Como fazer óleo de calêndula, mais 8 maneiras de o usar!

  • Compartilhar Isso
Irina Ross

De todas as flores que cultivamos, a calêndula é facilmente a favorita. Tem muitas utilizações medicinais, é uma excelente flor companheira para cultivar ao lado dos seus vegetais, atrai polinizadores, acrescenta um lindo toque de cor ao jardim e também é comestível! De todas as formas que pode utilizar a calêndula, utilizamo-la mais frequentemente para fazer óleo de calêndula curativo e infusões de pomadas.

Continue a ler para saber como fazer óleo de calêndula em casa - mesmo que não cultive a sua própria planta! Tudo o que precisa é de flores de calêndula secas e de um óleo à sua escolha. Este artigo abordará as opções de óleo veicular que pode utilizar para fazer óleo de calêndula em infusão, para que possa decidir qual a opção que melhor se adequa às suas necessidades! Também exploraremos brevemente as propriedades curativas da calêndula, juntamente com 8 formas de utilizar o óleo de calêndula caseiro.

Para obter dicas sobre como cultivar e secar a calêndula, consulte este artigo: "Tudo sobre a calêndula: como cultivar, colher, secar e usar flores de calêndula" Note-se que a calêndula é por vezes designada por "calêndula em vaso" - mas não confundir com as verdadeiras malmequeres, como as malmequeres francesas, que são muito diferentes e não têm um carácter tão medicinal.

Divulgação: Este post pode conter links de afiliados para produtos para sua conveniência, como itens na Amazon. Homestead and Chill ganha uma pequena comissão de compras feitas através desses links, sem nenhum custo adicional para você.

Cura & amp; Propriedades medicinais da Calêndula

Calêndula (Calendula officinalis) A calêndula tem sido usada por herboristas, agricultores e curandeiros naturais há séculos. Pode ser usada interna ou externamente para apoiar o sistema imunitário, tratar doenças de pele e curar infecções. A calêndula faz a sua magia promovendo reparação e crescimento celular, associada à sua natureza antissético, anti-fúngico e anti-inflamatório Acima de tudo, é suave Ao contrário de alguns remédios naturais, não precisa de se preocupar em "exagerar" com a calêndula.

Se prestar atenção aos rótulos, é provável que repare que a calêndula é um ingrediente chave em muitos produtos naturais de cuidados da pele, e por uma boa razão! Topicamente, a calêndula pode aliviar, curar ou tratar uma grande variedade de problemas de pele. Funciona maravilhas na minha pele com tendência acneica, algo oleosa e sensível!

De acordo com a Chestnut School of Herbs, isto inclui erupções cutâneas, queimaduras solares, inchaço, eczema, acne, picadas, feridas, queimaduras, arranhões, varicela, herpes labial e até feridas de herpes genital No seu livro "Medicinal Herbs, A Beginner's Guide", Rosemary Gladstar sugere a utilização de óleo de calêndula ou bálsamo em bebés para acalmar com segurança a crosta láctea, assaduras ou outras irritações da pele. Também pode atenuar o aparecimento de varizes e suavizar cicatrizes.

Para proporcionar todos os benefícios curativos à sua pele, utilize um óleo ou bálsamo de calêndula!

O que é o Óleo de Calêndula?

O óleo de calêndula é simplesmente um óleo que foi infundido com flores secas de calêndula. As flores são mergulhadas num óleo de base, como o óleo de oliva ou de jojoba, durante várias semanas ou mais. Podem utilizar-se cabeças de flores secas inteiras ou apenas as pétalas Durante a infusão, as resinas activas naturais das flores de calêndula são extraídas e incorporadas no óleo.

O óleo de calêndula acabado pode ser utilizado sozinho ou como ingrediente para criar outras pomadas, unguentos ou cremes naturais! As opções de utilização do seu óleo de calêndula são, de certa forma, ditadas pelo óleo de base que escolher para criar a infusão. Por exemplo, alguns óleos não são comestíveis e outros podem não ser tão bons para a sua pele.

Fazer o seu próprio óleo de calêndula é fácil de fazer, e muito mais acessível do que a maioria dos outros produtos naturais de alta qualidade para o cuidado da pele no mercado - especialmente considerando o volume que pode fazer. Além disso, não vai encontrar nada tão simples e puro nas prateleiras!

