Como matar larvas & Pragas do solo do jardim organicamente com nemátodos benéficos

  • Compartilhar Isso
Irina Ross

As larvas estão a dar cabo de si? Há anos que nos debatemos com as irritantes larvas brancas no nosso solo. fácil e orgânico Há cerca de seis meses, tratámos o solo do nosso jardim de canteiros elevados com nemátodos benéficos, na esperança de nos livrarmos das larvas. Tenho o prazer de informar que parecem ter desaparecido completamente!

Aparentemente, os nemátodos benéficos são tão eficazes a matar as larvas no solo que tive de procurar na nossa propriedade durante mais de 30 minutos para encontrar as sete míseras larvas que recolhi para a sessão fotográfica deste artigo. Desenterrei-as dos canteiros de flores à volta do perímetro do quintal, mas não consegui encontrar qualquer Antes do tratamento com nemátodos benéficos, eu poderia ter encontrado sete larvas em sete segundos! Os nossos canteiros estavam literalmente cheios delas.

Então, está pronto para matar algumas larvas? Eu sei, parece um pouco mau... mas depois de ler os danos que elas podem causar ao seu jardim, acho que vai ficar satisfeito.

O que são larvas de caracóis?

Muitas espécies de larvas que habitam o solo são agrupadas num grupo vulgarmente conhecido como "larvas enroladas". O seu nome deve-se à sua tendência para se enrolarem em forma de C quando perturbadas. As larvas enroladas também são por vezes chamadas "larvas brancas" Na fase larvar, é difícil diferenciar as espécies, pois são todas brancas (ligeiramente opacas), com o rabo cinzento-azulado e a cabeça e as patas laranja-avermelhadas.

Mais especificamente, as larvas de caracóis são as larvas de várias espécies de besouro ou escaravelho escaravelhos Os escaravelhos comuns incluem o escaravelho japonês, o escaravelho preto africano, o escaravelho de junho, o escaravelho europeu, o escaravelho das pastagens de cabeça preta e o escaravelho de Natal. Os escaravelhos adultos põem ovos no solo, os ovos eclodem em larvas e as larvas crescem e alimentam-se no solo. Eventualmente, as larvas transformam-se em escaravelhos e emergem do solo - e o ciclo repete-se.

O ciclo de vida de um escaravelho japonês e das suas larvas. Diagrama cortesia da Universidade de Kentucky Entomology.

Danos causados pelas larvas do caracol no solo do jardim

As larvas de caracóis alimentam-se de alguma matéria vegetal morta, mas também se alimentam ativamente dos sistemas radiculares vivos de uma grande variedade de plantas. A exceção é que não gostam particularmente de comer leguminosas (ervilhas e feijões). Como nós, jardineiros biológicos, sabemos, as raízes são a base da saúde das plantas! quando as raízes das plantas são comidas pelas larvas, as plantas ficam stressadas, atrofiadas e cada vez mais susceptíveis a doenças Uma forte infestação de larvas de caracóis no solo do jardim pode mesmo causar a morte das plantas. É por isso que queremos livrar-nos desses sugadores desagradáveis!

A boa notícia é que, se matar as larvas no seu solo, está também a reduzir a população subsequente de escaravelhos - e muitos deles são também pragas de jardim! Quase todas as larvas de caracóis emergem do solo como escaravelhos adultos em maio e junho. Depois, os escaravelhos começam a alimentar-se das plantas da paisagem circundante. Escaravelhos japoneses são especialmente notórios por danificarem e folhas devoradoras Penso que a maior parte das larvas presentes no solo do nosso jardim são insectos de junho, que também fazem buracos na folhagem das plantas.

Para além do solo do jardim, as larvas são normalmente encontradas na relva relvados Uma infestação de larvas no relvado cria manchas mortas de relva que permanecem amarelas e com um aspeto triste, independentemente da quantidade de água ou dos cuidados que a área recebe. Pode utilizar nemátodos benéficos para matar larvas tanto no solo do jardim como nos relvados.

Está a ver aquelas manchas de relva com aspeto morto na fotografia de cima? Foi quando comprámos a nossa casa. Quando acabámos por remover a relva para a substituir por jardins, tornou-se óbvio que os danos na relva eram causados por larvas. Este espaço estava completamente cheio delas!

4 formas orgânicas de matar larvas de caracóis no solo do jardim

Existem várias formas orgânicas de matar as larvas do caracol no solo do jardim. O nosso método de eleição é a utilização de nemátodos benéficos, que é o que vou focar mais neste artigo. No entanto, gosto sempre de lhe fornecer informações e opções alternativas!

