Receita de panquecas de massa fermentada (fermento ativo ou descartado)

  • Compartilhar Isso
Irina Ross

Se está à procura de uma forma divertida e deliciosa de utilizar a massa fermentada de origem animal que se desfez? Não procure mais! Vai adorar estas panquecas de massa fermentada douradas e fofas. Verdade seja dita, normalmente não somos grandes comedores de panquecas nesta casa... mas abrimos uma exceção para estes bolos extra especiais! Com a adição de um pouco de canela, mais levedura natural e bactérias benéficas da massa fermentada, a massa fermentada caseiraAs panquecas de massa lêveda são definitivamente uma alternativa mais saudável No entanto, são igualmente rápidas e fáceis de fazer.

Embora as panquecas de massa lêveda sejam a utilização perfeita para os restos de massa lêveda, também pode utilizar uma massa lêveda ativa. É provável que já tenha uma... certo? Se não tiver, pode seguir este tutorial e tentar fazer uma massa lêveda de raiz. Ou, para uma opção ainda mais infalível, compre uma massa lêveda biológica na nossa loja aqui.

Não perca a receita para imprimir e a lista das nossas outras receitas favoritas de massa fermentada no final deste artigo!

Qual é o sabor das panquecas de massa fermentada?

Vamos lá esclarecer isto: não, panquecas de massa fermentada não têm sabor azedo A massa fermentada caseira não tem o mesmo sabor que a massa comprada na loja, que muitas vezes é aromatizada artificialmente para ter um sabor super azedo. A massa fermentada caseira é simplesmente chamada de "massa fermentada" porque é feita com levedura selvagem fermentada e bactérias naturais - a cultura inicial da massa fermentada. É isso que lhe dá um crescimento arejado sem a necessidade delevedura instantânea.

As panquecas de massa fermentada têm um sabor muito semelhante ao das panquecas normais; talvez um pouco mais ricas, rústicas, ligeiramente doces... e não sei como explicar de outra forma, mas BOM Se optar por deixar a massa crua das panquecas fermentar durante um ou dois dias antes de a utilizar, as panquecas de massa fermentada desenvolverão um sabor ligeiramente mais terroso e picante, mas mesmo assim não o consideraria azedo .

Qual é o sabor das panquecas de massa fermentada, perguntam vocês? Muito bom. Fim da história.

Durante quanto tempo se pode conservar ou armazenar a massa de panquecas de massa fermentada?

Tal como a maioria das cozeduras com massa lêveda, o tempo desta receita de panquecas de massa lêveda é bastante flexível Pode misturar a massa e fazer as panquecas de imediato, deixar repousar durante algumas horas ou até mesmo refrigerar a massa durante a noite (ou mais). Se a massa for repousar durante mais de uma ou duas horas, coloque-a no frigorífico uma vez que contém ovo.

Para obter os melhores resultados, recomendo a utilização da massa de panqueca de massa fermentada nas 24 horas seguintes à mistura, embora tecnicamente ainda esteja "boa" após vários dias! Basta manter a massa numa tigela tapada no frigorífico. Quando cozinhadas no dia seguinte, achamos que as panquecas de massa fermentada são apenas um minúsculo O bicarbonato de sódio e o pó começarão a perder algum do seu vigor com o passar do tempo, mas há uma vantagem definitiva em esperar. Quanto mais tempo ficar em repouso, mais fermentada se torna a massa e, portanto, mais nutritiva e fácil de digerir.

As panquecas de massa fermentada são boas para si?

Sejamos realistas: as panquecas não são uma salada... mas isso não significa que sejam más para si! Tal como a maioria das refeições, tudo depende da moderação, do tamanho da porção e da escolha dos ingredientes. Por exemplo, adoro o facto de podermos utilizar todos os ingredientes orgânicos nas panquecas caseiras de massa fermentada e de estas não conterem todos os conservantes extra de uma mistura em caixa.

O simples facto de estas panquecas serem feitas com fermento de massa fermentada torna-as mais saudáveis do que as panquecas clássicas. Porque são fermentados, os produtos de pastelaria de massa fermentada são cientificamente comprovados como sendo mais densos em nutrientes, mais fáceis de digerir, contêm menos glúten e têm um índice glicémico mais baixo Saiba mais sobre todas essas coisas boas aqui.

Adoramos servir as nossas panquecas com um pouco de manteiga, molho de arando caseiro fresco e picante (também conhecido como compota de superalimentos) e nozes ou pecans para dar um toque de proteína Ou então, polvilhe alguns corações de cânhamo por cima para obter mais proteínas e ómegas essenciais. Também pode temperá-los com saboroso com queijo de cabra, azeitonas kalamata, ervas frescas e um fio de azeite aromatizado - para ser apreciado a qualquer hora do dia!

Uma última forma de tornar a nossa receita de panquecas de massa lêveda fofa ainda mais nutritiva é adicionar canela. Sabia que está provado que a canela reduz os níveis de açúcar no sangue após as refeições? Foi mesmo apelidada de "especiaria anti-diabética". Eu tenho diabetes tipo 1, por isso adoro incorporar canela no maior número possível de receitas, como a nossa receita de bolachas de chocolate com massa fermentada temperada! Reduzir os picos de açúcar no sangue é ótimo para a sua saúde, mesmo que não seja diabético.

