Canteiros de jardim elevados vs. Canteiros enterrados: Prós e contras

  • Compartilhar Isso
Irina Ross

Assim que se olha para o nosso jardim, é óbvio que adoramos canteiros elevados! Preferimos cultivar a maioria dos nossos legumes, flores e ervas aromáticas em canteiros elevados. Ao ler este artigo, verá que temos algumas boas razões para apoiar essa preferência. No entanto, talvez os canteiros elevados não sejam ideais para si e para o seu espaço de jardim - e isso não tem qualquer problema! Vamosfalar sobre as potenciais desvantagens e vantagens da utilização de canteiros elevados (em comparação com a plantação direta no solo) - para que possa decidir o que mais lhe convém.

Se decidir que as camas elevadas são adequadas para si, saiba como construir facilmente as suas próprias camas aqui!

O que é um canteiro elevado ou um jardim enterrado?

Em termos mais simples, um canteiro elevado é um recipiente ou caixa cheia de terra Os canteiros elevados (também designados por caixas de jardim ou caixas de jardinagem Como me refiro a canteiros elevados de jardim neste artigo, estou a concentrar-me principalmente em canteiros elevados de madeira - embora muitos dos prós e contras que discutiremos também se apliquem a outros tipos de canteiros!

Por outro lado, muitos canteiros de jardim enterrados são formados por lavouras, emendas e adições ao solo nativo (como a adição de composto), o que cria um solo ligeiramente canteiro de jardim enterrado uma área de plantação distinta do espaço do pátio circundante.

Vamos agora aprofundar um pouco mais as suas diferenças.

Divulgação: Este post pode conter links de afiliados para produtos para sua conveniência, como itens na Amazon. Homestead and Chill ganha uma pequena comissão de compras feitas através desses links, sem nenhum custo adicional para você.

A minha amiga Meg no seu jardim (@seedtofork); um exemplo de canteiros de jardim enterrados.

OS PRÓS: 7 BENEFÍCIOS DOS CANTEIROS ELEVADOS

Aqui está uma lista dos benefícios notáveis da utilização de canteiros elevados, incluindo algumas das suas vantagens em relação aos jardins enterrados. Algumas das vantagens dos canteiros elevados são inegável É certo que alguns outros "prós" são um pouco mais subjectivos, como a estética e o estilo. De qualquer forma, os canteiros elevados são uma forma excelente e popular de cultivar alimentos em casa!

1) Controlo da qualidade do solo

Com os canteiros elevados, tem um melhor controlo sobre o estado, qualidade e textura do vosso solo . Em vez de simplesmente trabalhar com o que tem, os canteiros elevados podem ser preenchidos com um solo ideal que as suas plantas vão adorar. Afinal, a qualidade e a composição do solo é um dos factores mais importantes (se não o fator mais importante) que conduz a um jardim saudável e bem sucedido!

O solo de jardim ideal é rico em matéria orgânica, tem uma textura suficientemente solta para permitir facilmente o crescimento das raízes, absorve facilmente a água, mas é também bem drenado. "franco-arenoso" O solo saudável também está cheio de microorganismos benéficos. Veja este artigo para saber mais sobre como enchemos os nossos canteiros elevados com o solo orgânico "perfeito".

O nosso solo fofo e argiloso para canteiros de jardim, cheio de vida benéfica e minhocas.

Talvez o solo nativo no vosso quintal ou jardim já é quase perfeito. É espantoso! És um dos sortudos. No entanto, muitos jardineiros descobrem que o seu solo nativo não é adequado ou desejável para o cultivo de alimentos por uma razão ou outra. Por exemplo, o solo pode ter uma drenagem deficiente ou uma composição deficiente - como demasiada solo argiloso, siltoso ou muito rochoso É necessário trabalhar muito e corrigir esses tipos de solos antes de os plantar. Além disso, o solo nativo pode ser contaminado Nesse caso, é preferível evitar plantar nesse tipo de solo.

O nosso solo nativo é extremamente siltoso, carece de estrutura, de bolsas de ar para a vida microbiana e a água escorre diretamente para o topo - a não ser que já esteja completamente saturado, o que requer muito esforço. Por isso, misturamos sempre uma boa quantidade de composto e terra ensacada quando plantamos árvores ou arbustos diretamente no solo.

Diagrama da estrutura do solo de Soils4Teachers

2) Solo profundo para as raízes

Os canteiros elevados são geralmente profundos, com um amplo espaço para as raízes crescerem. Sistemas radiculares maiores e mais profundos equivalem a plantas maiores e mais viçosas! É claro que este benefício varia consoante a profundidade a que se constroem os canteiros elevados e também consoante o material sobre o qual se instalam os canteiros.

