Como plantar uma árvore: Melhores práticas para o sucesso

  • Compartilhar Isso
Irina Ross

Obrigado pelo seu interesse em plantar árvores no seu quintal ou jardim! As árvores são plantas incrivelmente majestosas e gratificantes de cultivar. Quer a sua intenção seja proporcionar sombra, privacidade ou frutos comestíveis - não há como errar! Ao plantar uma árvore no seu espaço, está a fomentar a vida, a sequestrar carbono e a proporcionar um habitat para a vida selvagem local! São literalmente o "pulmões da terra" e um dos nossos componentes favoritos no jardim. Tanto assim é que já plantámos mais de 20 árvores na nossa modesta propriedade de cerca de 9000 metros quadrados!

Vamos explorar as melhores práticas para plantar uma árvore - para a preparar para o sucesso, promover um crescimento saudável e evitar o choque do transplante. Vamos explorar a melhor altura do ano para plantar árvores, dicas para escolher onde as plantar no seu jardim e analisar o processo passo-a-passo de plantar uma árvore - incluindo o tamanho do buraco, o solo, o fertilizante e muito mais!cuidar de uma árvore jovem e como protegê-la de pragas escavadoras como os esquilos!

Ainda está a tentar decidir que tipo de árvores Este artigo aborda os requisitos comuns das árvores de fruto, como as horas de frio e a polinização cruzada, exemplos de árvores adequadas para cada zona de crescimento e outras considerações a ter em conta ao selecionar a melhor árvore para o seu jardim e localização!árvores para cultivar em recipientes.

O tutorial de hoje vai centrar-se na plantação de árvores no solo e, em breve, publicarei um artigo sobre como plantar uma árvore num recipiente, uma vez que estas necessitam de cuidados e considerações um pouco diferentes.

Pronto para começar a escavar?

A nossa mais recente adição, um Abacate Fuerte. Esta é a árvore que nos vê a plantar em algumas das imagens abaixo. Ao fundo, pode ver a primeira árvore que plantámos neste jardim - um Plátano da Califórnia.

Qual é a melhor altura do ano para plantar uma árvore?

A "melhor altura" do ano para plantar uma árvore varia e depende de muitos factores, incluindo o local onde vive (a sua zona de crescimento), o tipo de árvore que está a plantar e também o estilo da árvore. Por exemplo:

  • As árvores de fruto de raiz nua são geralmente vendidas ou enviadas na sua fase de dormência durante o fim do inverno até ao princípio da primavera, e devem ser plantadas nessa altura.
  • Se a sua região tiver um inverno "a sério", a maior parte das árvores de fruto deve ser plantada na primavera, o que lhes dá mais tempo para se adaptarem, antes que o tempo fique desagradável.
  • Por outro lado, a altura do ano mais recomendada para a plantação de árvores ornamentais como bordos, pinheiros ou outras árvores perenes é durante o outono.
  • O outono é também uma altura ideal para plantar árvores de fruto em áreas com climas de inverno amenos ou mais quentes - como a Florida, a Califórnia costeira ou do sul e o Havai.

Porque é que a altura do ano é importante?

O objetivo é permitir que a árvore recém-plantada tenha tempo para se estabelecer em condições temperadas Independentemente da altura do ano em que escolher plantar uma árvore, é melhor evitar condições climatéricas extremas - no momento da plantação ou no horizonte próximo.

Para plantar uma árvore no outono Espere até que a parte mais quente e mais dura do verão tenha passado e o tempo comece a arrefecer - mas muito antes de o solo congelar. Com estas condições, a árvore pode concentrar-se no estabelecimento das suas raízes em vez de gastar energia no desenvolvimento de novas folhas, flores ou frutos, como aconteceria durante a primavera. Quanto mais forte for o sistema radicular, maior e mais saudável será oAs necessidades de água e energia também são geralmente mais baixas no outono. Estas são algumas das maiores vantagens da plantação no outono.

Durante a primavera Uma vez que as árvores plantadas na primavera estão a sair da dormência de inverno, vão investir a sua energia no desenvolvimento das raízes e das folhas/bolbos. Por conseguinte, as árvores plantadas na primavera podem precisar de um pouco mais de apoio (água, composto, cobertura vegetal, etc.) e de tempo para se instalarem.