*Nota: As flores frescas podem tecnicamente ser usadas para criar óleo de calêndula. No entanto, existe um risco acrescido de crescimento bacteriano ou de o óleo se tornar rançoso devido ao teor de humidade das flores frescas. Por isso, sugerimos a utilização de flores secas - ou pelo menos semi-secas.

Que tipo de óleo devo utilizar para fazer óleo de calêndula?

Bem, isso depende da utilização que pretende dar ao óleo de calêndula! Alguns de vós podem querer utilizar o óleo de calêndula apenas na pele. Se for esse o caso, considere qual o óleo mais compatível e benéfico para o seu tipo de pele, especialmente se o quiser utilizar no rosto.

Sim, leu bem. Óleo, na cara.

Sabe que não há qualquer problema (e que, normalmente, é benéfico) em utilizar determinados óleos no rosto, certo? Ao contrário do que se pensa, os produtos para a pele à base de óleo não tornam necessariamente a sua pele mais oleosa, nem provocam um aumento de erupções cutâneas! Muitos produtos faciais que afirmam "reduzir o brilho" ou tratar o acne, na verdade, irritam a pele ao retirar-lhe os seus óleos naturais. Quando a pele está demasiado seca, compensa em demasiaproduzindo sebo em excesso. Todos a bordo da montanha-russa gordurosa!

Por outro lado, os óleos podem acalmar e nutrir a sua pele, restaurando o equilíbrio natural da hidratação. Quando adiciona ingredientes curativos como a calêndula, pode fazer maravilhas para a pele stressada, danificada ou seca! No entanto, deve usar um óleo não comedogénico Veja a lista e as descrições das opções de óleos abaixo!

Talvez queira usar o seu óleo de calêndula para mais do que aplicações tópicas. Quando infundido em um óleo alimentar como a azeitona ou o abacate, o óleo de calêndula é seguro e curativo para ser consumido internamente também. É um excelente tempero saudável para saladas!

Opções de óleo veicular para fazer óleo de calêndula

Aqui está uma lista de onze opções de óleos diferentes para criar o seu óleo de calêndula, embora existam ainda mais por aí! Independentemente do que escolher, sugiro vivamente que utilize um óleo de alta qualidade, não refinado, prensado a frio O objetivo é criar um óleo medicinal curativo!

Os óleos são classificados numa escala de escala comedogénica Os que se encontram na extremidade inferior da escala são considerados "não comedogénicos" e menos susceptíveis de obstruir os poros. 3 significa moderadamente suscetível e 5 é muito suscetível de obstruir os poros. Todos estes óleos contêm uma elevada quantidade de ácidos gordos ómega essenciais, que ajudam a rejuvenescer, nutrir e hidratar a pele. Também pode optar por misturar um par óleos diferentes para criar uma mistura personalizada!

