Conservar o alho: Como fazer alho em pó caseiro

  • Compartilhar Isso
Irina Ross

Se for abençoado com uma quantidade excessiva de alho fresco, proveniente de uma colheita caseira ou de algum modo armazenado por um amigo agricultor, eu altamente Sugerimos que faça o seu próprio alho em pó seco! Esta é a nossa forma preferida e mais versátil de conservar o alho. O alho em pó é facilmente incorporado nas refeições do dia a dia, ou noutras misturas de temperos divertidas como o sal de alho ou a pimenta de alho.

Deixem-me dizer-vos isto: o alho em pó fresco cultivado em casa faz com que o alho em pó comprado na loja pareça tão saboroso e interessante como giz Este sabor é irreal! 7 passos simples para fazer o seu próprio alho em pó num desidratador ou no forno - e logo verá o que quero dizer!

Se precisar de dicas sobre como cultivar o seu próprio alho, Este artigo inclui informações sobre onde obter alho, como escolher entre as variedades de pescoço mole e duro, instruções de plantação, cuidados gerais e como colher, curar e armazenar o alho.

Cultivo caseiro de crioulo marroquino, pronto a ser preparado e transformado em alho em pó.

Que tipo de alho devo utilizar?

Pode usar qualquer tipo de alho para fazer alho em pó! Mas há algumas coisas a ter em conta se estiver a cultivar o seu próprio alho e esperar conservá-lo. Na imagem acima está uma tigela do nosso alho crioulo marroquino cultivado em casa, que é uma variedade de pescoço duro. As variedades de pescoço duro têm um período de conservação mais curto do que as variedades de pescoço mole. Normalmente, começam a ficar moles ou a apodrecer alguns meses após a colheita, enquanto os tipos de pescoço mole podem durar até 10 meses se forem curados e armazenados corretamente.

Normalmente cultivamos os dois tipos, mas utilizar principalmente variedades de alho de pescoço duro para conservar Podemos desfrutar do nosso alho de pescoço mole fresco durante meses. Dito isto, sinta-se à vontade para usar qualquer um dos dois! O que tiver disponível. Tanto o alho acabado de colher como o alho envelhecido/curado podem ser usados. Costumamos usar o máximo de alho fresco possível durante alguns meses após a colheita, depois recolhemos o restante alho de pescoço duro e quaisquer outros bolbos armazenados que estejam a começar a ficarsuave para fazer alho em pó.

Outro tipo de alho que utilizámos muitas vezes para fazer alho em pó é alho verde O alho verde é simplesmente um alho jovem, colhido cedo, antes da formação dos clássicos dentes de alho embrulhados em papel. Não tem as mesmas capacidades de cura e de conservação a longo prazo que o alho maduro. Por isso, o alho verde é um candidato perfeito para conservas de alho em pó! Os talos também ainda estão suficientemente tenros para serem utilizados no pó, como pode ver nas fotografias abaixo. Se estiver curioso para saber mais sobre o alho verde, incluindo outras formas de o utilizar, consulte este artigo sobre .

A nossa colheita de alho de 2018, tudo a partir de uma modesta cama elevada de 2 × 6 ′. Pescoço duro crioulo marroquino à esquerda, pescoço macio Inchelium Red à direita.

COMO FAZER ALHO EM PÓ

Materiais necessários

  • Alho
  • Um bom liquidificador, um processador de alimentos ou um moinho de café. Nós usamos um Vitamix.
  • Desidratador de alimentos ou forno. A utilização de um desidratador pode ser preferida para obter uma qualidade óptima e benefícios para a saúde, explicados abaixo.
  • Recipientes de armazenamento herméticos, como frascos de vidro.
  • Opcional: descascador de alho e/ou luvas

Secagem no forno versus utilização de um desidratador

Nós optamos por secar o nosso alho num desidratador de alimentos em vez de no forno, mas isso não significa que não seja possível! Incluo abaixo instruções para ambas as formas.

Porque é que preferimos utilizar um desidratador de alimentos, pergunta? Bem, por algumas razões. Em primeiro lugar, a utilização de um desidratador permite-nos "pôr e esquecer" Não é necessário mexer nem mexer no forno quente, não há qualquer risco de o queimar e garante secagem uniforme e constante.