COMO PLANTAR UMA ÁRVORE

Passo 1: Escolher um local para plantar a árvore

Em primeiro lugar, observe o seu espaço e avalie onde uma árvore ficaria mais feliz. Para a maioria das árvores, isso significa um local que seja maioritariamente solarengo No entanto, embora seja importante, não se trata apenas dos desejos e necessidades das árvores. Queremos ter a certeza de que tu Não coloque simplesmente uma árvore no seu quintal sem ter em conta as condições de vida das pessoas. a longo prazo implicações.

Qual será o aspeto desta árvore daqui a 10 anos? E daqui a 20 anos? Daqui a 30 anos? Qual é o tamanho médio da árvore que está a plantar? Qual é a sua velocidade de crescimento? sombra O que dizer do facto de o sol bloquear o seu jardim? sistema radicular Além disso, tem tendência para se espalhar e alastrar, ou para se manter mais apertado e direito?

Se quiser evitar fazer demasiada sombra no resto do seu jardim, localizar cuidadosamente as árvores de grande porte. Se vive no hemisfério norte, plantá-las no lado norte do seu quintal irá garantir que elas façam o mínimo de sombra possível, uma vez que o sol se põe mais baixo no horizonte sul durante a maior parte do ano. "virado para sul "Manter as árvores mais pequenas no meio do quintal e as maiores perto de muros, vedações ou outros objectos altos do perímetro também cumpre o mesmo objetivo.

Esta é uma vista do jardim do nosso jardim da frente, visto do telhado. Todos os elementos mais altos, incluindo árvores, foram colocados ao longo do lado norte do jardim (ao longo das traseiras nesta imagem), bem como a leste (à direita) - onde as casas altas já fazem sombra desse lado. O sol vem principalmente do local onde estou na fotografia - sul e oeste. Por isso, evitamos plantar coisas altasque bloqueará o sol para o jardim.

Passo 2: Cavar um buraco para a árvore

Antes de começar a escavar, certifique-se de que sabe se existe algum linhas de serviços públicos (Na Califórnia, pode ligar para a linha de apoio dig alter no número 8-1-1 para obter ajuda). Depois, calce luvas de trabalho, pegue na sua pá preferida e mãos à obra! Se não conseguir cavar o buraco sozinho, não tenha medo de pedir ajuda. Recorra a familiares, amigos, colegas ou a um vizinho que o possa ajudar. O nosso viveiro local até oferece um serviço de entrega e plantação de árvoresserviço.

A regra geral é cavar um buraco com aproximadamente duas a três vezes mais largo do que o tamanho do atual recipiente ou torrão da árvore Os especialistas dizem que não se deve cavar muito mais fundo do que o recipiente ou torrão, e que se deve deixar assentar em "solo não perturbado" e evitar o assentamento. Se acidentalmente cavar um pouco fundo demais, não é o fim do mundo. Como o nosso solo nativo é sedoso e pobre, muitas vezes cavamos os nossos buracos alguns centímetros mais fundo do que o recipiente. Dessa forma, podemos encher o fundo do buraco com solo de melhor qualidade para a raizbola para assentar - embalando-a ligeiramente, para evitar um afundamento indesejável mais tarde.

Foto cedida por Gardeners Supply Co

Etapa 3: Adicionar um cesto de gopher (opcional)

Se vive numa zona com um problema conhecido de esquilos (como nós), é aconselhável plantar uma árvore com um cesto de esquilos para a proteger. Isto aplica-se a ratazanas e toupeiras Os esquilos adoram mastigar praticamente toda a vegetação, mas parecem ser particularmente atraídos pelos tenros sistemas radiculares das árvores de fruto jovens - e matam-nas facilmente no processo! Se o seu jardim tiver apenas um problema ligeiro a moderado com esquilos, pode optar por experimentar e não colocar um cesto para esquilos. Veja o que acontece! Depois de algumas tentativas e erros, apercebemo-nos de que a maioria das nossas árvores de fruto precisa decestos para estar seguro - especialmente figueiras, que temos várias!

Depois de obter ou construir um cesto para esquilos, coloque-o no seu buraco. A borda superior do cesto deve ficar pelo menos um ou dois centímetros acima do nível do solo. Isto serve para evitar que esses pequenos insectos peludos e com dentes de rato subam, passem por cima e entrem no cesto.

