7 maneiras inteligentes de usar o vinagre azedo de Kombuchá

  • Compartilhar Isso
Irina Ross

Esqueceu-se outra vez da sua bebida de kombucha? Passou de perfeitamente picante e doce para algo demasiado ácido para beber? Já lá estive, já fiz isso! Quando a kombucha é deixada a fermentar durante demasiado tempo, transforma-se rapidamente em vinagre de kombucha. Mas espere - não o deite fora! Não há necessidade de o desperdiçar, porque o vinagre de kombucha tem várias utilizações fantásticas Leia para ficar a conhecer sete formas criativas, saudáveis e práticas de utilizar o vinagre de kombucha.

O que é o vinagre de Kombucha?

Quando um lote de kombucha é engarrafado no momento ideal, o líquido de kombucha acabado é separado do SCOBY e engarrafado, interrompendo o processo de fermentação primária. A duração média da infusão de kombucha é de uma a duas semanas, e resulta numa bebida equilibrada, semi-doce, ligeiramente ácida e rica em probióticos. Para aprender a preparar kombucha em casa, consulte este tutorial.

No entanto, se a infusão de kombuchá for deixada durante várias semanas ou mesmo meses para além do tempo previsto, o SCOBY continua a alimentar-se do líquido no recipiente de fermentação, o que significa que comer todo o açúcar e chá disponíveis A kombucha engarrafada (removida do scoby) também pode tornar-se bastante vinagrosa durante a segunda fermentação, mas normalmente não é tão forte ou rápida como a fermentação primária.

Se a sua bebida primária de kombucha se tornar vinagre azedo, engarrafe-a e guarde-a!

Ácido acético & Vinagre de Kombucha

Por mais estranho que possa parecer, o ácido acético é, na verdade, um tipo de ácido muito natural e saudável! É a mesma coisa boa que está no vinagre de cidra de maçã. Além de bactérias benéficas, ácido acético O vinagre de cidra de maçã cru é o que faz com que o vinagre de cidra de maçã seja tão bom para si. Então, como é que se comparam? A kombucha bebível contém normalmente cerca de 1% de ácido acético, enquanto o vinagre de kombucha tem cerca de 2 a 3%. O ACV tem uma média de 5%. (Interessado em fazer o seu próprio vinagre de cidra de maçã em casa? Nós fazemos! Saiba como é fácil aqui)

O ácido acético tem muitas características dignas de nota propriedades benéficas para a saúde Quando combinado com uma refeição, o ácido acético ajuda a retardar o esvaziamento gástrico e reduz drasticamente os picos de açúcar no sangue. Veja as utilizações 1, 2 e 3 abaixo para ideias sobre como consumir vinagre de kombuchá de uma forma agradável.

Além disso, estudos mostram que o ácido acético ajuda a reduz o colesterol, a tensão arterial, o risco de doenças cardíacas e tem efeitos anticancerígenos É também naturalmente antimicrobiano e pode ser usado para tratar várias infecções, irritações da pele e crescimento excessivo de cândida.

Então, o vinagre de kombucha não parece assim tão desagradável ou estranho, certo? Certo. Por isso, vamos tirar o máximo partido dessa bebida negligenciada - e fazer um excelente uso do material fantástico que criou acidentalmente!

7 MANEIRAS DE UTILIZAR O VINAGRE DE KOMBUCHA

1) Fazer cidra de fogo

Se já andou a passear pelo Homestead and Chill ou pelo meu Instagram, é provável que já me tenha ouvido falar de cidra de fogo. Se não, aqui fica o resumo: a cidra de fogo é uma tónico natural que reforça o sistema imunitário e combate as impurezas que podem ajudar a prevenir, reduzir os sintomas ou ajudá-lo a recuperar mais rapidamente de constipações ou gripes. Bebemos cidra de fogo e xarope de sabugueiro regularmente durante toda a estação fria, especialmente se estivermos perto de alguém que esteja doente. Adivinhem? Não estamos doentes há três anos! Não estou a brincar.

Tradicionalmente, a cidra de fogo é feita através da infusão de alho, gengibre, cebola, rábano e outros ingredientes curativos opcionais (tais como citrinos, curcuma ou ervas) em vinagre de cidra de maçã cru. Após algumas semanas, é coado e o mel é adicionado ao líquido final. Ei, não critiques até experimentares!

Como já estabelecemos, o vinagre de kombucha é muito semelhante ao vinagre de cidra de maçã em muitos aspectos e, portanto, é um ótimo substituto para o ACV na cidra de fogo caseira. Pode encontrar a nossa receita e instruções sobre como fazer cidra de fogo aqui. Basta trocar a totalidade ou parte do ACV indicado pelo vinagre de kombucha!

A cidra de fogo caseira pode ser feita com vinagre de cidra de maçã, vinagre de kombucha ou um pouco de ambos!

2) Como molho para salada

O nosso molho para salada é simplesmente um fio de ACV cru juntamente com um pouco de azeite virgem extra. O vinagre de Kombucha tem um sabor muito semelhante e também é um ótimo molho para salada.