Encontre aqui a nossa receita de molho de arando caseiro fresco e picante, que não é apenas para o Dia de Ação de Graças!

Já chega de conversa fiada - vamos lá a falar.

Ingredientes para as panquecas de massa fermentada

Faz : aproximadamente 6 panquecas grandes, ou 8 a 10 bolos pequenos/médios

  • 1 chávena de fermento para massa fermentada, não alimentado, descartado ou ativo
  • 1 3/4 de chávena de farinha de trigo
  • 1 1/4 de chávena de leite à escolha. Adoramos esta receita com leite de aveia! No entanto, pode utilizar qualquer tipo: leite de amêndoa, leite de soja, leite de coco, leitelho ou leite normal.
  • 1 ovo grande (ou 2 médios, qualquer um serve)
  • 3 colheres de sopa de óleo de coco derretido. Substituir por azeite ou manteiga, se preferir.
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1 colher de chá de sal marinho ou sal kosher
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1 colher de chá de canela em pó (opcional, mas altamente recomendável)
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha (idem acima)

INSTRUÇÕES

Misturar a massa de panqueca de massa fermentada

Numa tigela, misture todos os ingredientes húmidos primeiro : o fermento para massa fermentada, o leite, o ovo, a baunilha e o óleo de coco derretido (ou manteiga/azeite). Em seguida, adicione os ingredientes secos: farinha, bicarbonato de sódio e pó, açúcar, sal e canela.

Não misturar demasiado A massa da panqueca! Misturar demasiado pode fazer com que as panquecas de massa fermentada fiquem borrachentas. Misture bem até ficarem bem combinadas.

Agora, pode fazer os seus bolos imediatamente, deixar a massa repousar durante algum tempo ou utilizá-la nos próximos dias. Se possível, deixe-a repousar durante pelo menos 15 minutos para que o fermento possa ficar amigo da farinha. Uma vez que contém ovo, guarde a massa no frigorífico se for demorar mais do que algumas horas antes de fazer panquecas. Pode utilizar a massa fria. Ver as notas de armazenamentoacima para mais pormenores.

Cozinhe os seus bolos

É melhor cozinhar as panquecas sobre médio Para manter as panquecas de massa fermentada quentes até serem servidas, ligue o forno em lume brando (200 ° Depois, coloque as panquecas prontas dentro do forno num prato que possa ir ao forno quando saírem do fogão.

Deixe a frigideira ficar bem quente antes de adicionar a massa das panquecas. Quando estiver quente, adicione um pouco de manteiga (ou um fio de óleo) à frigideira e, em seguida, deite a massa. Faça-os do tamanho que quiser! Utilize as costas de uma colher ou agite suavemente a frigideira para ajudar a massa a espalhar-se num círculo bastante uniforme.

Deixar cozer as panquecas de massa fermentada do primeiro lado até bolhas sobem à superfície e o fundo torna-se castanho dourado Em seguida, vire e continue a cozinhar até que o segundo lado também esteja ligeiramente dourado. Para obter melhores resultados, limpe a frigideira e adicione um pouco de manteiga ou óleo entre cada panqueca. Ajuste também o lume ou o calor, se necessário.

Sirva quente e divirta-se!

Já se estão a babar?

Bem, já sei o que vou fazer este fim de semana... 🤤 Espero que gostem tanto destas panquecas fofas de massa lêveda como nós! Digam-me se tiverem alguma dúvida na secção de comentários abaixo. Por favor, voltem cá para uma revisão marque-me nas suas fotografias de festas de panquecas no Instagram (@deannacat3) e espalhe o amor partilhando ou fixando este post. Bom apetite!

Aposto que vai adorar estas receitas relacionadas:

  • Receita de molho de arando fresco
  • Pão Focaccia de massa fermentada
  • Massa de pizza de trigo integral em ferro fundido
  • Bolachas com pepitas de chocolate e massa fermentada com especiarias
  • Pão de massa lêveda simples sem amassar
  • Receita de pão de milho com massa fermentada
  • Crackers de massa fermentada com ervas

Irina Ross é uma entusiasta apaixonada por comida e a mente criativa por trás do popular blog Blog about Food. Com um profundo apreço pelas artes culinárias, o blog de Irina se tornou um recurso obrigatório para os amantes da gastronomia que procuram receitas deliciosas, dicas culinárias e avaliações de restaurantes. Seu amor pela comida começou desde muito jovem, quando ela contribuía com entusiasmo na cozinha ao lado da mãe e da avó, cultivando o paladar e desenvolvendo um olhar apurado para sabores e apresentação. À medida que foi crescendo, a curiosidade de Irina levou-a numa viagem culinária pelo mundo, explorando diversas cozinhas e incorporando diversos ingredientes nas suas receitas únicas. Seu blog serve como uma plataforma para compartilhar suas incríveis aventuras culinárias, simplificando pratos complexos para cozinheiros domésticos e, ao mesmo tempo, incentivando-os a explorar novos sabores e técnicas. O estilo de escrita caloroso e compreensível de Irina atrai os leitores, tornando seu blog um destino encantador e esclarecedor para quem busca inspiração, receitas deliciosas e uma compreensão mais profunda do mundo da comida.