Licenciamento 2022 DF: Tabela, Valor, Consulta e Pagamento (Detran)

O licenciamento 2022 DF é um documento que precisa ser quitado anualmente. De natureza obrigatória, a taxa possibilita a liberação de um Certificado que comprova o pagamento e a permissibilidade para a circulação daquele veículo em vias públicas. O Detran do estado é o órgão responsável pela administração do licenciamento 2022 DF. Para mais detalhes e informações, continue lendo o texto abaixo!

Licenciamento 2022 DF
Licenciamento 2022 DF

Qual a tabela do licenciamento 2022 DF?

O licenciamento segue tabela do IPVA do estado. Sendo assim, é separada de acordo com o final da placa veicular e o pagamento fora do período proposto pode acarretar muitas consequências ao condutor. Acompanhe os prazos:

  • 1 e 2: 30 de setembro;
  • 3, 4 e 5: 30 de outubro;
  • 6, 7 e 8: 30 de novembro;
  • 9 e 0: 31 de dezembro.

Para realizar a quitação do débito, é essencial que não haja outras pendências com o órgão. Desse modo, multas, IPVA 2022, valores de seguro e afins precisam ser pagos o quanto antes.

taxa de licenciamento 2022 pode ser emitida por meio de duas ferramentas:

  • Detran Digital;
  • Portal de Serviços.

O primeiro é um aplicativo no qual fornece essas e outras informações, assim como consultas e liberação de boleto para pagamento de dependências.

Já o portal de serviços é um site completo em que disponibiliza de forma organizada os serviços oferecidos pelo Detran do Distrito Federal.


Qual o valor do licenciamento no Distrito Federal?

O valor do licenciamento varia a depender do estado. Contudo, o valor pode chegar até R$ 200. No Distrito Federal, o comum é que o preço a ser pago seja por volta de R$ 100.

As multas e outras pendências também devem ser levadas em consideração no momento do pagamento do licenciamento 2022 DF. 

As pessoas que por algum motivo não puderem realizar o pagamento em sua totalidade na modalidade cota única tem o direito de parcelar o valor através do cartão de crédito.

Uma boa notícia é que o Certificado de Licenciamento fica disponível a partir do pagamento da primeira parcela do acordo.

 

✓ Veja mais notícias sobre o licenciamento de locais próximos:

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal, com base na Resolução nº 736, de 5 de julho de 2018 e Portaria nº 149, de 12 de julho de 2018, do CONTRAN, efetuou o credenciamento de empresas para realizar o parcelamento de débitos de veículos por meio de cartão de crédito.

A negociação poderá ser feita presencialmente com as empresas nos postos de atendimento do Shopping Popular, Paranoá, Sobradinho, Planaltina, Recanto das Emas, Taguatinga, Gama, postos do “Na Hora” e “Depósito de Veículos da Asa Norte” ou por meio dos links abaixo.

Fonte: Portal Detran

Por meio do site oficial, o Detran informa uma lista de empresas que realizam o parcelamento do valor. Como dica, é importante que seja feita uma simulação online a fim de evitar qualquer intercorrência que venha a ter no momento da quitação do débito.


Consultar licenciamento 2022 DF

A principal forma para saber se está em débito com o Detran é realizar a consulta veicular para estar ciente das multas e possíveis taxas a serem pagas. Para isso, basta seguir o passo a passo abaixo:

  • Acessar o portal oficial aqui;

  • Seguir para veículos e portal de serviços;
  • Clique em consultar débitos e inserir as informações pedidas.

O portal de serviços do Detran permite que após o pagamento do licenciamento 2022 DF seja liberado a emissão da CRLV em formato licenciamento digital 2022.

Contudo, o acesso só é permitido por meio da inserção do login e senha. Para mais informações e esclarecimentos sobre o tema, continue acompanhando este portal.

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Licenciamento 2022 DF: Tabela, Valor, Consulta e Pagamento (Detran)

Carolina Silva
Especialista em produção de conteúdo para Web desde 2015, atua como redatora do site Licenciamento 2022 trazendo para o portal, informações atualizadas sobre todos os assuntos que são de interesse para o pagamento de impostos veiculares no país.