1) Lavoura & Colheita manual

Antes de tentarmos utilizar nemátodos benéficos, seguimos o bom e velho método "Recolha-os quando os vir" método! Li muitas recomendações para lavrar e revolver o solo em cada estação para expor as larvas e depois recolher manualmente e eliminar as que forem desenterradas.

Embora este método possa ajudar a reduzir um pouco a população, não é possível apanhá-los a todos. Além disso, tentamos seguir uma política de "plantio direto" É claro que é sempre uma boa ideia apanhá-los quando os vemos, mas eu não confiaria apenas neste método.

No tempo em que tentávamos controlar as larvas à mão, estas foram todas recolhidas apenas numa pequena secção de um canteiro elevado.

2) Aplicar o Milky Spore

Uma substância natural e orgânica que pode ser aplicada no solo do jardim ou nos relvados para matar as larvas chama-se esporo leitoso. Quando introduzidas nas condições correctas, as larvas de caracóis ingerem os esporos leitosos que as parasitam e as matam eficazmente ao longo de algumas semanas. À medida que as larvas morrem, mais esporos leitosos emergem dos seus corpos em decomposição e podem espalhar-se para continuar a "infeção" a outras larvas na área.

Embora pareça bastante simples, é do meu conhecimento (depois de um pouco de pesquisa) que o Milky Spore precisa de ser aplicado sob condições muito particulares para ser eficaz O solo tem de estar a uma temperatura de, pelo menos, 65 graus centígrados.

3) Utilizar Bacillus thuringiensis var. galleriae

Tal como o esporo leitoso, o bacillus thuringiensis (também conhecido como Bt) é outro agente biológico natural mas parasitário que pode matar larvas no solo do jardim. O Bt é uma bactéria e existem algumas estirpes diferentes. Bt galleriae Um Bt diferente e mais comum é utilizado para matar larvas de lagartas de traças e borboletas nocivas, como a lagarta da couve.

O Bt é aplicado no solo, as larvas que se alimentam ativamente ingerem-no e, em seguida, é libertada uma proteína no interior da larva que interfere com o seu sistema digestivo. As larvas deixam de se alimentar e morrem. Não prejudica quaisquer outros insectos, espécies ou animais selvagens. No entanto, tal como o esporo leitoso, o Bt tem de ser aplicado cuidadosa e corretamente para funcionar. Por exemplo, tem de ser fisicamente ingerido pelas larvas, rapidamentedegrada-se com a luz solar e tem um efeito residual de apenas alguns dias, pelo que podem ser necessárias aplicações repetidas.

4) Aplicar nemátodos benéficos no solo (recomendado)

O que são nemátodos? Os nemátodos são lombrigas microscópicas Uma vez que penetram e entram no hospedeiro (como uma larva de caracol), libertam uma bactéria especializada que mata a larva - para que possam alimentar-se dela e reproduzir-se! Uma vez que comem a larva, os nemátodos aventuram-se na caça de mais. O benefício adicional sobre o esporo leitoso ou Bt é que a larva não precisa de comer fisicamenteos nemátodos. Os nemátodos procuram as larvas!

Para além de matar as larvas, há uma série de benefícios adicionais em ter uma população saudável de nemátodos no solo do seu jardim. Por exemplo, ajudam a aumentar a teia alimentar do solo e melhorar a fertilidade do solo. As bactérias benéficas e as micorrizas fúngicas desempenham um papel importante na saúde do solo e das plantas, mas são imóveis! No entanto, podem "apanhar boleia" nos nemátodos e dispersar-se pelo solo para fazer o seu bom trabalho. Alguns nemátodos também se alimentam de bactérias e fungos, que decompõem e libertam os nutrientes armazenados de volta para o solo.

Ao microscópio: nemátodos benéficos atacando uma larva de mosquito-fungo. Foto cedida pela Soil Quality Australia

Como utilizar nemátodos benéficos para matar larvas no solo do jardim

Diferentes espécies de nemátodos

Se já esteve na horta, provavelmente já ouviu falar de nemátodos das galhas. São nemátodos que infectam e se alimentam do sistema radicular das plantas (geralmente tomates). Não são os bons da fita de que estamos a falar. Tal como o Bt, existem diferentes variedades ou espécies de nemátodos. Dito isto, certifique-se de que escolhe uma estirpe de nemátodos benéfica vendida e conhecido por matar especificamente larvas Quando olhar para a embalagem, verá que diz que mata as larvas brancas - juntamente com muitas outras pragas que vivem no solo!

