Receita de ovos em conserva de beterraba (com beterraba fresca)

  • Compartilhar Isso
Irina Ross

Se nunca experimentou ovos de beterraba em conserva, vai ter algo de especial. E se está cético, não os critique até os experimentar! Admito que as minhas expectativas eram bastante medíocres quando fizemos a nossa primeira fornada de ovos de beterraba em conserva, há muitos anos atrás. Quando muito, vi-a como uma experiência divertida para utilizar a crescente abundância de ovos frescos das nossas galinhas do quintal. Agora, fazer ovos caseirosOs ovos em conserva de beterraba tornaram-se uma das nossas formas preferidas de mostrar, apreciar e conservar ovos frescos!

Aprecie a nossa receita caseira de ovos em conserva de beterraba, que são picante, saboroso, ligeiramente doce e tão picante quanto quiser Para além de serem deliciosos, os ovos em conserva de beterraba são lindíssimos. Naturalmente tingidos com beterraba fresca, estes ovos cor-de-rosa e amarelos brilhantes dão um toque de cor espetacular ao seu prato.

Cozido ou em conserva? Melhor ainda - que tal os dois?!

INGREDIENTES

Por frasco de um litro

  • 9 a 11 ovos grandes. Embora seja possível colocar até uma dúzia num frasco de 1 litro, normalmente utilizamos cerca de 10 ovos para fazer os nossos ovos em conserva de beterraba, o que deixa espaço suficiente para as beterrabas, a salmoura e outras guloseimas.

  • 1 beterraba fresca pequena a média. A beterraba vermelha dará origem a belos ovos em conserva cor-de-rosa profundo. Também já vi pessoas utilizarem beterraba dourada, dando origem a ovos em conserva amarelos brilhantes! Uma beterraba chioggia (branca e cor-de-rosa) dará origem a uma cor rosa claro mais suave. Algumas receitas caseiras de ovos em conserva de beterraba pedem beterrabas enlatadas, mas nós preferimos utilizar beterrabas frescas.

  • 2/3 de chávena de vinagre branco destilado
  • 2/3 chávena de vinagre de cidra de maçã (de preferência orgânico e cru/não pasteurizado)
  • 1/4 de chávena de água filtrada
  • 1 colher de chá de sal marinho, sal kosher ou sal de decapagem (não iodado)
  • 1/2 colher de sopa de açúcar branco de cana
  • 4 a 6 dentes de alho, descascados e ligeiramente esmagados
  • Uma pitada de pimenta preta
  • Opcional: malagueta fresca, flocos de malagueta vermelha, sementes de aipo, mostarda dijon e rodelas de cebola fresca vermelha, branca ou amarela (mais abaixo!)

Como pode ver, a nossa receita não requer uma quantidade excessiva de açúcar como muitas outras receitas de ovos em conserva de beterraba fazem. A doçura natural da beterraba e do vinagre de cidra de maçã é suficiente, na minha humilde opinião!

Do quintal para a mesa!

INSTRUÇÕES

Preparação

  • Lave, coza e descasque cerca de uma dúzia de ovos.

  • Coloque os ovos descascados num frasco de vidro limpo ou num recipiente semelhante. Recomendo vivamente a utilização de um recipiente de vidro, uma vez que o plástico pode ficar manchado e malcheiroso e a maior parte do metal não é compatível com o vinagre.

  • Lave e rale a beterraba fresca e crua. Utilizamos um ralador de queijo de caixa, mas também pode cortar as beterrabas em fatias finas (juliana). Se optar por descascar a beterraba primeiro, fica ao seu critério. Como utilizamos beterrabas cultivadas em casa com uma pele bastante tenra, incluímos frequentemente a pele. Se for muito dura ou difícil de limpar completamente, pode querer retirá-la.

Salmoura & amp; Tempere

  • Numa panela ao lume, junte todos os outros ingredientes: os dois tipos de vinagre, a água, a beterraba ralada, o sal, o açúcar, o alho e a pimenta preta.

  • Adicione outros ingredientes opcionais. Normalmente, adicionamos uma malagueta fresca do jardim, cortada ao meio e colocada no frasco com os ovos. Os outros ingredientes opcionais são melhor misturados na salmoura do fogão, tais como 1 a 2 colheres de chá de mostarda dijon (altamente recomendada!), uma pitada de sementes de aipo e/ou flocos de malagueta vermelha, ou um pequeno punhado de cebola fresca cortada em fatias finas.

  • Aqueça e deixe ferver ligeiramente os ingredientes da salmoura em lume médio durante alguns minutos (até o sal e o açúcar se dissolverem completamente e tudo parecer bem misturado).

Montar e amortecer

  • Deixe a salmoura arrefecer ligeiramente e, em seguida, deite-a no frasco sobre os ovos. Uma salmoura morna não faz mal, embora eu evite adicioná-la quando ainda está muito quente. Certifica-te de que colocas a maior parte das beterrabas! Se o frasco estiver a ficar cheio, mas ainda houver guloseimas no pote, dou prioridade à adição da maior quantidade possível de beterraba ralada antes de completar com salmoura líquida. Além disso, gosto de manter uma pequena pilha de beterrabas em cima dos ovos mais elevados, ajudando a manter os ovos submersos abaixo da salmoura. Se ficar sem salmoura, basta adicionar mais um pouco do vinagre da sua preferência para completar o frasco.

  • Em seguida, coloque uma tampa bem apertada e coloque o frasco no frigorífico Gostamos destas tampas de aço inoxidável que têm uma junta de silicone para evitar fugas. Os ovos cozinhados não devem ser deixados à temperatura ambiente durante mais de 2 horas, como prática recomendada de segurança alimentar.