Em geral, recomendo sempre um profundidade mínima de 1 pé de altura Se os canteiros elevados tiverem um fundo, estiverem bloqueados por um tecido de barreira contra as ervas daninhas por baixo (já lá iremos) ou estiverem assentes numa superfície sólida, sugiro vivamente a criação de canteiros que sejam pelo menos 18 a 24 polegadas de profundidade Algumas plantas crescem em apenas alguns centímetros de solo, mas as culturas de jardim mais comuns, como o tomate, o pimento, a couve e a beringela, ficam mais satisfeitas com um solo significativamente mais profundo. Os canteiros mais profundos também reter a humidade melhor do que os leitos pouco profundos, e são mais protegido contra inundações do que os canteiros enterrados.

Um canteiro de jardim no solo também tem, por inerência, um solo "profundo". No entanto, voltamos a considerar a composição do solo nativo. Se, por acaso, tiver um solo nativo excelente, então está pronto para ir! No entanto, se estiver a trabalhar com argila, pedras grandes ou outra estrutura de solo menos do que ideal - ou vai precisar de trabalhar muito para lavrar e alterar o solo em profundidade, ou o espaço para as raízes das plantas serálimitado.

Plantas grandes como os tomates crescem melhor em solos mais profundos, como estes canteiros de 22″ de profundidade.

3) Os canteiros elevados são mais ergonómicos

Muitos jardineiros apreciam muito o conforto ergonomia Eu sei que as nossas costas e os nossos joelhos gostam muito! Os canteiros elevados são mais acessível Mesmo que, ocasionalmente, me ponha de joelhos para trabalhar à volta dos canteiros (com a ajuda de um ajoelhador almofadado!), estou muito menos curvado. Os nossos canteiros de 2 pés de altura são também a altura perfeita para servir de assento extra no jardim, quando necessário.

Se tiver mobilidade limitada ou problemas de coluna, faça os seus canteiros elevados não mais de 4 pés de largura Quanto mais larga for a cama, mais terá de se inclinar e esticar para trabalhar no meio. Alguns kits de camas elevadas são elevados sobre pernas para uma ergonomia ainda melhor!

Ainda bem que este velhote não precisa de se dobrar muito para colher as suas folhas de mostarda.

4) Mais fácil de excluir as pragas

Cultivar alimentos (ou outras plantas) em canteiros elevados proporciona uma camada extra de defesa contra as pragas. A estrutura e a altura do canteiro elevado servem de obstáculo e de potencial dissuasor para pragas como lesmas, caracóis e coelhos Isto é, a não ser que sejam muito determinados - mas nesse caso é muito fácil acrescentar aros e coberturas flutuantes sobre os canteiros para os bloquear completamente. Isto também é eficaz contra roedores, esquilos, pássaros, doninhas, gatos da vizinhança e muito mais.

Pode utilizar arcos e coberturas de linhas com rede para proteger os canteiros de jardim enterrados de certas pragas, mas não das que cavam! Para nós, este é um dos benefícios mais importantes dos canteiros de jardim elevados - um salva-vidas absoluto, na verdade. O problema dos esquilos aqui é REAL. É quase impossível cultivar 99% das culturas alimentares diretamente no solo na nossa área porque os esquilos comem e matam tudo.

Com canteiros elevados, escavação destrutiva pragas como esquilos, toupeiras e ratazanas Nós forramos o fundo de todos os nossos canteiros elevados com tecido galvanizado para proteger as nossas plantas. Até fazemos grandes cestos de tecido para plantar árvores de fruto! Desta forma, as nossas plantas estão seguras (ahem, sobrevivem...) sem embarcar numa batalha constante ou recorrer a armadilhas, veneno ou outros meios agressivos.Os canteiros elevados também podem ser construídos a uma altura suficiente para dissuadir cães ou galinhas de entrarem nelas, especialmente se colocar uma treliça fácil de fazer que funciona como uma vedação!

A rede de galinheiro é mais barata e, por vezes, é utilizada em vez do pano de ferro para forrar o fundo dos canteiros ou criar cestos para esquilos, a rede de galinheiro desintegra-se com o tempo Por isso, recomendo vivamente o tecido de ferragens para debaixo de canteiros elevados quando as pragas escavadoras são um problema conhecido.

Editar: Veja este novo artigo sobre o controlo não tóxico de gopher, com ainda mais formas de tornar o seu jardim à prova de gopher!

