Como cultivar couve: guia para plantar, colher e usar a couve

  • Compartilhar Isso
Irina Ross

A couve é uma das verduras de folha escura mais populares, apreciada pela sua elevada densidade de nutrientes e inúmeros benefícios para a saúde. A WebMD até se refere à couve como um superalimento! De todos os "guias de cultivo" que publicámos aqui, não sei bem porque é que demorei tanto tempo a escrever sobre como cultivar couve... Afinal, é um dos nossos vegetais versáteis favoritos - e também bastante simples de cultivar!

Neste artigo, aprenderá tudo o que precisa de saber para cultivar couve em casa - desde a semente (ou plântula) até à mesa. Exploraremos as condições e a época do ano ideais para cultivar couve, formas de prolongar a época de cultivo e diferentes variedades de couve para cultivar. Também estão incluídas dicas para cuidados contínuos, potenciais pragas e como colher, utilizar e conservar a couve!

Pronto para cultivar couve? (A resposta correcta é couve sim).

Divulgação: Este post pode conter links de afiliados para produtos para sua conveniência, como itens na Amazon. Homestead and Chill ganha uma pequena comissão de compras feitas através desses links, sem nenhum custo adicional para você.

Esta é a couve Lacinato, um pouco da clássica Toscana e um pouco da Dazzling Blue. Nem todas as couves crescem assim tão alto, mas com as condições e o tempo certos, podem crescer!

Quando cultivar a couve

A couve cresce bem num intervalo de temperatura de 35 a 75 graus, mas é mais feliz entre 60 e 70°F. É geralmente considerada uma "cultura de estação fria A couve, a couve-flor e os brócolos são plantas que se alimentam de água, tal como as outras plantas da família das brássicas.

Na maioria dos locais, a couve tem dois períodos de crescimento distintos: primavera e outono. No entanto, em climas moderados, com verões ligeiramente quentes ou com poucas ou nenhumas geadas de inverno, a couve pode continuar a crescer durante um ano, ou mais! A couve cresce muito bem como cultura de outono em muitas regiões - onde há um período mais longo de tempo frio pela frente. Isto porque a couve é menos tolerante ao calor extremo do que ao frio. De facto, as folhas da couve sabem melhor em tempo frio e desenvolvem um sabor mais doce após um beijo de geada!

A couve cresce durante mais tempo nos meses gelados de inverno do que a maioria das folhas verdes, suportando temperaturas até 10°F. Na maioria dos locais, a couve pode ser deixada no jardim durante todo o inverno! Por outro lado, o calor brutal pode rapidamente fazer com que a couve "pique" - Note-se que as couves plantadas no outono que cresceram durante o inverno podem ser desencadeadas pelo aumento das horas de luz do dia da primavera, mesmo que as temperaturas ainda sejam baixas.

SubscreverOs calendários de plantação estão disponíveis para cada zona de crescimento no kit de ferramentas de planeamento de jardins gratuito para subscritores do Homestead and Chill.

Plantação de couves: sementes ou mudas

Pode cultivar couves semeando sementes diretamente ao ar livre ou plantando mudas - quer sejam mudas de viveiro, quer sejam mudas que você mesmo começa dentro de casa. A altura exacta para plantar couves depende do seu clima e se está a começar com sementes ou mudas. Se ainda não tem uma, pegue numa calendário de plantação aqui para ajudar a orientar a sua calendarização - estão disponíveis para todas as zonas de robustez do USDA!

Como regra geral, plantar as plântulas de couve no exterior no final do inverno para início da primavera As sementes podem ser iniciadas dentro de casa mesmo algumas semanas antes. Proteja as plântulas jovens e tenras das geadas fortes após a plantação com uma cobertura contra as geadas ou com cloches.

Para um colheita de outono Na maioria dos locais, isso significa o final do verão. No entanto, os locais com invernos moderados (zonas 8, 9 e 10) podem plantar a couve mais tarde no outono e mesmo no inverno.

