Escolher os melhores materiais para camas de jardim elevadas

  • Compartilhar Isso
Irina Ross

Os canteiros elevados são o máximo! Pessoalmente, preferimo-los aos jardins enterrados, por várias razões. Os canteiros elevados podem proporcionar uma proteção superior contra pragas e ervas daninhas, oferecem uma ergonomia confortável e podem ser preenchidos com o solo ideal para cultivar alimentos, flores, ervas aromáticas e muito mais. Também criam um aspeto dinâmico e interessante na paisagem. Quando se ouve "canteiros elevados", a maioria das pessoas provavelmente evocaimagens de caixas de madeira para plantação. A madeira é certamente uma escolha comum (e excelente!) para canteiros de jardim. No entanto, também pode utilizar uma variedade de outros materiais para fazer canteiros de jardim elevados!

Que material devo utilizar para fazer canteiros elevados? Bem, isso depende das suas preferências pessoais, estilo, orçamento, clima e dos materiais mais disponíveis. Vamos explorar as opções!

Este artigo aborda os materiais mais comuns (e não tão comuns) utilizados para fazer canteiros elevados - incluindo madeira, metal, betão e outros. durabilidade ou segurança bem como as diferenças entre os vários tipos de madeira serrada Por fim, não perca a lista de potenciais materiais para camas elevadas que sugerimos evitar para a jardinagem biológica.

Materiais comuns para construir camas de jardim elevadas

  • Madeira serrada, incluindo opções de madeira dura ou de madeira macia
  • Metal, como metal ondulado ou tubos de aço galvanizado
  • Tijolos, blocos de cimento ou blocos de betão
  • Toros cortados
  • Betão vazado
  • Barris de vinho
  • Fardos de palha
  • Grandes pedras naturais, paralelepípedos ou muros de pedra empilhada
  • Paletes, tábuas de vedação ou outra madeira reciclada
  • Outros contentores ou materiais diversos

Escolher os melhores materiais para os canteiros de jardim

Para além da lista acima, pode criar um canteiro elevado a partir de praticamente qualquer coisa capaz de conter terra e plantas! Uma piscina infantil, pneus usados, restos de madeira encontrados na berma da estrada... as opções parecer Sem dúvida, mas há uma série de factores a ter em conta para decidir quais os melhores materiais a utilizar. Nem todos são iguais!

Longevidade

Seleccione materiais resistentes e duráveis para criar canteiros de jardim elevados se quiser que durem. Afinal, os canteiros de jardim estão sujeitos a humidade quase constante Além disso, o solo é pesado - especialmente quando está húmido! Quanto maior for a massa de solo presente (como num canteiro elevado grande ou alto), maior será a pressão exercida sobre as paredes do canteiro. Nesse caso, a madeira fina pode facilmente curvar-se ou apodrecer. Mesmo utilizando a melhor madeira, os canteiros de betão ou metal durarão mais do que os canteiros elevados de madeira. Falaremos mais sobreas melhores opções de madeira para construir camas elevadas em baixo.

Editar: Veja este artigo mais recente com 7 formas de fazer com que as camas de madeira para jardim elevado durem o máximo de tempo possível, com informações sobre vedação, silicone e muito mais!

Custo

Na maioria das vezes (mas nem sempre!), o custo está diretamente relacionado com a durabilidade. Os materiais de alta qualidade que custam mais têm o potencial de durar décadas ou mais. Se optar por poupar dinheiro à partida e escolher materiais mais acessíveis, poderá estar a sacrificar a vida útil do seu canteiro elevado. Por exemplo, uma caixa de plantação construída com paletes recuperadas ou madeira de pinho macia provavelmente não aguentará metade do tempo que umaDa mesma forma, as pedras grandes ou os blocos de betão custam mais do que os fardos de palha, mas duram literalmente uma vida inteira!

Agora, isso não significa que tenha de gastar uma fortuna Dependendo da sua situação, pode estar mais do que disposto a abdicar de um pouco de vida útil para manter os custos iniciais baixos - especialmente se estiver a alugar a sua casa atual ou apenas a criar um espaço temporário para o jardim. Há também muitas formas de ser engenhoso e encontrar um ótimo negócio.Se tiver acesso fácil a grandes troncos cortados, é possível criar uma cama incrivelmente durável e económica.