Desculpem o meu traje - mas vejam só as raízes desta pobre figueira! Que raízes? A árvore começou a amarelecer e a murchar, e quando lhe dei um pequeno puxão, arrancou-a do chão! Os esquilos roeram completamente as raízes. Por incrível que pareça, conseguimos voltar a plantá-la (num cesto para esquilos) e ela sobreviveu!

Escolher um cesto para gopher

Os cestos para gopher são feitos de material do fio A árvore é plantada dentro do cesto para gopher, de modo a rodear o torrão nos lados e no fundo. Pode comprar cestos para gopher pré-fabricados (como estas gaiolas de 5 galões ou estas de 15 galões), ou fazer o seu próprio cesto! Idealmente, um cesto para gopher deve ser vários centímetros maior do que o torrão da árvore em todas as direcções.

Dependendo do material de que é feito o cesto para esquilos, este pode degradar-se com o tempo. Por exemplo, os cestos pré-fabricados ou os cestos de bricolage construídos com A rede de galinheiro acaba por se estragar. Isto tem prós e contras: permite que as raízes escapem ao longo do tempo, o que permite que a árvore cresça mais - mas também a deixa potencialmente vulnerável aos esquilos. No entanto, à medida que as árvores amadurecem, são normalmente menos susceptíveis e atractivas para os esquilos, por isso pode não haver problema!

Por outro lado, os cestos de gopher de pano para ferragens Isso significa que, à medida que a árvore cresce, o cesto pode restringir ligeiramente as raízes da árvore. A maioria das árvores que plantamos são variedades anãs ou semi-anãs, ou que esperamos manter no lado mais pequeno de qualquer forma, por isso não nos importamos com essa possibilidade. Raízes vontade crescer através dos buracos no arame, mas deixa o torrão central protegido para sempre!

Veja um tutorial passo-a-passo mais detalhado sobre como fazer e instalar cestos de gopher caseiros aqui.

Um dos nossos cestos de gopher DIY, feitos de tecido de ferragens.

Passo 4: Colocar a árvore no buraco

Antes de retirar a árvore do seu recipiente de viveiro, coloque a árvore em vaso dentro do buraco para se certificar de que tudo está bem. Depois de plantar a árvore, o O topo do torrão e a base do tronco da árvore devem ficar ligeiramente acima do nível do solo. Avalie a profundidade do buraco e ajuste-o, acrescentando ou retirando mais terra, se necessário.

Em seguida, há algumas maneiras de retirar a árvore do vaso, independentemente da forma como o fizer, não puxar para cima do tronco da árvore Pode ser necessário massajar um pouco o recipiente para soltar as raízes e a terra. Uma árvore mais pequena pode ser cuidadosamente virada de lado ou mesmo de cabeça para baixo e ser gentilmente retirada do vaso.

Para as árvores grandes, pesadas e difíceis de manobrar, aprendemos um truque muito bom! Cortar o pote de plástico! É certo que não pode reutilizar o vaso desta forma, mas reduz consideravelmente o risco de danificar ou chocar acidentalmente a árvore (ou as suas costas). Utilizando uma tesoura forte, corte cuidadosamente o fundo do vaso primeiro. Em seguida, coloque a árvore dentro do buraco. Depois, corte ao longo do lado do vaso restante, de cima para baixo. Bum! Agora pode simplesmente retirar esse sacana.

Cortar o vaso de plástico: cortar o fundo, colocar a árvore no buraco, depois cortar o lado do vaso para o retirar.

Assegurar que o torrão está centrado no buraco de plantação, e ainda está na altura desejada. Se as raízes estiverem ligadas Verifique também se a árvore está direita e se os ramos principais estão a apontar na direção que preferir.

Passo 5: Adicionar terra à volta da árvore

Com o passar do tempo, a recomendação para emendar o solo (ou não) ao plantar árvores evoluiu. Atualmente, os especialistas dizem que devemos simplesmente preencher o buraco com solo nativo A única ressalva aqui é a condição e a qualidade do seu solo nativo... Em geral, as árvores jovens preferem solos soltos, equilibrados, modestamente ricos e bem drenados . Se o seu solo nativo for decente, preencha-o!

No entanto, se o seu solo for excessivamente argiloso, siltoso, arenoso, super rochoso ou de outra forma menos que ideal (como é o caso do solo super arenoso), pode querer considerar adicionar alguma matéria orgânica rica, como composto e solo ensacado de qualidade no buraco. 50-50 com o solo nativo.