  • Óleo de grainha de uva é antimicrobiano, muito pouco comedogénico (1) e pode ajudar a reduzir o acne. É leve, não é gorduroso e é facilmente absorvido. No entanto, pode não fornecer tanta hidratação como alguns outros óleos da lista, o que o torna uma boa escolha para peles oleosas. É comestível frio ou à temperatura ambiente, mas não é recomendado para cozinhar em lume forte.
  • Óleo de jojoba É leve, não é gorduroso e é absorvido muito facilmente porque tem uma estrutura química semelhante à dos óleos naturais da nossa pele. O óleo de jojoba decompõe e reduz o excesso de sebo - o que o torna uma óptima opção para peles oleosas ou mistas! Algumas pessoas experimentam uma "purga" inicial (pequenas erupções) quando começam a usar óleo de jojoba, masOs estudos também demonstram que é anti-inflamatório e promove a cicatrização de feridas. Uma vantagem adicional é a sua longa vida útil de até 5 anos. Note que o óleo de jojoba não é comestível.
  • Óleo de amêndoas doces é um hidratante ligeiramente mais forte do que a jojoba e a grainha de uva (2 na escala comedogénica) e uma boa escolha para peles secas e sensíveis, incluindo a pele de bebés. Funciona para reduzir o excesso de sebo, a inflamação, as cicatrizes, a secura, o eczema e o acne. O óleo de amêndoas doces também pode aclarar o tom da pele, as olheiras e ajudar a uniformizar a tez. É comestível e retém o maior valor nutricional quando consumidoem bruto.
  • Óleo de sementes de roseira brava é rico em ácidos gordos essenciais, vitamina E e vitamina A, que aumentam a renovação celular. Ajuda a cicatrizar cicatrizes e a diminuir a descoloração e as rídulas. O óleo de semente de roseira brava tem uma classificação de 2 na escala comedogénica, é leve e é facilmente absorvido. Não é recomendado para uso interno e tem um prazo de validade mais curto, de apenas 6 meses.
  • Azeite virgem extra (EVOO) é extremamente hidratante e nutritivo para a pele seca, e é um pouco mais espesso do que alguns outros óleos mais secos da lista. Por ser comestível, é uma boa escolha para um óleo de calêndula multiusos. É um 2 na escala comedogénica, mas pode ocasionalmente causar erupções cutâneas para quem tem pele propensa a acne, se aplicado em demasia. O EVOO contém um antioxidante raro chamado hidroxitirosol que protege contraOs radicais livres danificam a pele e é considerado um composto anti-envelhecimento.
  • Óleo de abacate O óleo de Avo também pode ajudar a reduzir cicatrizes, inflamações e manchas de idade, ao mesmo tempo que suaviza significativamente a pele. Tem uma classificação de 3 na escala comedogénica e é comestível.
  • Óleo de coco é elogiado pelos seus benefícios no mundo da beleza natural, mas tenha cuidado se pretender usar o seu óleo de calêndula no rosto! O óleo de coco é um 4 na escala comedogénica. No entanto, contém ácido caprílico e outros compostos que proporcionam fortes propriedades antibacterianas, antivirais, antifúngicas e anti-inflamatórias. Uma óptima escolha se pretende fazer manteiga corporal, pomada para as mãos ouÉ evidente que é necessário utilizar um óleo de coco que se mantenha líquido à temperatura ambiente.
  • Óleo de sementes de cânhamo O óleo de cânhamo é o menos comedogénico de todos os óleos base desta lista até agora, com uma classificação de zero! É um óleo muito leve, "seco" e altamente absorvível devido ao seu perfil de aminoácidos e gorduras muito semelhante ao dos nossos óleos naturais para a pele. O óleo de cânhamo é uma óptima escolha para qualquer tipo de pele, reduz a inflamação, as rídulas e o acne - e é comestível!
  • Óleo de argão O óleo de argão, também conhecido como óleo marroquino, é tão suave como altamente hidratante - outro zero na escala comedogénica! Se já andou pela ilha dos produtos de beleza, já viu este óleo em muitos produtos - especialmente em produtos para o cabelo! Na pele, está provado que o óleo de argão previne os danos causados pelo sol, reduz as rídulas e o excesso de produção de óleo, suaviza a pele e, potencialmente, até trata as estrias.e tipos de óleo de argão apenas para cosmética (Edit: Argan é o meu óleo preferido atualmente para usar no meu rosto!)
  • Óleo de cártamo é uma óptima escolha tanto para peles secas e irritadas como para peles oleosas e com tendência para o acne. É suave, um 0 na escala comedogénica, leve, mas altamente hidratante e cicatrizante. O óleo de cártamo equilibra os níveis naturais de oleosidade e ajuda a desobstruir os poros. No entanto, as pessoas com alergias à família das ervas daninhas devem evitar este óleo. É comestível tanto a baixas como a altas temperaturas.
  • Óleo de semente de girassol O óleo de semente de girassol tem propriedades muito semelhantes às do óleo de cártamo, acima referido. No entanto, é ainda mais rico em vitamina E, que é um poderoso antioxidante que combate os radicais livres e reduz ou repara os danos da pele. Note-se que o óleo de semente de girassol tem um teor de ácido oleico alto, moderado e baixo. Escolher um óleo na extremidade inferior irá torná-lo próximo de zero na escala comedogénica! O óleo de semente de girassol é comestível.

Saiba mais aqui: 11 melhores opções de óleo veicular para cuidados com a pele, pomadas e infusões

Já escolheu o seu óleo? É uma decisão difícil, eu sei! Eu usei óleo de jojoba Para a próxima vez quero usar óleo de amêndoas doces, de rosa mosqueta, de argão ou de cânhamo! (Edit: Usei este óleo de argão orgânico nos lotes seguintes e apaixonei-me completamente por ele - para usar como óleo de calêndula, ou simplesmente sozinho!)