Por fim, não se esqueça de fazer compras e comparar preços Por exemplo, conseguimos encontrar óptimos negócios (e uma maior variedade de materiais) para pedras, blocos, gravilha, solo a granel e cobertura vegetal nas nossas empresas locais de fornecimento de produtos paisagísticos. No entanto, a madeira da loja local provou ser proibitiva em termos de custos, sendo muito mais acessível nas grandes lojas de ferragens.

A minha amiga Katie (@frecklesandsprouts) criou esta obra-prima rústica a partir de árvores abatidas na sua propriedade. Mais uma das camas de troncos da Katie (@frecklesandsprouts). Tão inteligentes, atractivas e, no caso dela, gratuitas! Tornou-as ainda mais resistentes ao prender um cabo à volta delas.

Segurança

Existem toneladas de "hacks" criativos e económicos de canteiros elevados de jardim por aí - mas peço-lhe que use algum bom senso! Por exemplo, eu pensaria duas vezes antes de usar madeira recuperada pintada ou tratada para criar um canteiro para culturas comestíveis. Especialmente se a idade e a origem forem desconhecidas! A madeira pode ser contaminado Apesar de a madeira moderna tratada sob pressão ser menos tóxica do que a que era fabricada antigamente, continuo a desaconselhar a sua utilização.

Já vi pessoas utilizarem todo o tipo de materiais reciclados para fazer canteiros de jardim: como refrigeradores de esferovite (feito de poliestireno, suspeito de ser cancerígeno) ou gravatas para carros antigos (contêm benzeno, hidrocarbonetos aromáticos policíclicos, metais pesados e uma série de outras substâncias tóxicas para a saúde humana). Embora aplauda o esforço de reutilizar artigos em nome da sustentabilidade, pessoalmente não acho que valha a pena o risco. Consulte a secção abaixo para obter uma lista completa de materiais a evitar.

Para flores? Talvez. Mas não sugiro que se cultive comida em pneus de carro velhos.

Tipos de madeira para fazer canteiros elevados

Cedro ou pau-brasil

O cedro e o pau-brasil são os dois melhores escolhas de madeira para construir canteiros elevados para o jardim. durável, bonito e naturalmente resistente à humidade, à podridão e até às térmitas Descobrimos que o pau-brasil é mais acessível na costa oeste, enquanto o cedro está mais facilmente disponível e, por conseguinte, é menos dispendioso no leste dos EUA.

Os canteiros elevados feitos de madeira vermelha ou cedro devem durar uma década ou mais Afinal de contas, os tanques de armazenamento de água costumavam ser construídos em madeira de pau-brasil! O cedro e o pau-brasil são ambos tecnicamente madeira "macia", mas os elevados níveis de taninos naturais (que repelem a podridão e as térmitas) encontrados em ambos tornam-nos significativamente mais duráveis do que outras madeiras macias.

Ao procurar no departamento de madeiras, deve ver opções de madeira de sequoia de "qualidade comum" ou coração de pau-brasil - Construímos canteiros elevados com madeira de pau-brasil de coração, que é mais densa e, por conseguinte, mais duradoura do que o pau-brasil comum ou o alburno.

Na medida do possível, escolha madeira com certificação FSC. O Forest Stewardship Council (Conselho de Gestão Florestal) certifica a madeira serrada proveniente de "florestas geridas de forma responsável que proporcionam benefícios ambientais, sociais e económicos".

Compras de madeira serrada. Utilizamos tábuas de 2×6″ de pau-brasil (con heart) com certificação FSC. Esteja sempre atento a tábuas tortas ou curvadas e evite-as!

Outras opções de madeira para canteiros elevados

Em geral, a madeira de folhosas é mais densa, pelo que oferece um nível superior de durabilidade e resistência em relação à madeira de folhosas. Exemplos de madeira de folhosas duradouras incluem a teca, o ácer, a faia, a cicuta, a nogueira, a alfarroba negra e o carvalho. Barris de vinho Os barris de vinho são feitos de carvalho, não só para realçar o sabor do vinho, mas também para proporcionar uma incrível resistência à humidade e longevidade. Utilizamos extensivamente os barris de vinho como canteiros elevados no nosso jardim! Certifique-se apenas de que faz pelo menos meia dúzia de furos de drenagem no fundo, utilizando uma broca de 1/2" a 3/4".