Semear sementes de couve em solo leve e bem drenado, com cerca de ¼ a ½ polegada de profundidade. Mantenha uma humidade constante durante a germinação. Se as começar a semear dentro de casa, certifique-se de que fornece luz suficiente para evitar plântulas altas e pernaltas. Semear diretamente as sementes ao ar livre pode levar a uma germinação menos rápida e consistente. Os pequenos rebentos também são mais susceptíveis a pragas ao ar livre. Consulte este guia para obter mais dicas sobre como iniciar e criar plântulasdentro de casa.

Ao plantar mudas de couve ao ar livre, espaçá-las aproximadamente 12 a 18 polegadas de distância Desde que tenham sido devidamente endurecido O caule das plântulas altas pode ser enterrado até ao primeiro conjunto de folhas. Regar bem após a plantação.

Hoje em dia, começamos a maioria dos nossos legumes a partir de sementes na nossa estufa e transplantamo-los mais tarde. No entanto, também pode semear diretamente couves no exterior, começar sementes dentro de casa ou comprar mudas de viveiro.

Local ideal para o cultivo da couve

Condições do solo

A couve cresce em solos moderadamente ricos, frescos e constantemente húmidos. O solo deve também ser bem drenado. Não é uma planta que se alimente muito bem, embora seja melhor alterar o solo A presença de uma grande quantidade de azoto, fósforo, potássio, minerais, matéria orgânica e atividade microbiana benéfica no solo conduzirá a plantas de couve mais robustas possível. Se estiver a cultivar couve num recipiente, certifique-se de que este pode drenar livremente.

Sol

A couve cresce melhor em sol pleno a sombra parcial Se estiver a plantar couves na primavera, com o tempo quente de verão no horizonte (regularmente acima de 90°F), considere um local de plantação que receba alguma sombra à tarde. Essa proteção adicional (juntamente com a escolha da variedade certa) ajudará a sua couve a sobreviver mais tempo antes de "parafusos Durante os dias cada vez mais escuros do outono, quanto mais luz solar, melhor! Também tento manter a couve ao longo da parte de trás (lado norte) dos canteiros, uma vez que pode rapidamente tornar-se alta e fazer sombra às plantas mais pequenas e mais curtas.

Esta cama elevada está virada para leste, por isso apanha sol de manhã e ao meio-dia, mas é sombreada à tarde pela vedação alta a oeste que se encontra por trás. A couve foi plantada em março e ainda está a crescer agora (outubro). Apesar de não termos normalmente verões incrivelmente quentes, tivemos algumas boas ondas de calor. A sombra da tarde ajudou a proteger a couve da altura mais quente do dia. A mesma couve Dazzling Blue da imagem acima, cinco meses depois.

Variedades de couve

Existem alguns tipos gerais de couves e, dentro desses grupos, dezenas de cultivares únicas por onde escolher. A nossa preferida é a couve-galega, embora também cultivemos outros tipos. Experimente e cultive algumas variedades diferentes para ver do que gosta e o que se dá melhor no seu clima!

  • Couve frisada - Folhas verdes claras a médias com folhos profundos. A couve frisada é comum nas mercearias. Estas plantas de couve compactas e prolíficas têm uma tolerância superior ao frio. Algumas variedades de couve frisada incluem a Blue Curled Scotch, a Dwarf Blue, a Vates, a Winterbor e a Redbor - uma bela couve frisada cor de vinho e púrpura.

  • Couve Lacinato ou Toscana - A couve lombarda é uma variedade italiana de couve com folhas compridas, grandes e estreitas, de cor verde-escura a azulada. Devido ao aspeto irregular e escamado das folhas, a couve lombarda também foi apelidada de couve "dinossauro" ou simplesmente couve dino.As folhas achatadas são ideais para fazer chips de couve. As variedades incluem a clássica Tuscano, a extra-escura Black Magic, ou a roxa Dazzling Blue - a nossa favorita.

Couve Lacinato 'Dazzling Blue'. Não é linda?!
  • Couve russa - Geralmente têm folhas largas, quase sempre planas, com franjas à volta da borda - assemelhando-se à forma da rúcula grande ou da alface de folha de carvalho. Há quem diga que a couve russa é o tipo de couve mais doce e mais saboroso. Também pode permanecer mais tenra do que alguns outros tipos, mesmo quando as folhas se tornam bastante grandes. Existem algumas cultivares de couve russa: a verde russa, a branca russa e a mais popular, a vermelhaRusso.

