Porquê e como cultivar microgreens em casa

  • Compartilhar Isso
Irina Ross

Não o censuro! Adoramos os nossos microgreens por aqui. Rabanete, girassol, brócolos, ervilhas, couve... é só dizer! São todos deliciosos. Cultivar microgreens em recipientes dentro de casa é uma forma maravilhosa de preencher a sua dieta com superalimentos ricos em nutrientes. Além disso, os microgreens podem ser bastante caros na mercearia. Cultivar os seus próprios microgreens é muito mais acessível e fácilpara fazer!

Este artigo explica os materiais necessários para começar, os tipos mais populares de sementes de microgreens para cultivar e porque é que são TÃO saudáveis para si! Se não tem a certeza da diferença entre rebentos e microgreens, também vamos esclarecê-lo. Finalmente, siga as nossas instruções fáceis passo a passo para germinar, cultivar e colher,utilizar e armazenar os seus microgreens frescos.

O que são microgreens?

Os microgreens são os mudas jovens As sementes de microgreens são plantadas, germinadas e depois colhidas em apenas algumas semanas. Na altura da colheita, são retiradas do solo e lavadas, ou cortadas apenas com um corte de um metro e meio.Embora não sejam cultivadas para esse fim, guardamos e comemos a maior parte das nossas mudas de legumes desbastadas como microgreens também!

Depois de desbastar as nossas jovens plântulas de legumes (destinadas a serem mais tarde plantadas no jardim), os rebentos desbastados "indesejados" são microgreens perfeitamente comestíveis! Note que isto se aplica à maioria das plântulas de legumes, exceto à família das beladonas (tomates, beringelas, pimentos, batatas) - que não são comestíveis.

Qual é a diferença entre microgreens e rebentos?

Os rebentos são também muito nutritivos e procurados, mas são surpreendentemente muito diferentes dos microgreens numa série de aspectos.

  1. Primeiro, os microgreens são cultivados no solo Por outro lado, os rebentos são cultivados sem solo num recipiente fechado e húmido, como um saco de plástico, um frasco de vidro ou outro recipiente grande. Isto torna o cultivo e o consumo rebentos exponencialmente mais arriscados A sua utilização é mais difícil, uma vez que o ambiente em que são cultivados é mais suscetível à contaminação e ao crescimento de bactérias indesejáveis - incluindo E. Coli ou Salmonella. Cultivados no solo e ao ar livre, os microgreens não apresentam esse mesmo risco.

  2. Segundo, os microgreens são mudas mais maduras Os rebentos comestíveis, como os grãos germinados, os legumes ou as sementes de feijão, são consumidos apenas alguns dias após a germinação. A semente, a raiz e o rebento estão todos incluídos na porção que se come. Os microgreens, no entanto, podem crescer até atingirem vários centímetros de altura e formarem um ou dois conjuntos de pequenas folhas - entre uma a três semanas após a germinação.

  3. Em terceiro lugar, os rebentos estão mais ou menos prontos a consumir de uma só vez. Com os microgreens, pode colher continuamente pequenas quantidades Considero que esta é uma grande vantagem!

  4. Por último, os microgreens têm normalmente um sabor mais intenso Mas ambos estão repletos de nutrientes concentrados e benefícios para a saúde!
Brotos - É possível germinar sementes em casa com segurança, embora seja necessário ter mais cuidado do que com os microgreens. Na maior parte das vezes, germinamos sementes como um tratamento saudável para as nossas galinhas e não para nós próprios!

Porquê cultivar microgreens em casa?

Os microgreens são deliciosos!

Cada rebento tem o sabor do tipo de planta em que se vai tornar, mas muitas vezes ainda mais forte! Os microgreens de rabanete são saborosos e picantes. Os microgreens de rúcula têm um sabor brilhante e apimentado. Os microgreens de girassol e ervilha têm um sabor a terra, a nozes e ligeiramente doce. Os microgreens de couve são... já percebeu. Os microgreens acrescentam um um toque estelar de sabor e textura para qualquer sandes, salada ou outra refeição.

É muito fácil cultivar microgreens.

O processo de germinação de microgreens é semelhante ao de iniciar outras sementes de vegetais, ervas ou flores dentro de casa. (Se precisar de algumas dicas sobre isso, consulte o nosso guia de iniciação de sementes dentro de casa.) No entanto, ao contrário de outras mudas de vegetais, os microgreens terão um período de tempo comparativamente curto sob os seus cuidados. Não precisa de se preocupar com o espaçamento adequado, o envasamento, o endurecimento ou qualquer outro cuidado típico das mudastarefas. A sério, só tem de as regar!