Ao adicionar terra ao buraco à volta do torrão, compactar suavemente o solo Evite compactá-lo densamente, mas preencha os espaços vazios e dê umas pancadinhas para evitar um assentamento excessivo no futuro. Verifique se a árvore ainda está direita à medida que avança.

Encha a área até ao mesmo nível do torrão, ou um pouco abaixo. Mais uma vez, não enterre o tronco da árvore! O solo novo ou a cobertura vegetal que tocar no tronco pode causar apodrecimento ou doenças. Em seguida, use o solo para criar um pouco de berma num círculo à volta da base da árvore. Isto destina-se a evitar o escoamento quando estiver a regar e a direcionar a água para a base da árvore.

Aqui estamos a usar uma gaiola pré-fabricada para plantar uma macieira-rosa e a misturar composto de alta qualidade, húmus de minhoca e terra para vasos a granel com o nosso solo arenoso nativo na cova de plantação.

Devo adicionar fertilizante quando planto uma árvore?

Não, não aplicar fertilizantes tradicionais Em vez disso, espere para fertilizar a árvore até que ela esteja bem estabelecida - pelo menos 8 a 12 meses após o plantio. Mesmo assim, gostamos de jogar pelo seguro e usar fertilizantes suaves, de libertação lenta, que não correm o risco de queimar a árvore.

Para além do composto, adicionamos alguns micronutrientes suaves e de libertação lenta ao perímetro da cova de plantação, mas a vários centímetros de distância do torrão exposto - principalmente para enriquecer o pobre solo arenoso nativo à volta da árvore e apoiar o crescimento futuro. Por exemplo, adicionamos pó de rocha basáltica e farinha de algas para minerais vestigiais, e minhocas fundidas do nosso compostor de minhocas.A nossa equipa de trabalho tem a intenção de colocar algumas minhocas na base de todas as nossas árvores, que mergulharão fundo para enriquecer, arejar e melhorar continuamente o solo com o tempo!

Quando o espaço permite, gostamos de cultivar favas, confrei ou outros culturas de cobertura fixadoras de azoto Estas plantas ajudam a atrair o azoto para as suas raízes, enriquecendo naturalmente o solo nessa zona. Além disso, à medida que a árvore cresce, continuamos a acrescentar uma cobertura vegetal natural que alimenta o solo. Por exemplo, plantas de fava cortadas, confrei, borragem, composto e outras matérias orgânicas ricas em nutrientes.

Passo 6: Aplicação de cobertura vegetal à volta da árvore

Aconchegue a sua árvore recém-plantada com um pequeno cobertor de conforto! A cobertura morta faz as árvores felizes. Ajuda a evitar o escoamento, melhora as condições do solo e promove a retenção de humidade. Adicione um Camada de cobertura vegetal de 2 a 4 polegadas de profundidade até ao topo do solo à volta da base da árvore, estendendo-se pelo menos uns dois metros em todas as direcções a partir do tronco.

Normalmente, utilizamos pequenas cascas de pau-brasil ou de cedro. Outras excelentes opções de cobertura morta incluem folhagem, agulhas de pinheiro, lascas de madeira, composto ou outra matéria orgânica. Tal como acontece com o solo, evitar colocar a cobertura vegetal diretamente contra o tronco da árvore.

Depois de plantar este novo abacateiro, cobrimos toda a área com casca de árvore fresca, mas mantivemos a cobertura morta afastada do tronco da árvore.

Passo 7: Regar em profundidade

Imediatamente depois de plantar a sua nova árvore, dê-lhe uma bebida longa e profunda. Agora é uma boa altura para beber uma para si também! Molhe toda a área que escavou e perturbou. Deixe a água saturar lentamente e a uma profundidade suficiente para ir além do fundo do buraco de plantação - especialmente se o solo estava seco desde o início.

Para o primeiro ano após a plantação, as árvores jovens terão melhor desempenho se forem bem regadas uma vez a cada 7 a 10 dias O objetivo é manter o solo húmido, mas não encharcado. Ajuste o seu calendário de rega de acordo com o clima, conforme necessário, aumentando a frequência em caso de calor extremo. Se tiver sorte, a chuva reduzirá a sua necessidade de rega durante alguns meses! Todas as nossas árvores estão ligadas a sistemas automáticos de rega gota a gota e a microaspersores que fazem o trabalho por nós.soluções, consulte este artigo!