Proteger as culturas de cima utilizando arcos e coberturas de fileiras - uma técnica de controlo de pragas que pode ser utilizada tanto para jardinagem no solo como em canteiros elevados. Tecido de ferragem fixado na parte inferior de um novo canteiro elevado. Não é possível impedir as pragas escavadoras quando se cultivam coisas diretamente no solo - a não ser que se façam cestos individuais para gopher para cada planta.

5) Menos ervas daninhas

Para além de bloquear as pragas, os canteiros elevados têm a vantagem de permitir uma menor intrusão de ervas daninhas do que os jardins enterrados. solo fresco sem ervas daninhas Por outro lado, o solo nativo e os canteiros enterrados podem conter ervas daninhas e sementes de ervas daninhas, embora boas práticas de cobertura morta possam ajudar a suprimir as ervas daninhas em qualquer cenário.

O alto fronteiras O espaço criado por um canteiro elevado evita que as ervas daninhas se infiltrem a partir dos caminhos do jardim à sua volta. Também pode evitar que as ervas daninhas invasoras se infiltrem a partir de baixo, fornecendo algum tipo de barreira contra ervas daninhas sob o canteiro elevado Exemplos de materiais para abafar as ervas daninhas incluem tecido de barreira contra ervas daninhas ou cartão, dependendo da gravidade.

Ao instalar um canteiro elevado numa área sem ervas daninhas ou com apenas algumas ervas daninhas, forre o fundo do canteiro com cartão No entanto, algumas situações exigem algo um pouco mais duradouro e eficaz. Os nossos quintais já estiveram cheios de "relva" super infestada de ervas daninhas. Apesar de termos removido a relva antes de instalar os canteiros elevados, sabíamos por experiência própria que ela voltaria. Consequentemente, revestimos toda a área com tecido paisagístico para uso comercial * para evitar que a erva-caranguejeira cresça nos nossos canteiros elevados ou na gravilha circundante.

*Nota: Recomendo vivamente a utilização de um de nível comercial O tecido de barreira de ervas daninhas (como este que sempre usámos, ou esta outra opção muito bem avaliada) sobre o material preto muito fino, tipo plástico, normalmente vendido nos centros de jardinagem. Esse material rasga-se facilmente, não dura muito tempo e faz uma grande confusão!

Acrescentar cartão, tecido paisagístico comercial e um rebordo/limite enterrado a uma área à qual retirámos ervas daninhas antes de instalar canteiros elevados. Neste espaço de jardim, pode ver-se que o tecido paisagístico que bloqueia as ervas daninhas se estende uns bons metros para além da borda dos novos canteiros elevados, que mais tarde serão cobertos com cobertura vegetal.

6) Os canteiros elevados ficam bem

Não é que os jardins enterrados não possam também ser bonitos! Pessoalmente, adoro a interesse visual As caixas de plantação de diferentes tamanhos, alturas e formas podem ser colocadas para criar designs de jardim únicos e atractivos. Para não mencionar que as caixas de plantação de madeira podem ser muito bonitas por si só - mesmo quando estão vazias. Especialmente se as envolver em luzes solares!

Por último, é mais fácil manter os canteiros elevados aspeto arrumado As bordas e limites distintos impedem que a cobertura do solo, como cascalho ou casca de árvore, se espalhe para a própria área de plantação.

O nosso jardim do jardim da frente.

7) Colocá-los em qualquer lugar

A última vantagem dos canteiros elevados (para esta lista, pelo menos!) é que pode instalá-los praticamente em qualquer lugar. Tal como os vasos e outros recipientes, os canteiros elevados são muito versáteis - e alguns até são móveis! Por outro lado, o seu jardim enterrado está limitado ao local onde tem solo disponível. E esse espaço pode ou não ser nivelado ou receber sol pleno - ambos preferidoscaracterísticas para um jardim.

É possível acrescentar camas elevadas a um pátio, varanda, terraço na encosta de uma colina ou declive, ou mesmo criar um jardim no telhado Por exemplo, planeamos adicionar alguns canteiros elevados ao longo da nossa entrada de asfalto nesta primavera. Estamos sempre à procura de espaço de cultivo adicional, e a área da entrada recebe um excelente sol do meio-dia à tarde.

Ao instalar um canteiro elevado em cima de uma superfície sólida, como um pátio ou uma varanda, há alguns aspectos a ter em conta. Em primeiro lugar, é importante que o canteiro tenha drenagem adequada No entanto, também é melhor que a cama tenha algum tipo de fundo para que a água possa sair. conter o solo Uma opção é forrar o fundo aberto de uma caixa de jardinagem com estrutura de madeira com tecido geotêxtil. Ou pode simplesmente usar uma cama elevada de "tecido" - como um saco de cultivo gigante! Outros kits de cama elevada têm sistemas de drenagem incorporados, concebidos para serem utilizados num pátio.

