Como Cultivar Alho: Sementes, Variedades, Colheita, Cura, Armazenamento & Mais!

  • Compartilhar Isso
Irina Ross

Sonha em ter o seu próprio alho, fresco, cheio de sabor e benéfico para a saúde, diretamente da sua horta para a sua cozinha? Bem, está com sorte. Porque este antigo vegetal bulboso e herbáceo é fácil de cultivar e pode ser cultivada com sucesso em praticamente todos os climas Tudo o que precisa de saber é qual o tipo de alho mais adequado para o seu local, bem como alguns conselhos para o ajudar.

Então, vamos falar de alho! Qual é a diferença entre o alho de pescoço duro e o alho de pescoço mole? Qual devo escolher? Quando devo plantar o alho e como sei quando está pronto para ser colhido? O que se passa com todo o processo de secagem, cura e armazenamento? Este artigo irá responder a todas estas perguntas e muito mais. Também lhe darei algumas dicas sobre a plantação, fertilização, utilização e conservação do alho. Espero que esteajudará realizar todos os seus sonhos de alho cultivado em casa!

**Se já plantou o seu alho e está sobretudo interessado em dicas de colheita - saltar para a secção de colheita, cura e armazenamento aqui.

Escolher o tipo de alho a plantar: de pescoço mole ou de pescoço duro?

Existem dezenas de variedades de alho à escolha: Inchelium Red, Music, German White, Creole, Spanish Roja, California Early White... a lista continua! Alguns são mais picantes ou suaves, maiores ou mais pequenos, ou de maturação mais precoce. No entanto, entre todos os muitos tipos, Os alhos podem ser classificados numa de duas categorias - de pescoço duro ou de pescoço mole .

A escolha do tipo certo de alho pode ser decisiva para o seu sucesso no cultivo. Por exemplo, plantar uma variedade que não se adapte bem ao seu clima pode levar a cabeças mais pequenas e pouco desenvolvidas. Tal como faz quando selecciona outros vegetais, leia a descrição de cada variedade única!

Recentemente, escrevi um artigo inteiro dedicado a este tópico, por isso, não hesite em consultá-lo aqui para uma análise mais aprofundada da diferença entre o alho de pescoço duro e o alho de pescoço mole. Esse artigo também destaca os 12 principais variedades mais populares de alho, 6 de cada tipo.

Em resumo, as principais diferenças entre os alhos de pescoço duro e os de pescoço mole são as seguintes

Clima

As variedades de pescoço duro tendem a desenvolver-se em regiões com invernos mais rigorosos, necessitando de um maior período de vernalização Por isso, os longos invernos gelados que se temem são, na verdade, ideais para o crescimento do alho de pescoço duro!

Por outro lado, pescoço mole As variedades tendem a dar-se melhor em regiões com Invernos mais amenos No entanto, os softnecks podem sobreviver e crescer com algumas temperaturas negativas, especialmente se receberem uma boa camada de cobertura vegetal, como palha ou folhas, para maior proteção.

Ambos os tipos de alho devem ser cobertos com uma cobertura vegetal profunda durante o inverno em locais com condições de congelamento. Em vez de neve, chove no inverno. Como não queremos que o solo fique demasiado húmido e corra o risco de apodrecer os bolbos de alho, saltamos a cobertura vegetal profunda para ajudar os canteiros a secar um pouco entre as chuvas.

Desenvolvimento de bolbos & Potencial de armazenamento

As variedades de alho de pescoço mole produzem normalmente um bolbo maior, com mais dentes individuais no seu interior. Por outro lado, as variedades de pescoço duro têm normalmente menos dentes individuais - mas cada dente pode ser maior, com uma pele mais fina e mais fácil de descascar. Porque alho mole Os cravos-da-índia são embalados individualmente de forma tão apertada que têm um período de conservação mais longo após a colheita O alho Softneck tem o potencial de se manter firme e fresco até 9 meses quando armazenado corretamente!

No lado mais tenro, o alho de cabeça dura tem um prazo de validade mais curto Mesmo depois de devidamente curados, os bolbos de alho de cabeça dura podem começar a ficar moles e a estragar-se ao fim de cerca de 3 a 4 meses, embora possam aguentar mais tempo. Por isso, é melhor utilizá-los frescos, replantar alguns como sementes ou conservá-los dentro desse prazo.

Uma Inchelium Red de pescoço mole (a nossa preferida!) na parte inferior e uma Moroccan Creole de pescoço duro na parte superior.