O mais importante (para nós) é que um desidratador nos permite secar o alho ao mesmo tempo que preservando o seu valor nutritivo. Embora não sigamos uma dieta de alimentos crus, tentamos evitar expor os nossos alimentos a temperaturas excessivamente quentes sempre que possível. Especialmente alimentos curativos como o alho! Se leu a nossa receita de Cidra de Fogo, lembrar-se-á de que o alho tem propriedades anti-bacterianas, anti-fúngicas e de reforço imunitário estelares. Quando os alimentos são expostos a um calor superior a 118°F, reduzem as propriedades nutricionais benéficas, os antioxidantes e as enzimas activas. Por isso, secamos o nosso alho a cerca de 100-110°F.

Baixo e lento.

O baixo e o lento ganham esta corrida.

Uma nota sobre as nossas experiências com desidratadores:

As fotografias de dois estilos diferentes de desidratadores estão abaixo. Os tabuleiros redondos brancos são do tempo em que ainda tínhamos uma máquina básica e económica da Nesco. Dava conta do recado! No entanto, com o passar do tempo, fiquei cada vez mais preocupada com o facto de aquecer alimentos e plástico juntos. Comprámos anos Além disso, não secava de forma muito uniforme, pelo que tinha de rodar os tabuleiros de vez em quando. Não era um grande problema, mas era apenas algo a ter em conta. Também era bastante barulhento e demorava mais tempo a secar completamente as coisas do que a maioria das receitas citadas.

Querer atualizar para algo mais moderno, seguro e eficiente, Perguntei à nossa fantástica comunidade do Instagram sobre recomendações de desidratadores. resposta retumbante Por isso, este inverno, actualizámo-la - e não nos arrependemos! É silenciosa, faz o trabalho mais rapidamente, tem uma capacidade maior e mais definições - incluindo um temporizador, o que é uma grande vantagem. Como secamos tudo, desde pimentos a calêndula e cascas de limão, mantemo-la ocupada. Optámos pela opção do tabuleiro em aço inoxidável (ou podecomprar tabuleiros de substituição em aço inoxidável), mas todos os seus materiais são isentos de BPA. Também são fabricados nos EUA! Estamos entusiasmados por apoiar esta empresa sediada na Califórnia.

INSTRUÇÕES

1) Descascar o alho

Retire os dentes de alho da cabeça e, em seguida, retire as peles de papel de cada dente.

A ponta dos dedos pode ficar ligeiramente mais dura do que o normal. queimado Se estiver a trabalhar com uma grande quantidade de alho, é melhor usar luvas de preparação de alimentos se tiver pele sensível ou se não quiser que os seus dedos fiquem a cheirar a alho durante dias.

Um enorme A vantagem de trabalhar com alho verde é que não há pedaços de papel para se preocupar em descascar. Basta cortar e secar!

Eis algumas dicas recomendadas para facilitar a descasca do alho:

  • Utilize um destes tubos de silicone para descascar alho. As pessoas adoram-nos!
  • Descasque-os sob água corrente
  • Utilizando 2 tigelas de tamanho semelhante, junte-as para fazer uma cúpula à volta do alho. Sacuda os dentes de alho para soltar a pele e depois descasque-os. Um frasco grande também serve para quantidades mais pequenas.
  • Esmague suavemente os cravos-da-índia com a parte plana de uma faca larga antes de os descascar. No entanto, tenha em atenção que, se ficarem demasiado esmagados, será um pouco mais difícil cortar fatias finas e uniformes.

2) Cortar o alho em rodelas finas

Quando os alhos estiverem todos descascados, corte os dentes em fatias finas. Quanto mais fino for o produto, mais rapidamente secará. Além disso, quanto mais consistentes forem os cortes, mais uniformemente acabarão por secar em conjunto. Normalmente, o nosso objetivo é obter cerca de ⅛" de espessura, se tivesse de medir - o que não faço!

Quando se trabalha com alhos verdes, estes podem ser cortados um pouco mais grossos, uma vez que são mais tenros e secam mais rapidamente. Para os caules dos alhos verdes, pode cortá-los em rodelas ou em pedaços longos e finos.