Construímos canteiros elevados móveis (com o mesmo design dos nossos outros canteiros, mas mais pequenos) para plantar uma espaldeira de macieiras Fuji e um arbusto de mirtilos no nosso pátio. Os canteiros têm um fundo de madeira que drena entre as fendas, são forrados com tecido paisagístico poroso para manter o solo no interior e assentam num carrinho de mobiliário com rodas para mobilidade.Não recomendaria adicionar um fundo de madeira. Basta forrar o fundo com tecido poroso e durável para manter a terra contida.

OS CONTRAS: 5 INCONVENIENTES DOS CANTEIROS ELEVADOS

Como pode ver, os canteiros elevados têm inúmeras vantagens respeitáveis! No entanto, tal como tudo na vida, existem algumas desvantagens potenciais que vale a pena considerar. Vamos falar sobre algumas das desvantagens dos canteiros elevados.

1) Os canteiros elevados requerem mais materiais e uma maior quantidade de lâmpadas; custo inicial

Infelizmente, os belos jardins de canteiros elevados não aparecem do nada. Requerem madeira, parafusos, ferramentas e uma grande quantidade de terra para encher os canteiros. O custo dos materiais e da terra pode realmente aumentar, especialmente se estiver a construir e a encher vários canteiros elevados de uma só vez! Os canteiros enterrados são muito mais simples e económicos Embora possa acabar por comprar pelo menos algum composto e aditivos para começar.

Algumas formas de tornar o enchimento de canteiros elevados mais económico é obter solo e composto de qualidade local a granel. Criámos os nossos jardins e acrescentámos canteiros elevados por fases, escalonando os mini-projectos ao longo de vários anos para distribuir os custos. Outra forma de diminuir o custo do enchimento de canteiros é abraçar uma tendência emergente na jardinagem: o conceito de hugelkultur Na hugelkultur, preenche-se parte do espaço vazio no fundo do canteiro com troncos, ramos e/ou cascas de árvore da sua propriedade antes de adicionar um bom pé de terra por cima.

O belo jardim subterrâneo da minha amiga Meg (@seedtofork) necessitou de muito menos material, madeira e custos para ser construído do que os nossos jardins de canteiros elevados.

2) Requerem alguns conhecimentos e ferramentas manuais básicos

Se quiser construir os seus próprios canteiros elevados, é necessário um pouco de trabalho manual, músculo e ferramentas. Também terá de ser capaz de efetuar alguns cálculos básicos para desenhar os canteiros e comprar o tamanho e a quantidade adequados de madeira. Se não tiver uma serra em casa, muitos departamentos de madeira cortam as tábuas com o comprimento desejado. Quando construímos os nossos primeiros canteiros elevados,nem sequer tinha um berbequim elétrico... por isso recorremos a pregar tudo! Não sugiro isso.

A criação de jardins enterrados também requer algum músculo, mas é muito mais simples e requer poucas ou nenhumas ferramentas .

Felizmente, montar uma caixa de jardinagem retangular é um dos projectos de "construção" DIY mais simples e directos que existem. Não se deixe intimidar! Para facilitar ainda mais, criei este tutorial passo a passo (com vídeo incluído) sobre como conceber e construir um canteiro elevado.

Não se sente à vontade para construir o seu próprio? Existem alguns kits de cama elevada de cedro realmente excelentes, duráveis e bonitos disponíveis por aí. Estes da Gardener's Supply recebem ótimas críticas. Eles vêm em uma variedade de tamanhos e, com 15 "de profundidade, fornecerão uma boa quantidade de espaço para as raízes de suas plantas.

É altura de aprender novas competências!

3) Não duram para sempre

Ao contrário dos canteiros enterrados, a maior parte dos canteiros de jardim necessitam eventualmente de ser reparados ou substituídos. Quando chega essa altura, é necessário muito trabalho para mover a terra, substituir as tábuas ou substituir o canteiro por completo. O tempo de vida de um canteiro elevado depende dos materiais de que é feito Por exemplo, os canteiros elevados de pedra ou de blocos duram mais tempo do que as caixas de madeira. Os canteiros de madeira bem feitos duram muito mais tempo do que os canteiros de madeira mal feitos.

Sugiro sempre a construção de canteiros elevados com madeira de alta qualidade de 2 polegadas de espessura, como cedro ou pau-brasil Ambos são naturalmente resistentes à podridão e às térmitas e podem durar mais de uma década. Aqui na costa oeste, o pau-brasil (que usamos) está facilmente disponível e é tão acessível como o cedro. O cedro é mais comum na costa leste. Para fazer com que os canteiros de madeira durem ainda mais tempo, considere selar a madeira com um selador de madeira não tóxico Aplicámos várias camadas no interior dos nossos mais recentes canteiros elevados.