Embora fortes, as árvores de madeira dura crescem mais lentamente e são, por isso, muito menos comuns na construção do que as madeiras macias. Popular madeira serrada de coníferas Estas opções são normalmente mais acessíveis do que a madeira vermelha ou o cedro, embora não sejam tão duráveis. Sabe-se que os canteiros elevados feitos com estas madeiras macias duram em média cerca de 4 a 7 anos (em comparação com 10 a 20 anos para o cedro ou a madeira vermelha), dependendo do seu clima.

Outra coisa a considerar é o tamanho da madeira. espessura Uma cama de jardim elevada construída com tábuas de 2" de espessura durará mais do que uma cama feita com tábuas de 1" ou com tábuas de cerca de ½" de espessura - de longe! Usamos tábuas de pau-brasil de 2×6" para construir as nossas camas elevadas.

Aprender como construímos os nossos canteiros elevados de madeira Ou então, dê uma espreitadela a alguns kits de camas elevadas resistentes e fáceis de montar aqui.

O nosso jardim nas traseiras (há alguns anos, quando ainda tínhamos relva!) Construímos canteiros elevados de madeira vermelha à volta do nosso pátio e fixámos treliças nas traseiras para servirem também de vedação à prova de galinhas.

Devo selar o meu canteiro de madeira?

A madeira vermelha e o cedro não necessitam de um selante protetor, mas podem beneficiar dele em climas com elevada humidade ou precipitação. Se optar por selar os seus canteiros de madeira, escolha um vedante não tóxico As opções de madeira mais macia beneficiarão ainda mais da proteção adicional de um selador. Siga as recomendações do fabricante quanto à frequência de aplicação de uma nova camada.

Pessoalmente, não selamos os nossos canteiros de madeira vermelha, mas vivemos num clima bastante seco! Por vezes, nevoeiro... mas bastante seco. Também adoramos a forma como a madeira vermelha envelhece naturalmente Começa com uma bela cor rosa, passa para um tom ligeiramente âmbar no espaço de um ano e depois desvanece-se para um belo cinzento de madeira de praia. O cedro também envelhece graciosamente com o tempo, mudando de bronzeado avermelhado para cinzento prateado (a não ser que seja aplicado um selante de rotina).

Editar: Desde que nos mudámos para a nossa nova propriedade e construímos o nosso jardim para sempre, optámos por selar o interior dos novos canteiros elevados de madeira vermelha com várias camadas de Garden Seal para prolongar a sua vida útil.

Uma cama de pau-brasil novinha em folha. Ao fundo, camas de pau-brasil mais antigas (com cerca de 3 anos) que não foram seladas e envelheceram até ficarem cinzentas.

Canteiros de metal para jardim

Ao contrário das camas de madeira, as camas de metal não apodrecem com o tempo, não incham nem encolhem com a humidade, nem requerem muita manutenção. óptima escolha para climas muito húmidos Mesmo que o metal pareça quente ao toque, o solo húmido faz um excelente trabalho para amortecer as oscilações de temperatura. Conheço muitos jardineiros de climas quentes que usam canteiros metálicos elevados, sem qualquer problema.

Existem várias opções de canteiros de jardim em metal. Pode fazer o seu próprio canteiro com folhas de metal ondulado como lados dentro de uma estrutura de madeira. Ou transformar um recipiente de metal pré-fabricado num canteiro de jardim elevado - tal como adicionar orifícios de drenagem ao fundo de um recipiente de aço galvanizado para alimentação animal ou bebedouro .

O meu amigo Kevin começou a vender uns kits de canteiros de jardim Birdies super duráveis e cheios de estilo, mostrados abaixo. Podem ser feitos numa variedade de formas e tamanhos, e anteriormente só estavam disponíveis na Austrália. Utilize o código "deannacat3" para poupar 5% nas camas Birdies aqui! A Gardener's Supply Company também oferece uma excelente seleção de opções de aço galvanizado bem avaliadas, como este kit de cama modular.