Escamas

O alho de pescoço duro produzirá um caule de floração comestível, chamado de escapo de alho, os alhos de cabeça mole não produzem escapos Os caules crescem a partir do centro da folhagem, perto da época da colheita. Os caules de alho são muito procurados e são semelhantes a feijões verdes deliciosos, com sabor a alho e muito tenros - uma excelente adição ao pesto ou a qualquer refeição!

A maior parte dos jardineiros espera até que os caules formem um belo caracol e depois corta-os na linha das folhas. No entanto, se deixar os caules crescerem durante muito tempo, retiram energia ao bolbo em desenvolvimento.

Sabor

Em termos de sabor, diz-se que as variedades de alho de pescoço duro têm um perfil de sabor mais complexo do que o alho de pescoço mole, descrito como sendo mais rico, mais picante e geralmente mais "alho". Isto, combinado com o seu prazo de validade mais curto, torna o alho de pescoço duro especialmente perfeito e picante para desidratar em pó de alho. No entanto, ambos os tipos têm um sabor estelar! Como eu disse, cultivamos muito alho de pescoço moleNão há como errar de qualquer maneira, porque, como acontece com a maioria das coisas: Os alhos cultivados em casa são muito melhores do que os que se encontram nas lojas.

Agora que tem uma boa ideia do tipo de alho que melhor se adequa às suas necessidades, divirta-se a comprar!

Onde obter sementes de alho

Quando se trata de alho, "seed" significa cravinho! Um dente de alho plantado irá desenvolver-se num bolbo de alho. Se pesquisar online, existem imensas fontes de alho-semente! Veja Seeds Now, High Mowing Seeds, Peaceful Valley, ou Adaptive Seeds, só para citar alguns. Comprámos alho-semente a todos eles ao longo dos anos. Para além de encomendar online, o alho-semente está por vezes disponível para venda na Farm Supply ouViveiro Ace Hardware, mas as variedades são limitadas.

Apesar de o alho não ser plantado antes do outono, tente planear com antecedência e encomende as suas sementes de alho com antecedência! A maioria dos retalhistas online abre pré-encomendas de alho durante o verão e envia-o entre o final do verão e o início do outono. Acabámos de encomendar o nosso - estamos atualmente no final de julho: muitos sítios esgotam rapidamente e cedo! Se esperar pela altura da plantação, terá muito poucas colheitas.

Verifique o seu mercado de agricultores O alho que vendem localmente deve crescer bem na sua região. Em caso de emergência, pode plantar dentes de alho biológicos da mercearia, mas o sucesso é um pouco menos garantido. Além disso, terá menos controlo sobre a seleção disponível (as lojas vendem normalmente alho de pescoço mole). Se optar por esta via, sublinho: obter produtos biológicos! Os produtos inorgânicos são frequentemente irradiados ou tratados com inibidores de germinação.

COMO CULTIVAR ALHO

Quando plantar alho

O alho tem um período de crescimento muito longo! É tradicionalmente plantado no outono, normalmente entre o final de setembro e o final de novembro, dependendo do seu clima. Meados de outubro Geralmente, plantamos o nosso alho na última semana de setembro ou na primeira semana de outubro.

Após a plantação, os cravos-da-índia devem começar a brotar no outono e também a estabelecer os seus sistemas radiculares. Ficarão dormentes durante o inverno, retomarão o crescimento na primavera e estarão prontos para a colheita no início do verão. Se perder a janela para a plantação no outono, os cravos-da-índia também podem ser plantados no final do inverno ou no início da primavera, assim que o solo descongelar o suficiente para trabalhar. No entanto, o alho plantado no outonoproduzem bolbos maiores e superiores.

Preparar as sementes de alho para plantar

Quando tiver a sua semente, parta cuidadosamente os bolbos inteiros em dentes individuais, deixando a cobertura de papel em cada dente! Recomenda-se que faça isto um ou dois dias antes da plantação. Cada dente formará um novo bolbo ou "cabeça" de alho que contém 5 a 12 novos dentes. Se puder escolher, seleccione os dentes de alho maiores para plantar! Diz-se que os cravos maiores produzem os bolbos maiores.

Molho de pré-plantação (facultativo):

Há alguns anos, lemos uma dica sobre a pré-imersão de dentes de alho em várias soluções para os preparar para a plantação e, desde então, temos mantido essa prática! No entanto, não se trata de um passo obrigatório. O objetivo é fornecer-lhes uma combinação de nutrientes e anti-fúngicos para dar à semente de alho um impulso para germinar, e também para combater infecções e doenças!