No entanto, o cedro e a madeira vermelha custam mais do que a madeira de pinho mais barata, o abeto de Douglas, as tábuas mais finas de 1 polegada, as tábuas de vedação, o contraplacado ou a madeira de refugo reutilizada. No entanto, estes materiais podem apodrecer rapidamente, curvar-se ou degradar-se de qualquer outra forma. Nunca utilize madeira tratada sob pressão - está cheia de toxinas! O custo inicial de madeira de qualidade é um investimento que vale a pena quando se está a construir canteiros elevados.

4) Os canteiros elevados são mais permanentes

Uma vez construídos e instalados os canteiros elevados, é relativamente difícil mudá-los de lugar ou alterar a disposição do seu espaço de jardim. Não que isso não possa ser feito! Ao longo dos anos, escavámos o solo de muitos canteiros elevados para os mudar de lugar ou redesenhá-los. Até ensacámos terra e mudámos caixas de madeira de uma casa alugada para esta casa. No entanto, não posso dizer que seja divertido fazê-lo.

Em contrapartida, é possível modificar um espaço de jardim enterrado com muito menos esforço Basta cavar uma nova área e, se necessário, arar tudo e voltar a semear a relva para agradar ao senhorio. Malditos senhorios.

Por muito que adore os nossos canteiros elevados...., a nossa propriedade está CONSTRUÍDA, o que significa que se nós (ou um futuro proprietário) quisermos alterá-la, vai ser preciso muito trabalho.

5) Formas e curvas limitadas

Talvez goste da sensação de um jardim mais suave, natural e fluido. Os jardins enterrados oferecem mais flexibilidade para formas criativas e formam menos linhas rígidas do que os canteiros elevados. A menos que seja particularmente habilidoso e tenha as ferramentas certas, as caixas de jardinagem limitam-se geralmente a formas quadradas ou rectangulares Por exemplo, as nossas áreas de plantação com bordaduras de calçada, caminhos curvos e arbustos e flores ondulantes trazem equilíbrio aos canteiros elevados estruturados.

E assim se concluem os potenciais inconvenientes e benefícios dos canteiros elevados.

Como pode ver, os potenciais benefícios dos canteiros elevados ou dos jardins enterrados dependem em grande parte do seu espaço de jardim, solo nativo, orçamento, preferências estéticas e prevalência de pragas. Para nós, os benefícios dos canteiros elevados superam claramente os contras. No entanto, ambos os estilos de jardinagem são dignos e maravilhosos! Espero que este artigo lhe tenha proporcionado alguns momentos de "ah-ha" enquanto escolhe qual o estilo de jardinagem que mais lhe agrada.Quem sabe, talvez seja possível fazer um pouco de cada!

Não hesite em colocar questões nos comentários abaixo ou em dar a sua opinião sobre o tipo de jardim que prefere. Espalhar o amor pelo jardim e conhecimentos partilhando ou colocando um pin neste artigo!

Consulte estes artigos relacionados:

  • Como conceber e construir uma cama de jardim elevada
  • Como encher um canteiro de jardim elevado: construir o solo orgânico perfeito
  • Compostagem 101: O quê, porquê e como fazer compostagem em casa
  • Como corrigir & Fertilizar uma cama de jardim elevada entre as estações
  • Como construir uma treliça: barata e fácil de fazer

Irina Ross é uma entusiasta apaixonada por comida e a mente criativa por trás do popular blog Blog about Food. Com um profundo apreço pelas artes culinárias, o blog de Irina se tornou um recurso obrigatório para os amantes da gastronomia que procuram receitas deliciosas, dicas culinárias e avaliações de restaurantes. Seu amor pela comida começou desde muito jovem, quando ela contribuía com entusiasmo na cozinha ao lado da mãe e da avó, cultivando o paladar e desenvolvendo um olhar apurado para sabores e apresentação. À medida que foi crescendo, a curiosidade de Irina levou-a numa viagem culinária pelo mundo, explorando diversas cozinhas e incorporando diversos ingredientes nas suas receitas únicas. Seu blog serve como uma plataforma para compartilhar suas incríveis aventuras culinárias, simplificando pratos complexos para cozinheiros domésticos e, ao mesmo tempo, incentivando-os a explorar novos sabores e técnicas. O estilo de escrita caloroso e compreensível de Irina atrai os leitores, tornando seu blog um destino encantador e esclarecedor para quem busca inspiração, receitas deliciosas e uma compreensão mais profunda do mundo da comida.