Independentemente da direção que tomar, certifique-se de que utiliza galvanizado metal para que as camas não enferrujem!

Um kit de cama de jardim de metal Birdies 6 em 1. Utilize o código "deannacat3" para poupar 5% em camas Birdies da Epic Gardening.

Os canteiros de aço galvanizado são seguros?

Sim , bem feito Os canteiros de jardim em aço galvanizado são totalmente seguros para o cultivo de alimentos! (Note-se a ênfase em bem feito, por isso escolha produtos respeitáveis e bem avaliados!) O aço é uma liga de ferro e carbono. Através do processo de galvanização, o aço é revestido com uma camada de zinco É muito improvável que quantidades notáveis de zinco sejam lixiviadas do revestimento para o solo. São necessárias condições muito ácidas e muitos, muitos anos para que um revestimento de zinco galvanizado se decomponha.

O zinco não é um vilão, mas sim um mineral que se encontra naturalmente no solo - e um micronutriente essencial para o crescimento das plantas! As plantas dependem do zinco para o desenvolvimento saudável das raízes, para maior resistência a temperaturas frias e para apoiar outros processos fitoquímicos, como a formação de clorofila. No entanto, se as suas camas de aço galvanizado começarem a corroer visivelmente no interior, é melhor jogar pelo seguro e substituí-las.

Um kit de cama elevada em aço galvanizado da Gardener's Supply Co. Este modelo em particular pode ser montado em quatro formas diferentes. Também têm uma versão redonda!

Fazer canteiros elevados de betão, tijolo ou blocos de cimento

Tal como os feitos de metal, os canteiros elevados construídos com pavimentos de betão, blocos de cimento ou tijolo têm potencial para serem extremamente durável e resistente A instalação de canteiros de jardim em blocos de betão exige um bom nível de empenho, especialmente se os fixar com argamassa ou adesivo. São pesados, criam um mais permanente do que outras opções, limitando assim a sua flexibilidade de mudança.

É possível fazer canteiros de jardim a partir de pavimentos ou blocos sem adesivo (por exemplo, simplesmente empilhando blocos), se os mantiver bastante rasos. No entanto, vai querer fixá-los no lugar se estiver a criar uma cama de dois pés ou mais de altura, numa área propensa a chuvas fortes ou inundações, num declive, ou para criar uma instalação mais robusta. Também é possível encontrar blocos entrelaçados feitos para sistemas de parede sem argamassa.

Fizemos uma série de áreas de jardim elevadas com blocos de betão e fixámo-los com cola para betão de construção (da mesma forma que fizemos a fundação da nossa estufa de blocos de betão). A cola provavelmente não é totalmente não-tóxica, mas usámos apenas uma pequena gota de cola entre cada bloco. Além disso, esses canteiros abrigam principalmente plantas ornamentais em vez de comestíveis. Certifique-se de que deixa a cola secar completamentee curar antes de adicionar terra!

Ao trabalhar com blocos de betão, utilize areia de pavimentação para criar uma base compacta e nivelada por baixo. Um novo declive em socalcos no jardim do nosso jardim da frente, feito com blocos de betão e adesivo.

Os blocos de betão ou de cimento são seguros para a jardinagem?

Cinzas volantes As cinzas volantes são um aditivo de alvenaria que contém metais pesados, como o rádio e o arsénico, e são frequentemente utilizadas em produtos de betão para aumentar a sua durabilidade. No entanto, existem muito poucas provas científicas disponíveis que indiquem se esses metais pesados são ou não facilmente lixiviados para o solo circundante.Se estiver preocupado com este risco, compre os seus materiais a uma fonte respeitável onde possa fazer perguntas e verificar as especificações para ver se as cinzas volantes estão presentes ou não.

Uma área de plantação elevada de blocos de betão no nosso quintal, utilizada principalmente para plantas ornamentais perenes.

Canteiros em pedra natural

Para além dos blocos de betão, também é possível criar áreas de plantação elevadas duradouras utilizando pedra natural - como paralelepípedos, lajes, pequenas pedras ou outros materiais rochosos recolhidos Ao contrário do betão, aqui não há preocupações com aditivos químicos. As pedras naturais e as rochas podem ser empilhadas livremente, ou argamassadas/coladas no lugar. Uma vez que as formas e tamanhos das rochas naturais não são tão padronizadas como os blocos de betão, a construção exigirá mais imaginação e requinte para as juntar. No entanto, o resultado final será ainda mais rústico, artístico e bonito- e integram-se perfeitamente num jardim natural!