  • Por fim, deixe os ovos em conserva de beterraba repousar e infundir durante alguns dias (no mínimo). Quanto mais tempo estiverem em infusão, mais profunda será a cor da beterraba - e mais picante será o sabor dos ovos em conserva! Após alguns dias no frigorífico, a camada exterior da clara do ovo ficará cor-de-rosa. Com uma semana ou mais, o cor-de-rosa pode penetrar até à gema! Gostamos de deixar os nossos ovos caseiros em conserva de beterrabapara infusão durante, pelo menos, 5 a 10 dias Os ovos muito grandes podem levar até duas semanas para ficarem completamente temperados.

  • Se alguns ovos estiverem pressionados contra os lados do frasco (deixando manchas brancas não tingidas), ou se alguns estiverem a flutuar acima do nível da salmoura, inclinar e agitar suavemente Esta é uma vantagem adicional de não encher demasiado o frasco.
Depois de os tapar e agitar um pouco.

Desfrutar!

Depois de infundir durante alguns dias no frigorífico, é altura de saborear os seus ovos em conserva de beterraba! Adoramos cortá-los em fatias para os colocar em cima de pão de massa fermentada caseiro estaladiço com húmus, abacate, pepino e/ou queijo, como uma colorida sanduíche de ovo aberta! Dica: ficam ainda mais cor-de-rosa quando grelhados em torradas! Os ovos em conserva de beterraba também dão uns ovos deviled incrivelmente perversos. Finalmente, apreciamo-losSimplesmente cortadas ao meio, polvilhadas com uma pitada de sal e pimenta e comidas simples! Dão um toque de cor a um prato de aperitivos ou a uma tábua de queijos.

Ler mais para informações sobre armazenamento, "prazo de validade", segurança e outras perguntas frequentes.

Ovos fatiados de beterraba em conserva em cima de pão de massa fermentada com acelga suíça e queijo cheddar - diretamente da grelha.

Perguntas frequentes sobre ovos em conserva caseiros

Durante quanto tempo é que os ovos em conserva se mantêm bons?

Quando feitos com uma receita com alto teor de vinagre (salmoura com vinagre ou só com vinagre) e guardados no frigorífico, os ovos em conserva caseiros devem manter-se bons e seguros para consumo durante vários meses De acordo com o National Center for Home Food Preservation, utilize ovos em conserva refrigerados "num prazo de 3 a 4 meses para obter a melhor qualidade".

Sugiro que faça os seus ovos em conserva caseiros em lotes que possa consumir razoavelmente dentro desse período de tempo. Pode sempre escalonar os lotes e fazer mais no próximo mês! Se o fizer, não se esqueça de etiquetar os seus frascos para os manter em ordem.

Posso conservar os ovos de conserva de beterraba caseiros à temperatura ambiente?

Não. Os ovos em conserva caseiros devem ser manter sempre refrigerado Esta receita não se destina a ovos em conserva, mas sim a ovos cozinhados à temperatura ambiente durante mais de 2 horas (por exemplo, para servir e saborear).

Devo usar ovos super frescos ou mais velhos para fazer ovos em conserva?

A utilização de ovos frescos (vindos diretamente das galinhas do seu quintal) pode resultar num ovo em conserva de qualidade superior. No entanto, os ovos super frescos podem ser mais difíceis de descascar depois de cozidos ou cozidos a vapor do que os que têm alguns dias. Por isso, normalmente utilizamos ovos com cerca de 5 a 10 dias para fazer ovos em conserva de beterraba - ou qualquer ovo cozidoreceita, já agora!

A vitória é dos belos petiscos caseiros.

E é assim que se fazem ovos de conserva de beterraba caseiros.

O que acha? Está a sentir-se aventureiro o suficiente para tentar fazer os seus próprios ovos de beterraba em conserva pela primeira vez? Ou já faz os seus próprios ovos de beterraba em conserva - e estava simplesmente a passar por aqui para obter novas ideias? Adoraria ouvir quaisquer variações divertidas que possa oferecer! Em suma, espero que goste desta receita tanto quanto nós. espalhar o amor partilhando este artigo.

É um fã de pickles? Então não perca estas fantásticas receitas relacionadas:

  • Receita de rabanetes fermentados com endro e alho
  • Pimentos em conserva rápidos e fáceis de preparar no frigorífico (salmoura de vinagre)
  • Pickles de feijão verde fermentado com probióticos
  • Receita simples de beterraba fermentada em conserva

Irina Ross é uma entusiasta apaixonada por comida e a mente criativa por trás do popular blog Blog about Food. Com um profundo apreço pelas artes culinárias, o blog de Irina se tornou um recurso obrigatório para os amantes da gastronomia que procuram receitas deliciosas, dicas culinárias e avaliações de restaurantes. Seu amor pela comida começou desde muito jovem, quando ela contribuía com entusiasmo na cozinha ao lado da mãe e da avó, cultivando o paladar e desenvolvendo um olhar apurado para sabores e apresentação. À medida que foi crescendo, a curiosidade de Irina levou-a numa viagem culinária pelo mundo, explorando diversas cozinhas e incorporando diversos ingredientes nas suas receitas únicas. Seu blog serve como uma plataforma para compartilhar suas incríveis aventuras culinárias, simplificando pratos complexos para cozinheiros domésticos e, ao mesmo tempo, incentivando-os a explorar novos sabores e técnicas. O estilo de escrita caloroso e compreensível de Irina atrai os leitores, tornando seu blog um destino encantador e esclarecedor para quem busca inspiração, receitas deliciosas e uma compreensão mais profunda do mundo da comida.