Para criar um molho de dentes de alho, misture 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio e 2 colheres de sopa de algas marinhas líquidas por litro de água Dada a quantidade modesta de alho que plantamos - cerca de dois quilos de dentes de alho - fazemos apenas um quarto da receita. Mergulhamos cada variedade no seu próprio frasco de pedreiro para controlar qual é qual. Um ano não tínhamos algas líquidas à mão, por isso substituímos as algas por farinha de algas.

Para um litro de água, misture 3/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio e ½ colher de sopa de extrato de algas marinhas OU 1 colher de chá de farinha de algas. Misture bem, distribua nos recipientes de imersão de sua escolha e adicione os dentes de alho. Mergulhe as sementes de alho nesta solução durante várias horas ou mesmo durante a noite, mas não mais de 18 horas. Quando o tempo acabar, retire-as do líquido.

Um passo adicional opcional é dar-lhes um mergulho rápido (um minuto ou dois) em álcool para esfregar Isto é particularmente útil se estiver a replantar alho que foi colhido na sua própria horta, onde a probabilidade de doença pode ser maior do que no alho de semente fresco.

Depois, estão prontas para ir para o solo!

Demolhar os dentes de alho em farinha de algas, bicarbonato de sódio e água antes de os plantar.

Onde plantar o alho

O alho cresce melhor num local com sol pleno Se não estiver a utilizar canteiros elevados, escolha um local no solo que não acumule facilmente água, o que pode levar ao apodrecimento. Evite plantar alho no mesmo local ano após ano, ou no mesmo local onde outros alliums (como cebolas) foram recentemente cultivados. Ótimo rotação de culturas são importantes para ajudar a prevenir doenças, pragas e deficiências de nutrientes.

Cultivo de alho em recipientes

Mesmo que não tenha um jardim grande, ou se o seu espaço de jardim já estiver cheio de outras coisas bonitas, pode perfeitamente cultivar alho em recipientes! Um ano, plantámos cerca de uma dúzia de dentes de alho que sobraram num saco de cultivo e também num barril de vinho, e deram tão bem como os que estavam nos canteiros elevados! Para cultivar alho num recipiente, siga todas as mesmas dicas e passos descritos neste artigo.

Sugiro a utilização de um contentor largo com uma grande área de superfície (em vez de profundas e estreitas), para que possa maximizar a quantidade de alho que pode colocar no seu interior sem os apinhar demasiado. Usámos este vaso inteligente de 15 galões. Vasos de tecido como este são ideais, uma vez que têm excelente drenagem. Não há risco de apodrecimento! Também resistem ao congelamento e ao descongelamento. No entanto, os vasos de tecido podem secar um pouco mais rapidamente. Por isso, pode ser necessário mais cobertura vegetal e rega frequente em comparação com os vasos em canteiros ou no solo.

Preparação do solo para cultivar alho

O alho prospera num solo rico, solto e bem drenado. Se o seu solo for compacto e denso, solte-o até cerca de 30 cm de profundidade*. composto orgânico Normalmente, adicionamos uma combinação de farinha de alfafa, farinha de algas e farinha de sementes de nim aos nossos canteiros, juntamente com composto, é claro. Nesta fase, é melhor não aplicar muito fertilizante e planear adicionar mais na primavera.

*Nota: Se o seu solo for denso e compacto, considere a possibilidade de adicionar um pouco de aditivo de arejamento, como pequenas pedras vulcânicas de 3/8", pedra-pomes ou perlite, para ajudar a mantê-lo solto e promover a drenagem.Para saber mais sobre como criamos o solo do nosso jardim, consulte este artigo.

Como plantar dentes de alho

Plantar cada dente de alho 2 polegadas de profundidade , e sobre 4 a 6 polegadas de distância Normalmente, faço previamente todos os buracos de plantação no canteiro designado e, em seguida, coloco cada dente de alho um a um. Coloco o dente de alho no buraco com a extremidade plana da raiz para baixo e a extremidade pontiaguda virada para cima .

Para variedades maiores, como o "alho-elefante" (que, na verdade, é um membro da família do alho-porro), dê mais espaço entre os dentes - até 30 cm de distância e 4 a 6 cm de profundidade. Se encomendar sementes a uma empresa para cultivar alho, esta incluirá normalmente instruções de plantação com orientações de espaçamento para seguir.

O lado pontiagudo para cima!