Poupe dinheiro cultivando o seu próprio produto.

É incrivelmente rentável cultivar os seus microgreens em casa, em comparação com a sua compra na mercearia. Isto é particularmente verdade se os compra regularmente (ou quer comprar, mas não o faz devido ao custo). O preço de um pequeno pacote de 2 onças de microgreens orgânicos é superior a $5 por aqui! Por outro lado, pode cultivar o quádruplo da quantidade de microgreens uber-frescos em casa - por umfração do custo.

Adicione nutrientes vitais e verduras frescas à sua dieta a partir de casa, em qualquer lugar e a qualquer hora.

Os microgreens são ricos em nutrientes e incrivelmente bons para a sua saúde. Qualquer pessoa pode cultivá-los, em qualquer situação de vida Mesmo que tenha um espaço de jardim, o cultivo de microverduras é uma excelente forma de complementar o seu abastecimento de verduras durante a época baixa - por exemplo, quando o seu jardim está demasiado quente, congelado ou cheio de outras plantas.

Reduzir os resíduos.

Os microgreens comprados em lojas vêm em embalagens de plástico em forma de concha. Mesmo que sejam "recicláveis", não deixam de criar resíduos. Além disso, cada embalagem contém uma quantidade muito pequena! As pessoas que consomem regularmente microgreens podem gastar vários recipientes descartáveis por semana.

Por último, mas não menos importante, cultivar microgreens é divertido.

... ou pelo menos, penso que é! Comparar o crescimento de diferentes tipos de microgreens pode ser uma atividade interessante ou mesmo uma "experiência científica" para as crianças, ou para toda a família.

Um tabuleiro de microgreens cultivados em casa, prontos para a colheita.

Os benefícios para a saúde dos microgreens

Os microgreens são populares no movimento dos alimentos saudáveis por uma razão muito boa! São essencialmente uma superalimento Durante o processo de germinação, as enzimas, vitaminas, minerais e antioxidantes presentes nas sementes são activados e melhorados muito para além do que se encontra na semente crua - ou mesmo do que estaria no futuro vegetal ou planta madura. Esses nutrientes e enzimas ajudam-nos a combater o cancro e os danos causados pelos radicais livres, reduzem a inflamação, ajudam na digestão e na absorção de nutrientes e promovem abem-estar de todo o corpo.

É claro que comer verduras é bom para si, certo? Diga-me algo que eu não saiba... No entanto, estudos mostram que os microgreens são significativamente mais densos em nutrientes quando são mudas jovens do que quando são plantas adultas. Por exemplo, um estudo avaliou o conteúdo nutricional de 25 variedades diferentes de microgreens e descobriu que as concentrações de vitamina C, vitamina E, beta-caroteno e antioxidantes foram quatro a seis vezes superiores Outro estudo examinou o conteúdo mineral de microgreens de alface e descobriu que os baby greens tinham mais cálcio, magnésio, ferro, zinco e manganês do que a alface madura.

Microgreens picantes cultivados em casa, massa fermentada caseira fresca e tosta de abacate cultivada em casa = Drool!

Tipos de microgreens para cultivar

Aqui está uma lista de alguns dos microgreens mais populares para cultivar em casa, embora provavelmente haja ainda mais que eu esteja esquecendo! Muitas vezes compramos sementes de microgreen em grandes sacos a granel (1 libra de sementes ou mais). Se você está apenas começando com microgreens, Botanical Interests e High Mowing Seeds têm uma grande seleção de várias sementes de microgreen em pacotes de tamanho modesto - perfeito para apenas umdois tabuleiros!

  • Brócolos
  • Rúcula
  • Rabanete
  • Couve
  • Couve verde ou roxa
  • Ervas aromáticas, como manjericão ou coentros
  • Mistura de sementes de microverdes, como esta mistura de brócolos, rabanete e luzerna ou esta deliciosa mistura de couves, couve-rábano, nabos, rabanete, brócolos
  • Couve-rábano
  • Acelgas
  • Sementes de girassol
  • Alface, espinafres e rúcula
  • Beterraba
  • Erva de trigo
  • Ervilhas
  • Agriões de água
  • Uma mistura picante de nabos, mostarda, rabanete, agrião e rúcula

Mistura de brássicas e sementes de rabanete, girassol e ervilha.

COMO CULTIVAR MICROGREENS

Muito bem, vamos ao que vieste cá fazer.