Esta é a estirpe/marca de nemátodos benéficos que utilizamos .

Os nemátodos benéficos podem também matar outras pragas do solo

Ao inocular o solo do seu jardim com nemátodos benéficos, está provavelmente a matar vários "pássaros" com uma só cajadada! E por pássaros, quero dizer pragas. A estirpe de nemátodos benéficos que utilizamos (Steinernema feltiae, também conhecida como "nemátodos Sf") pode eficazmente controlam muitas outras pragas incluindo: vermes de corte, mosquitos de fungos, formigas de fogo, gorgulhos, larvas de raízes, larvas de pulgas, moscas de guindaste, larvas brancas e muito mais!

Um estudo mostrou mesmo que os nemátodos benéficos também ajudam reduzir a população de nemátodos das galhas Outras espécies de nemátodos têm como alvo diferentes pragas. Por exemplo, o Steinernema carpocapsae (Sc) é ótimo para o controlo orgânico de pulgas. Tal como discutido na nossa série de introdução ao controlo orgânico de pragas, é sempre importante identificar as pragas do seu jardim antes de agir.

Se tem um animal de estimação, não se preocupe! Os nemátodos benéficos não são prejudiciais para nada, exceto para as espécies de pragas a que se destinam. não prejudicar Quando aplicados corretamente, os nemátodos benéficos não devem ter um impacto negativo sobre os insectos benéficos, como as joaninhas, que têm ciclos de vida muito diferentes acima do solo. Também não prejudicam as minhocas!

Edit: Uma nota sobre as abelhas

Chegou ao meu conhecimento que alguns As espécies de nemátodos podem ser prejudiciais para as abelhas, especialmente se estas forem diretamente expostas à aplicação inicial de nemátodos (por exemplo, se as abelhas forem diretamente pulverizadas ou comerem de uma flor pulverizada). Os nemátodos também podem prejudicar as larvas de espécies de abelhas escavadoras. Por conseguinte, tenha cuidado ao aplicar nemátodos no seu jardim. Por exemplo, trate apenas as áreas-alvo e faça-o a baixa altitude.Evitar pulverizar as plantas, especialmente as que têm flores. Aplicar os nemátodos à noite, quando as abelhas não estão activas. Não tratar o solo onde existam abelhas que habitam o solo ou que nidificam no solo. É de notar que temos uma população de abelhas muito robusta no nosso jardim, de várias espécies, incluindo abelhas melíferas, abelhões e abelhas solitárias nativas. Não notámos quaisquer efeitos nocivos após a aplicação de nemátodos nos nossos canteiros elevados.

Uma imagem das raízes do nosso tomateiro infestadas com nemátodos das galhas há vários anos. As plantas estavam atrofiadas e tristes. Entre muito bom composto de minhoca, chá de composto, plantação companheira e nemátodos benéficos, já não nos debatemos com nemátodos das galhas!

Como aplicar nemátodos benéficos no solo do jardim

  • Siga as instruções da embalagem do nemátodo que escolheu!

  • Não se esqueça de que pode comprar nemátodos benéficos em várias quantidades. A embalagem deve indicar quantas pés quadrados de superfície do solo pode tratar, por isso faça primeiro uma pequena matemática de jardim.

  • Os nemátodos benéficos vêm num pó que precisa de ser misturado com água. Uma vez misturados, pode utilizar um pulverizador de bomba ou um regador para os aplicar na superfície do solo. Preferimos o método do regador para os nossos canteiros elevados, uma vez que é mais rápido e penetra mais profundamente no solo. A utilização de um regador perto da superfície do solo também reduz a pulverização excessiva acidental nas plantas ou em áreas não visadas, o que é importante para a saúde das abelhas.

  • Para reduzir o escoamento e melhorar a absorção, é preferível aplicar nemátodos benéficos no solo já húmido. Assim, planeie a sua aplicação de nemátodos depois de uma boa chuva ou logo após ter regado o seu jardim. Se o seu solo tiver uma crosta no topo ou se não aceitar facilmente a água, poderá querer arejá-lo ligeiramente antes da aplicação (por exemplo, bater no topo com uma forquilha ou algo semelhante). O objetivo é fazer com que esses bons rapazes penetrem no solo o mais rapidamente possível.