Cobertura vegetal do alho

Para que o alho possa hibernar corretamente em climas frios do norte, aplique uma cobertura vegetal pesada na parte superior do solo com vários centímetros de cobertura vegetal solta, como palha, folhas ou mesmo camadas adicionais de composto. Como estamos a cultivar alho num local com Invernos amenos e por vezes chuvosos, saltamos a cobertura vegetal profunda para ajudar a evitar bolbos podres.dos nossos canteiros elevados.

Cuidados contínuos

O alho é um alimentador pesado! Algumas vezes ao longo da estação de crescimento (enquanto estão a crescer ativamente - o que pode não ser durante o inverno para si!) adicionamos outra camada de composto envelhecido rico por cima, mais uma pitada de fertilizante de libertação lenta bem equilibrado. Adicione fertilizante entre as fileiras de alho - referido como "molho de acompanhamento" - Também tentamos regar com extrato diluído de algas marinhas ou com chá de composto ativamente aerado (AACT) feito com os resíduos de minhocas do nosso minhocário de dois em dois meses, em vez da rega de rotina.

Por falar nisso rega Se estiver a chover, a nevar ou se houver humidade durante o inverno, não aplique mais água. Mais uma vez, estamos a tentar evitar que os bolbos apodreçam, especialmente durante o período em que o alho não está a crescer ativamente. Quando a primavera chegar e as temperaturas subirem, mantenha uma temperaturasolo ligeiramente húmido - o que também mantém o solo fresco, como o alho prefere.

Potencial doença do alho

Embora o alho possa ser de muito baixa manutenção e fácil de cultivar, também é propenso a várias doenças.

"A maioria das principais doenças do alho tem origem no solo, pelo que uma avaliação adequada do local e rotações anuais são cruciais para manter uma horta de alho saudável."

Universidade de Cornell

Nunca tivemos nenhum desses problemas durante o cultivo de alho, por isso não tenho muito a dizer sobre eles... Se quiser saber mais, consulte este artigo mais pormenorizado da Universidade de Cornell.

A única doença com que lutámos foi Ferrugem do alho . Ferrugem do alho é uma doença fúngica que afecta apenas a família dos allium (alho, cebola, alho-francês e chalota). É virtualmente impossível de tratar organicamente quando aparece, e é comum em condições húmidas como as que temos frequentemente no inverno. Os casos menores são sobretudo um incómodo cosmético, mas as infecções graves podem levar a uma diminuição do tamanho dos bolbos e a uma vida útil mais curta no armazenamento. Apesar da nossa melhor rotação de culturasDependendo da gravidade da ferrugem nesse ano, decidimos colher o alho mais cedo para evitar a propagação dos esporos da ferrugem. Nesse caso, acabamos por ficar com alho verde.

O alho verde não pode ser seco e armazenado a longo prazo como o alho maduro, mas mesmo assim ficamos contentes quando o temos - porque o alho verde também é espetacular! Se se encontrar numa situação semelhante, consulte este artigo para saber mais sobre como utilizar e conservar o alho verde.

Ferrugem do alho à esquerda. Alho verde à direita, colhido cedo porque a ferrugem era terrível nesse ano.

Quando e como colher o alho

O alho é tipicamente colhidas no início ou no meio do verão. Saberá que está próximo o momento da colheita quando muitas folhas de alho começarem a ficar amarelas ou castanhas, murcharem e secarem. O alho está pronto para ser colhido quando cerca de um terço a metade dos topos estiverem amarelados e caídos. Se tocar suavemente e explorar sob a linha do solo, deverá sentir bolbos de alho grandes e desenvolvidos! Se forem deixados no solo durante muito tempo, os bolbos podem começarpara separar e não armazenar tão bem.

Quando as folhas começam a amarelecer e se pensa que está quase na altura da colheita, parar de regar Recomenda-se que se deixe de regar o alho algumas semanas antes da colheita, o que facilitará a colheita e a limpeza, e ajudará a secar corretamente. Para retirar o alho do solo, solte e escave suavemente à volta dos bolbos para os desenterrar - com a ajuda de uma espátula, se necessário. Tente não puxar com muita força os bolbos se não estiverem a sair facilmente! Além disso, evite perfurar, magoar ou danificar os bolbos ao desenterrá-los.

A nossa colheita de alho de 2018: à esquerda, os dentes de alho duros; à direita, os dentes de alho moles. Começámos com meio quilo de cada tipo de sementes/cravos.