INSTRUÇÕES PARA A PREPARAÇÃO DO ÓLEO DE CALÊNDULA

  1. Obter flores de calêndula secas Ou usa as suas próprias flores cultivadas em casa (aprenda a colhê-las e secá-las aqui) ou compra algumas. Estas flores de calêndula secas biológicas são altamente recomendadas! Infelizmente, é um pouco difícil obter flores de calêndula biológicas dos EUA.

  2. Preencher um recipiente de vidro limpo Pelo menos ¾ de cabeças de flores de calêndula secas, ou cerca de metade de pétalas secas soltas. Um frasco de vidro funciona na perfeição. Neste exemplo, usei um frasco de 16 onças, embora um frasco de 8 onças e meia também seja suficiente!

  3. Deite o óleo da sua escolha sobre as flores de calêndula secas Dica: As flores não ocupam tanto volume como pensa! Vai precisar de praticamente a mesma quantidade de óleo que o tamanho do recipiente que está a utilizar (por exemplo, uma garrafa de 240 ml de óleo para um frasco de 240 ml).

  4. Coloque uma tampa no recipiente e guarde-o num local ensolarado e quente para melhorar a infusão. Um parapeito de janela bem iluminado é uma escolha popular! Deixe o óleo e as flores infundir durante pelo menos três semanas ou até um par de meses.

  5. Quando o tempo acabar, coar as flores do óleo Eu gosto de forrar o nosso funil de conservas com gaze, colocá-lo sobre um frasco de vidro limpo de tamanho semelhante e depois deitar o óleo e as flores para escorrer. Depois, espremo o saco de gaze com as flores para extrair o máximo de óleo possível! Um filtro de café também pode funcionar.

Óleo de Calêndula Armazenamento & Prazo de validade

Depois de coar o seu óleo de calêndula, guarde-o num recipiente de vidro, como um frasco - ou pode optar por transferi-lo para um frasco com uma bomba ou tampa de espremer. Guarde o óleo de calêndula num local fresco e seco Guardo o meu óleo de jojoba e calêndula no armário por baixo do lavatório da casa de banho.

Leia as informações sobre o seu óleo veicular A adição de calêndula não altera o tempo de armazenamento típico do óleo veicular. Alguns óleos são mais propensos a ficar rançosos do que outros; a maioria tem um prazo de validade médio de 1 a 2 anos. Também pode guardar o seu óleo de calêndula no frigorífico para prolongar o prazo de validade!

Agora que já fizemos este material... o que é que fazemos com ele?

8 MANEIRAS DE UTILIZAR O ÓLEO DE CALÊNDULA

  1. Como hidratante facial cicatrizante. Mas um bocadinho dá muito jeito! Só precisa de algumas gotas Espalhar uniformemente na pele e massajar ligeiramente. Aplico o meu óleo de calêndula de manhã e à noite, depois de lavar o rosto, e em rotação/combinação com aloé vera fresco.

  2. Como parte do seu método de limpeza com óleo Se ainda não ouviu falar do método de limpeza com óleo (MCO), eis o que se passa: é basicamente como lavar o rosto, mas com óleo. Ensaboe o rosto com óleo de calêndula (mais do que usaria para hidratar) e massaje-o durante 30 segundos a um minuto - como faria com um gel de limpeza facial. Em seguida, aqueça uma toalha limpa com água quente e vaporize o rosto durante cerca de 30 segundos.Abra os poros e retire as impurezas com a ajuda do óleo. Passe o pano por água e repita a operação. Por fim, limpe o excesso de óleo com uma toalha húmida.

  3. Outras aplicações tópicas directas Óleo de calêndula: Para além de usar o óleo de calêndula no rosto, também pode usá-lo noutras partes do corpo como um hidratante geral ou para outras necessidades! Por exemplo, como um óleo de massagem ou aplicado diretamente em áreas que precisam de atenção calmante, como arranhões, queimaduras solares, eczema, erupções cutâneas e muito mais!