À medida que avança, coloque as fatias de alho uniformemente nos tabuleiros do desidratador de alimentos. Pode colocar uma grande quantidade em cada tabuleiro! Os pedaços podem tocar-se lado a lado, mas certifique-se de que não se sobrepõem Precisamos de espaço para um bom fluxo de ar entre eles.

Dentes de alho maduros fatiados em cima, pedaços de alho verde em baixo. Ambos dão um excelente alho em pó! O alho verde é de longe mais fácil de preparar.

Método alternativo: Processador de alimentos + forros de tabuleiro

Cortar todos os dentes de alho em fatias finas pode ser trabalhoso e demorado. Ao longo dos anos, passámos a cortar o alho num processador de alimentos. Em seguida, utilize forros de silicone para tabuleiros de desidratação ou papel vegetal para forrar os tabuleiros de desidratação, deite o alho picado neles, espalhe-o numa única camada e seque-os dessa forma.

Alho picado no processador de alimentos. A utilização de forros de silicone para os tabuleiros evita que os pedaços finos caiam através dos tabuleiros de desidratação com ranhuras.

3) Desidratar o alho

Carregue o seu desidratador de alimentos com os tabuleiros cheios de alho e ligue-o! Nós escolhemos secar o nosso em cerca de 100-110°F Mais uma vez, isto deve-se ao facto de não querermos sobreaquecer e essencialmente "cozinhar" o alho, desnaturando as suas enzimas benéficas e antioxidantes. Se não estiver muito preocupado com isso, pode utilizar uma definição mais quente (cerca de 130°F ) para o fazer muito mais depressa, e o sabor será igualmente bom!

O tempo de secagem total varia Depende do seu desidratador ou forno, da forma como preparou e organizou o alho e da temperatura que utiliza. Quando utilizámos o nosso antigo desidratador Nesco, demorou quase 3 dias a 110°F para secar completamente. A nossa Excalibur seca-o bem em cerca de metade desse tempo e poderia facilmente fazê-lo em menos de 12 horas numa definição mais elevada do que a que utilizamos.

Continue a ler para saber como saber quando está pronto!

Secar o alho no forno

Para fazer alho em pó no forno, siga os mesmos passos de preparação descritos acima - e depois espalhe o alho numa camada fina numa forma coberta com papel vegetal. Coza a 140°F até ficar completamente estaladiço e seco, mexendo e espalhando novamente os pedaços de alho de 30 em 30 minutos. Nunca fizemos isto, mas lemos que este método demora várias horas.

4) Verificar o cozimento

Antes de retirar os alhos do desidratador ou do forno, verifique se estão totalmente seco! Se tentar parti-las, as fatias finas e secas devem estalar e partir-se ao meio, sem se dobrarem ou serem maleáveis. A textura diz-lhe se o excesso de humidade foi eliminado. Se ainda estiverem dobrados ou moles em vez de estaladiços, continue a secar!

Se restar alguma humidade, o pó aglomerado mais tarde no recipiente de armazenagem.

Nesse caso, pode retirar os que estão estaladiços e continuar a secar os outros, ou continuar a secar tudo. Só os separamos a meio quando estamos a fazer alho verde em pó, porque os talos tendem a secar muito mais depressa do que a parte do bolbo.

À esquerda, os dentes de alho cortados e completamente estaladiços, prontos a triturar. À direita, estes pedaços de alho verde foram separados porque precisavam de mais tempo do que os restantes. Como alguns estavam escamosos e esfarelados, colocámo-los em forros de tabuleiro - para fazer menos confusão

5) Hora de moer!

Em seguida, é altura de triturar o alho, agora seco, até ficar em pó fino. Isto pode ser feito num bom liquidificador, num processador de alimentos ou num moinho de café. Digo "bom" liquidificador, porque alguns podem não conseguir transformá-lo num pó fino muito bem. Num Vitamix, o resultado é um pó super fino e fofo. Pulse e triture até que todos os pedaços pareçam estar desfeitos.

6) Peneirar

Mesmo as melhores máquinas podem não ser capazes de triturar com sucesso até ao último pedaço duro de alho seco. A nossa Vitamix deixa para trás alguns pequenos "pedras" Chamo-lhes assim porque podem ser muito duras, por isso não gostaria de morder acidentalmente um bocado como este. Por isso, normalmente peneiramos o nosso alho em pó antes de o colocarmos no seu recipiente de armazenamento final.