Como secar e curar o alho

O alho deve ser devidamente curado para se manter bem armazenado a longo prazo, que é o seu objetivo, certo? Certo. Por isso, não remova essas verduras! Para secar e curar o alho fresco, guarde-o numa área bem ventilada, longe da luz solar direta, durante 2 a 3 semanas após a colheita Não lave o alho, deixe-o secar e escove a terra se necessário. Mantenha as folhas e as raízes intactas (presas ao bolbo) durante este processo. Os bolbos de alho ainda estão a retirar energia e nutrientes importantes!

Se estiver a sentir-se sofisticado, pode entrançar e pendurar os seus alhos. Caso contrário, pode simplesmente colocá-los numa grelha de arame, num biombo, em prateleiras com ranhuras ou noutra superfície respirável num local de cura desejável. As nossas tranças são normalmente penduradas no chuveiro escuro da nossa casa de banho de reserva, com uma janela aberta e uma ventoinha.

Após 2 a 3 semanas de cura, pode retirar as folhas e as raízes e limpá-las, cortando-as na parte superior e inferior do bolbo agora seco. Por outro lado, pode manter as folhas secas presas para trançar e pendurar, se desejar.

Inchelium red softneck à direita, Moroccan Creole à esquerda. Mantemos cada tipo separado, uma vez que têm diferentes capacidades de conservação. Tentamos sempre utilizar o hardneck mais rapidamente, ou conservá-lo. Entretanto, o softneck pode esperar e ser apreciado fresco durante mais tempo.

Como conservar o alho

Quando o alho estiver curado e seco, guarde os bolbos durante muito tempo num recipiente local seco, escuro e fresco Não temos uma cave de raízes sofisticada, por isso mantemos as nossas numa caixa de cartão parcialmente fechada na nossa "sala de passatempos", que se mantém bastante temperada e escura. Como já discutimos, algumas variedades duram mais do que outras, por isso verificar regularmente as lâmpadas armazenadas Utilize rapidamente os que estão a ficar moles ou a começar a brotar!

Esta fotografia foi tirada depois de termos feito um exame de rotina aos bolbos e termos decidido que era altura de retirar alguns dos bolbos de pescoço duro e transformá-los em pó, uma vez que alguns estavam a começar a amolecer.

Conservar e utilizar o alho

O alho caseiro é praticamente a melhor coisa de sempre. Adoramos adicioná-lo a quase todos os jantares, ou em receitas como a nossa Cidra de Fogo caseira, ou em alimentos fermentados como chucrute ou pickles de cenoura! Outra utilização deliciosa é assá-lo e depois adicioná-lo à massa ou espalhá-lo em cima do pão caseiro de massa fermentada.

Existem várias formas deliciosas de conservar o alho. Pode fazer pickles, fermentar ou congelá-lo. Ou, a nossa preferida: desidratá-lo e transformá-lo em alho em pó caseiro Para mais pormenores sobre os outros métodos de conservação do alho, consulte o final deste artigo sobre o alho verde, onde falei sobre as várias formas de o fazer!

Está na altura de cultivar os seus!

Espero que tenha achado este artigo interessante e informativo! Que seja abençoado com deliciosos alhos cultivados em casa, e definitivamente livre de vampiros. Por favor, sinta-se à vontade para fazer perguntas e partilhar este post!

Irina Ross é uma entusiasta apaixonada por comida e a mente criativa por trás do popular blog Blog about Food. Com um profundo apreço pelas artes culinárias, o blog de Irina se tornou um recurso obrigatório para os amantes da gastronomia que procuram receitas deliciosas, dicas culinárias e avaliações de restaurantes. Seu amor pela comida começou desde muito jovem, quando ela contribuía com entusiasmo na cozinha ao lado da mãe e da avó, cultivando o paladar e desenvolvendo um olhar apurado para sabores e apresentação. À medida que foi crescendo, a curiosidade de Irina levou-a numa viagem culinária pelo mundo, explorando diversas cozinhas e incorporando diversos ingredientes nas suas receitas únicas. Seu blog serve como uma plataforma para compartilhar suas incríveis aventuras culinárias, simplificando pratos complexos para cozinheiros domésticos e, ao mesmo tempo, incentivando-os a explorar novos sabores e técnicas. O estilo de escrita caloroso e compreensível de Irina atrai os leitores, tornando seu blog um destino encantador e esclarecedor para quem busca inspiração, receitas deliciosas e uma compreensão mais profunda do mundo da comida.