses grandes - apenas a parte do bolbo (parte branca e verde clara)
  • 2 a 2,5 libras de batatas amarelas ou brancas (cerca de 5-7 batatas médias grandes). Se possível, apanhe algumas batatas Yukon Gold, German Butterball, ou outras batatas cremosas extra-saborosas. Nós até juntámos algumas das nossas pequenas batatas da horta. Numa pitada, as batatas Russet brancas básicas também servem!
  • 1 chávena de aipo picado (cerca de 3 a 4 talos)
  • 1 cebola doce amarela média, cortada em cubos
  • 4 chávenas de caldo de legumes (recipiente de 1 litro, com baixo teor de sódio). Aprenda a fazer facilmente caldo de legumes caseiro aqui! Ou use pasta concentrada "melhor do que caldo" misturada com água para obter o mesmo volume.
  • 1 chávena de água
  • 1 lata (12-14 onças) de creme de coco sem açúcar, leite de coco ou creme de leite. Recomendo vivamente a utilização de creme de coco gordo (não leite de coco que se adiciona ao café). Não vai sentir o sabor do coco, prometo!
  • 3 dentes de alho
  • 3 colheres de sopa de azeite e/ou manteiga
  • 2 colheres de sopa de tomilho fresco ou 1,5 a 2 colheres de chá de tomilho seco
  • 2 colheres de sopa de salva fresca
  • 2 folhas de louro
  • 1 colher de chá de sal marinho (ou mais a gosto)
  • papel preto, a gosto
  • Opcional: 3 colheres de sopa de levedura nutricional
  • Opcional: cebolinho fresco ou salsa picada como cobertura

Rendimento: aproximadamente 3 quartos Duplicámos a receita para obter quase 6 quartos de sopa, por isso não se esqueça disso quando estiver a ver as fotografias!

Divulgação: Este post pode conter links de afiliados para produtos para sua conveniência, como itens na Amazon. Homestead and Chill ganha uma pequena comissão de compras feitas através desses links, sem nenhum custo adicional para você.

INSTRUÇÕES

Etapa 1: Lavar e preparar os alhos franceses

Nesta receita de sopa de batata e alho francês, utilizámos o parte branca e verde clara Mas isso não significa que a parte verde das folhas tenha sido desperdiçada! alho francês em pó caseiro - Pode utilizar algumas das porções verdes mais escuras na sua sopa, se desejar, mas tenha em atenção que pode alterar as proporções do resto da receita.

Para preparar os alhos-franceses, corte os topos verde-escuros, juntamente com a extremidade do rabo firme e quaisquer raízes remanescentes. Pode descascar e deitar fora quaisquer folhas exteriores soltas ou maltratadas. Em seguida, corte os alhos-franceses em rodelas finas.

Uma vez que são cultivados parcialmente debaixo da terra, os alhos franceses são notoriamente sujo A sujidade gosta especialmente de se esconder nas dobras das folhas, na parte superior do bolbo, onde se dá a transição para as folhas. Preste mais atenção a essa área enquanto lava e desfaz os alhos franceses.

Para limpar alhos-franceses especialmente sujos, experimente este truque: encha uma tigela grande com água fria e vá deitando os pedaços de alho-francês cortados na tigela. Agite-os; a areia e a sujidade vão assentar no fundo da tigela. Depois, retire os alhos-franceses com as mãos (deixando a água suja no fundo) e transfira-os para um escorredor para um enxaguamento final. Normalmente, não temos necessidade deno entanto, isto é feito com alhos franceses cultivados em casa.

Utilizámos a parte do bolbo à direita da faca para a sopa e as verduras à esquerda para fazer tempero caseiro de alho francês seco em pó.

Passo 2: Saltear o alho francês, a cebola, o alho e o aipo

Aqueça uma panela grande no fogão com 3 colheres de sopa de azeite (ou manteiga). Em seguida, adicione o alho-francês cortado às rodelas e a cebola, o aipo e os dentes de alho esmagados. Lembre-se de que tudo será misturado mais tarde, pelo que o tamanho e a forma dos seus cortes não são muito importantes! Refogue durante 10 a 15 minutos, mexendo ocasionalmente - até as cebolas e o alho-francês amolecerem e ficarem semi-translúcidos.

Entretanto, prepare as suas batatas. Lave-as, mas não se preocupe em descascá-las. A pele das batatas contém uma tonelada de vitaminas, minerais, fibras e outros nutrientes! Remova quaisquer marcas, crostas ou outras áreas especialmente duras. Caso contrário, basta cortar as batatas em pedaços de aproximadamente 1 a 2 polegadas.

Passo 3: Combinar os restantes ingredientes

Quando os alhos franceses, as cebolas e os alhos tiverem amolecido, junte as batatas, as ervas frescas picadas, as folhas de louro inteiras, sal e pimenta preta. Mexa para combinar. Deixe estes novos amigos misturarem-se e cozinhe durante mais 5 a 10 minutos, mexendo ocasionalmente.

Em seguida, deite o caldo de legumes, a água e as natas de coco (ou natas lácteas pesadas). Não utilize leite lácteo normal, uma vez que este tem tendência para coalhar. Leve a sopa a ferver e depois reduza para lume brando. Continue a cozinhar em lume brando até as batatas estarem macias e a desfazerem-se, cerca de 20 a 30 minutos (varia consoante o tamanho do lote de sopa e os pedaços de batata). Adicione a levedura nutricional opcional nesta altura.

Tomilho fresco, salva e louro do jardim. Saiba mais sobre o cultivo de ervas aromáticas aqui!