Coloque um coador de malha fina sobre uma tigela. Em seguida, deite suavemente o alho em pó no coador, um pouco de cada vez, se necessário. Certifique-se de que raspa e recolhe qualquer pó que se tenha acumulado na tampa ou nos lados! Esse material também é valioso e saboroso. Agite e sacuda o coador, separando quaisquer restos de pedras duras.

Normalmente, passo as pedras de alho recolhidas de novo pelo Vitamix uma ou duas vezes, e obtenho uma quantidade surpreendente de pó a partir de muito poucas delas! Peneire e repita até ficar satisfeito. Saltamos este passo no caso do alho verde, porque é muito tenro (mostrado na fotografia acima).

Eis algumas breves vídeos Percorra os diapositivos clicando nas setas à direita.

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Deanna ~ Homestead and Chill © (@deannacat3) em 1 de setembro de 2018 às 13:42 PDT

7) Armazenamento do alho em pó

Por fim, transferir o alho em pó peneirado para uma recipiente de armazenamento hermético. Normalmente, utilizamos frascos de conserva, quer sejam de meio litro ou de meio litro, dependendo da quantidade que fazemos. A reutilização de recipientes antigos de especiarias também funcionaria bem! Provavelmente, vai querer a ajuda de um funil aqui, para não derramar os seus preciosos produtos. O nosso funil de conserva é o nosso melhor amigo quando estamos a trabalhar com frascos de conserva.

Quando armazenado num recipiente hermético, é válido até um ano! O nosso alho em pó com um ano de idade não apresenta qualquer degradação óbvia na qualidade ou no sabor. É o momento perfeito, até à próxima colheita e à próxima ronda de conservação!

8) Desfrutar!

Bem, para o caso de precisarem de algumas ideias: adicione-o à salsa fresca, ao guacamole, aos legumes salteados, ao molho de tomate e de massa, às sopas, às lentilhas com caril, ao húmus, aos molhos para salada, aos pratos de ovos, polvilhado com arroz ou massa, ou adicionado à massa fermentada caseira... As opções são infinitas!

Além disso, também pode utilizar o alho em pó para substituir o alho fresco em qualquer receita. Aproximadamente ⅛ de uma colher de chá de alho em pó fornecerá o sabor equivalente a um dente de alho.

Adeusinho!

Não foi muito difícil, pois não? Aposto que também vai achar que valeu a pena. Já o disse antes e volto a dizê-lo: o alho em pó caseiro é imbatível. Aquele sabor fresco e pungente é irreal.

Espero que tenham gostado deste artigo e que se sintam motivados e entusiasmados para fazerem o vosso próprio artigo. Se precisarem de dicas sobre Como cultivar alho Por favor, não hesite em colocar questões e espalhe o amor partilhando este artigo com todos os seus amigos que gostam de alho!

Se gostaste deste, provavelmente também vais gostar:

  • Conservação de cebolas: Como fazer cebola em pó caseira
  • Como fazer chili em pó caseiro em 4 passos simples
  • Como fazer tomates secos ao sol com ervas

Irina Ross é uma entusiasta apaixonada por comida e a mente criativa por trás do popular blog Blog about Food. Com um profundo apreço pelas artes culinárias, o blog de Irina se tornou um recurso obrigatório para os amantes da gastronomia que procuram receitas deliciosas, dicas culinárias e avaliações de restaurantes. Seu amor pela comida começou desde muito jovem, quando ela contribuía com entusiasmo na cozinha ao lado da mãe e da avó, cultivando o paladar e desenvolvendo um olhar apurado para sabores e apresentação. À medida que foi crescendo, a curiosidade de Irina levou-a numa viagem culinária pelo mundo, explorando diversas cozinhas e incorporando diversos ingredientes nas suas receitas únicas. Seu blog serve como uma plataforma para compartilhar suas incríveis aventuras culinárias, simplificando pratos complexos para cozinheiros domésticos e, ao mesmo tempo, incentivando-os a explorar novos sabores e técnicas. O estilo de escrita caloroso e compreensível de Irina atrai os leitores, tornando seu blog um destino encantador e esclarecedor para quem busca inspiração, receitas deliciosas e uma compreensão mais profunda do mundo da comida.