Como congelar tomates (descongelar e utilizar)

  • Compartilhar Isso
Irina Ross

Se precisa de uma solução rápida e fácil para conservar tomates frescos, congelar tomates inteiros é, sem dúvida, a forma mais simples de sempre! Ao longo da época de verão, colocamos mais No entanto, quando chega a altura de arrancar as plantas de tomate em declínio e substituí-las por culturas de estação fria no final do verão, estamos normalmente demasiado ocupados e cansados para processar mais tomates.pode simplesmente lidar com eles mais tarde !

O processo é incrivelmente simples, embora eu tenha algumas dicas para compartilhar para que tudo corra da melhor maneira possível. Quando você estiver muito ocupado (ou muito quente!) para passar horas no fogão fazendo molho ou enlatando tomates, basta colocar essa colheita no congelador! Eles estarão lá - prontos eà espera de quando tivermos tempo ou necessidade deles.

Mesmo que não tenha uma grande horta, ou mesmo uma horta, esta é uma excelente forma de armazenar produtos frescos da época - e de reduzir o desperdício!

Divulgação: Este post pode conter links de afiliados para produtos para sua conveniência, como itens na Amazon. Homestead and Chill ganha uma pequena comissão de compras feitas através desses links, sem nenhum custo adicional para você.

Uma colheita de tomates romanos "Granadero" no final da época, a maior parte dos quais se destinam ao congelador.

Em que é que se podem utilizar os tomates congelados?

Vou ser sincero: depois de congelar os tomates, provavelmente não vai querer utilizá-los nas suas futuras sandes ou saladas. Depois de congelados e descongelados, a textura muda de uma forma que os torna menos do que ideais para comer crus. No entanto, os tomates congelados são excelentes para utilizar em sopa, guisado, molho, chili ou para enlatamento mais tarde. Se pensarmos bem, enlatar os tomates de verão durante os dias frios e mais lentos do inverno é uma óptima maneira de nos mantermos ligados à horta durante a época baixa!

MATERIAIS NECESSÁRIOS

  • Tomates frescos - Escolha tomates que não se importe de transformar em molho ou processar mais tarde. Guardamos os tomates mais nobres e sumarentos para comer frescos e congelamos os nossos tomates em pasta e do tipo Roma. Os tomates maduros (mas não demasiado maduros) são os melhores para congelar.

  • A assadeira ou outro suporte plano que possa caber no congelador.

  • Sacos de congelação - como sacos de silicone reutilizáveis para guardar alimentos, sacos ziplock para congelação ou sacos de vácuo.

DIRECÇÕES

Preparar os tomates

Lave os tomates e retire os talos. Se estiver a congelar uma variedade de tomate que tenha um centro grande e firme núcleo (como acontece com algumas variedades grandes e robustas), utilize uma pequena faca para cortar o miolo.

Deixar os tomates arejar completamente seco ou secá-las com uma toalha limpa que não largue pêlos.

Pré-congelar tomates

Depois de secos, espalhe os tomates numa única camada num tabuleiro (ou dois) que caiba no seu congelador. O objetivo é que tocar um no outro o menos possível (Eles vão rolar quando levar o tabuleiro para o congelador, por isso não se preocupe muito com isso agora. Reposicione-os quando o tabuleiro estiver no congelador).

Congelar os tomates individualmente desta forma evita que se aglomerem e se colem quando forem transferidos para o seu recipiente ou saco de armazenamento final. Depois, pode facilmente retirar apenas alguns tomates congelados numa altura posterior, conforme necessário.

Agora, congele os tomates até ficarem sólido congelado Pode demorar várias horas, mas eu deixo-as durante a noite.

Esta variedade de tomate tem um miolo muito pequeno e macio, pelo que não nos preocupámos em retirá-lo.

Saco e carimbo; congelamento final

Recolha e transfira os tomates congelados para o seu recipiente de armazenamento a longo prazo. Qualquer recipiente que possa ir ao congelador e que seja razoavelmente hermético serve. Gostamos de armazenar os nossos tomates congelados em grandes sacos de silicone reutilizáveis para armazenamento de alimentos, embora os sacos ziplock para congelador também funcionem. Ou utilize uma seladora a vácuo, se tiver uma! Quanto menos ar estiver dentro do recipiente, menor será a probabilidade de desenvolverem queimaduras de congelação.

Trabalhar como rapidamente Por fim, coloque-os de novo no congelador para armazenamento a longo prazo. Os tomates congelados mantêm-se bons no congelador até um ano, mas serão de melhor qualidade se forem utilizados dentro de 6 meses.

Descongelação & Utilização de tomates congelados

Quando chega a altura de utilizar os seus tomates congelados, existem imensas opções! Essencialmente, pode utilizá-los em qualquer receita que exija a cozedura de tomates Não é necessário descongelar os tomates congelados, basta deitá-los na sopa ou no molho que está a preparar - inteiros ou mesmo ralados, dependendo da receita e do processo exigido.

Para descongelar os tomates congelados, deixe-os descongelar durante a noite no frigorífico, à temperatura ambiente durante cerca de uma hora, ou sob água morna.

Uma das melhores coisas dos tomates congelados é a forma como são fáceis de descascar Quando estiverem descongelados, as peles devem sair imediatamente. Se não saírem, faça um pequeno corte na pele com uma faca para ajudar a tirá-las. Normalmente, deixamos as peles dos tomates quando fazemos molho de tomate assado ou sopas misturadas - têm uma tonelada de nutrientes e sabor! No entanto, se descascar os tomates, também pode guardar as peles para desidratar e criar tomate em pó.

Se procura outra forma fácil de utilizar os tomates - frescos ou congelados - veja a nossa receita super simples e deliciosa de molho de tomate assado, que também pode ser congelada!

Vês? Eu disse-te que congelar tomates era muito simples!

Em suma, congelar tomates é uma forma fácil de conservar muitos tomates frescos num instante. Espero que estas dicas lhe tenham sido úteis! Por favor, informe-me se tiver alguma dúvida e sinta-se à vontade para partilhar este artigo. Desfrute dos seus tomates e obrigado por estar atento!

Não perca estes artigos relacionados:

  • Conservação de tomates: Como fazer tomates secos ao sol com ervas
  • Como fazer pimenta em pó caseira
  • Pimentos em conserva rápidos e fáceis no frigorífico
  • Simples & Delicioso molho de tomate assado
  • O Besto Pesto: Manjericão, Limão, Noz & Receita de Pesto de Parmesão (pode ir ao congelador)

Irina Ross é uma entusiasta apaixonada por comida e a mente criativa por trás do popular blog Blog about Food. Com um profundo apreço pelas artes culinárias, o blog de Irina se tornou um recurso obrigatório para os amantes da gastronomia que procuram receitas deliciosas, dicas culinárias e avaliações de restaurantes. Seu amor pela comida começou desde muito jovem, quando ela contribuía com entusiasmo na cozinha ao lado da mãe e da avó, cultivando o paladar e desenvolvendo um olhar apurado para sabores e apresentação. À medida que foi crescendo, a curiosidade de Irina levou-a numa viagem culinária pelo mundo, explorando diversas cozinhas e incorporando diversos ingredientes nas suas receitas únicas. Seu blog serve como uma plataforma para compartilhar suas incríveis aventuras culinárias, simplificando pratos complexos para cozinheiros domésticos e, ao mesmo tempo, incentivando-os a explorar novos sabores e técnicas. O estilo de escrita caloroso e compreensível de Irina atrai os leitores, tornando seu blog um destino encantador e esclarecedor para quem busca inspiração, receitas deliciosas e uma compreensão mais profunda do mundo da comida.