Materiais necessários

  1. Um tabuleiro ou recipiente largo e pouco profundo para cultivar os microgreens É melhor que o recipiente tenha pequenos orifícios de drenagem para evitar que a água fique parada (ou bolor), por isso pode querer um segundo tabuleiro para apanhar o escoamento por baixo. Pode utilizar tabuleiros especializados ou um kit inicial concebido para o cultivo de microverduras, ou algo adequado que já tenha em casa. Por exemplo, modifique um tupperware antigoadicionando fendas de drenagem no fundo.

  1. Meio do solo O melhor solo para o cultivo de microgreens é leve e fofo. Não precisam de muitos nutrientes. De facto, um solo demasiado rico ou denso pode inibir as sementes de germinar. Recomendo a utilização de uma mistura para arranque de sementes, musgo de turfa ou uma pequena quantidade de terra para vasos bem drenada. Outra opção é utilizar um material de tapete biodegradável feito para o cultivo de microgreens, como estes tapetes de juta orgânica.Normalmente, também pode reutilizá-los várias vezes antes de irem para o composto.

  2. Sementes. Veja a lista de sementes populares usadas para cultivar microgreens acima. Muitas delas estão ligadas para facilitar a procura!

  3. Uma humidade tampa da cúpula Utilizamos estas cúpulas duráveis e de alta qualidade para cultivar microgreens, bem como as nossas outras mudas de vegetais de jardim.

  4. A frasco de spray e água. Sempre que possível, utilize água filtrada ou não clorada. Pode utilizar um frasco de spray de gatilho básico ou um pulverizador de bomba para facilitar um pouco as coisas.

  5. Ampla luz natural, ou uma luz de crescimento. Pode cultivar microgreens no exterior, no interior, perto de uma janela ensolarada, ou usar luzes de crescimento sobre eles. Felizmente, não é um grande problema se os microgreens não tiverem a luz interior ideal "perfeita" e, portanto, ficarem altos ou pernaltas - o que geralmente é considerado indesejável para outras mudas de vegetais. Aqui está uma pequena luz de crescimento realmente básica. Esta fornecerá mais cobertura para crescer mais.

Utilizamos estes tabuleiros para microverduras, sem BPA, duráveis e pouco profundos, com orifícios de drenagem, da Bootstrap Farmer, que se encaixam perfeitamente nos tabuleiros Bootstrap 1020 extra-resistentes que já adoramos e que utilizamos para iniciar as plântulas de jardim (nunca se partem e são suficientemente fortes para aguentar um tijolo sem se dobrarem!)

INSTRUÇÕES

Passo 1: Humedecer o solo e a humidade; encher o tabuleiro

Recomendo humedecer previamente o meio de terra antes de adicionar as sementes de microverdes. Isto ajuda a evitar que as sementes flutuem e se desloquem se, de outra forma, tentar molhá-lo completamente mais tarde. Pode adicionar primeiro terra seca ao tabuleiro e depois pulverizá-la, ou, como fazemos muitas vezes, humedecer a terra num balde separado e depois adicioná-la aos tabuleiros rasos de microverdes. O objetivo é que as o solo deve estar húmido, mas não encharcado (especialmente se o seu tabuleiro não tiver orifícios de drenagem!). Apenas um ou dois centímetros de solo são suficientes para o cultivo de microgreens.

*Se estiver a utilizar tapetes microverdes (por exemplo, esteiras de fibra de juta orgânica) em vez de terra: basta humedecer previamente a esteira, colocá-la em cima do seu tabuleiro perfurado para microverduras (um tabuleiro com orifícios de drenagem) e espalhar as sementes uniformemente por cima. Depois, passe à etapa 3.

Adição de mistura pré-humedecida para o arranque de sementes aos tabuleiros rasos de microverduras, que estão em cima de tabuleiros sólidos para apanhar a água que escorre.

Passo 2: Semear

Polvilhe uma camada de sementes de microverdes escolhidas na superfície do solo. Tente manter a espalhar de forma bastante homogénea Se quiser cultivar vários tipos num mesmo tabuleiro, recomendo que os mantenha segmentados em diferentes áreas do tabuleiro, uma vez que podem amadurecer a ritmos diferentes.

Para as sementes grandes, como as ervilhas ou as sementes de girassol, utilize menos sementes no total. Para as sementes pequenas, como os brócolos ou o rabanete, pode utilizar mais. Algumas embalagens de sementes de microverduras podem recomendar que as sementes sejam previamente mergulhadas em água antes de serem semeadas, especialmente as sementes maiores. Não é absolutamente necessário, mas ajudará a obter uma germinação mais rápida e uniforme.