Passo 8: Prestar apoio

Nem todas as árvores recém-plantadas precisarão de estacas, dependendo do seu tamanho, estrutura e localização. Um pouco de vento e movimento podem, na verdade, ajudar a fortalecer uma planta! No entanto, se a árvore for espigada, fraca, ou se a sua área for propensa a ventos fortes ou mau tempo, planeie definitivamente dar-lhe algum apoio. Estacar uma árvore também pode ajudá-lo a treiná-la para crescer mais direita ou numa direção desejada.

Muitas árvores já vêm com estacas no centro e pode simplesmente deixá-las no lugar. Ou pode optar por colocar estacas nos dois lados da árvore. Quando a árvore estiver no lugar há um ou dois anos, pode retirar as estacas.

Para fixar a árvore a uma estaca, utilizar um gravata macia Além disso, mantenha-o bem esticado na direção desejada, mas não muito apertado à volta do tronco em si. Dê-lhe espaço para crescer! Pode comprar laços de borracha para árvores, ou usar algo como este velcro largo de jardim - que é o que nós usamos!

Passo 9: Tratamento com Aloé Vera (opcional)

Depois de plantarmos uma árvore, gostamos de lhes dar um tratamento especial - um banho de aloé vera no solo! O aloé vera contém hormonas vegetais que ajudam a estimular o crescimento de novas raízes, ajudam na germinação de sementes e podem aliviar ou prevenir o choque do transplante Contém também uma infinidade de vitaminas, minerais, enzimas e micronutrientes que alimentam suavemente a planta e promovem a resiliência e a resistência às doenças! Para saber mais sobre os fantásticos benefícios do aloé vera, como cultivá-lo e como utilizá-lo para alimentar outras plantas, clique aqui!

Para criar um banho de solo de aloé vera, basta misturar folhas inteiras de aloé vera fresco com água Normalmente, pegamos em cerca de 3 a 5 folhas de aloé vera, misturamo-las em água e diluímos esse misturador cheio num balde de 5 galões de água. Um pouco de aloé dá para muito! Se não tiver aloé vera fresco, também pode usar aloé vera em pó liofilizado. Tratamos quase todas as nossas plantas com aloé em algum momento da sua vida, não apenas as árvores.

Passo 10: Dê à sua árvore uma festa de boas-vindas

Se calhar está a pensar que estou a brincar, não é? Bem, faça como quiser, mas nós fazemos mesmo isto! Estou convencida de que dá sorte. Afinal de contas, são um novo membro da família e da herdade! Depois de plantarmos uma árvore, não gostamos de nada mais do que pegar numa bebida festiva, ligar uma música alegre e passar a noite no jardim, a admirar o nosso novo amigo - e o nosso trabalho árduo!

O nosso primeiro abacate teve uma festa de boas-vindas muito colorida e foi coberto com folhas e flores de buganvílias caídas.

Bem-vindo a casa, árvore nova!

Se seguir estes passos para plantar uma árvore, ela deverá ser muito feliz, saudável e frutífera sob os seus cuidados. Espero que tenha aprendido algumas dicas úteis com este artigo! Em breve, voltarei a dar informações sobre o cultivo de árvores em recipientes. Não hesite em colocar questões abaixo e em partilhar esta publicação!

Irina Ross é uma entusiasta apaixonada por comida e a mente criativa por trás do popular blog Blog about Food. Com um profundo apreço pelas artes culinárias, o blog de Irina se tornou um recurso obrigatório para os amantes da gastronomia que procuram receitas deliciosas, dicas culinárias e avaliações de restaurantes. Seu amor pela comida começou desde muito jovem, quando ela contribuía com entusiasmo na cozinha ao lado da mãe e da avó, cultivando o paladar e desenvolvendo um olhar apurado para sabores e apresentação. À medida que foi crescendo, a curiosidade de Irina levou-a numa viagem culinária pelo mundo, explorando diversas cozinhas e incorporando diversos ingredientes nas suas receitas únicas. Seu blog serve como uma plataforma para compartilhar suas incríveis aventuras culinárias, simplificando pratos complexos para cozinheiros domésticos e, ao mesmo tempo, incentivando-os a explorar novos sabores e técnicas. O estilo de escrita caloroso e compreensível de Irina atrai os leitores, tornando seu blog um destino encantador e esclarecedor para quem busca inspiração, receitas deliciosas e uma compreensão mais profunda do mundo da comida.