  4. Como ingrediente Assim, pode usar o óleo de calêndula como ingrediente base para uma manteiga corporal super nutritiva, creme, bálsamo, pomada, sabonete e muito mais! Pode encontrar a nossa receita de bálsamo caseiro de calêndula aqui. A Tanya, da Lovely Greens, tem uma receita maravilhosa de loção de calêndula caseira que deve consultar. A Garden Therapy também partilha instruções para fazer estas lindas e nutritivas barras de loção de calêndula. Para mais ideias, recomendo vivamente este livro de receitas de cuidados corporais orgânicos.

  5. Para amaciar o cabelo Embora eu não recomende necessariamente a utilização de óleo como amaciador diário para o cabelo, todos os óleos listados acima são fantásticos para um tratamento ocasional de hidratação profunda do cabelo! O óleo de coco, o azeite e o óleo de argão são especialmente populares para este efeito. Basta aplicar uma camada uniforme de óleo no cabelo, afastá-lo da roupa, deixá-lo repousar durante 15 minutos a algumas horas e depoisutilizar champô para eliminar o óleo.

  6. Para remover a maquilhagem. Sim, o óleo é um excelente desmaquilhante natural! No entanto, faça alguma pesquisa sobre as recomendações do óleo veicular que escolheu antes de utilizar o óleo de calêndula como desmaquilhante perto dos olhos.

  7. Como molho para saladas É claro que deve certificar-se de que o seu óleo transportador é comestível (e saboroso) antes de o comer! Quando ingerida, a calêndula pode ajudar a aumentar o sistema imunitário e linfático, Combate as infecções fúngicas, reduz a inflamação, as cólicas menstruais e as perturbações gastrointestinais, bem como mantém as febres afastadas. É também um anti-viral.

  8. Ofereça-o como presente! Embora eu adore utilizar o óleo de calêndula, também adoro a ideia de fazer óleo de calêndula como um presente para partilhar com os outros! Pode fazer um lote maior e depois dividi-lo em recipientes mais pequenos para oferecer o óleo acabado, ou simplesmente fazer um pequeno frasco para alguém especial. Em alternativa, pode oferecer pequenos frascos cheios de flores secas juntamente com um frasco de óleo de base e instruções (imprimirabaixo) como um "kit de óleo de calêndula" - para o destinatário fazer a sua própria infusão! Já sei qual vai ser um dos meus próximos presentes de Natal. Mãe, espero que não estejas a ler isto.

Não é muito simples?

Então, o que acha? Está totalmente animado para fazer o seu próprio óleo de calêndula? Eu quero começar outro lote agora... Que tal cultivar algumas das suas próprias flores de calêndula? A propósito, eu já deveria ter mencionado que cultivar calêndula é praticamente tão fácil quanto fazer o óleo (se não mais) - em qualquer clima!

Obrigado por estarem sintonizados e boa infusão! Não hesitem em colocar questões e espalhar o amor pela saúde natural partilhando este artigo.

Divulgação: A informação fornecida neste artigo não pretende ser um conselho médico, baseia-se nas minhas experiências pessoais e na minha investigação. Por favor, procure o conselho de um profissional de saúde ou efectue mais investigação, se necessário.

Irina Ross é uma entusiasta apaixonada por comida e a mente criativa por trás do popular blog Blog about Food. Com um profundo apreço pelas artes culinárias, o blog de Irina se tornou um recurso obrigatório para os amantes da gastronomia que procuram receitas deliciosas, dicas culinárias e avaliações de restaurantes. Seu amor pela comida começou desde muito jovem, quando ela contribuía com entusiasmo na cozinha ao lado da mãe e da avó, cultivando o paladar e desenvolvendo um olhar apurado para sabores e apresentação. À medida que foi crescendo, a curiosidade de Irina levou-a numa viagem culinária pelo mundo, explorando diversas cozinhas e incorporando diversos ingredientes nas suas receitas únicas. Seu blog serve como uma plataforma para compartilhar suas incríveis aventuras culinárias, simplificando pratos complexos para cozinheiros domésticos e, ao mesmo tempo, incentivando-os a explorar novos sabores e técnicas. O estilo de escrita caloroso e compreensível de Irina atrai os leitores, tornando seu blog um destino encantador e esclarecedor para quem busca inspiração, receitas deliciosas e uma compreensão mais profunda do mundo da comida.