Em seguida, ou ligeiramente pressionar suavemente as sementes na superfície do solo ou cubra-as com uma camada extremamente fina de terra - não mais do que ¼" de profundidade. Finalmente, use um frasco de spray para nebulizar a superfície do solo e das sementes até que este pareça uniformemente húmido.

Uma polvilhada bastante pesada de sementes mistas de brássicas e rabanetes. Uma pitada ligeira de sementes de girassol grandes. Cobrir as sementes de ervilha com uma ligeira camada de mistura fofa para arranque de sementes. Uma última pulverização suave para garantir que a superfície está agradável e húmida. As sementes devem estar muito próximas da superfície, quase não enterradas!

Etapa 3: Cobrir e amortecer; esperar

Cubra o tabuleiro de microverdes com uma cúpula especializada em humidade, uma camada de película plástica ou outro recipiente - colocado de cabeça para baixo em cima. Agora, espere que os rebentos surjam! As condições mais quentes irão acelerar a germinação, por isso, sinta-se à vontade para utilizar um tapete térmico para sementes, se tiver um. O intervalo de temperatura ideal para a maioria das sementes germinarem é de cerca de 70 a 80 graus Fahrenheit. As sementes não precisam de luz atése brotaram, pode mantê-las num local escuro, se for esse o melhor local para aquecer.

Durante este período, verifique diariamente se há rebentos e humidade no tabuleiro. Se a superfície do solo ficar seca, use um borrifador para o molhar novamente. No entanto, a cúpula/tampa deve manter as coisas bem húmidas lá dentro. Os rebentos devem ocorrer dentro de 2 a 5 dias, em média.

Assim que as primeiras sementes começarem a brotar, retire imediatamente a cobertura e forneça uma ampla luz brilhante. Mais uma vez, pode utilizar uma luz de crescimento, mantê-los ao ar livre (embora os pássaros ou as pragas possam ser atraídos por eles!) ou numa janela ensolarada. Muitas vezes cultivamos microgreens na nossa estufa, embora não seja necessário! Se os seus microgreens estiverem fortemente inclinados numa direção (em direção à luz) é um sinal de que podem apreciar um pouco mais. Forneça mais luz, se possível, e rode o tabuleiro de dois em doisde dias para os endireitar.

Mantivemos este lote específico num tapete térmico para uma germinação rápida e uniforme (apenas ligado durante a noite), uma vez que estava a descer aos 50 graus durante a noite na estufa. Retirar a tampa da cúpula ou a cobertura logo que comecem a brotar!

Etapa 4: Manutenção

Depois de as sementes terem germinado, os cuidados a ter com os microgreens são mínimos. São fáceis de fazer! Tudo o que precisa de fazer é certificar-se de que não secam Humedeça ou pulverize o tabuleiro de microverdes com água todos os dias ou dois para manter o solo húmido, mas não encharcado*. Tenha em atenção que o solo secará muito mais rapidamente quando o tabuleiro estiver descoberto do que quando a cúpula de humidade ainda estiver colocada. Os recipientes de microverdes no exterior também secarão mais rapidamente e poderão beneficiar de alguma sombra à tarde em climas quentes.

*Nota: Se acompanhou os nossos outros tutoriais sobre o arranque de sementes, provavelmente já me ouviu falar de "sub-rega", ou seja, quando se adiciona água a um tabuleiro sólido por baixo dos recipientes para as plântulas e o solo absorve a água por baixo. Não utilizar o método "debaixo de água Pode levar a condições de humidade excessiva e a possíveis bolores.

Etapa 5: Tempo de colheita!

Quando devo colher os meus microgreens?

À medida que os jovens microgreens crescem, o primeiro par de folhas que aparece é chamado de cotilédone, ou folhas embrionárias. Os cotilédones de muitas plantas (mas não de todas) parecem pequenos corações. Deixe os microgreens continuarem a crescer até que tenham brotado as suas primeiro conjunto de folhas verdadeiras - Dependendo do tipo de microgreen e do clima de crescimento, isto levará cerca de uma a três semanas. Depois, pode começar a colher e desfrutar dos seus microgreens!

Na imagem de cima, os microgreens ainda estão imaturos e apenas têm as suas folhas cotiledonares. Na imagem de baixo, cresceram mais alto e desenvolveram o seu primeiro conjunto de folhas verdadeiras (alguns têm dois conjuntos!) e estão prontos para a colheita.