  • Couve portuguesa - Proveniente do Mediterrâneo, esta couve menos conhecida tem folhas grandes, largas e planas, em forma de pá, com veias brancas e grossas. Faz mais lembrar as couves-galegas do que a couve por excelência que todos imaginamos. Também semelhante às couves-galegas, a couve portuguesa é mais tolerante ao calor do que outras variedades de couve. Algumas variedades de couve portuguesa incluem a Tronchuda e a Beira, e por vezes também é referida comoA couve-portuguesa ou couve-do-mar é um alimento básico para a tradicional sopa de couve portuguesa.

  • Outros A couve flor é uma das nossas variedades favoritas, mas não se enquadra nas categorias acima referidas. A couve flor ornamental é muito utilizada em paisagismo no outono e inverno, mas também é tecnicamente comestível.
Neste canteiro virado a sul, o ideal seria ter trocado a localização das couves e/ou ter colocado a fila do meio de bok choy na parte da frente. A couve toscana cresce rapidamente e começa a bloquear o sol para a bok choy mais pequena que está por trás.

Cuidados contínuos

Água

A couve cresce melhor quando é fornecida consistente e moderado Procurar manter o solo sempre húmido - nunca encharcado, mas também nunca seco. O solo dos vasos tende a secar mais rapidamente do que o dos canteiros elevados ou dos jardins enterrados, pelo que a couve cultivada em recipientes pode necessitar de rega mais frequente. Adicionar cobertura vegetal à superfície do solo para ajudar a reter a humidade e também para proteger o solo e as raízes contra as variações de temperatura.

Fertilização ao longo da estação

Logo após o transplante, normalmente regamos as nossas plântulas com um extrato diluído de algas marinhas para lhes dar um ligeiro impulso nutricional e superar qualquer potencial choque de transplante. À medida que a estação de crescimento continua, passamos a regar os canteiros com chá de composto (Para as couves de vida especialmente longa, aplique uma nova cobertura de composto quando as plantas atingirem 6 meses de idade (se pretender mantê-las por mais tempo).

Prolongar a época

Existem várias formas de prolongar a época de cultivo da couve, seja nos meses mais quentes do verão ou durante o inverno. O primeiro passo é escolher as variedades mais adequadas ao seu clima e à época em que pretende cultivar a couve. Por exemplo, as couves Premier e Portugesa são conhecidas por serem alguns dos tipos mais tolerantes ao calor. Por conseguinte, são mais lentas a crescer no inverno.Também descobrimos que a Dazzling Blue é bastante tolerante ao calor.

Embora as plantas de couve já estabelecidas possam suportar alguma geada e neve, as plântulas jovens são mais sensíveis e necessitam de proteção. Por exemplo, cobrindo-as com cloches em cúpula, cobertura de fileiras contra a geada, lençóis, cobertura de fileiras de plástico apoiada em arcos ou outros métodos semelhantes.vida útil nos climas mais frios.

Relacionadas: Utilização de arcos e coberturas de linhas para controlo de pragas, proteção contra o gelo e sombra

Pode encontrar aqui os nossos aros metálicos para canteiros de jardim, que podem ser utilizados para suportar redes contra insectos, coberturas contra a geada ou telas de sombra para proteger as culturas abaixo.

Colheita da couve

Dias para a colheita: 30 dias (folhas jovens) 50-65 dias mais (folhas maduras)

Posso estar enganado, mas penso que é aqui que algumas pessoas podem "errar" com as suas couves. O que se passa é que as couves adoram ser colhidas! Frequentemente, e em pequenas quantidades Quanto mais colhe, mais produz novas folhas e mais alto e maior se torna - por isso, não se detenha! Além disso, as folhas de couve deixadas na planta tornam-se cada vez mais duras com o tempo.

A melhor maneira de colher a couve é com a "cortar e voltar As folhas mais velhas são as que se encontram na parte inferior e mais exterior do caule - mais perto do solo do que do centro da planta. Corte ou arranque cuidadosamente folhas individuais Pode começar este processo mais cedo, colhendo as folhas enquanto as couves são jovens. Deixe sempre pelo menos um punhado de folhas. A planta precisa delas para fazer fotossíntese e continuar a crescer!