Por exemplo, uma mistura de vinagre de kombucha com azeite, sal, pimenta, alho, ervas frescas ou secas e talvez um pouco de sumo de limão espremido na hora ou uma pitada de vinagre balsâmico envelhecido?

3) Tomá-lo como um "Gut Shot" (tiro no estômago)

Devido a todos os benefícios do ácido acético para a saúde, é cada vez mais comum os profissionais de saúde recomendarem uma pequena dose diária No entanto, o vinagre de cidra de maçã ou o vinagre de kombucha não são coisas que a maioria das pessoas queira engolir, nem deveriam! Um pouco vai longe. Apenas algumas colheres de chá de vinagre de cidra de maçã são fantásticas para promover o bem-estar geral ou para melhorar problemas de saúde específicos.

O ácido acético ajuda na digestão e melhora a sensibilidade à insulina. Como já referimos anteriormente, também atrasa ligeiramente o esvaziamento gástrico - que é o tempo que os alimentos demoram a passar do estômago para o intestino delgado. Por tudo isto, o ácido acético ajuda a estabilizar ou reduzir os níveis de açúcar no sangue após as refeições Um nível estável de açúcar no sangue é ótimo para todos, mas especialmente para quem tem diabetes.

Ao retardar o esvaziamento gástrico e ao reduzir os picos de açúcar, pode também fazer com que se sinta mais saciado e menor probabilidade de comer em excesso Isto pode ser muito útil para aqueles que lutam para manter porções e peso saudáveis.

Uma forma fácil de obter a sua dose diária de ácido acético é tomar uma pequena dose de vinagre de cidra de maçã ou vinagre de kombucha antes do jantar (Se tomar uma dose direta for demasiado picante para o seu paladar, dilua 1-2 colheres de sopa de vinagre de kombuchá em água ou na bebida da sua preferência.

4) Como um enxaguamento natural para o cabelo

O ácido acético ajuda a clarificar o cabelo, a remover a acumulação de resíduos, a reduzir a comichão ou a secura do couro cabeludo, a reequilibrar o seu pH natural, a proporcionar um condicionamento profundo, a reduzir a quebra e o frisado e a selar novamente as cutículas. O resultado é um cabelo brilhante, suave e saudável!O vinagre de kombucha é utilizado para enxaguar o cabelo uma vez por mês, mais ou menos. Ajuda realmente a reduzir a acumulação e o embotamento criados pela nossa água muito "dura" (com muitos minerais) da cidade.

Para criar um enxaguamento capilar com vinagre de kombucha, basta misturar 1-2 partes de vinagre de kombucha para 4 partes de água Por exemplo, diluindo meia chávena (ou pouco mais) de vinagre de bôca em 2 chávenas de água.

Se fizer um enxaguamento capilar com vinagre de cidra de maçã, recomenda-se que o dilua ainda mais, uma vez que o ACV tem um teor de ácido acético mais elevado. Nesse caso, utilize 4 colheres de sopa de vinagre de cidra de maçã por 2 chávenas de água. Algumas fontes online recomendam soluções mais fortes, mas eu digo para começar com pouco, ver como o seu cabelo reage e aumentar a concentração se desejar.

Depois de lavar o cabelo, aplique o vinagre de kombucha com um frasco de spray ou deitando-o suavemente sobre a cabeça. Incline a cabeça para trás e tenha cuidado para não o deixar cair nos olhos! Deixe a solução de vinagre de kombucha repousar durante alguns minutos e depois enxagúe bem o cabelo.

O vinagre de Kombucha e o vinagre de cidra de maçã podem ajudar a suavizar e selar as cutículas do cabelo levantadas. Foto cedida por The Eco Well.

5) Como tónico facial ou desmaquilhante

Tal como o vinagre de cidra de maçã cru, o vinagre de kombucha está a ganhar popularidade como produto natural para o cuidado da pele. Algumas pessoas juram que a utilização de ACV ou vinagre de kombucha como tónico facial melhorou drasticamente a sua tez, fazendo a pele brilhar! O forte antimicrobiano e antifúngico As propriedades do ácido acético tornam-no excelente para curar a acne ou outras infecções. Como o ácido acético é também bastante adstringente, proporciona uma limpeza profunda e elimina as impurezas .

Utilizando um algodão orgânico, utilizo frequentemente o vinagre de kombucha como tónico facial - puro e não diluído! Em seguida, aplico um óleo de calêndula caseiro com argão e jojoba para uma maior cicatrização e hidratação. Se tiver uma pele sensível ou extra-seca, pode tentar diluir primeiro o vinagre de kombucha em água até meio. Tal como o enxaguamento do cabelo, deve diluir ainda mais o tónico facial com ACVmais - e tenha cuidado com os seus olhos!

6) Spray de limpeza natural para a cozinha ou casa de banho

Evitamos ao máximo usar lixívia e outros produtos químicos nesta herdade. Em vez disso, usamos uma variedade de produtos de limpeza naturais e não tóxicos, como peróxido de hidrogénio, bicarbonato de sódio ou vinagre. O vinagre é um excelente produto de limpeza multiusos que pode desinfecta as superfícies e remove a gordura, a sujidade e os odores Utilizamo-lo em tudo, desde o lava-loiça da cozinha à roupa suja. Consulte este artigo para obter mais informações sobre o nosso vinagre caseiro e o spray de limpeza de citrinos.