Passo 4: Misturar

O passo final é transformar esta mistura volumosa e com um cheiro maravilhoso que criou numa sopa cremosa e suave de batata e alho francês. Mas espera! Não se esqueça de pescar e retirar primeiro as folhas de louro, depois está pronto a misturar.

Um dispositivo portátil misturadora de imersão Se não tiver uma varinha mágica, transfira cuidadosamente a sopa quente para uma varinha mágica (em lotes, se necessário). Bata a sopa até atingir o seu consistência desejada. Algumas pessoas gostam de deixar a sua sopa de batata e alho francês um pouco mais grossa; outras gostam dela tão suave como... bem, talvez eu não devesse falar de fundos de bebés num blogue de culinária. Bolas. Acabei de o fazer. (e, bolas.) Continuando...

Depois de misturar, deixe a sopa cozinhar um pouco mais - cerca de 10 a 15 minutos. Os sabores vão fundir-se e desenvolver-se significativamente agora que tudo está combinado. Faça uma prova de sabor e adicione um pouco mais de sal e/ou pimenta, se desejar. Quanto mais tempo estiver a ferver, mais espessa se tornará.

Encontrar e retirar as folhas de louro!

Etapa 5: Servir ou conservar

Finalmente, está na hora de comer! Sirva a sua sopa de batata e alho francês bem quente, de preferência acompanhada de uma fatia de pão caseiro crocante ou de focaccia fofa. É fantástica com uma pitada de cebolinho fresco ou salsa por cima também. A sopa de batata e alho francês caseira é boa para até um semana armazenado no frigorífico num recipiente fechado, ou um ano no congelador !

Nos dias mais curtos e atarefados do inverno, poucas coisas são melhores do que pegar num recipiente de sopa saudável e deliciosa para uma refeição rápida e fácil. Estes recipientes de 1 litro sem BPA são perfeitos para duas porções. (Deixe a sopa arrefecer antes de a transferir para os recipientes e depois para o congelador. Fazemo-lo primeiro durante a noite no frigorífico). Descongelarsopa congelada no frigorífico e depois reaquecer no fogão.

Variações

Gostamos de apreciar esta receita de sopa de batata e alho francês tal como está, mas também a alteramos por vezes! Por exemplo, pode adicionar feijão preto ou feijão branco para aumentar o teor proteico da sopa de batata e alho francês. Na maioria das vezes, incorporamos outros vegetais Por exemplo, antes de reaquecermos um litro de comida do congelador, começamos por saltear alguns legumes frescos da horta no fundo de uma panela. A couve picada, o bok choy, a mostarda, o feijão verde ou o pimento são especialmente saborosos - utilizar o que estiver na época Depois juntamos os restos da sopa de batata e alho francês para reaquecer e terminar.

É tão espesso e saboroso que pode ser facilmente espalhado para fazer ainda mais refeições, diluindo-o com um pouco de água e temperos extra ou caldo vegetariano - embora o guardemos bem e espesso para ocupar menos espaço no congelador.

A sopa de batata e alho francês é boa para si?

As batatas são naturalmente isentas de gordura e colesterol, e são uma excelente fonte de vitamina C e potássio, e até têm um pouco de proteína e fibra! O alho francês é rico em antioxidantes e compostos vegetais anti-inflamatórios, bem como em vitamina A, C e K, além de ferro e manganês,e outros nutrientes que obtemos dos outros ingredientes desta sopa de batata e alho francês.

Bon Apetit!

Muito obrigado por ter acompanhado e experimentado a nossa receita de sopa cremosa de batata e alho francês! revisão Não hesite em fazer perguntas ou dizer olá nos comentários abaixo e espalhe o amor partilhando este post. Divirta-se!

Não perca estas receitas saborosas:

  • Sopa cremosa de cenoura assada e batata doce (vegan)
  • Como fazer caldo de legumes com restos de cozinha guardados
  • Utilizar as folhas de alho francês! Fazer alho francês seco em pó
  • Sopa cremosa de abóbora e sálvia (vegan)
  • Feijão preto & amp; Quinoa Hambúrgueres vegetarianos caseiros
  • Alho assado de duas mordidas & Batatas esmagadas com ervas
  • Receita de lentilhas com caril de Madras
  • Receita de chili de 3 feijões com abóbora assada e torta de açúcar vegana

Irina Ross é uma entusiasta apaixonada por comida e a mente criativa por trás do popular blog Blog about Food. Com um profundo apreço pelas artes culinárias, o blog de Irina se tornou um recurso obrigatório para os amantes da gastronomia que procuram receitas deliciosas, dicas culinárias e avaliações de restaurantes. Seu amor pela comida começou desde muito jovem, quando ela contribuía com entusiasmo na cozinha ao lado da mãe e da avó, cultivando o paladar e desenvolvendo um olhar apurado para sabores e apresentação. À medida que foi crescendo, a curiosidade de Irina levou-a numa viagem culinária pelo mundo, explorando diversas cozinhas e incorporando diversos ingredientes nas suas receitas únicas. Seu blog serve como uma plataforma para compartilhar suas incríveis aventuras culinárias, simplificando pratos complexos para cozinheiros domésticos e, ao mesmo tempo, incentivando-os a explorar novos sabores e técnicas. O estilo de escrita caloroso e compreensível de Irina atrai os leitores, tornando seu blog um destino encantador e esclarecedor para quem busca inspiração, receitas deliciosas e uma compreensão mais profunda do mundo da comida.