A não ser que já tenha acabado com a planta para a época, nunca a corte toda como se fosse uma alface! Não voltará a crescer, evitar colher as folhas do centro Se cortar o botão terminal, a couve deixará de produzir novas folhas - ou criará ramos ramificados e apenas pequenas folhas novas.

É preferível colher a couve de manhã, ou em qualquer altura em que o tempo esteja fresco e as plantas estejam mais vivas, loja as folhas num recipiente ou saco hermético com um pouco de água para evitar que murchem. Não lavamos a couve até a utilizarmos.

Relacionadas: Como colher couve e folhas verdes (com vídeo de demonstração)

Vou a todas estas jovens couves para retirar as folhas inferiores de cada caule. Uma mão-cheia de folhas grandes e maduras de couve. Se olhar com atenção, cada entalhe ao longo do talo representa uma folha que foi previamente colhida.

Pragas comuns da couve

Os insectos-praga mais comuns que atacam a couve são vermes da couve, escaravelhos da pulga, insectos arlequim e pulgões. As três primeiras provocam buracos ou ranhuras nas folhas, enquanto os pulgões sugadores de seiva provocam o enrolamento das folhas. As pragas da couve escondem-se muitas vezes na parte inferior das folhas ou no centro dos cachos de crescimento novo. As lesmas, os caracóis ou as pragas que vivem no solo, como os vermes, podem ir atrás de pequenas plântulas, que também são propensas ao amortecimento (ou morte súbita das plântulas).

As doenças fúngicas mais comuns que afectam a couve são oídio e míldio Apresenta-se sob a forma de manchas brancas ou amarelas e difusas, nemátodos das galhas As plantas afectadas podem ficar atrofiadas, deformadas e com raízes nodosas.

Esta lista pode parecer um pouco assustadora, mas geralmente achamos que a nossa couve é bastante resistente. As nossas maiores dificuldades são os pulgões e os vermes da couve, mas ambos são fáceis de controlar de forma orgânica - especialmente se praticar uma prevenção proactiva ou se apanhar o problema cedo!

Orgânico métodos de controlo de pragas As medidas que utilizamos incluem a cobertura das culturas com redes de proteção contra insectos, a plantação associada, as inspecções de rotina e a apanha manual de pragas, a remoção de pulgões com água e a apanha manual de vermes da couve. Ocasionalmente, tratamos com sabão em spray DIY (para pulgões) ou bacillus thuringiensis (para lagartas) se a infestação estiver mais avançada.Pessoalmente, não gosto de utilizar óleo de neem nas nossas folhas verdes, uma vez que deixa um pouco de resíduo oleoso.

Relacionadas:

  • Controlo orgânico dos pulgões: 9 maneiras de se livrar dos pulgões
  • Como prevenir e tratar o oídio de forma orgânica
  • Plantação companheira 101 (com gráfico de plantação companheira de jardim)
  • 8 formas orgânicas de se livrar dos vermes da couve ou das traças da couve
  • Receita caseira de sabão em spray para insectos (para pulgões, cochonilhas, ácaros e outros)
  • Como emulsionar, misturar e utilizar corretamente o óleo de neem em spray
Pulgões que se escondem na parte inferior de uma folha de couve. Também se agrupam frequentemente no centro das folhas tenras mais recentes.

Comer & Conservar a couve

Desfrute da couve fresca e cozinhada

A couve é um dos legumes mais versáteis que se pode cultivar. Comemos couve quase todos os dias! Em salada, sopa, batidos, chucrute, assados, guisados, chili, fritada, quiche, com ovos... é só escolher.

As folhas de couve bebé são perfeitamente tenras para utilizar cruas em saladas. Para amaciar folhas de couve mais maduras, dê-lhes uma boa massagem Depois, estão prontas para saladas ou outras utilizações cruas! Para saborear couves cozinhadas, adoramos simplesmente saltear Com um pouco de azeite, uma pitada de sal e pimenta e, por vezes, um pouco de alho e cebola, fica ótimo sozinho ou com outros legumes da época.