Evite utilizar estes materiais em canteiros elevados:

  • Dormentes para caminhos-de-ferro Apesar de parecerem um pouco fixes, os dormentes dos caminhos-de-ferro são tratados com creosoto - um "provável" agente cancerígeno para o ser humano. O creosoto pode também inibir ou prejudicar as plantas que crescem nas proximidades.
  • Madeira reciclada ou recuperada de origem desconhecida. Como já referimos anteriormente, se não tiver a certeza da origem, da idade ou do tratamento da madeira, desconfie: pode ter sido tratada, tingida ou pintada de forma a introduzir toxinas no seu jardim.
  • Madeira tratada, ou madeira tratada sob pressão. Historicamente, a madeira tratada sob pressão era curada com um composto à base de arsénico chamado arseniato de cobre cromado (CCA). O arsénico é muito mau e os estudos mostram que é facilmente lixiviado da madeira tratada para o solo circundante. O objetivo era fazer com que a madeira relativamente barata (nomeadamente o pinho) durasse mais tempo contra os elementos. Embora o CCA tenha sido proibido emAfinal, a vida útil esperada da madeira de pau-brasil e do cedro ultrapassa em vários anos a do pinho moderno tratado sob pressão! Então, porquê escolher os materiais tratados quimicamente para os seus canteiros elevados?
  • Outros materiais de risco, tais como esferovite, pneus de automóveis usados ou plásticos diversos Se estiver a considerar um kit de canteiros de plástico, certifique-se de que é feito com plástico de qualidade alimentar sem BPA.
O nosso jardim no jardim da frente

Decisões, decisões...

Espero que as informações fornecidas aqui o ajudem a tomar uma decisão informada sobre o que funcionará melhor para o seu jardim. Talvez você misture e combine estilos? Não importa o que aconteça, tenho certeza de que tudo ficará lindo!

Depois de instaladas as camas, consulte este artigo sobre como encher canteiros elevados com a mistura "perfeita" (odeio essa palavra, lol) de solo orgânico para jardim. Por favor, sinta-se à vontade para fazer qualquer pergunta nos comentários abaixo, e partilhe este artigo se o achou útil !

Também pode gostar destas publicações relacionadas:

  • Como conceber e construir uma cama de jardim elevada
  • Como encher um canteiro de jardim elevado: construir o solo orgânico perfeito
  • Prós e contras de canteiros elevados versus jardins no solo
  • Como construir uma treliça: 2 designs fáceis e baratos de bricolage
  • Os benefícios da jardinagem ou da agricultura sem terra (No-Dig)
  • Como instalar um canteiro de jardim elevado em betão, pátio ou superfície dura
  • Como alterar & Fertilizar um canteiro de jardim antes de plantar (ou entre estações)

Irina Ross é uma entusiasta apaixonada por comida e a mente criativa por trás do popular blog Blog about Food. Com um profundo apreço pelas artes culinárias, o blog de Irina se tornou um recurso obrigatório para os amantes da gastronomia que procuram receitas deliciosas, dicas culinárias e avaliações de restaurantes. Seu amor pela comida começou desde muito jovem, quando ela contribuía com entusiasmo na cozinha ao lado da mãe e da avó, cultivando o paladar e desenvolvendo um olhar apurado para sabores e apresentação. À medida que foi crescendo, a curiosidade de Irina levou-a numa viagem culinária pelo mundo, explorando diversas cozinhas e incorporando diversos ingredientes nas suas receitas únicas. Seu blog serve como uma plataforma para compartilhar suas incríveis aventuras culinárias, simplificando pratos complexos para cozinheiros domésticos e, ao mesmo tempo, incentivando-os a explorar novos sabores e técnicas. O estilo de escrita caloroso e compreensível de Irina atrai os leitores, tornando seu blog um destino encantador e esclarecedor para quem busca inspiração, receitas deliciosas e uma compreensão mais profunda do mundo da comida.