Para fazer um spray de limpeza de vinagre de kombucha, basta adicionar vinagre de kombucha fortemente azedo a um frasco de spray e pulverizar! Também pode infundir o vinagre com citrinos ou ervas, como mostrado no tutorial acima. Como a concentração de ácido acético no vinagre de kombucha é significativamente menor do que no vinagre branco, é certo que não terá o mesmo poder desinfetante. No entanto, isso não significanão pode ser utilizado para dar um toque especial quando não é necessário um desinfetante mais forte!

As soluções de limpeza ácidas à base de vinagre devem ser evitadas em algumas superfícies sensíveis. é NÃO recomendado utilizar vinagre para limpar granito, mármore ou outras superfícies de pedra sensíveis. O ácido pode causar manchas e corrosão nos pavimentos. Utilizamo-lo nos nossos pavimentos laminados de "madeira", mas evitar utilizar vinagre em soalhos de madeira natural ou em mobiliário de madeira.

Utilize o vinagre de kombucha puro ou crie um vinagre caseiro & spray de limpeza de citrinos!

7) Cultura inicial ou SCOBY Hotel

Por último, mas não menos importante, estas são provavelmente as formas mais óbvias de utilizar o vinagre de kombuchá. A sua bebida ficou demasiado azeda, por isso, provavelmente, precisa de começar um novo lote, certo? Guarde uma chávena ou mais do vinagre de kombuchá demasiado fermentado para utilizar como "cultura inicial" líquido para dar início à próxima fornada!

Além disso, um dos "efeitos secundários" da produção de kombucha é a grande colónia de bebés SCOBY que se acumula. Com cada novo lote de kombucha, forma-se uma nova camada de SCOBY. É melhor desbastar rotineiramente as grandes camadas de SCOBY para manter o equilíbrio da sua bebida de kombucha.

Então - o que fazer com todo esse SCOBY extra? Por vezes, cortamo-lo e damos de comer às galinhas. Outras vezes, podem ir para o composto. Partilhar o SCOBY extra com os amigos também é sempre encorajado! Mesmo com utilizações criativas e partilha, é provável que encontre a necessidade de armazenar alguns. Hotel SCOBY .

Basta guardar o excesso de SCOBY num grande recipiente de vidro com a kombucha acabada ou o vinagre de kombucha. Guarde o hotel SCOBY num local fresco e escuro, onde viverá alegremente com um mínimo de manutenção durante anos a fio. O único "cuidado" que damos ao nosso hotel SCOBY é adicionar algumas chávenas de chá doce fresco de vez em quando.

Não, este NÃO é o nosso hotel SCOBY (embora o hotel seja muito parecido). Este foi um lote muito negligenciado de kombucha no nosso recipiente de fermentação primário. Foi deixado a fermentar durante muitos meses e tornou-se oficialmente vinagre.

E é assim que se pode utilizar o vinagre de kombucha!

Depois de ler tudo isso, aposto que você quer intencionalmente permitir que sua bebida fermente demais para criar vinagre de kombuchá, não é? É muito radical que haja tantos usos excelentes para ele. Espero que você tenha colhido algumas novas idéias divertidas e úteis aqui!

Se gostou deste artigo, também pode gostar:

  • Como fazer Kombuchá: Noções básicas de preparação para a melhor bebida de sempre
  • Dicas de Carbonatação de Kombuchá: Como engarrafar, aromatizar, & Segunda Fermentação
  • Os 18 melhores sabores sazonais de Kombucha para a segunda fermentação
  • Lista de materiais para preparar Kombucha caseira

Não hesite em colocar questões e espalhe o seu amor pela boquinha fixando ou partilhando este artigo. Saúde!

Irina Ross é uma entusiasta apaixonada por comida e a mente criativa por trás do popular blog Blog about Food. Com um profundo apreço pelas artes culinárias, o blog de Irina se tornou um recurso obrigatório para os amantes da gastronomia que procuram receitas deliciosas, dicas culinárias e avaliações de restaurantes. Seu amor pela comida começou desde muito jovem, quando ela contribuía com entusiasmo na cozinha ao lado da mãe e da avó, cultivando o paladar e desenvolvendo um olhar apurado para sabores e apresentação. À medida que foi crescendo, a curiosidade de Irina levou-a numa viagem culinária pelo mundo, explorando diversas cozinhas e incorporando diversos ingredientes nas suas receitas únicas. Seu blog serve como uma plataforma para compartilhar suas incríveis aventuras culinárias, simplificando pratos complexos para cozinheiros domésticos e, ao mesmo tempo, incentivando-os a explorar novos sabores e técnicas. O estilo de escrita caloroso e compreensível de Irina atrai os leitores, tornando seu blog um destino encantador e esclarecedor para quem busca inspiração, receitas deliciosas e uma compreensão mais profunda do mundo da comida.