Fazer comida caseira chips de couve Pode fazê-las num desidratador de alimentos ou no forno, e temperá-las com os condimentos da sua preferência. Até as crianças as adoram! Veja a nossa receita de chips de couve crocantes aqui. Quando bem feitas, ficam estaladiças durante uma semana!

Batatas fritas crocantes de couve caseira, temperadas com sal marinho, levedura nutricional, azeite e alho em pó caseiro.

Desfolhar a couve

A parte mais dura de uma folha de couve é o caule fibroso, pelo que normalmente o retiramos. (Isto é, a não ser que vá para uma sopa ou algo que cozinhe durante muito tempo para o amolecer.) A forma mais rápida e fácil de couve-galega é segurar a extremidade do caule com uma mão, apertar a base da parte frondosa com a outra e depois simplesmente puxá-las em direcções opostas - retirando a folha.

Não se preocupe em cortar os caules com uma faca, basta beliscar e retirar os caules!

Formas de conservar a couve

Admito que consumimos a maior parte da nossa couve fresca ou cozinhada, e não a conservamos muito. Mas ainda há algumas formas de o fazer, se o desejar! Se gosta de fermentar, veja o nosso Receita de chucrute Super Greens e. No entanto, não recomendo a utilização da couve sozinha, uma vez que pode ficar demasiado mole no kraut. É fantástica em combinação com couve, bok choy ou outras verduras mais estaladiças e crocantes.

Também pode congelar couves A textura não será óptima para comer crua depois de descongelada, mas é o complemento perfeito para sopas, batidos ou guisados. Lave, retire o caule e corte ou rasgue as folhas de couve em pedaços do tamanho de uma lasca ou mais pequenos. Em seguida, seque-as o mais possível com uma centrifugadora de salada, seque-as com uma palmadinha ou seque-as ao ar livre. Embale a couve nas porções desejadas em recipientes próprios para congelaçãoNão se esqueça de que é provável que se aglomerem, por isso, reparta-os de forma a que se adaptem à utilização pretendida.

Kraut verde caseiro em cima de verduras frescas salteadas (ambas feitas com couve, bok choy e mostarda) em cima de uma cama de arroz integral com abacate do jardim e queijo (algures por baixo!)

O meu modelo pessoal de árvore de couve. Esta deslumbrante planta de couve lacinato azul cresceu e alimentou-nos durante 10 meses, atingiu 9 pés de altura e quase 4 pés de diâmetro.

Perceberam? Agora, as ervilhas não me fazem vibrar.

Em suma, a couve é uma cultura divertida, fácil e gratificante. Pode cultivar couve em qualquer clima, especialmente depois de descobrir a melhor variedade e época do ano. Espero que tenha aprendido algumas dicas valiosas sobre o cultivo de couve hoje e que tenha uma colheita de couve-r no seu futuro! Não hesite em colocar quaisquer questões e espalhe o amor da couve partilhando este artigo. Como sempre, obrigado pela leitura!

Irina Ross é uma entusiasta apaixonada por comida e a mente criativa por trás do popular blog Blog about Food. Com um profundo apreço pelas artes culinárias, o blog de Irina se tornou um recurso obrigatório para os amantes da gastronomia que procuram receitas deliciosas, dicas culinárias e avaliações de restaurantes. Seu amor pela comida começou desde muito jovem, quando ela contribuía com entusiasmo na cozinha ao lado da mãe e da avó, cultivando o paladar e desenvolvendo um olhar apurado para sabores e apresentação. À medida que foi crescendo, a curiosidade de Irina levou-a numa viagem culinária pelo mundo, explorando diversas cozinhas e incorporando diversos ingredientes nas suas receitas únicas. Seu blog serve como uma plataforma para compartilhar suas incríveis aventuras culinárias, simplificando pratos complexos para cozinheiros domésticos e, ao mesmo tempo, incentivando-os a explorar novos sabores e técnicas. O estilo de escrita caloroso e compreensível de Irina atrai os leitores, tornando seu blog um destino encantador e esclarecedor para quem busca inspiração, receitas deliciosas e uma compreensão mais profunda do mundo da comida.