Como colher microgreens

A forma mais rápida e fácil de colher os microgreens é cortar as plântulas do tabuleiro. Aperte e segure a secção de microgreens que pretende colher e, em seguida, utilize uma tesoura para cortá-las o mais próximo possível da linha do solo Quando estiverem prontas, pode colher um tabuleiro inteiro de uma só vez, ou apenas um pequeno punhado para cada refeição, conforme necessário, ao longo de vários dias. Se quiser espalhar a colheita, não há problema em colher algumas no início e deixar outras ficarem um pouco mais maduras (embora possam tornar-se mais duras à medida que envelhecem). Por outro lado, se optar por colher muitas de uma só vez, tenha em atençãocontinue a ler as dicas de arrumação abaixo!

Outra opção é puxar suavemente Os microgreens são retirados da terra, a terra é lavada das raízes e as raízes também são comidas! Isto pode ser um pouco mais complicado e confuso, dependendo do quão apertado está o tabuleiro e do desenvolvimento das raízes.

Lave sempre os seus microgreens com água fresca antes de os consumir.

Não queria colher todo o apartamento de rebentos de girassol de uma só vez, por isso só cortei a zona média (mais alta, mais madura) dos microgreens.

Posso reutilizar a minha terra microverde?

Para reutilizar a terra, coloque-a noutro recipiente, parta-a bem e espalhe-a para secar durante alguns dias. As raízes vão morrer e, depois, pode retirar o máximo de raízes possível. É claro que isto exige um pouco mais de esforço. Uma opção alternativa é simplesmente adicionar a terra e o tapete de raízes ao seu monte de composto ou minhocário, que se decompõe e alimenta o seu composto ou minhocas!

Passo 6: Desfrutar!

Agora é hora de desfrutar dos seus microgreens frescos cultivados em casa. Coloque um punhado em cima de saladas, sanduíches, chili, sopa, legumes salteados, quiche, torrada de abacate e muito mais!

Armazenamento de microgreens frescos

Se colher mais do que pretende utilizar de imediato, mantenha os seus microgreens frescos e estaladiços armazenando-os numa recipiente hermético no frigorífico Utilizamos um recipiente de vidro para guardar alimentos com uma tampa de encaixe ou estes recipientes sem BPA que temos sempre à mão para congelar grandes quantidades de sopa, lentilhas e chili em porções do tamanho de uma refeição.

Gosto de lavar os microgreens antes de os armazenar, preparando-os para serem utilizados mais tarde. Passe-os por água fria num coador, agite-os e deixe escorrer o excesso de água antes de os colocar num recipiente. Não precisam de estar 100% secos, uma vez que um pouco de humidade ajuda-os a manterem-se estaladiços. No entanto, a água parada dentro do seu recipiente de armazenamento fará com que se estraguem mais rapidamente. Os microgreens devem manter-se frescospara cerca de uma semana no frigorífico Desde que não estejam bolorentas, viscosas ou malcheirosas, continuam a ser boas!

Microgreens de girassol acabados de colher, prontos a serem lavados. Microgreens de girassol lavados e relativamente secos, prontos para serem guardados no frigorífico.

E é assim que se cultivam os seus próprios microgreens!

Então, que tipo de microgreens quer cultivar primeiro? Os nossos favoritos são as misturas de especiarias e superalimentos, mas adoramos todos! Espero que este artigo o ajude a sentir-se confiante e entusiasmado para cultivar os seus próprios microgreens nutritivos em casa. Por favor, informe-me se tiver alguma dúvida. Além disso, sinta-se à vontade para espalhar o amor, partilhando ou fixando este artigo! Obrigado por sintonizar. Felizbrotando!

Irina Ross é uma entusiasta apaixonada por comida e a mente criativa por trás do popular blog Blog about Food. Com um profundo apreço pelas artes culinárias, o blog de Irina se tornou um recurso obrigatório para os amantes da gastronomia que procuram receitas deliciosas, dicas culinárias e avaliações de restaurantes. Seu amor pela comida começou desde muito jovem, quando ela contribuía com entusiasmo na cozinha ao lado da mãe e da avó, cultivando o paladar e desenvolvendo um olhar apurado para sabores e apresentação. À medida que foi crescendo, a curiosidade de Irina levou-a numa viagem culinária pelo mundo, explorando diversas cozinhas e incorporando diversos ingredientes nas suas receitas únicas. Seu blog serve como uma plataforma para compartilhar suas incríveis aventuras culinárias, simplificando pratos complexos para cozinheiros domésticos e, ao mesmo tempo, incentivando-os a explorar novos sabores e técnicas. O estilo de escrita caloroso e compreensível de Irina atrai os leitores, tornando seu blog um destino encantador e esclarecedor para quem busca inspiração, receitas deliciosas e uma compreensão mais profunda do mundo da comida.