  • Aplicar os nemátodos benéficos apenas quando a temperatura do solo situa-se entre os 40 e os 70 graus centígrados As temperaturas de congelação podem matá-los. As temperaturas quentes, superiores a 80F, também podem matar os nemátodos benéficos, especialmente se os aplicar à superfície do solo num dia quente e eles fritarem antes de terem a oportunidade de migrar para as profundezas. Por conseguinte, aplique os nemátodos à noite ou uma vez sol direto Não tratar se as abelhas estiverem activas ou presentes.

  • Se possível, aplicar um camada fresca de cobertura vegetal Isto ajudará a mantê-las húmidas e vivas, e também proporcionará uma proteção contra as abelhas acima do solo.

  • No ano passado, tratámos o nosso solo com nemátodos benéficos apenas uma vez (uma aplicação nocturna) e obtivemos resultados surpreendentes. No entanto, algumas instruções dizem para tratar duas vezes ao longo da primeira semana, a fim de apanhar as larvas em várias fases do seu ciclo de vida.

  • Lembre-se de que os nemátodos são seres vivos, por isso, planeie utilizá-los logo após a sua chegada a sua casa! Eles têm um prazo de validade de cerca de 2 meses no frigorífico, mas podem viver durante 18 meses ou mais no solo, especialmente se existirem hospedeiros adequados para que possam continuar o seu ciclo de vida.
Aplicar um pouco de água de nemátodo na terra já húmida. As galinhas: "Disseste GRUBOS?! Nós ajudamos!"

Qual é a melhor altura do ano para tratar o solo com nemátodos benéficos?

Trate o solo do seu jardim com nemátodos benéficos sempre que as larvas dos caracóis forem visíveis e estiverem presentes! E, quando as condições de temperatura forem ideais, como descrito acima. primavera e/ou outono Algumas fontes recomendam uma aplicação na primavera, uma vez que as larvas estarão a alimentar-se vigorosamente mais perto da superfície, nas novas raízes das plantas, na primavera. No entanto, outras sugerem um tratamento no final do verão ou no outono, para matar as larvas quando ainda são pequenas - e os benefícios serão transferidos para a próxima primavera.

Não sou especialista em todas as espécies de escaravelhos dos caracóis, mas suspeito que existem ligeiras diferenças em cada um dos seus ciclos de vida que tornariam mais eficaz a primavera do que o outono. Já para não falar da variação dos nossos climas. Por conseguinte, se estiver a debater-se com uma infestação grave de escaravelhos no solo do seu jardim (ou relvado), pode ser melhor tratar duas vezes por ano .

E é assim que se matam as pequenas larvas nojentas no solo do jardim, de forma orgânica.

Espero que tenha achado este artigo interessante e útil. E melhor ainda, espero que o ajude a livrar o seu solo de larvas, naturalmente! Afinal, um solo livre de larvas leva a raízes felizes e plantas saudáveis - exatamente o que todos nós procuramos, certo? Não hesite em colocar questões nos comentários abaixo. Além disso, espalhe o amor partilhando ou fixando este artigo. Obrigado pela leitura!

Não perca estes artigos relacionados:

  • Controlo orgânico de pragas: Como prevenir as pragas no jardim
  • Aprenda a identificar as 18 principais pragas de jardim, além de insectos benéficos!
  • Mais de 25 maneiras de se livrar das pragas no seu jardim, de forma orgânica!

Irina Ross é uma entusiasta apaixonada por comida e a mente criativa por trás do popular blog Blog about Food. Com um profundo apreço pelas artes culinárias, o blog de Irina se tornou um recurso obrigatório para os amantes da gastronomia que procuram receitas deliciosas, dicas culinárias e avaliações de restaurantes. Seu amor pela comida começou desde muito jovem, quando ela contribuía com entusiasmo na cozinha ao lado da mãe e da avó, cultivando o paladar e desenvolvendo um olhar apurado para sabores e apresentação. À medida que foi crescendo, a curiosidade de Irina levou-a numa viagem culinária pelo mundo, explorando diversas cozinhas e incorporando diversos ingredientes nas suas receitas únicas. Seu blog serve como uma plataforma para compartilhar suas incríveis aventuras culinárias, simplificando pratos complexos para cozinheiros domésticos e, ao mesmo tempo, incentivando-os a explorar novos sabores e técnicas. O estilo de escrita caloroso e compreensível de Irina atrai os leitores, tornando seu blog um destino encantador e esclarecedor para quem busca inspiração, receitas deliciosas e uma compreensão mais profunda do mundo da comida.